Como se Apaixonar - Cecelia Ahern

Oi vocês,

Esse é o último Vida Literária do ano, projeto do EC&M com os blogs Resenha e Outras Coisas e O Outro Lado da Raposa... Mas não fiquem triste não, porque voltaremos com tudo no ano que vem!!
Resolvemos postar antes, pois como o ano está acabando, cada blog vai ter seu recesso. Eu ainda estou pensando quando vou parar por aqui, mas acredito que na segunda ainda haverá post.
Vou manter todos informados sobre isso.
O escolhido do mês foi o Como Se Apaixonar da Cecelia Ahern.

Título Original: How to Fall in Love
Autora: Cecelia Ahern
Páginas: 347
Editora: Novo Conceito
Sinopse: Depois de não conseguir evitar que um homem acabasse com a própria vida, Christine passa a refletir sobre o quanto é importante ser feliz. Por isso, ela desiste de seu casamento sem amor e aplica as técnicas aprendidas em livros de autoajuda para viver melhor.
Adam não está em um momento muito bom, e a única saída que ele encontra para a solução de seus problemas é acabar com sua vida. Mas, para a sorte de Adam, Christine aparece para transformar sua existência, ou pelo menos tentar ajudá-lo.
Ela tem duas semanas para fazer com que Adam reveja seus conceitos de felicidade. Será que ele vai voltar a se apaixonar pela própria vida?


É possível um raio cair duas vezes no mesmo lugar? É com essa dúvida que Christiane começa a narrar sua história. O raio em questão foi que ela presenciou duas tentativas de suicídio.  A primeira foi com Simon e a segunda com Adam. Mas para conseguirmos entender bem como isso a autora vai narrando os dias anteriores de Christiane. 



Ela acabara de abandonar o marido por se sentir totalmente infeliz no relacionamento. Era melhor o deixar, do que empurrar o relacionamento “com a barriga”. Nossa personagem tem sua própria empresa de recrutamento e seus melhores amigos são os livros de autoajuda. Em um desses, dizia que para encontrar a felicidade, ela deveria encontrar um lugar onde já feliz e foi assim que ela encontrou Adam. Um dos lugares marcantes para ela era a ponte Há’penny e quando ela chega ao local, encontra Adam tentando se jogar dali. Então ela faz de tudo para ajudá-lo e promete que se ele colaborar ela vai mostrar o quanto a vida dele é valiosa.

"Os livros eram minhas bíblias, meu auxílio para resolver problemas quando eu mesma estava perdida ou precisava de soluções para clientes problemáticos."

Para isso os dois fazem um trato: Chris tem duas semanas para fazer que Adam reveja seus conceitos de felicidade e se apaixonar pela própria vida. 
Você pode pensar que o livro só vai tratar dessa ajuda para Adam, mas na verdade o enredo está focado em Christiane. O livro é narrado em primeira pessoa, pela personagem central, mas não pense que isso tira as descrições, ao contrario disso, Cecelia sempre faz muito bem.
Eu li em algumas resenhas que a obra lembrava um livro de autoajuda (uma coisa que eu não curto) e isso até me deixou com receio, mas não! É um romance lindo! A autora soube – como de costume – colocar problemas e personagens extremamente palpáveis no enredo, onde ou você se identifica ou consegue imaginar acontecendo. 



Cheio de frases de efeito Como se Apaixonar, mantém o padrão de todas as outras obras que eu já li da autora. O início foi um pouco lento, demorei bastante para engatar a leitura, mas quando consegui não parei mais. 

"Eu o amava, sabe, mas tenho uma teoria sobre o amor. Acho que, não importa quão bons sejam, alguns amores não estão destinados a durar para sempre."

A parte gráfica dessa obra está linda! Esse tom de roxo chama muito atenção e a imagem projetada tem tudo a ver com o livro, você consegue entender durante a leitura. As folhas são amareladas, fonte agradável e um espaçamento que não cansa a vista. Aliás, eu achei essa fonte diferente das que eu estou acostumada, muito mais bonita.

"Mas não se pode perseguir a felicidade. A alegria acontece de um jeito espontâneo... Não é uma fórmula genérica, passo a passo, que você segue. Mas eu não sabia disso, não sabia o que fazer. Acho que eu tinha parado de ver a beleza do mundo por um tempo..."

Em suma, Como Se Apaixonar conta uma história de amor, superação e autoconhecimento. Com uma escrita fluída e ágil (a partir de certo momento – pelo menos para mim) a autora consegue te fazer apaixonar e querer ser amigos de seus personagens. Ao contrario de toda blogosfera, eu tinha odiado Simplesmente Acontece, com toda certeza, esse livro veio como uma redenção para mim. Leitura aconselhada. 


"Me agarrei a estória com unhas e dentes e fiquei torcendo loucamente para que a Christine conseguisse convencer o Adam a seguir com sua vida. Mas, principalmente, torci para que ela mesma recuperasse o controle de sua vida e fosse feliz também!
Mais uma vez a autora me pegou de jeito com sua escrita e me conquistou com seus personagens. Quem gosta de um bom romance divertido e dramático vai amar esse livro!" - Raíssa, O Outro Lado da Raposa

"Cecelia tem uma forma maravilhosa, delicada, fluída de escrever. Isso se nota quando ela nos faz rir, com as cenas cômicas de Christine, ou quando está falando sério, com as cenas mais tensas envolvendo Adam. E ela aborda vários outros temas, mas sempre focando no principal: o suicídio. Ela te faz pensar porque a pessoa quer se matar e até como podemos ajudar. Porque, podemos não saber, mas podemos ter um amigo que está passando por situação parecida com a de Adam. Leitura mais que recomendada." - Kamila, Resenha e Outras Coisas

Esse post pertence ao:









Beijinhos,

50 comentários

  1. tai mais uma autora super famosa, que sempre vejo os livros dela mas ainda nao tive oportunidade de ler nenhum, esse parece bem legal

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Oi,

    Sabe que eu também li em algumas resenhas que se tratava de um livro de autoajuda?
    E isso me deixou com o pé atrás! Que bom que não é...isso me deu vontade de ler. Eu já queria ler mas autoajuda...hum...hehe
    Lendo tua opinião me entusiasmei!!!

    Adorei a resenha!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oieeee
    Um recesso é merecido para todos, né?
    Ainda não li esse livro, mas quando comecei a ler a resenha achei que era um pouco auto ajuda, o que eu também não curto.
    Mas como você conseguiu não ter essa ideia, quem sabe eu também consiga.
    Eu amei o filme Simplesmente acontece, mas não consegui ler o livro, comecei a ler, mas simplesmente a leitura não fluiu.
    Parece que temos gostos parecidos rsrs.
    beijos
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. eu ainda torço um pouco o nariz pra esse livro, por ser um livro da Cecelia eu esperava mais, em comparação com outros titulos achei simplório até!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Confesso que não conheço a autora e a sua resenha me desafiou a querer saber mais sobre as obras dela, fiquei um pouco assustada com a referência a livros de auto ajuda, mas enfim espero que quando for ler tenha a mesma "visão" que a sua!

    Beijinhos....

    ResponderExcluir
  6. Oi Ani, adorei saber sua opinião sobre o livro, tbm acho essa capa roxa linda!
    Até hj só libum livro da Ahern, mas tenho vontade de ler a maioria dos q ela vem lançando ultimamente. E esse promete, adorei o fsto da personagem principal gostar de auto ajuda, deve ser divertido (apesar da parte do suicídio, rs)
    Bjs.http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Confesso que ainda não conhecia a autora mas sua resenha me deixou interessado pelo livro, já vi (em algum lugar kk) uma foto desse livro mas não tive muito interessante naquele momento, mas como sempre gosto de dar oportunidade a novos livros já está na minha lista :3

    Bjs,
    Túlio.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não conhecia essa obra da autora, mais fiquei interessado. Da Cecelia apenas conhecia "Simplesmente Acontece", que foi um livro que eu realmente amei.

    Ótima resenha! :D

    Abraços,
    Felipe - Um sujeito qualquer
    http://umsujeitoqualquer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, li uma outra resenha bem positiva desse livro também, mas não sei porque não tenho muita vontade de ler esse livro da autora não, mas tenho curiosidade de conhecer a escrita dele, por isso adquirir dois outros livros dela. A história desse livro não me chamou para querer conhecer a história, apesar de tratar de assuntos bem bacanas, superação é uma cisa que gosto de ver em livros, mas. Quem sabe ano que vem eu não me anime.

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Já vi vários elogios a autora mas nunca me interessei pelas obras dela. Ainda bem que o livro não pesa para o lado da auto-ajuda, pois seria um balde de água fria para mim. A premissa de encontrar a felicidade é legal, mas a pessoa deparar com dois quase suicídios (?) vish

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Que livro lindo. Eu estou toda sentimental porque terminei um livro que me deixou nostálgica, então ao ver livros de romance assim eu fico toda derretida. Ainda não conhecia esse livro mas através da tua resenha deu pra perceber que é muito bonito, fiquei curiosa para ler . às vezes também acontece de eu demorar a acostumar com o livro e depois não querer mais largar. Ótima dica, obrigada

    ResponderExcluir
  12. Adorei ter escolhido esse livro para o Vida Literária. E obrigada por ter dado a dica pro DJ me dar de presente! hahaha
    Ainda quero ler mais livros da Cecelia, mesmo que isso só aconteça ano que vem. haha

    Beeijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  13. Sempre vejo falar muito sobre os livros dela, mas ainda não li nenhum, vontade não falta, mas já estou cheia de livros na estante esperando, mas irei adiciona-lo na minha lista para futuras compras

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Acabei de ver esse livro em outro blog e fiquei encantado com o enredo dele. Além disso, quero muito ler os outros livros da autora, pois ouço bons comentários a respeito deles.

    Abraço!
    http://www.tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Ani
    Todos acham que este livro começou meio parado mesmo, mas que bom que melhorou depois. Eu já li um livro da autora e gostei muito, aliais foi o Simplesmente acontece, e ao contrário de você eu amei rs
    Mas que bom que você persistiu na autora, ela é muito boa. Espero ler este livro ainda.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Meu Deus, parece ser forte presenciar suicídios, quero muito ler esse livro, minha amiga tem, vou emprestar dela, heheh

    Bela resenha, beijos
    www.apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Não é meu tipo de leitura mas Christine é apaixonante
    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
  18. Ana, os livros dessa autora são maravilhosos, e com certeza mais uma minha lista, eu amo a escrita dela

    ResponderExcluir
  19. Tenho uma relação de desconfiança com a Cecilia Ahern. Amei o P.S. Eu Te Amo e odiei o Livro do Amanhã. Adorei saber que o livro nos faz desejar ser amigos dos personagens porque esse tipo de leitura me atrai muito!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Cecélia é Diva! Já li alguns livros dela, mas este não lia ainda. Sua resenha aguça minha curiosidade de saber o final de Adam e Christiane. Boas férias a vcs do blog.

    Bjin e ate mais...
    http://reinoliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. OIe,
    Não li nenhum dos livros da autora. Tinha A Lista, mas acabei doando para um amiga. Tive meu interre, porém ele se perdeu com os dias. Sua resenha está bem escrita e o fato de você gostar da autora dá uma pequena pitadinha de vontade, mas não sei mesmo se um dia vou chegar a ler as obras dela

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Christine é a melhor pessoa que alguém pode ter como amiga! E a Cecelia mais uma vez fez com que temas delicados demais fossem tratados como realmente são e não como tabus. Também já virou meu favorito!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Ani!
    Eu estava lendo a resenha da Raíssa e agora a sua... obviamente eu estou louca por esse livro, né? Não me lembro de ter lido nada da autora e ver tantos elogios a escrita, já me fez adicionar a lista tooodos os outros publicados.
    Essa capa me encanta. E ver dois posts selecionando essa história como favorita dá uma empolgação a mais.
    Beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Ainda não li nada da autora, sempre quis ler P.S. Eu te amo, e infelizmente não consegui até hoje. Vou tentar ler os livros dela, e ver se é tão bom como dizem.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Oii, tudo bem?
    Eu sempre vejo muitas pessoas falando super bem da escrita da autora e estou super curiosa para ler esse livro, eu gostei muito da premissa dele e as criticas são super positivas. Com certeza ele está na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  26. Oiee...
    Estou com esse livro aq na minha lista de leitura e espero lê-lo ainda esse ano..
    Fiquei super aliviada em saner que o livro não é voltado para o auto ajuda como a maioria estava dizendo, gosto da escrita da Cecelia, mas o ultimi livro que li dela não consegui captar a essência da trama. Mas ao saner que esse traz um lindo romance reflexivo fiquei animada!
    Amei a resenha..
    Beijos..

    ResponderExcluir
  27. Oi Ani!

    Não é que eu não tenha gostado desse livro, mas gostei muito mais do livro anterior da Cecelia que li, A lista, que se tornou meu favorito dela, aí acabei me decepcionando um pouco com esse. Eu esperava uma leitura arrebatadora e não foi o que encontrei, principalmente por causa desse início lento... na verdade o livro me pediu pausas, foi uma leitura bem lenta no geral para mim, mas reflexiva e que valeu a pena. Que bom que gostou mais que eu!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  28. Olá, tudo bem?

    Eu já li um livro da autora e foi Simplesmente Acontece e gostei muito. Achei fofooo. E tenho vontade de ler P.S Eu Te Amo. Agora este novo livro não me atraiu muito no momento, mas como é a Cecelia e ela tem uma escrita muito gostosa e profunda. Quem sabe não leio no futuro. Adorei a resenha.

    beijos

    ResponderExcluir
  29. Oi Ani!
    Eu estava com medo de ler esse livro devido a alguns comentários negativos que li sobre a história. Mas assim que comecei a ler, não consegui mais parar, pois a trama é bem leve envolvente. A autora escreve muito bem, e conquista o leitor uma trama bem atual.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  30. Ani, o único livro que li da Cecelia foi P.S. Eu te amo e adorei.
    Tenho muita vontade de ler mais coisas dela e achei a história desse livro bem bonita. Me interessei.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  31. Olá,

    Já li dois livros da autora, que foram Simplesmente Acontece (que amei!) e P.s. eu te amo (que não curti muito) e uma amiga leu e não curtiu muito, então estou dividida sobre ler ou não :/
    Uma coisa que amo nos livros da Cecelia são as citações, são incríveis e apaixonantes, dá vontade de copia-las em todos os lugares possíveis.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Oi Ani,
    Já tinha visto algumas resenhas desse livro por ai, mas nenhum delas tinha despertado meu interesse até agora.
    Adorei o tema abordado e você falou que embora comece lento a leitura ao longo da história se torna fluida.
    Amei os quotes separados por você e adoro livros que tragam essa carga de aprendizado :)

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  33. Eu tenho um livro da autora, mas ainda não li, apenas vi o Filme PS. Eu Te Amo que amei! Os livros dela estão na lista, e após sua resenha eu quero esse ainda mais!! Pelo que vi você não gostou do Simplesmente acontece, mas quero ele também!! Adorei sua resenha!! E amei os quotes!

    ResponderExcluir
  34. Oi Ani, sua linda, tudo bem
    Achei essa capa linda. E antes de você falar, também achava que o livro seria sobre ela, pois para convencê-lo ela teria que falar dos próprios sentimentos, a forma como ela enxerga a vida. Acho que esse deve ser o ponto alto do livro, acredito que o leitor acabará fazendo essa reflexão também. Só o que me desanima um pouco é o seu comentário de que a leitura é um pouco lenta no início e que demorou muito para se conectar com a história, e pelos comentários gerais você não foi a única que achou isso. Acho que não lerei esse livro por agora, quem sabe um dia. Mas a Lista da mesma autora eu quero muito ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. OI Ani, tudo bem?
    Eu estou lendo outro livro da autora, e já de cara me apaixonei pela escrita dela, então com certeza vou colocar esse livro na minha lista. A premissa até que não chama muita atenção, mas sua resenha me conquistou, parece ser uma história linda.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  36. Oi, Ani.
    Já vi resenhas muito positivas sobre essa obra.
    Sou muito curioso nos livros dessa autora e esse parece muito bom.
    Romance divertido e com temas dramáticos.
    Deve ter uma escrita bem leve e que flui muito bem.
    Gostei do tema, achei muito interessante mesmo.
    Teria tudo para ser um livro carregado de drama, mas a autora consegue colocar muito bom humor pra tornar tudo mais divertido.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  37. Amiga eu sinceramente estou bem animada para fazer a leitura desse livro, porque até então só li O PRESENTE e SIMPLESMENTE ACONTECE da autora e tanto que se tornou a minha autora favorita, mas quero ainda ler as suas outras obras e espero me surpreender sabe? Mas mesmo assim tenho que confessar que sua resenha me chamou bastante atenção, até porque a trama me parece ser bem envolvente e com personagens como tu disse apaixonantes. Estou meia com ressaca de romance, mas mesmo assim quem sabe eu pegue ele para ler ano que vem e espero gostar também viu? Quero tirar minhas próprias conclusões sobre ele =x

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/sem-querer-me-apaixonei-por-voce-4.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga vou deixar o link do outro grupo aqui pra ti tá?
      http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/dia-de-quote-15.html

      Excluir
  38. Olá, Ana.

    É tão bom quando curtimos muito uma leitura, contudo, romances não são para mim... curto muito mais aventura e suspense.

    Interessante você ter colocado a opinião de outros blogs sobre o livro. Pena que em alguns momentos algumas palavras sumiram de sua resenha, mas deu para entender o que você queria dizer.

    Abraço,

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Olá!!!
    Já tinha visto algumas resenhas e comentários deste livro e não me chamou atenção; pois achei a premissa do livro chata e sem grandes atrativos. Que chamou atenção na sua resenha é falar dos personagens que envolve e querer fazer parte e ter amizade. Parabéns pelas fotos e resenha.

    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  40. Oi,

    Como assim você não gostou de Simplesmente Acontece? Esse é um dos melhores livros da autora, já ao contrario desse que pela sinopse não me chamou atenção.

    ResponderExcluir
  41. Louca demais por esse livro. Sua resenha ficou ótima. Parabéns!!

    Abraços,

    Blog:http://ossegredosdoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Eu já li várias resenhas desse livro e me parece que ele é muito ou você ama ou você odeia. Eu fico empolgada para ler o livro quando leio uma resenha como a sua, com elogios e falando tão bem mas sabe quando parece que falta alguma coisa para me convencer de vez? Então... está anotada a dica, mas ainda não sei quando conseguirei ler :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  43. Uau, eu não sei, acho que ao longo dos anos fui me perdendo dos romances, não tenho mais o costume mas essa mulher doida dos livros sou eu, só que no meu caso, os livros são auto ajuda cristãos e a bíblia, haha.
    salvaram a minha vida, me impediram de ser una garota de vidro então fazem isso por qualquer pessoa que queira.
    Eu amei como vc eligiou a escrita e a autora, fiquei com muita vontade de ler muita♥
    Parabéns

    ResponderExcluir
  44. Oie Ani!
    Essa é uma das minhas próximas leituras, li A LIsta da autora e não consegui me sentir cativada pela escrita dela, então resolvi solicitar Como se apaixonar para ver se me apaixono de vez pela Cecelia!! Uma pena que o inicio é um pouco lento, isso me desanima um pouco, mas vou tentar mesmo assim. Tomara que, no fim, eu goste bastente da leitura!!
    Beijos

    LuMartinho | Face | Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
  45. Oi....

    Sabe eu comecei a leitura achando que era auto ajuda exatamente por entender isso de outros blogs. E não é. E tua resenha me deixou isso nem claro. Diferente das muitas que li antes. Adorei isso!
    Tua resenha está ótima E os quotes maravilhosos.
    Parabéns
    Bjs

    ResponderExcluir
  46. Oi....

    Sabe eu comecei a leitura achando que era auto ajuda exatamente por entender isso de outros blogs. E não é. E tua resenha me deixou isso nem claro. Diferente das muitas que li antes. Adorei isso!
    Tua resenha está ótima E os quotes maravilhosos.
    Parabéns
    Bjs

    ResponderExcluir
  47. Oi!
    Gosto muito dos livros da Cecelia, e vejo que esse livro é muito 8 ou 80, uns amam e outros odeiam.
    Ano que vem espero poder ler mais livros dela, e esse já está na lista ;)

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  48. Olá, Ani. Li uma resenha do mesmo livro mais cedo e continuo com a mesma opinião. A história do livro não me chamou a atenção, mas só por ser um livro da Cecelia, eu leria. Li um livro da autora esse mês que me fez se apaixonar pela escrita da autora!

    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  49. Oi!
    Adorei esse livro, pois trouxe uma carga dramática e ao mesmo tempo boas risadas.
    Gosto muito das personagens de Ahern e estou com você: É um livro de redenção mesmo e não encarei como um autoajuda disfarçado.
    Amei os quotes que você selecionou.
    ótima resenha.
    Abraços.
    Rizia-Livroterapias.

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com