Dando continuidade na Semana Especial: Uma Geração. Todas as Decisões, hoje é dia de entrevista com a autora Eleonor Hertzog! Trazer entrevistas aqui no blog é uma maneira maravilhosa de:
A) trazer curiosidades dos autores e obras para vocês;
B) exercitar minha futura profissão (jornalismo);
C) tietar, até porque ninguém é de ferro né?
Acontece que eu só faço entrevistas com autores que já conheço a escrita, justamente para poder extrair mais sobre a obra e poder entender o processo criativo. Como eu disse no post anterior, eu não li as obras de Eleonor - ainda - então essa entrevista se tornou um desafio.
Eleonor Hertzog é pediatra por formação e escritora de coração. Lê desde que descobriu o que eram livros e, desde o primeiro livro, descobriu que adorava contar histórias. No começo eram as dos livros. Mais tarde, as dos livros com alguns acréscimos. Na adolescência, surgiram personagens, lugares e situações que não vinham de livro algum, iniciando a longa moldagem da distopia onde se passa “Uma geração. Todas as decisões.”, cujo primeiro livro, Cisne, foi lançado em dezembro de 2012. Linhagens, o segundo, foi lançado na Bienal do Rio de Janeiro, em setembro de 2013.
Entre Chocolates & Músicas: Para você, quem é Eleonor Hertzog. Qual foi seu primeiro contato com a leitura?
Eleonor Hertzog: Eleonor Hertzog é casada, mãe de três filhos e avó de um neto muito sapeca que logo vai completar dois anos. Adoro meus livros, meus gatos e meu jardim, apesar de não ter mais tempo para plantas. Elas sobrevivem de teimosas. Meu primeiro contato com livros foi muito pequena, ainda, e minha primeira grande paixão literária foi O Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato.
EC&M: Quais são suas inspirações para escrever? Tem algum autor, livro ou situações como referência?
EH: Meus autores de referência são Isaac Asimov, que mostrou que se pode escrever ficção científica de forma divertida e simples; Tolkien, por sua fantasia sensacional; e, finalmente, Agatha Christie, que ensina a escrever sem deixar pontas soltas e sem criar finais incoerentes.
EC&M: Seu livro de estreia, Cisne tem 832 páginas, a que deve esse número de páginas para um primeiro volume de série? Quanto tempo demorou até ficar pronto?
EH: Cisne é o primeiro ponto de corte de uma história muito maior. Acabou com 832 páginas porque este foi o primeiro local que encontrei para cortar o enredo sem que o pobre coitado ficasse capenga. A segunda edição, embora mantendo a mesma história, tem 726 páginas. Alguns truques de diagramação ajudaram bastante!
EC&M: Em uma palestra da SLN, você disse que tem sua própria editora (Mundo Uno) depois de ter tido problemas com outras. Você sentiu muita dificuldade para publicar sua primeira obra? Como “editora”, quais são os maiores problemas com os originais que você recebe?
EH:Sim, foi muito difícil encontrar uma editora que resolvesse se arriscar com Cisne, principalmente porque é um livro muito grande, fora dos padrões. E, como editora, o maior problema que vejo é 1. o domínio pobre da língua portuguesa, com os autores incorrendo em erros básicos; 2. a história “inédita” é uma recontagem de outras histórias que impressionaram o autor, com a roupagem ligeiramente mudada.
EC&M: Fale um pouco da série “Uma Geração. Todas as decisões.” e de onde surgiu a inspiração para ela.
EH:A série criou a si mesma, por assim dizer. Os personagens se estruturaram, o enredo se impôs e os acontecimentos tomaram um rumo que, no início, foi surpresa até para mim. Agora, estou convencida de que tudo vai terminar da única forma coerente, considerando o que já aconteceu e o que ainda vai acontecer.
EC&M: Quais dicas você daria para os novos autores?
EH: Leia, leia, leia muito! Não adianta ter uma ideia espetacular e não saber passá-la para a linguagem escrita. Afinal, escrever um livro é bem diferente de escrever no Facebook...
EC&M: O que você acha sobre as plataformas de publicação (wattpad e widbook)?
EH: São excelentes meios de autores principiantes apresentarem suas obras que, se tiverem qualidade, acabarão por ser captadas por editoras que monitoram estas plataformas. Veja-se, por exemplo, Mila Vander e FML Pepper. Ambas começaram no Wattpad!
Espero que tenham gostado da entrevista e que tenham ficado curiosos em relação a escrita da autora. E quando eu tiver com os livros em mãos, vou tentar trazer uma entrevista com mais detalhes das obras.
Beijinhos,
Olá!
ResponderExcluirA Eleonor é uma graça de pessoa! Ela, por ser bem esclarecida, trouxe um ponto de vista muito interessante sobre sua obra - o que será que aconteceu pro livro ter oitocentas páginas? Estou curiosa para ler.
resenhaeoutrascoisas.blogspot.com
Que fofa! Parece ser um amor de pessoa! Adorei a entrevista!
ResponderExcluirBeijo
Dicas para Todas
Esse mulher é simplesmente genial!!! É muito inteligente e seu livro é espetacular. Li Cisne e fiquei apaixonada, de fato o livro é bem grande, mas a leitura é maravilhosa, nunca tinha lido nada igual. Estou com Linhagens e não vejo a hora de ler a continuação.
ResponderExcluirAdorei a entrevista, ela é mesmo muito atenciosa com todos os blogueiros.
Muito sucesso para Eleonor e para o blog.
Beijos,
www.abcddolivro.blogspot.com.br
A Eleonor é um amor de pessoa. Impossível não virar tiete dela. haha
ResponderExcluirAdorei a entrevista com ela e a principal dica para quem está escrevendo: ler demais. Concordo com ela. Quanto mais você lê, melhor você escreve.
Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.
Oi, nossa deve ter sido difícil mesmo conseguir a publicação dos livros, vejo muitos escritores que tentam e não conseguem. Concordo totalmente com você sobre a leitura, nunca ler vai ser um problema para mim, tento influenciar a leitura para a maioria dos meus amigos e empurro muitas dicas literárias.
ResponderExcluirFoi bem egal conhecer mais sobre você :)
Beijos! Parabéns pela entrevista.
http://proximapagina-pp.blogspot.com.br/
Tive que parar de ler a entrevista uns minutos para absorver a informação de são mais de 800 páginas só o prmeiro livro hahahaahaha
ResponderExcluirAcho difícil um livro ficar sem conteúdo já tendo 500, imagine mais que isso haha
Fiquei curiosa com o livros dela, mas dependendo de quantos ela pretende escrever para essa mesma estória, não sei conseguiria acompanhar esse ritmo kkk
Beijos
www.ooutroladodaraposa.com.br
mt bacana a entrevista e conhecer mais sobre ela, vou procurar ler algo da autora ;)
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Olá,
ResponderExcluirGostei da entrevista, mas tiveram perguntas que eu senti que ela não respondeu e eu queria ter lido as respostas, como o tempo que o livro demorou para ficar pronto e como foi abrir uma editora. Fiquei realmente curiosa a respeito, mas as perguntas ficaram ótimas e a entrevista idem, só queria respostas mais completas porque fiquei curiosa </3
Beijos.
Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com
Gosto de entrevistas com autores porque podemos ver as histórias que eles escreveram a partir de outro ângulo, às vezes isso pode mudar um pouco a nossa visão sobre a história.
ResponderExcluirNão conhecia a autora, mas ela parece um amor de pssoa.
Boas leituras, Ane.
Bjão.
- Diego, Blog Vida & Letras
http://blogvidaeletras.blogspot.com
Quanta entrevista boa por aqui, adorei! <3
ResponderExcluirNão conhecia a leitora, mas já vale uma pesquisada.
www.iamcamilakellen.blogspot.com
Olá Ani!
ResponderExcluirAdorei a sua entrevista.
Eu conheci e Eleonor na Bienal de 2013 e a revi em outros eventos aqui no Rio. Ela é uma pessoa tão simpática. Tenho muita vontade de ler os livros dela.
Beijinhos!
http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/
Oi
ResponderExcluirCisne tem tudo isso de páginas, e recebe tantos elogios. A Eleonor tem que escrever muito bem e ter muita inspiração. Tenho muita curiosidade de conhecer essa obra dela.
Concordo, escrever no facebook é bem diferente rs
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Uau.
ResponderExcluirEu também to fazendo algumas entrevistas e um programação especial de postagens em agosto... to amando e você?
Sobre a autora eu realmente não conhecia, mas, adorei conhecer, não curto os autores inspiração dela, mas, acho que deva ser uma ótima escritora já que se arriscou a publicar o primeiro livro tão grande... Deve acreditar muito na p´ro´ria história e eu amei o tal “Uma Geração. Todas as decisões.”.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirGente, é muito página rs' mas a história deve ser muito boa!
Entrevistas com autores são muito boas, para conhecermos melhor suas obras e o que levou a escrever! Parabéns pela entrevista!
Beijos,
http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//
Linda eu adorei a sua entrevista com a autora.
ResponderExcluirFoi bom conhecer um pouco dela.
Eu ainda não li seu livro CISNE, mas eu o tenho tanto em físico como e em ebook. Espero poder ter a chance de ler assim que tiver oportunidade, porque ando meia que sem tempo. Mas me parece ser uma obra envolvente, porque já vi muita gente falando muito bem. Curiosa pra karamba.
http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-procura-se.html
Ani lindona amei a entrevista e adorei a palestra dela na semana Nacional, concordo com relação ao autores precisam ler, e mostrar seus talentos um dia serão revelados. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Olá!!
ResponderExcluirNossaaa, ela tem sua própria editora? Que chique!
Imagino que essa entrevista deve ter sido um desafio mesmo, vou aguardar sua resenha da obra dela.
Como editora, realmente deve ser um trabalho enorme.
Beijos
http://masenstale.blogspot.com.br/
Gostei muito da entrevista, ela parece ser bem simpática. Sempre quis entrevistar um autor, mas ainda não tive a oportunidade. Parabéns pelo post. Beijos, Érika
ResponderExcluir~www.queroseralice.com.br~
Oi, Ani! Adorei essa entrevista e achei bem legal a autora ter a sua própria editora. A dica que ela deu para novos autores eu acho muito válida, principalmente para trabalhar também no processo criativo. Me frusta muito ver essa galera que publica no wattpad e que suas historias são basicamente um amontoado de "cópias" de outros dois ou três livros do gênero escolhido, entende? E realmente, escrever um livro é muito mais do que escrevre no fbook ou em até em um blog.
ResponderExcluirBeijos.
Blog Cantar Em Verso
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEleonor é realmente demais. Muito educada. Tenho vontade de ler os livros dela, mas, realmente, todas essas páginas me assustam um pouco Haha
Abraços,
http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/
Adorei a entrevista com a autora, ela parece ser uma ótima pessoa. Nossa, o primeiro livro dela tem isso tudo de páginas :O Deve ser realmente bom né, porque mostra que ela é bem criativa.. rsrsr
ResponderExcluirFiquei curiosa pra ler seus livros ^^
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei a entrevista! Que amorzinho essa autora, gente <3 "Cisne" está na minha lista de leitura há algum tempo, mas não tive chances de iniciar a leitura ainda...
A dica que ela deixa para os novos autores é sensacional; escrever é um livro é algo bem diferente de um textão no facebook, né. Hahah
Fernanda Oliveira | Meraki
E viva o desafio! Com ele a gente cresce e melhora. ;) Mesmo sem ler, você fez perguntas legais, conseguindo não colocar só aquelas básicas, que todo mundo faz.
ResponderExcluirGosto da Leo, li Cisne e curti. E achei bem interessante a fala dela sobre como enxerga um original agora que é editora.
Beijinhos!
Giulia - www.prazermechamolivro.com
Que autora fofa ♥
ResponderExcluirEstou impressionada com ela ter a própria editora *-*
Ainda não li Cisne, mas é de se espantar com as mais de 800 páginas hahaha
Beijinhos ;*
http://www.guardiadebibliotecas.com.br/
Oi Ani, tudo bem?
ResponderExcluirConheço a Eleonor e já li Cisne faz tempo. Legal conhecer as inspirações da autora e um pouco sobre ela também. Adoro entrevistas com os autores, porque é uma forma de conhecê-los melhor e suas obras também.
Beijos
Leitora Sempre
Ei Ani, tudo bem?
ResponderExcluirEu adoro entrevistas!
Conhecer o autor por trás da obra e saber como o seu trabalho foi feito e a dificuldade até a publicação acontecer, é muito legal saber disso.
Bjin da B
Mundo B - Paixão, Amor e Outros Vícios
http://www.brendalandim.blogspot.com/
Oieee, tudo bem?
ResponderExcluirNossa, faz tempo que tenho vontade de ler os livros dessa autora, mas ainda não tive oportunidade. Espero poder mudar isso em breve.
Genteeee, eu não fazia ideia dessa quantidade de páginas :O Quantos livros a série tem no total (além dos dois lançados)?
Ahh essa dica dela para os noovos autores é muito boa. Ler muuuuuito deve fazer a diferença (se bem que apesar de ler bastante eu tenho muita dificuldade em colocar minhas ideias no papel ~ tela ~ :/).
Adorei a entrevista!
Beijos,
Amanda
http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/
Ani, você tem que ler logo os livros da Eleonor! Ela criou algo realmente original, e entendo a frustração dela quando recebe originais que mais parecem recontagem de outras histórias e que também são cheios de erros. Porque mesmo os livros dela sendo enormes, a revisão é excelente, além de ser tudo muito bem explicado e coerente. São livros apaixonantes que amo demais!
ResponderExcluirBeijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
Um doce de pessoa! Sucesso sempre!
ResponderExcluirBeijos!
Sociedade do Esmalte
Oi amore... tudo bem??
ResponderExcluirA Eleonor é uma mulher sensacional... super inteligente e bem direta... gostei muito Sá palestra que ela deu no SLN... fiquei encantada com o seu conhecimento sobre a escrita... sobre publicações... concordo com ela quando diz que escrever um livro não é o mesmo que escrever no face... as dicas que ela deu foram inspiradoras... Gostei muito das perguntas e de conhecer mais um pouco dessa autora incrível. Xero!
Oi Lindona,
ResponderExcluirEleonor é uma pessoa muito interessante, entrevistas com autores(as) são muito bacana porque nos mostra um pouco mais dessas pessoas fantásticas que lutam para se estabelecerem, escrevem por prazer e nos dão grandes presentes que são suas obras.
Muito legal a autora acreditar que é possível escrever ficção científica de forma divertida e simples, fatos que conquistam leitores sempre.
Agora os livros da Eleonor são muito grandes e deve ficar pesado pra caramba para carregar na mochila, mas não ligo para isso e assim que der eu os comparei.
Beijos
Tânia Bueno
www.facesdaleitura.com.br
Oi Any,
ResponderExcluirgoste da entrevista com a autora, que é uma pessoa muito simpática. Agora, teria gostado se ela falasse mais sobre seu problema e inicio de abrir uma editora. Ate porque temos tantos autores nessa luta, que falando sobre, talvez os ajudaria.
Ainda não tive o prazer de ler as obras da autora, mas espero poder em breve conhecer sua historia, que tão bem é comentada.
Adorei a entrevista!
Beijos Ana Zuky
Nossa, que enorme os livros dela, me interessei pela a sinopse de Cisne, mas não se se encaro rs.
ResponderExcluira autora parece ser bem inteligente e esclarecida. gostei demais da entrevista.
Beijos
Dna Bookz / Fan page / Instagram / Twitter
Eleonora sua linda, você é muito fofa!
ResponderExcluirOi Ana, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia a autora e fiquei assustada com a quantidade de páginas do primeiro livro dela. Deve ser uma história bem detalhada. Gostei muito das perguntas feitas e das dicas da autora para os novos autores.
Bjs, Glaucia.
www.maisquelivros.com
Oi Ani, sua linda, tudo bem
ResponderExcluirA Eleonor é um amor e muito atenciosa em responder a entrevista de todo mundo. Já vi que ela gosta da minha Diva Agatha Christie e gente, ela se inspirou em um autor de ficção científica, que máximo. Ela gosta de jardins, difícil hoje em dia. Adorei a entrevista e estou torcendo pela autora. Eu amei o livro e espero que você ame também.
beijinhos.
cila.
Agatha Christie,
Oii Ani!
ResponderExcluirJá tinha ouvido falar da autora, mas ainda não tive a oportunidade de ler nenhuma de suas obras. Ela parece ser muito fofa e simpática e é uma graça ela ter respondido as perguntas ^^
Beijos, Amanda
www.vicio-de-leitura.com
Oii
ResponderExcluirEu vi muito sobre a autora nesses ultimos tempos e acredito que essa seja a primeira entrevista que eu li da mesma e confesso que gostei muito. Vou dar mais uma olhada em suas obras e porque não ler alguma.
beijos
Mayara
Livros & Tal
Oie, tudo bom?
ResponderExcluirAdorei a entrevista, principalmente a parte que a Eleonor fala sobre o mercado editorial. Eu tenho Cisne, mas não li ainda.
Beijos,
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/