Que tal começar a semana com resenha de filmes? Fiz poucas aqui no blog, mas estava animada demais para não falar sobre esse filme aqui no blog.
Título: O Escaravelho do Diabo
Diretor: Carlo Milani
Gênero: Suspense; Aventura
Minutos: 1h 30m
Ano: 2016
Sinopse: A pequena cidade de Vale das Flores é marcada por um crime surpreendente: o jovem Hugo Maltese (Cirillo Luna) é encontrado morto com uma antiga espada encravada no peito. O detalhe é que, antes de morrer, ele recebeu uma estranha caixa com um escaravelho dentro. Logo outra vítima é morta, após receber uma caixa semelhante. O delegado Pimentel (Marcos Caruso) e o garoto Alberto Maltese (Thiago Rossetti) começam a buscar este assassino em série, que escolhe seu alvo com uma característica em particular: são todas pessoas ruivas legítimas.
Baseado no livro homônimo, O Escaravelho do Diabo é uma adaptação cinematográfica nacional. O filme estreou em abril deste ano e conta com Marcos Caruso, Thiago Rossetti, Bruna Cavalieri no elenco e direção de Carlo Milani.
O enredo se passa na pequena cidade de Vale das Flores, um lugar lindo e calmo que fica marcada por um crime muito suspeito. Hugo Maltese (Cirillo Luna) é encontrado morto por seu irmão Alberto Maltese (Thiago Rossetti) com uma espada antiga encravada no peito. O pequeno Alberto começa investigar o crime em paralelo com a polícia até que em poucos dias outra pessoa é encontrada morta. Ele percebe que há algumas características em comum com a morte de seu irmão. As duas vítimas eram ruivas e receberam uma caixinha com um escaravelho antes de morrer.
Alberto resolve contar ao delegado Pimentel (Marcos Caruso) sua teoria e os dois começam a buscar o assassino e tentar entender o porquê dos crimes.
Desde muito tempo eu queria ler ou acompanhar a Série Vaga Lume que para quem não sabe, foi um sucesso nos anos 70/80. Os livros eram leituras obrigatórias nos colégios e o diferencial era que para entrar no haul de autores, o escritor tinha que ter um vocabulário muito mais leve e focado no publico jovem, e no final das obras, havia um questionário sobre o livro. Genial, né?
O livro é da escritora Lúcia Machado Almeida e se tornou um dos mais lidos da série. Milani, diretor da adaptação, disse por diversas vezes que a intenção era criar um filme sobre serial killer para crianças de 12 anos, ou seja, não poderia ser algo muito pesado e seu maior medo, era errar a mão, já que quando anunciaram a adaptação, recebeu diversos comentários que alertava sobre isso. E ele conseguiu! Eu gostei bastante dessa adaptação. Diferente dos demais, eu nunca vou com a cabeça fechada ao assistir um filme. Aprendi que adaptações são apenas visões de uma pessoa sobre um enredo e que sim, é necessário que seja o mais fiel possível, mas é praticamente impossível que aconteça. Nesse caso, era tudo muito novo para mim, já que não li a obra (ainda).
Eu estava muito ansiosa para conferir ao filme e me surpreendi. Realmente é um filme para 12 anos, mas mesmo assim, prendi a respiração por diversos momentos enquanto assistia.
A história é genial e os atores fizeram um bom trabalho, mas não posso negar que poderia ter um suspense a mais. É impossível não se envolver com o filme e querer saber quem é e o porquê daquele monte de assassinatos.
Eu ainda quero ler o livro e alguns outros que também serão adaptados. Infelizmente não vejo nosso cinema tão valorizado quanto deveria esse filme mesmo, teve pouca divulgação. Acho que é uma pena, mas se você puder e tiver tempo, vai valer a pena. Está aconselhado.
Observações:
* O personagem principal no filme é uma criança quanto no livro é um jovem estudante de medicina. Acredito que a mudança se deu mais pela inocência do personagem (já que vivemos em outros tempos)
* O final é muito surpreendente!
Beijinhos,
Oi, Ana!
ResponderExcluirO Escaravelho do Diabo era um dos meus livros preferidos da Coleção Vaga-Lume :3 e fiquei super empolgada quando vi que iriam adaptar para o cinema! Gostei bastante da adaptação, inclusive das mudanças -- acho que, agora, combina mais e fica mais crível uma criança do que um aluno de medicina, né? Assisti com a minha mãe, duas gerações que leram Vaga Lume na escola haha, e foi bem legal ver o que cada uma esperava do filme e como a gente gostou de coisas específicas e diferentes no filme haha
Sua resenha me deixou com vontade de ler e depois assistir de novo!
bjs!
Olá,
ResponderExcluirQuando vi o lançamento desse filme, fiquei super empolgada pois impossível não amar as histórias da coleção vagalume. Eis que fui assistir o filme e me diverti muito. Gostei dos personagens escolhidos, da forma como a história se desenvolveu e o desfecho que foi bem divertido. E ah como não rir na hora que o jornalista muda a cor dos cabelos?
Abraços
Cá Entre Nós
Oi Ani!
ResponderExcluirAinda não assisti ao filme, mas sou louca pelo livro!Li várias vezes quando era adolescente e depois de adulta li novamente. Adoro a história, que é de uma agilidade enorme e super gostosa de ler.
Confesso a você que tenho um certo receio em assistir o filme por conta de algumas mudanças (em especial pq o protagonista da história, originalmente, não é uma criança), mas o desejo em ver ainda é grande. Sinto que acabarei cedendo a vontade em breve.
Beijos
Oie...não sabia que ele tinha virado uma adaptação.
ResponderExcluirMas toda vez que vejo o livro eu me lembro da minha mãe. Ela sempre fala do livro e acho que foi o único que ela leu na vida. rsrs...Acho que não leria, mas como sei que virou filme vou ver o filme. rsrsr
Gostei :)
Bjss
livrosemarshmallows.blogspot.com.br
Olá! Nossa, quando fiquei sabendo do filme, tratei de ir no cinema aqui na cidade vizinha para conferir. Um dia antes li o livro novamente, logo veio toda minha adolescência rs. Curti ultra esse filme e está nos meus favoritos. O filme é merecido levar um 10.
ResponderExcluirOláa! Já ouvi muito esse nome, provavelmente tanto do filme quanto do livro. Contudo, nem mesmo sabia do que se tratava, agora que sei já estou louca para conhecer toda historia.
ResponderExcluirBeijoos
http://estantemineira.blogspot.com.br/
Olá.
ResponderExcluirOuvi falar do filme várias vezes, mas nunca senti interesse em assistir por não curtir filmes nacionais mesmo, mas lendo seu post resolvi dar uma chance ao filme principalmente por saber que o final é surpreendente, espero não me decepcionar.
Adorei o post.
Oiiii Ani, como vai?
ResponderExcluirMenina eu sempre estou ouvindo falar desse filme e confesso que de certa maneira desperta muito meu interesse e adorei que você tenha trazido na postagem, anotei a dica novamente, porque tinha esquecido.
Beijinhos
Estou doida pra ver esse filme só pelos trailers que já vi, porém como ainda não li o livro quero começar primeiro por este. Que bom que você gostou do filme, só vejo elogios para ele <3
ResponderExcluirBeijos,
diariasleituras.blogspot.com
Oi Ani, já tinha ouvido falar do filme, mas não acredito que eu vá ir ao cinema para vê-lo apesar dos seus elogios. Já conhecia o livro que foi adaptado, mas não li. Essa série ainda é muito procurado por leitores aqui na biblioteca, e eu mesma já li alguns dos livros, mas faz muito tempo rs
ResponderExcluirOi, Ani
ResponderExcluirQue pena que faltou algum suspense. Acho que o cinema nacional tinha que ser mais valorizado mesmo. Eu já li o livro quando jovem e amo demais. Que bom que gostou e recomenda, não vejo a hora de assistir.
Oi Ani!
ResponderExcluirNunca li nenhum livro dessa série,mas também, nasci depois da época rs e nunca senti vontade de ler justamente por ser mais juvenil.
Achei interessante mudarem a idade do personagem principal no filme, realmente tem que acompanhar nossos tempos onde as crianças tão cada vez mais espertas né?
Não sei se veria o filme, mas fica a dica anotada!
Quem não amava a coleção vagalume? Cresci lendo os livros da coleção, muita alegria ver uma desas obras virando filme, ainda não assisti, mas em breve eu assisto.
ResponderExcluirUm abç,
Sinceramente, eu não sabia mesmo da estreia desse filme, não cheguei a ver nada mencionado sobre ele até então, o que é uma pena, pois a história do livro é bem legal, gostei bastante da sua opinião sobre o filme, com certeza será uma boa pedida, pena que não teve tanto suspense (adoro rs), se ainda estiver em cartaz vou tentar ver!
ResponderExcluirOi Ani, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirEu lembro, eu devorei essa Série Vaga Lume na escola. É verdade, tinha um questionário para a gente responder sobre a história. Não vejo mais as escolas trabalhando os livros dessa forma, o que é uma pena. Esse livro é muito bom!!! Mas confesso que não lembro do assassino, faz tempo que li. Eu descobri o filme em um blog que sigo e não acreditei, pois realmente houve pouca divulgação. Estou louca para assistir. Que bom que acertaram com o tom do filme e o final é surpreendente!!! Sua crítica ficou ótima!!!
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Oie
ResponderExcluirque legal sua resenha sobre o filme, eu sempre tive curiosidade pelo livro e estou feliz em saber que é um bom final, pois se eu não ler irei ver sim o filme
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Oii,
ResponderExcluirEstou bem curiosa em ver esse filme, ainda mais depois que li o livro.
Mas sei que tem algumas coisas que são diferentes do livro, mas mesmo quero ver.
beijos
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei sua resenha, confesso que ele já estava em meus planos de entretenimento.
Abraços
http://www.viciadosemleitura.blog.br/
Eu já tinha visto o trailer do filme, mas ainda não tive a chance de assistir. Eu vou assistir, com certeza.
ResponderExcluirhttp://laoliphant.com.br/