Mais uma resenha do #VidaLiterária aqui no blog! O livro desse mês foi O Segredo dos Seus Olhos, e foi a Kamila do Resenha e Outras Coisas que escolheu. Confira minha opinião sobre esse livro que foge da minha zona de conforto.
Título Original: El Secreto de Sus Ojos
Autor: Eduardo Sacheri
Páginas: 212
Editora: Suma de Letras
Sinopse: O livro que deu origem ao filme ganhador do Oscar.
Neste seu primeiro romance, Eduardo Sacheri expõe as feridas sofridas por um país numa época de tensão política e a batalha de um homem contra a impunidade, a burocracia do sistema judiciário e os seus próprios dramas íntimos.
No início dos anos 70, quando Benjamín Chaparro trabalhava em um juizado de Buenos Aires, um inquérito de homicídio - o brutal estupro e assassinato de uma jovem dona de casa - deixou marcas profundas no cotidiano da repartição.
Trinta anos depois, aposentado, Chaparro dedica seu tempo a escrever um romance. Em busca de inspiração, ele retorna ao juizado e o contato com as salas e corredores de seu passado o faz relembrar um dos momentos mais significativos de sua vida: o crime, com todos os seus detalhes chocantes; os desdobramentos inesperados do caso, no contexto de uma Argentina às vésperas da entrada na ditadura militar; e a história de amor secreto que viveu em meio a toda essa turbulência e que permeou todo o seu profundo envolvimento no caso.
Primeiro livro do autor Eduardo Sacheri, O Segredo dos seus Olhos, foi diferente de tudo que eu já li.
Com uma narrativa densa, ele conta a história de Benjamin Chaparro, um homem que depois de anos trabalhando no Juizado de Buenos Aires, finalmente se aposenta. Por isso, ele volta a um sonho antigo de escrever um livro. Sua inspiração é um crime no qual ele trabalhou na repartição há 30 anos. Uma história cruel, onde uma jovem recém-casada e grávida, foi assassinada brutalmente. A vida de Chaparro muda em relação a isso, por causa dos caminhos que o crime o leva.
O livro é narrado em sua maioria por Chaparro que nos leva aos cenários do crime. Os personagens não são muito trabalhados e desenvolvidos, o que pode ser um problema para alguns leitores.
O Segredo dos seus Olhos é um livro denso, como já citado, pois trás como plano de fundo, a ditadura vivida pela Argentina, e sua capa e título pode até enganar quem procura um livro mais calmo e doce, porém, é um livro reflexivo, que nos prende. Ele foi adaptado para o cinema e ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
“As pessoas podem mudar tudo: de cara, de casa, de família, namorada, religião, de Deus... Mas há uma coisa que não se pode mudar Benjamin. Não se pode trocar de paixão.”
Em suma, o livro de estreia de Eduardo Sacheri, é um romance policial, cheio de reviravoltas e surpresas que mesmo tendo um inicio lento, cumpre com o proposto. Leiam.
"A escrita do autor é incomum e fora do padrão, o que pode afastar leitores de best sellers contemporâneos. Mas o filme que é uma adaptação do livro até ganhou um Oscar, o que prova sua qualidade.
Esse definitivamente é um livro que tira o leitor da inércia e amplia suas percepções, foge do que está acostumado. Pelo menos foi assim para mim." - Raíssa - O Outro Lado da Raposa
"Sou suspeita para falar quando o assunto é literatura latino-americana. Gosto muito do que nossos vizinhos produzem. E se o filme correspondeu às minhas expectativas - antes mesmo de saber que era derivado de um livro - imagine então minha alegria ao terminar de lê-lo! Mesmo sendo um livro sério, ele te arranca algumas risadas, sem contar que você torce para que o Chaparro se resolva com a Irene. Enfim, Sacheri nos brinda com uma excelente história de justiça, vingança e, por que não, amor? Livro recomendado - e o filme também, claro." - Kamila, Resenha e Outras Coisas
Esse post pertence ao:
Beijinhos,
Achei legal a escolha do livro esse mês, apesar de eu curtir mais romances contemporâneos.. hahaha
ResponderExcluirBeeijos
Oi Ani,
ResponderExcluirA capa me chamou muito a atenção. Talvez seja uma leitura mais lenta para mim, mas eu iria me arriscar sim.
Gosto dessa premissa!
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br/
Olá!
ResponderExcluirFico feliz que tenha gostado da obra. De vez em quanto é ótimo sair da zona de conforto. Agora já pode ir na netflix e assistir o filme!
Oláa, tudo bem? Até hoje eu não sabia muito sobre esse livro, e agora sinto que preciso lê-lo! A premissa me chama muito a atenção e acredito que eu possa gostar bastante também. Fora que quero assistir ao filme, então preciso ler o quanto antes.
ResponderExcluirBeijos!
Oi Ani!
ResponderExcluirConfesso que mesmo com sua resenha tão positiva, o livro em particular não me chamou atenção. Não curto muito temas investigativo, tanto em livros quanto em séries. Sempre acabo desestimulado. Não tenho paciência para o mistério que se arrasta.
Além disso, não gostei muito dessa capa também não :(
Abraços
David
http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/
Olá.
ResponderExcluirDevo dizer que a capa do livro não me agradou e a premissa infelizmente não chamou minha atenção, mas quem sabe mais para frente eu não dê uma chance ao livro. Saber que o inicio do livro é lento me desanima muito embora tenha reviravoltas, coisa que eu amo kkkk
Oie, achei a premissa desse livro interessantíssima. Eu ainda não conheciavo livro ou o autor mas já quero ler imediatamente.
ResponderExcluirMesmo com uma leitura mqs lenta eu curti o enredo.
BJ
Fiquei muito curioso com esse livro, ainda mais sabendo que os personagens sã muito bem escritos e é um romance policial. Agradeço a dica.
ResponderExcluirOiii Ani, como vai?
ResponderExcluirGarota eu fiquei bastante interessada em ler esse livro e desvendar todo esse mistério que a obra traz, eu realmente não o conhecia e parece ser bem emocionante, adorei a escolha. Quero ler com toda certeza <3
Beijinhos
Oi, Ani
ResponderExcluirAcabei de ver uma resenha desse livro e confesso que ainda não o conhecia, muito menos o filme.
Gostei bastante da premissa, e pela capa parece ser mesmo uma história mais doce. Mas eu gostei bastante e gostaria de ler e assistir.
Que pena que você não gostou do desenvolvimento dos personagens.
Blog Livros, vamos devorá-los
Adoro romances policiais e mesmo não tendo chamado muito a minha atenção, penso que leria a obra só para aprender um pouco mais e ver como era a vida nos argentinos no tempo da ditadura.
ResponderExcluirbjs
Oi, confesso que tinha até me despertado o interesse a história, mas sabendo que é denso desse jeito e que não se aprofundam muitos nos personagens, não sei... Acho que ao invés de ler eu irei ver o filme, se eu gostar, talvez, me arrisque e saia da minha zona de conforto e leia esse livro. Vamos ver, né? Farei isso assim que tiver tempo!
ResponderExcluirUm beijo
www.brookebells.com
Olá,
ResponderExcluirAchei o livro bem equilibrado.
Suspense e drama com uma dosagem certa e uma pitada de romance para suavizar a tensão da história.
Beijos!
Oi,
ResponderExcluirLegal quando uma pessoa indica um livro e você consegue aproveitar a leitura.
Eu não tenho coragem de ler esse livro, quem sabe assisto o filme rsrs
Muito forte e não estou preparada
parabéns pela resenha
beijos
Olá Ana,
ResponderExcluireu gosto de um bom romance policial, principalmente se houver um bom suspense por trás, amo Sidney Sheldon rsrsrs
A capa realmente faz parecer um livro mais leve, como minha lista de leituras já está extensa e esse início meio leito me desanima vou preferir assistir ao filme ;)
Bjs!
Fadas Literárias
Oii,
ResponderExcluirGosto muito de romance policial, mas não conhecia esse. Vi que tem um filme e acho que nesse momento vou preferir ver o filme primeiro. Gostei muito da dica e assim que tiver um tempo vou ler. É bom sair da zona de conforto, mas eu entendo o receio pq quando a gnt gosta de um gênero ainda existem mil livros que a gente quer ler.
Já assisti o filme junto com um amigo Argentino, gente e amei muito. É lindo demais. Eu nem sabia da existência do livro, acrêdita? Quero ler logo.
ResponderExcluir