O post de hoje merece até uma introdução diferente. Há um ano eu me apaixonei pela história de Don e Rosie, e até fiz meu pai se apaixonar também. Quando soube do lançamento, quase surtei de felicidades. Acho que já disse aqui, mas o EC&M está fazendo parte de uma seleção de blogs onde o Grupo Editorial
Título Original: The Rosie EffectAutor: Graeme SimsionPáginas: 415Editora: RecordSinopse: O Projeto Rosie foi concluído, e Don e sua amada estão morando em Nova York. Ele é professor na Universidade de Columbia, e Rosie cursa o primeiro ano do programa de doutorado em medicina. Tudo vai muito bem até o dia em que ela anuncia: “Estamos grávidos.”Diante do desafio ainda maior do que encontrar uma esposa, Don não vê alternativa a não ser iniciar o Projeto Bebê. Ao tentar definir os protocolos para se tornar pai, usando seu estilo de pesquisa peculiar e suas habilidades sociais – ainda baixíssimas –, Don, é claro, acaba se metendo em várias confusões e mal-entendidos. Agora ele corre o risco de ser processado, deportado, de perder a credibilidade profissional e, o pior, de perder Rosie para sempre.Prepare-se para rir, chorar e se emocionar novamente com o professor de genética mais carismático de todos os tempos.
Don Tillman e Rosie estão de volta! Agora em O Efeito Rosie, os dois estão felizes e casados, vivendo em nova cidade e mantendo os mesmos – e poucos – amigos. Desde que o Projeto Rosie deu certo, a vida de Don mudou completamente. Ele que sempre foi muito certinho e incapaz de lidar com mudanças, aprende diariamente a contornar diversas situações inesperadas.
Para quem não lembra, Don era socialmente inepto e metódico, muitos o comparou com o querido Sheldon Cooper, e em algumas resenhas eu até li sobre alguns sintomas de Asperger. Confesso que sempre percebi uma pegada mais para esse tipo de autismo, mas nunca me apeguei a isso, até porque o autor deixou isso bem sutil e muitos não perceberam.
“Uma sociedade formada de vários Rain Man seria disfuncional. Uma sociedade formada de Don Tillmans seria eficiente, segura e agradável para todos.”
Em O Efeito Rosie, isso fica mais claro. Uma mudança acontece e Don tenta lidar com as consequências do seu jeito, respeitando protocolos sociais, seguindo conselhos dos seus sete amigos e evitando as projetos e programações.
Ah esse livro... Eu fiquei tão feliz quando abri o envelope e percebi que era esse livro, que comecei a rir sozinha. O Projeto Rosie me conquistou muito no ano passado e aconteceu o mesmo enquanto eu lia sua continuação. Uma coisa que eu acho interessante é ler um romance escrito por um homem e que tem seu personagem do mesmo sexo. Não me levem a mal, mas só um único autor me surpreendeu ao escrever uma obra sob o olhar feminino, os demais sempre erram a mão.
Então Don havia se tornado meu personagem favorito e com essa obra isso não mudou, inclusive, o amor aumentou.
Don continua com as mesmas características passadas, alias, bem mais flexível. Ele tenta de todas as formas entender e agradar sua esposa mesmo achando que o relacionamento dos dois era bom demais para ele. Falando em Rosie, eu fiquei bem decepcionada com ela. Sério, ela foi bem egoísta com diversas atitudes, confesso que mesmo assim, acho que todas as reviravoltas foram boas pois, deram um ritmo ótimo para a obra.
“Sou extremamente experiente em lidar com constrangimentos gerados por insensibilidade ao sentimento alheio. Sou especialista nisso.”
A escrita de Graeme é sensacional! Leve, fluída e envolvente! Merece aplausos e prêmios, já sou fã. Sobre a parte gráfica, eu entendi que a editora seguiu o padrão das capas gringas, mas eu não curti! O primeiro livro estava lindo, delicado e uma graça esse ficou um pouco mais pesada. Não sei se deu para entender... A parte gráfica está boa. Tem um bom espaçamento e uma fonte agradável, mas algumas palavras estavam borradas, o que infelizmente é comum em algumas obras do selo.
Em suma, leiam e se apaixone! Eu evitei falar muito pois querendo ou não há spoilers e eu procuro minimizar o máximo disso. Espero de coração se apaixonem por essa história quanto eu. E que a adaptação saia logo, né? Ia ser ótimo ver nas telonas os diálogos inteligentes e irônicos de Don Tillman.
“Perfeita é um estado absoluto, tal como única e grávida, e não pode ser graduado. Dizer mais perfeita, portanto era um erro. Só que meu amor por Rosie era tão poderoso que fizera meu cérebro cometer um erro gramatical.”
Beijinhos,
Olá
ResponderExcluirEu gostei de ler O projeto Rosie, mas não achei uma leitura tão marcante, então optei por não ler esse título, pelo menos não nesse momento. Tenho outras leituras como prioridade, mas não tenho dúvidas de que realmente vale a pena ler esse também. Quem sabe mais para frente eu leia. Sua resenha é a primeira que leio desde que soube dessa sequência, e fiquei bem motivada por suas impressões.
Beijos, Fer
www.segredosemlivros.com
Olá,
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas ele parece ser um amor! É ótimo quando lemos a continuação de um livro a história continua nos agradando. Confesso que sua resenha me deixou com muita vontade de ler e também achei a primeira capa mais leve, diferente dessa. Espero ler em breve!
Beijos.
http://www.virandoamor.com/
Oi, Ana Paula!
ResponderExcluirA forma como tu falou da escrita de Graeme me deixou muuuuuito curiosa para conhecê-la.
Eu lembro que via a capa de "O Projeto Rosie" por aí e achava ela muito bonitinha, mas não parava para saber do que se tratava.
Agora eu fiquei curiosa para ler aquele livro, depois este resenhado. Se tem uma pessoa que eu adoro essa pessoa é Sheldon Cooper e fiquei tentada a saber se Don tem mesmo semelhanças com ele.
Todos os livros que eu li até então em que o autor é homem e a narração é feita por mulher, foram boas, pelo que me lembro. (Li poucos, rs.) Achei interessante a sua afirmação, pois agora vou analisar com minuciosidade.
Linda resenha!
Beijos - Historiar
Olá Ani,
ResponderExcluirTenho muita curiosidade de ler O Projeto Rosie e quando soube desse livro fiquei ainda mais curiosa para ler, pois é preciso ler o primeiro para ler esse hahaha. A escrita de Graeme parece ser extremamente marcante e envolvente e isso é muito bacana.
Fiquei bem curiosa para conhecer o Don e gostei de saber que seu amor por ele só aumentou.
Dica anotada!
Beijos,
Um Oceano de Histórias
Olá Ani!
ResponderExcluirEu li ano passado "O Projeto Rosie" e adorei! Achei ele super fofo e o Don é um personagem super engraçado. Nunca vou esquecer a cena deles no museu.
Nem sabia que teria continuação e que já tinha lançado. Agora fiquei super animada - já quero comprar logo e passar na frente de tudo, rsrs.
Imagino o quão doido deve ter o Projeto Bebê e o quanto de problemas e confusões vai trazer. Bem ao estilo do personagem.
Que pena que a Rosie está chata neste. Achava ela uma personagem super doideira. Mas que bom que tem uma "explicação" para essas atitudes dela.
Realmente a edição não está tão bonita quanto o primeiro. Pelo contrário, achei essa capa bem feia - sendo que a outra é linda!
Adorei sua resenha.
Bjss
http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/
Oiii
ResponderExcluirEu também recebi, mas ainda não li. Gostei de O Projeto Rosie, mas não me apaixonei taanto assim pela estória.
Mas acho que em breve vou ler sim, assim que eu acabar A Mediadora.
Beeijos
Olá!
ResponderExcluirRosie <3 Adorei esse livro, mas essa capa é horrível! Lembro que no Mochilão eles falaram sobre essa capa nova, mais masculina. As palavras borradas acho que são regras do grupo pois em livros de outros selos encontro o mesmo problema. O livro em si tenho vontade de ler, mas não por ora, tenho livros demais rs
Também sou uma apaixonada pelo Dom e surtei de alegria quando vi a continuação. Como você, a leitura foi maravilhosa para mim e eu recomendo pra todo mundo porque a continuação conseguiu fidelizar meu amor pelo autor!!!
ResponderExcluirMEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Não li o Projeto Rosie ainda, mas deu para perceber que esta sequência é uma loucura!!!! Eu estou aqui rindo imaginando as loucuras do Dom diante da notícia de que vai ser pai... Confesso que não estava tão curiosa com o livro 1, mas esta sua resenha tão favorável da continuação, me deixou curiosa. Outra curiosidade foi você apontar o lado egoísta da Rosie, como não conheço a história do casal direito, fico imaginando o que te levou a dizer isso.
ResponderExcluirBjs!
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirAinda não li o Projeto Rosie e eu gostei muito dele, fiquei apaixonada pela história. Adorei sua resenha, me deixou inspirada para ler esse livro e com curiosidade mas não sei se consigo encaixar ele em minhas próximas leituras mais espero lê-lo em breve. Amei esse post, sua resenha ficou linda. Beijinhos.
http://followyourdreamalways.blogspot.com.br/
Oiee Ani ^^
ResponderExcluirEu ainda não li "O projeto Rosie" inteiro, mas cheguei a ler as primeiras páginas e gostei. Mas ainda não o finalizei *-* parece ser um livro bom, e, se tem continuação, deve ser ainda melhor do que aparenta...haha' Fico feliz em saber que "O efeito Rosie" tenha te encantado tanto, parece ser tão bom quanto o livro anterior.
MilkMilks ♥
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Olá!
ResponderExcluirAinda não li O Projeto Rosie, mas sempre vejo todos falando tão bem que tenho uma curiosidade enorme com esse livro. Fiquei muito feliz em saber que essa continuação continua sendo maravilhosa e te conquistou da mesma maneira que a primeira. Realmente, pela capa eu jamais pensaria que é uma continuação da mesma série. Mas parece ser maravilhoso.
Beijos.
http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/
Oi!
ResponderExcluirAdorei O projeto Rosie e estou muito empolgada para ler O efeito Rosie. Fico imaginando a vida após o casamento e as diferenças entre esse maravilhoso casal. Fiquei feliz em saber que você gostou da continuação e espero ler o mais rápido possível.
Adorei a capa!
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
OI!
ResponderExcluirPra falar a verdade ainda não conheço o primeiro livro, e essa é a primeira resenha que vejo falar dele e da sua continuação.
Achei bem bacana seu entusiasmo para falar das obras, confesso que só por esse fato eu já leria o livro, pois me parece aqueles que a gente ama de paixão.
Mas pela sua resenha deu pra ver que o livro possui alguns temas bem bacanas de serem trabalhados como o problema do protagonista, e sendo um autor que escreve o livro e ainda consegue deixar todo um clima de romance no ar me cativou ainda mais
Oi, tudo bem?! Eu não conhecia ainda nem o primeiro livro e confesso que o enredi não me atraiu pois i gênero não é meu forte.
ResponderExcluirMas deu para notar o quanto gosta sa história pela felicidade que descreveu quando chegou o livro...
Bj
Olá,
ResponderExcluirQuando li "O Projeto Rosie" também me apaixonei pela história, e como você adorei o fato da narrativa ser do ponto de vista masculino, que ficou muito bom por sinal e conseguiu ganhar o meu coração. Quando vi o lançamento desta segunda obra, também fiquei empolgada pois achei que no primeiro, o desfecho me deixou querendo mais. Eis que sua resenha me deixou super animada a começar essa leitura. Quanto a mudança na capa do primeiro volume, não achei tão ruim, pois o livro ganhou um ar moderno e elegante. Espero em breve poder comprar o meu exemplar de O Efeito Rosie.
Abraços
Cá Entre Nós
Olá, sempre ouvi falar do livro "o projeto rosie", até tinha curiosidade mas nunca procurei para saber sobre o que era e nem sabia que tinha uma continuação, após sua resenha estou interessada, e também pelo fato dele ser comparado com o meu personagem amorzinho que é o sheldon cooper.
ResponderExcluirbjs
Oi flor, o que mais me interessou pelo livro foi o seu entusiasmo pela maneira como a autora escreve e o fato dos diálogos dos personagens serem inteligentes e irônicos. Sem falar nessas reviravoltas que dão um ótimo ritmo a trama. Amei de verdade conhecer essa história por isso a dica está mais que anotada. :)
ResponderExcluirBeijos
Vento Literário / No Facebook / No Twitter
Olá!
ResponderExcluirEu ainda não li O Projeto Rosie, mas acho que já peguei um spoilerzinho né? Não sabia que eles se casavam haha :(
Eu fiquei feliz com sua empolgação e o fato de o primeiro livro ter viciado até seu pai me animou!
Nunca li nada de Graeme e saber que a escrita é leve, fluída e envolvente me deixa empolgada com a leitura!
Acho que Don será um personagem que vou gostar muito e a temática abordada é bem bacana.
Espero conhecer a história dos dois e fazer a leitura desses dois livros em breve!
Ótima resenha!
Beijos!
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu li "O Projeto Rosie" e me apaixonei, lembro o quanto ri e fui conquistada por Rob, porque é realmente um personagem ótimo e fiquei feliz em ver que ele continua cativante nesse volume. Confesso que essa coisa da Rosie ter sido egoísta em algumas situações me deixou um pouco desanimada, fico imaginando como eu reagiria nesses momentos kkkk Mas ao todo tenho certeza que também serei conquistada como você foi e por isso não vejo a hora de ler.
Beijos :*
Oi Ani, tudo bem?
ResponderExcluirEu já li o primeiro livro há muito tempo atrás e lembro que gostei muito da trama, achei o personagem maravilhoso. Fiquei bem feliz quando vi o lançamento desse segundo livro, e mais feliz ainda em ver que você gostou e recomenda, com toda certeza eu vou ir atrás bem logo, estou bem curiosa! ótima resenha :D
Beijos
http://www.oteoremadaleitura.com/