Vamos começar com uma resenha que está um pouquinho atrasada, mas não vou ficar repetindo as mesmas desculpas de sempre. O importante é que hoje é dia de falar de mais um livro nacional. Vamos lá.
Título Original: Triângulo de Quatro LadosAutoras: Adelina Barbosa e Fernanda MedeirosPáginas: 320Editora: D’PlácidoSinopse: "Unhas mal pintadas de preto e camisas de bandas. Ela ama O Diário de Bridget Jones, chocolate, e a banda Misfits. Odeia trovões, lágrimas, e ser chamada de criança. Sara Alcântara tem 17 anos e, como qualquer garota de sua idade, tem um relacionamento de amor e ódio com a mãe, com seus estudos, e com a própria vida. Ama suas amigas, que são seu suporte, e sua base. Tira boas notas na escola, por obrigação, mas deseja ser artista, porque pintar é sua verdadeira vocação. Até aquela paixão adolescente, platônica, ela possui. Ele tem nome, sobrenome, e grau de parentesco. Rodrigo Guano é seu primo, e sonho de consumo de toda a população feminina da pequena cidade de Santa Fé, onde moram. Tudo muda quando ele a beija pela primeira vez. Então o mundo pode acabar, regimes podem cair, terremotos podem engolir a terra em rachaduras intermináveis, e Sara ainda estaria feliz. Ou assim ela pensa ser, até que viaja para Paris, para passar as férias. Quando volta, tudo está diferente, inclusive ela. Sara se vê inserida num triângulo amoroso... Ou seria um quadrado?"
Sara Alcântara é a nossa protagonista em Triângulo de Quatro Lados. A adolescente de 17 anos, apaixonada por artes, O Diário de Bridget Jones, chocolates e rock, é normal como qualquer garota de sua idade. E justamente por isso vive com sentimentos a flor da pele, principalmente quando o assunto é Rodrigo. Ele é seu primo mais velho, para ela é o homem mais lindo, com uma banda de rock de dar inveja em qualquer pessoa.
O irmão de Rodrigo, Brent, sempre foi apaixonado pela jovem, porém, sabia que ela não sentia o mesmo por ele e que esse relacionamento não daria certo. Já Rodrigo, a via como a priminha que ela sempre foi, até que um dia eles se beijam e tudo muda.
O relacionamento dos dois parecia perfeito demais até que ela ganha um curso de férias em Paris e precisa dar um tempo no relacionamento. Quando ela volta, tá tudo muito diferente, ela mudou e nada pode voltar a ser como antes.
"Meninas não são extremamente más. Elas só precisam se sentir melhor de alguma forma. Ser mais parecidas com a perfeição que as populares exalam. No fim das contas, é inveja."
Confesso que quando solicitei esse livro, não li a sinopse e nem sabia direito o que se tratava, foi apenas pela capa mesmo. No decorrer da leitura, eu fui entrando em uma relação de amor e ódio com os personagens, e não vou mentir... O ódio foi vencendo. Sara é extremamente apaixonada pelo primo, o que faz com que ela haja como uma desesperada e tenha atitudes irritantes, porém, quando eu ficava estressada com ela, me lembrava de que ela tinha apenas 17 anos. E quando nós estamos apaixonados aos 17 anos, tudo é muito intenso, por esse motivo, eu acabei perdoando.
Rodrigo é um babaca, desculpa, mas precisava falar isso. Achei-o chato, insensível e convencido. Não me convenceu desde o primeiro capítulo em que apareceu. Brent, irmão dele, foi o que mais me ganhou um pouco manipulador, mas sincero. Gostei da forma como ele falava a verdade para Sara. E Matheus, a última parte desse “triângulo” meio que caiu de paraquedas e conseguiu seu espaço no enredo.
"Não me importo com o que você não quer, Sara. Eu me importo com o que EU quero. E EU não quero fazer parte dessa historinha que você e o Rodrigo inventaram para vocês mesmos, para se divertirem."
Como todos sabem, eu não sou fã de triângulos amorosos, pois odeio quem sempre gosta de ter alguém como “reserva” para te agradar e por isso, a leitura demorou de flui. Sara gostava de ser o centro das atenções, gostava de ter varias pessoas aos seus pés e até afirmou em certo momento quando um dos personagens perguntou sobre. Isso me incomodou, mas apenas por motivos pessoais.
A obra foi escrita por duas autoras nacionais, Fernanda Medeiros e Adelina Barbosa, não sei qual foi a divisão, mas a obra está bem fechada, não há oscilações, que é algo que eu sempre tive um receio. Outro ponto positivo, a diagramação está maravilhosa. A capa, os detalhes, a fonte, tudo muito bonito e agradável. As folhas são brancas, o que é um padrão da editora, mas não atrapalha a leitura. Encontrei alguns erros durante a leitura, nada que prejudicasse a leitura.
O final é extremamente aberto e me deixou curiosa. Espero que alguns pontos sejam melhor trabalhados no próximo livro. Mesmo com ressalvas leitura aconselhada.
Beijinhos,
Olá
ResponderExcluirjá começo dizendo que essa capa conquistou meu coração. Achei muito linda e sou dessas sabe, que compra só por isso mesmo rs. Bom, seus comentários só me motivaram a querer ler e fico muito contente que é um nacional. Nao sou fã de triângulos amorosos também, na verdade eu odeio, mas nesse, pelo que você comentou, despertou a minha curiosidade. Espero poder ter a oportunidade de ler também.
Beijos, Fer
www.segredosemlivros.com
Oi, nossa estou lendo esse livro, e até então eu gosto mais do irmão do Rodrigo, o Brent, a leitura esta fluindo bem comigo, só uma coisinha que me incomoda um pouco, estou achando a linguagem muito 'madura' (não sei explicar) para a idade da Sara, mas fora isso, até então estou adorando. Não costumo muito lê livros com triângulos amorosos, mas leio bastante romance juvenil, talvez seja por isso a minha questão da linguagem kkk a sua resenha ficou ótima
ResponderExcluirAni lindona eu assim como você não gosto de triângulos amorosos o que piora ainda mais com personagens que não nos cativa, por isso deixarei passar a dica de leitura. Muitas vezes em um triângulo amoroso fica muito mimimi se não for bem desenvolvido a leitura fica pesada. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Oi Ani.... confesso.... estou tão cansada desse tipo de leitura que não tenho mais tempo e nem paciência pra isso, ainda mais pra esse tipo de triangulo amoroso, sabe? Estou mais a fim de maturidade e tudo mais.... mesmo assim, eu fico feliz que vc tenha dito que o final tenha deixado uma abertura e espera que eles possam melhorar alguns pontos.... às vezes livros escritos por mais de um autor são problema.
ResponderExcluirbeijos
Oi Ani, eu gosto de enredos com triângulos amorosos, não de todos, mas de alguns. Apesar de também não gostar de ver alguém como estepe, acho que quando bem trabalhado o problema em questão rende boas histórias, pelo menos na literatura...
ResponderExcluirBjs!
Olá!! :)
ResponderExcluirConfesso que não conhecia o livro mas não fiquei la muito interessado, confesso... Tal como tu, não sou grande fa de triângulos amorosos, e a leitura também demoraria a fluir comigo... ahah :)
Bem, eu também amei a capa, e acho que tudo o resto esteja bom também, a exceção de alguns erros, que são uma pena! :) Mas ainda bem que não houve problema por serem duas escritoras! :)
Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com
Oi Ani, tudo bem?
ResponderExcluirJá conhecia o livro, pois acho essa capa maravilhosa!
Confesso que essa não é uma leitura que me interessa por que eu sinceramente não tenho muita paciência e nem tolerância com histórias que tem triângulos amorosos, pois os personagens sempre despertam uma raiva sem tamanho em mim e pelo visto em você também! rsrs.
Mas acredito que deve ser uma leitura boa para quem não se importa muito com isso.
beijos :*
http://www.livrosesonhos.com/
Olá!
ResponderExcluirConhecia o livro só de capa, nem imaginava a premissa. Até gosto de triângulos amorosos, desde que meu escolhido fique com o principal no fim, porém só leio de vez em quando, pois a chance de me irritar com esse tipo de história é alto. E a capa é bonita mesmo.
Olá amoreca... sou fanática por literatura nacional, ainda mais com um enredo como esse - jovens...
ResponderExcluirA capa é uma graça e sua postagem só confirmou ainda mais minha vontade de ler o livro.
Ah.. adorei suas fotos... que capricho!
Parabéns!!!
www.facesdeumacapa.com.br
Oi!
ResponderExcluirHuuum, um livro nacional escrito por duas autoras, acho que o leria só por esse motivo. É uma experiência que ainda não tive. Achei a capa super fofa também, uma graça.
O enrendo parece interessante, embora eu tenha quase certeza de que me enfureceria com a personagem principal assim como você, talvez eu até consideraria como um ponto negativo, mas nada que fosse me impedir de aproveitar a leitura.
Fiquei bem curiosa com esse seu comentário de que o livro tem um desfecho bem aberto. Enfim, obrigada pela dica.
Suas fotos e sua resenha ficaram incríveis, parabéns!
Ingrid Cristina
Plataforma 9 3/4
Quem nunca comprou um livro pela capa? Eu, no seu lugar, também faria o mesmo porque a capa realmente é linda. Não sou muito fã de triângulos amorosos, também não tenho muito contato com escritoras brasileiras, mas no ano passado tive o prazer de conhecer uma duologia escrita por também uma dupla de escritoras. As obras O Reino das Vozes que não se Calam e o Mundo das vozes silenciadas, de Carolina Munhóz e Sophie Abrahão. Estou tentando expandir minhas leituras nacionais e com certeza acrescentarei esse livro na listinha, apesar dos contras, o livro parece ter alguns prós também e eu sou bastante interessada nesse universo mais teen!
ResponderExcluirÓtima resenha!
Beijos. Kaah!
cdumaeleitora.blogspot.com
Oi, Ani. Eu sou louca para ler esse livro, o conheço faz um tempinho e sempre escuto bons comentários sobre ele. Eu gostei de ver a sua resenha sincera, mostrando os pontos positivos e os não tão positivos assim. Acredito que eu vá gostar da leitura mas que uma ou outra coisa também vão me incomodar.
ResponderExcluirHey!
ResponderExcluirDe fato, a capa desse livro é realmente maravilhosa e com certeza eu teria comprado ele apenas por isso também, além de o título ser extremamente curioso. Eu sinceramente não imaginaria que se trataria de um romance, mas dá pra perdoar, afinal, eu também amo esse gênero se bem desenvolvido. As vezes é normal ter raiva dos personagens, ao menos de forma que não tire a qualidade da obra. E, sinceramente, parece ser uma história de um livro só, e não de uma série. Será que tem história suficiente pra contar? Eu gosto de páginas brancas, não sei porque sempre preferem as amarelas.
Um abraço!
http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
Tenho uma certa apreensão em ler um livro escrito por mais de um autor, porque sempre acho que a "voz narrativa" será perdida ou confusa. Adorei saber que você não sentiu isso no enredo, me animou mais para ler.
ResponderExcluirMEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Oie, tudo bem?
ResponderExcluirPela sua resenha notei que os personagens tem personalidades bem condizente com sua idade e realmente as vezes adolescentes sabem ser irritantes. Quem nunca foi? Rsrs
Eu acho que nesse momento não leria o livro pelo triângulo amoroso que pelo que vi está mais para um quarteto. E por estar sem paciência para personagen muito imaturos.
BJ
Olá Ani,
ResponderExcluirJá vi essa capa por aí, mas nunca me interessei pela leitura, sabe?
Não gostei muito da personalidade da protagonista e acho que viveria uma relação de amor e ódio como você viveu. Não gostei de saber que o Rodrigo que é um babaca e acho que a história, apesar de você recomendar, é um pouco fraca.
Outra coisa que não me agradou foi o final ser extremamente aberto. Não quero ler, infelizmente.
Beijos,
Um Oceano de Histórias
Eu conhecia o livro, mas sua resenha foi a primeira que li e fiquei bem interessada, apesar de que assim como você, eu não gosto muito de triângulos amorosos, mas aos 17 anos talvez isso seja perdoável haha. Imagino como o Rodrigo deve ser um baca e estou curiosa para saber mais dos outros personagens.
ResponderExcluirBeijos!
http://www.virandoamor.com/
Oii
ResponderExcluirEssa capa é realmente muito bem fita. Mas acho que não seria uma estória que eu conseguiria me conectar. Não tenho muita paciência também com personagens assim...
Beijos
Como não ser apaixonada por O Diário de Bridget Jones? hahaha
ResponderExcluirEu já li algumas resenhas desse livro por aí. Ele não me diz muita coisa, é clichê e etc, mas leria se ganhasse de presente, por exemplo.
Acho essa capa muito parecida com a do livro Síndrome Psíquica Grave, sempre associo essa capa com ele.
Eu não levo tão na boa personagens pentelhas só porque elas são mais novas...eu não era uma mala quando tinha 17 anos, por isso acho que não se justifica! hahahaha
Enfim, quem sabe um dia eu leio.
Beijos
Olá!
ResponderExcluirJá faz um tempo que tô de olho nesse livro e confesso que é mais por conta da Capa. Essa edição ficou linda!
Agora, lendo tua resenha, de início me identifiquei com a personagem. Quando você disse que ela era "apaixonada por artes, O Diário de Bridget Jones, chocolates e rock" pensei: essa sou eu na adolescência, gente hahaha! Mas a identificação para por aí... como assim ela é desesperada pelo cara? Aos 17 tudo é intenso mesmo, mas eu já tinha vergonha na cara nessa idade para não ficar mendigando amor, rs. Então acho que essa personagem pode acabar me irritando um pouco.
Eu gosto de triângulos amorosos e achei bacana a premissa. O final aberto não é algo que me agrade, mas eu quero sim conferir essa história.
Beijos!
Oi.
ResponderExcluirEu estou fugindo de romances adolescentes por enquanto e triângulos amorosos não me apetecem tanto assim. Já cai nessa de comprar e pedir o livvro só pela capa e acabar encontrando coisas que não gostei. É triste quando o ódio vai prevalecendo durante a leitura. De qualquer forma, a dica está anotada. parabéns pela ótima resenha.
bjs :D
Oi!
ResponderExcluirEstava super empolgada pra ler esse livro por causa da capa, mas nossa, acabei de desistir dele completamente.
Eu detesto triangulos amorosos, mocinhas irritantes e mocinhos babacas e manipuladores.
Acho que no seu lugar não tinha passado nem da primeira página kkkkkk
Olá Ani, tudo bem?
ResponderExcluirAinda não conhecia esse livro, mas fiquei muito curiosa. Quando comecei a ler a resenha achei que iria ser um tipico livro clichê, mas me enganei, pois ela apresenta um viés totalmente diferente e até surpreendente. Me lembrou muito Anna e o Beijo Francês, já leu?
Vou correr para procurar o preço para aquisição.
Beijinhos ;*
Jessica Correa
www.blogmodernagem.com.br
OLá!
ResponderExcluirConfesso que o livro me chamaria a atenção só pela capa também, muito linda! Achei o título bem curioso também e pelo o que você descreveu do primo dela, ele parece ser detestável mesmo. Acho que quando nos apaixonamos fazemos cada besteira que fica difícil não entender o lado dela hahaaha
Beijos.
arsenaldeideiasblog.wordpress.com
Olha, Ani, também achei essa capa linda, mas não leria de jeito nenhum. Como você, também não sou fã de triângulos, isso de alguém ter um reserva me dá nos nervos. Além disso, acho que odiaria essa garota, e o triângulo ainda tem primos no meio, o que complicaria ainda mais as coisas pra mim, fora que ainda aparece mais um cara na história. Esse livro eu passo. Beijo.
ResponderExcluirOlá, tudo bom?
ResponderExcluirApesar de ser incoerente e irreal, já li muitos livros em que os personagens adolescentes são bem maduros, então quando eles possuem atitudes mais "infantis", também fico odiando, rs. Do mesmo modo eu não gosto de triângulos amorosos, por isso fico com receio de ler obras em que o foco é esse, ainda mais que esse possui quatro lados :)
Entretanto, a capa está maravilhosa mesmo e eu compraria só por ela, muito linda *-*
Obrigada pela dica ;)
Beijos.
http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu já vi esse livro por aí e também li vários comentários positivos, mas nunca fiquei animada para ler, sabe? Eu não fiquei curiosa com a premissa e os personagens não possuem uma personalidade que me conquistaria. Enfim, gostei da sua resenha, mas dispenso a leitura.
Beijos :*
Oi
ResponderExcluirEsse livro estava em minha lista de leituras, mas acabei tirando devido a várias resenhas negativas que vi. Mesmo assim, gostei de ler suas sinceras opiniões e ter outra perspectiva da obra. Também não sou muito fã de triângulos amorosos, mas esse me pareceu diferente. Só não gostei desse final aberto. Não é uma leitura que eu faria no momento.
Valeu a dica ;)
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Eu até entendo triangulos onde a personagem não consegue se decidir entre os seus sentimentos e fica com aquela duvida de qual escolher... Não é o que eu gosto, mas mesmo assim, ainda me parece melhor do que o que me pareceu com essa protagonista... Essa coisa de gostar de ter alguem como reserva é não gostar de ninguém de verdade... Então, por esse motivo já ficaria meio assim em ler a obra.
ResponderExcluirOutra coisa que fiquei me perguntando é como é que alguem pode ser manipulador e sincero? Fiquei curiosa com isso...
E a capa é tão lindaaaaa, então acho que esses dois detalhes voltam a colocar o livro na lista de desejados. Bom, espero ter a oportunidade de ler :)
Beijinhos,
Lica
Amores e Livros
Olá!
ResponderExcluirEu via capa desse livro algumas vezes, mas não sabia do que se tratava e Me agradou muito quando li a sua resenha. A história parece ser bem clichê, mas ótimo para ler no intervalo de leituras pesadas.
Gostei muito da sua resenha e vou colocar o livro na minha lista de desejados.
Beijinhos!