“Se a tecnologia é como uma droga – e ela parece com uma droga – quais são precisamente os efeitos colaterais? Essa área entre o prazer e o desconforto é onde Black Mirror, minha nova série dramática, está situada. O “espelho negro” do título é aquele que você irá encontrar em cada parede, em cada mesa, na palma de cada mão: a fria e brilhante tela de uma TV, monitor, smartphone.” - Charlie Brooker, criador da série Black Mirror para o jornal The Guardian.
Era um final de semana normal e eu e meu namorado tínhamos acabado de maratonar Demolidor, começamos a procurar algo para assistir quando resolvemos apostar em Black Mirror, afinal, nem só de livro vive a blogueira. E olha, deveria ter assistido antes! Com certeza foi a melhor série que já acompanhei até hoje.
A produção britânica não tem muito destaque no catálogo do Netflix, mas merece ser assistido por todos. Com os avanços da tecnologia, a discussão Homem X Máquina continua sempre em evidencia e com toda certeza trazem novas reflexões para nossa vida. A cada dia surge um aplicativo novo para nos facilitar a vida não é mesmo? Mas até quando somos dependentes deles? Eu já fiz um post sobre a minha dependência aqui no blog e ao assistir o primeiro episódio soube que estamos passando por mudanças que podem ser consideradas perigosas.
Com apenas duas temporadas (seis episódios no total) e um especial (de uma hora) de Natal, Black Mirror fala sobre o papel da tecnologia na vida do ser humano e sobre os problemas que essa ligação pode trazer para a população se a dependência não for tratada. O diferencial dela, em minha opinião, é o fato de serem episódios independentes. Ou seja, nenhum dos sete episódios tem conexão e seus temas sempre traz uma reflexão importante. Depois que eu assisti (em um ou dois dias) eu senti como se meu cérebro derretesse. Os enredos nos torna muito mais pensativos e é maravilhoso quando acontece. Além da dependência tecnologia que já citei aqui, os episódios também mostra um lado mais obscuro da humanidade com uma genialidade melancólica.
Vivemos uma época em que as pessoas parecem estar muito mais cruéis em seus comentários online. Eu particularmente acho que as pessoas só sustentam seus argumentos por traz da tela, mas e se as pessoas começassem externar seus pensamentos e sede de justiça pessoalmente? Os episódios White Bear, The National Anthem e The Waldo Show nos mostra essa realidade. O público vive em busca de likes, visualizações e seus derivados sem se questionar sobre o que estão fazendo, quem estão prejudicando. É pesado, é triste, é quase real. Aliás, a produção dos episódios é tão bem feita que nos deixa de boca aberta a cada revelação.
Para finalizar esse post, deixo um aviso, não procure final feliz, não procure comédias ou dramas amorosos aqui... Black Mirror é uma série sombria, perturbadora e ressalto novamente, quase real. Ao assistir você vai ver uma sociedade doente, sem empatia ou qualquer outro sentimento bom.
Pelo o que pesquisei, a Netflix comprou os direitos e em breve a terceira temporada irá ao ar. Nem preciso dizer que estou ansiosa né?
Deixarei o trailer e meu pedido: Por favor, dispa de seus preconceitos e assista essa série. Eu juro, vale muito a pena!
Beijinhos,
essa é a série mais genial que ja vi na minha vidaaaaaaa, adorei o post sobre ela!
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
"nem só de livro vive a blogueira" vou levar essa frase pra minha vidaaaaaaa! ~hahaha~ A série parece ser incrível, mas no momento eu tô assistindo tantas séries que essa terá que ficar para depois :v
ResponderExcluirBeijoooos!
http://myuniversoparticular.blogspot.com.br/
Olá!
ResponderExcluirTenho Netflix mas não conhecia essa série. Gostei da dica e dos seus comentários. Vou procurar por ela!
http://estantemineira.blogspot.com.br/
Estou ansioso demais pelas próximas temporadas, a serie levantou questionamentos importantes, mesmo mostrando o que parece ser extremo, ela em momento algum caiu em declive escorregadio, pois da aquela sensação horrorosa de que sim, estamos caminhando pra um futuro assim. x.x
ResponderExcluirMaravilhoso post, é impressionante ver a sua evolução! Parabéns!
Nossa, nunca tinha visto essa série no Netflix! Sempre procuro coisas interessantes para ver lá e dá próxima vez vou assistir essa!
ResponderExcluirAdorei a dica!
Beijo
Oi Ani,
ResponderExcluirEu já vi diversas vezes essa série passear pelo meu catálogo na Netflix, mas eu sempre vou adianto, sabe?
Não sabia que era tão boa assim... Foi a primeira crítica empolgada que eu vejo. Vou dar uma chance ;)
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br/
Pois é, pelo fato de não estar em destaque no Netflix eu ainda não a conhecia, na verdade nunca tinha ouvido falar... Verdade, nem só de livros vive uma blogueira literária...a gente precisa distrair com outros tipos de lazeres... Valeu pela dica!
ResponderExcluirBeijo, Van - Retrô Books
http://balaiodelivros.blogspot.com.br/
Olá, que ótimo post, só por ela eu já ficaria convencida de ver a série. Eu já tinha visto o nome dela por aí, mas não sabia do que se tratava. Achei interessantíssimo ela abordar a questão da dependência da tecnologia e as consequências disso.
ResponderExcluirVu assistir, o enredo parece forte
ResponderExcluirBeijos!
EsmaltadasdaPatyDomingues
Oi Ani linda, tudo bom?
ResponderExcluirAinda não conhecia esse seriado, mas fiquei bastante curiosa para saber mais sobre ele. Adorei a sua postagem e por ela já me ganhou, sério! Já tinha visto o nome, mas não sabia do que se tratava. Adorei o tema dela! Parabéns pelo post!
Beijos
Olá!
ResponderExcluirNão ouvi só você e o professor elogiando essa série, praticamente todo mundo que conheço e que tem o Netflix gosta. Eu não tenho - e dificilmente terei - mas acredito que se passasse na TV aberta eu ia gostar.
Ani, não conhecia essa série!!!! Fiquei bastante intrigada e vou procurar assistir!!
ResponderExcluirbjs
www.livrosdabeta.blogspot.com.br
Ani, realmente, nem só de livro vive a blogueira, concordo com você que as vezes temos que mudar o foco hahaha. Eu não sou muito fã de séries, confesso para você, mas gostei bastante do enredo dessa e vou procurar no Netflix.
ResponderExcluirValeu pela dica.
Beijos,
www.embarcandonaleitura.com.br
Oiii Ani, tudo bem?
ResponderExcluirInfelizmente não tenho muito interesse em assistir esse gênero de série, não chamam a minha atenção, por mais que eu tenha gostado do enredo proposto.
Beijinhos
Olá, adquiri a netflix agora e estou mais viciada em séries e filmes do que nunca. Eu não conhecia essa série, mas já chamou a minha atenção pela premissa. Já achei aqui na netflix e inclui para acompanhar também. Obrigada pela indicação.
ResponderExcluirBeijos, Fer
Aiiii ainda não assisti essa série. Até esqueci de procurar.
ResponderExcluirMas quero ver sim, assim que eu tiver um tempinho.. kk
Do jeito que você e o prof falaram dela!
Beijos
www.ooutroladodaraposa.com.br
Olá!
ResponderExcluirSou uma seriadora assídua e sempre vi várias pessoas falarem muito bem dessa série. O bom é que ela é bem pequena e anima qualquer um a assistir. Acho que vou começá-la a assistir hoje! hahaha obrigada pela dica.
Beijos.
http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/
hahaha adorei essa declaração: nem só de livros vive a blogueira haha isso é muito real!
ResponderExcluirEu já tinha ouvido falar dessa série, mas admito que nunca assisti nem sobre o que era exatamente, só sabia que era boa. Gostei muito da sua resenha, adorei saber o que realmente está acontecendo e tenho que dizer que essa proposta me interessa muito. Acho sensacional quando séries ou até livros fazem análise da sociedade em que vivemos e acho que essa questão da tecnologia é importantíssima.
Vou ver se começo a assistir essa semana ainda, obrigada pela dica! :)
Beijos!
www.beyondbluedoors.com
Oi Ani...
ResponderExcluirConcordo contigo... não é só de livros que se vive uma blogueira hahaha
Não conhecia essa série e ela me pareceu bem interessante ao mesmo tempo diferente. Não sei se a assistiria agora, mas já vou adicioná-la aqui na minha lista do netflix.
beijos
Mayara
Livros & Tal
Ani, já tinha ouvido falar sobre a série, mas nunca me animei em ver.
ResponderExcluirConfesso que achei a premissa da história e quase a achei real.
Acho que darei uma chance.
Lisossomos
Oi Ani,
ResponderExcluirOlha já houvi falar de Black Miror e bem também.
É uma série que me deixa bastante curiosa, mas ando bem saturadas de séries no momento e ando com umas bem atrasadas e nenhum tempo pra coloca-las em dia. Por isso não me aventuro em começar a acompanhar mais nenhuma.
Beijos
Olá, não tinha muita familiaridade com essa série e pra falar a verdade não costumo acompanhar muita coisa...mas essa acho que vale a ena conferir, valeu a dica!
ResponderExcluirEu gostei da proposta da série, gosto de tramas diferentes, sombrias e com esse toque de realidade e uau Black Mirror realmente pegou fundo, fiquei curiosa para ver, com certeza entrará para minha lista de séries para assistir, inclusive estou louca para ver Demolidor. Enfim, vou na sua dica e já estou ansiosa, só acho uma pena ainda não ter a terceira temporada disponível, já tô sofrendo esperando Gotham sair, aliais, recomendo viu. ;)
ResponderExcluirDa Imaginação à Escrita
Oi, Ana Paula, tudo bem?
ResponderExcluirEu tenho um amigo que assistiu essa série e me empentelha até hoje falando que eu preciso assistir.
De fato eu não assisti ainda porque assisto muitas séries, é difícil de encaixar mais alguma.
A proposta de Black Mirror é ótima e atual.
Hoje em dia as pessoas se sentem muito poderosas por trás de um computador ou smartphone, e isso é realmente preocupante.
Infelizmente eu acho que essa dependência do ser humano só vai piorar... a minha, a sua... a tecnologia seduz, a facilidade ludibria, estamos enrascados.
Adorei a dica e assim que surgir um espacinho eu verei.
Beijo
Oi Ani.
ResponderExcluirEu ainda não conhecia está série que mostrou ser sombria e como você ressaltou quase real. Achei a proposta de Black Mirror bastante interessante e vou querer assistir pelo menos um episódio para conhecer a série.
Bjos
Adorei o "nem só de livro, vive a blogueira"... rs
ResponderExcluirAinda não conhecia a série e já anotei pra conferir porque me deixou curiosa as fotos que você postou e as considerações que você fez.
Amei a dica.
MEU AMOR PELOS LIVROS Beijos
Ani lindona eu raramente assisto séries devido a falta de tempo mas gostei muito do tema que essa aborda, concordo com sua colocação que a postura atrás de uma tela é muito diferente da pessoalmente, assim como há muitos vícios ligados a era da tecnologia e como nos coloca em reflexão sobre alguns temas o que adoro vou assistir. Ótima indicação. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Olá Ani,
ResponderExcluirQue série mais real. Concordo com tudo o que você disse, sempre me perguntei se as pessoas eternizassem seus sensos de justiça, se o mundo não estiva melhor. É muito comum vermos pessoas pregando a justiça nas redes sociais e atitudes anti-preconceito, mas, na realidade, ignora negros e gays porque não são iguais a eles.
Anotei a dica desse seriado e já vou preparada para o que encontrar, acho que pode ser, em partes, chocante :/
Parabéns por esse post incrível!
Beijos ♥
Um Oceano de Histórias
Pera. 7 episódios ao todo? Contando as duas temporadas? :OOO Quantos minutos tem os episódios? Tem que ser no mínimo 50 pra compensar essa escassez u.u
ResponderExcluirEu já tinha visto essa série por aí mas não imaginava do que tratava e achei super interessante. Quando eu desafogar das minhas 1271361 séries, essa vai estar no topo da lista pra começar.
Oi!
ResponderExcluirEu assisti essa série e concordo com tudo. É uma série sombria, crua e que infelizmente transmite a realidade, mesmo que de forma poética. Para mim, o primeiro episódio foi o mais impactante (a do porco), achei cruel e bizarro, mas gerou uma reflexão muito foda. Eu também tenho indicado para todo mundo, porque vale muito a pena.
É uma série que tira a gente do comodismo e nos fazer pensar e refletir. Adorei o post. <3
beijo!
Ana, como não sou de seguir séries por falta de tempo gostei de saber que os episódios são independentes o que possibilita assistir sem a obrigatoriedade de seguir. Eu assistir vários episódios de The Close que também é independente, aí sim eu assisto.
ResponderExcluirInteressante Black Mirror tratar de algo tão presente e que dependendo do caso pode causar muitos danos ao ponto de a pessoa ter que se tratar clinicamente. Outo ponto tocado por você é as pessoas terem se tornado cruéis em seus comentários online e penso que isso tornou-se fácil por não estarem frente a frente, quero ver a pessoa ser cruel cara a cara, queria mesmo saber se teriam tanta coragem assim de vomitar e vociferar qualquer coisa sem analisar prós e contras.
Bjo
Tânia Bueno
Faces da Leitura
Olá, tudo bem??
ResponderExcluirNão conhecia essa série ainda, mas você me deixou com muita vontade assistir ela, não sei quando vou conseguir ver, pois estou mega atrasada nas minhas séries kkkkk, mas já está anotada aqui, gostei muito do seu post.
Beijus
www.bibliotecaempoeirada.com.br
Oi!
ResponderExcluirAcredita que aidna não tinha visto falar dessa série?
Achei o tema tratado por ela muito atual, e de super destaque, afinal a cada ano estamos mais dependentes da tecnologia, e até que ponto isso pode se tornar reversível?
Com certeza vou assistir essa série, principalmente pelos episódios serem independentes
Oie!
ResponderExcluirEu não sei se vou assistir essa série... sei lá, prefiro mais aquilo que foge da realidade, pois sei que vou sofrer menos, rs. Não que a trama não seja interessante, mas eu que prefiro assistir algo que me divirta, ou até mesmo me faça suspirar kkk
Bjks!
Histórias sem Fim
Olá
ResponderExcluirComo eu não conhecia essa série antes?????
Sério ela parece espetacular falando de toda essa tecnologia e tudo mais. Fiquei bem curiosa para conferir e assim que der um tempinho vou assistir e volto pra te falar.
Bjoss
http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/06/resenha-confissoes-de-uma-garota.html
Nunca tinha visto essa série na netflix, mas adorei conhecê-la! Realmente vivemos em uma época onde a tecnologia ganha cada vez mais espaço em nossas vidas, confesso que sou bem ligada a esse mundo virtual. Bem interessante o tem que a série aborda, mesmo sendo uma série perturbadora, com certeza vou ver.
ResponderExcluirBeijos!
http://www.virandoamor.com/
Olá!
ResponderExcluirSua postagem veio no momento certo: tava procurando por uma série pra assistir com meu namorado. E acho que ele vai adorar a sugestão, até pq ele cursa Ciência da computação e trabalha com TI, rs.
A dependência tecnológica é mesmo cruel e tá cada vez mais grave. Sem dúvidas vou adorar essa série!
Valeu pela dica!
Beijos!
Gostei bastante do enrendo da série, já passei por elas diversas vezes no netflix porém nunca parei pra ver, agora com a sua resenha quero sim dar uma chance e pelo fato dela ser curtinha acredito que vou assistir logo, deixa só eu organizar melhor tempo que irei ver com certeza!
ResponderExcluirbjs Lyh
Blog Rascunhos da Lyh
Oie! A tecnologia se tornou de fato uma faca de dois gumes o que era para aproximar as pessoas, as tornou n verdade mais afastadas uma das outras e cheias de discursos de ódio. E isso é assustador.
ResponderExcluirCom certeza vou conferir essa série.
Bj
Oi Ani,
ResponderExcluirComeço dizendo que amei a dica! Já tinha passado pela série, mas só fiz isso, passei. A história que ela traz é bem interessante e não é à toa que traz vários momentos de reflexões. Eu sinceramente vejo a tecnologia como uma faca de dois gumes, algo visceral que te deixa na corda bamba a todo instante. Enfim...
O fato da série ser curtinha ainda, é uma maravilha. Com certeza já anotei para assistir.
Bjim!
Tammy
QUERO ASSISTIR ESSA SÉRIE PRA ONTEM! Seu post ficou maravilhoso. Eu, que ainda não tinha ouvido falar sobre Black Mirror, não sei como sobrevivi todo esse tempo sem ela hahahah. E que trailer incrível! Com certeza vale a pena atrasar um pouco as outras e assistir essa... não é? ;D
ResponderExcluirObrigada pela indicação!
Beijos
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirOlha, antes de qualquer cosa, eu digo que gostei muito da sua matéria. Ficou incrível.
Sobre a série, eu já conhecia. Falaram dessa série pra mim num evento literário sobre ficção-científica.
Asim que cheguei me casa do evento, eu sentei na frente do pc e fui assistir a série. Quando os episódios acabaram eu era uma pessoa completamente perturbada. Meu Deus, que série louca e maravilhosa ao mesmo tempo, porque mostra - de forma exacerbada, é claro - a nossa realidade.
Essa série é exatamente tudo isso o que você disse. E eu gostei muito mesmo.
Parabéns pela matéria.
Grande abraço
Ingrid Cristina
Plataforma 9 3/4
Oi Ani, eu sou uma apaixonada por séries e sabe que eu não conhecia essa ainda, mas achei que ela tem uma proposta bem diferente e curiosa, realmente q tecnologia é algo muito presente e isso chama a atenção, então certo que logo que sobrar um tempinho irei dar uma conferida!
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com/?m=1
Já tinha visto comentários sobre a série por aí e recentemente coloquei ela na geladeira do Banco de Séries, jurando que essa série era uma Ficção Científica! Bom pelo visto esta é mais uma série que a Inglaterra samba na qualidade, amo essas séries que não são fofinhas mas trazem uma baita mensagem por trás e ainda por cima de boa qualidade.
ResponderExcluirQue bom que a Netflix comprou! Assim a série mantém o nível e nem sai do catálogo.
http://deiumjeito.blogspot.com.br/
Nossa, quero bastante. Apesar de achar que um série de sete episódios não tem como ser procedural, você elogiou tanto que são só 7 episódios pra não ver, não é mesmo?? Hahahaha. ♥
ResponderExcluirAh, deixa eu dizer uma coisa, não é de hoje que as séries britânicas são melhores, mais conscientes e muito mais independentes dos desejos do seu público do que as americanas, por isso a série não tem esses services desnecessários, e bem, Netflix já anunciou nova temporada, vamos esperar ♥
Excluir