Durante o ano de 2016 eu fui adicionada a lista de blogs que receberia alguns livros do Grupo Editorial Record. Não era obrigada a fazer resenhas dos mesmos, mas seria legal dar um feedback para a editora, infelizmente esse ano foi uma correria louca e eu não consegui ler nem os livros que já estavam na lista. Daí em um dia de limpeza na estante comecei a organizar meus livros e separei esse livro do Carpinejar para que a Kamila do Resenha e Outras Coisas resenhasse. Você confere agora o resultado.
Título: Felicidade Incurável
Autor: Fabrício Carpinejar
Páginas: 272
Editora: Bertrand Brasil
Sinopse: A “Felicidade Incurável” é aquela que nunca está reunida em um único lugar; é aquela que nem a tristeza consegue levar. A felicidade incurável contraria diagnósticos e medos, supera fobias e traumas e não se diminui perante o pessimismo dos outros. A felicidade incurável é aquela que não adoece. Com uma passionalidade reflexiva e racional, o autor, notável por sua prosa absolutamente passional e sincera, protege seu ímpeto sem perder a responsabilidade. Um atlas do que Carpinejar acredita ser um relacionamento, Felicidade Incurável trata de mudança de mentalidade amorosa e da família, diferentes fins de casamento, amizades em tempos eletrônicos, divertidas implicâncias de casal, debate sobre o que é alegria e liberdade e sugere: seja feliz por uma questão de justiça pessoal.
Como o nome já diz, Felicidade Incurável vai abordar aqueles momentos que passam despercebidos por muitos, mas não para Carpinejar. Ele aborda com delicadeza e maestria situações que vão desde brigas à toa até seus desejos mais íntimos, como o de casar na igreja (spoiler: ele conseguiu, há alguns dias).
São 267 páginas em que o autor abre seu coração sobre praticamente tudo: infância, filhos, amores, cotidiano... Enfim, não tem um tema específico, e sim, um grande compilado que fala sobre a vida. Não consegui eleger uma crônica favorita, então, recomendo que leiam todos e depois tentem eleger os favoritos. Simplesmente não dá, porque todos são bons.
"Que os projetos sejam cumpridos e jamais abandonados. Pela insistência, diferenciamos o sonho do capricho."
Carpinejar tem um olhar sobre a vida que não me lembro de ter visto em outros autores do gênero. Ele, aliás, tem muita inspiração e criatividade, pois em sua página do Facebook todo dia tem uma mensagem que fala de amor, da vida, do passado... Ou seja, com ele é possível conversar sobre tudo!!
No mais, a resenha é curta porque além de ser difícil de resenhar um livro de crônicas, a leitura é rápida, podendo ser feita em um dia. A edição da Bertrand Brasil, como estava disposta a trabalhar, fez um ótimo trabalho, sem erros de qualquer tipo. Ani, obrigada pelo livro e desde já recomendo a todos, não vão se arrepender.
"Desconfio quando escuto frases do tipo 'como pode um cara tão legal estar com uma pessoa tão chata'. Deveria ser reformulada, para o bem da transparência: 'como um cara tão legal permite que sua mulher seja vista como chata'."
Beijinhos,
Olá
ResponderExcluirRealmente ele é uma pessoa que consegue escrever com muita facilidade, ainda não li nada dele, mas a julgar pelas participações dele na tv, dá para perceber que sua escrita deve ser muito bonita.
Oi Ana!
ResponderExcluirEu tenho buscado por livros mais cabeças, que trazem algum tipo de reflexo sobre a vida, principalmente as pequenas coisas. Gostei bastante da sua indicação!
beijos
Psicose da Nina | Instagram
Ani que livro mais lindo é esse? Eu tinha o visto em uma livraria para comprar e realmente fiquei encantada com a sua resenha, acho que voltarei lá para dar uma voltinha :p
ResponderExcluirAbraços querida
Oi, tudo bom?
ResponderExcluirEu amo livros que abordam esse tipo de temática, bem profunda e que faz a gente refletir. Amei a resenha e a dica de leitura.
Beijos:*
Treslivrolatras.blogspot.com
Oi Ani, tudo bem?
ResponderExcluirEu ainda não li nenhum livro do Capinejar, mas já o vi falando em alguns programas de TV e achei bem interessante os pensamentos e ideias dele e parece que as crônicas realmente são boas. Apesar da sua resenha ser curta transpareceu bastante a ideia principal dos livro e o quanto gostou.
Beijos
Oi, Ana!
ResponderExcluirTem livro que a gente não consegue expressar o que sente, né? Mas seu texto foi direto no mais importante, incentivar que a gente viva as experiências conduzidas pelas palavras do autor. Obrigada!
Oi
ResponderExcluirGosto da escrita do carpinejar, mas não li esse livro ainda.
Realmente resenhar crônicas é difícil. Mas deu para perceber que o livro e bom pelo que vc falou.
Bjs
Oi, Ana.
ResponderExcluirRecebi alguns livros assim da Record também e está complicado arrumar tempo para eles... Mas pena que esse eu não recebi! Adoro livros de crônicas e já ouvi falar muito bem desse autor! Gostei de saber que o livro fala um pouco de tudo! Vou procurar por ele e pode ser um ótimo presente de Natal!
beijos
Camis - blog Leitora Compulsiva
Oi, Ani
ResponderExcluirQue bom saber que curtiu assim o livro. Eu também li e adorei.
Carpinejar tem um jeito único mesmo de nos mexer com as palavras e falar sobre tudo. Um livro que também recomendei muito. Linda resenha.
Olá, eu não conhecia esse livro e achei essa capa linda.
ResponderExcluirGostei de saber que ele dá uma visão nova a momentos de nossa vida e uma visão bem particular e única dele, enfim.. pretendo ler um dia
Oie
ResponderExcluirMaravilhoso!! E a capa é linda demais!
Realmente não é fácil resenhar um livro de crônicas, parabéns pela sua resenha.
Eu adoro e recomendo muito também!
bjs
Fernanda Y.
Oi, eu nunca li nenhum livro de crônicas e confesso que vez ou outro encontro algum texto do tipo que me enche os olhos.
ResponderExcluirJá ouvi falar sobre esse livro e esse autor, comentários cheios de elogios.
No momento já tenho muuuita coisa para ler e me encontro enrolada hahaha, mas um dia procurarei ler :)
ourbravenewblog.weebly.com
Eu li esse livro já tem algum tempo e adorei cada página dele, não acho que dê para ler em um dia, é uma leitura rápida sim mas não muitas crônicas e se for ler com calma leva uns 3 dias. Eu separei algumas para ler por dia e li ao longo do mês.
ResponderExcluirNão costumo ler crônicas, mas as vezes encontro alguns me batem uma enorme vontade de voltar a ler esse gênero e eis um aqui! <3 Colocarei na minha lista com muito carinho e espero gostar tanto quanto a Kamila!
ResponderExcluirOi
ResponderExcluirtambém recebi esse livro, e assim como você, mal posso ler os meus..então passei ele para uma colaboradora ler, depois que li as resenhas, da sua amiga e da minha, vi que seria uma leitura bem interessante e agora bem que fiquei com vontade de ler!!!
bjs
AAAAAAAAAA Carpinejar é sem comentários! Incrível como ele fala com o coração da gente! Seja para qualquer momento da vida que estejamos vivendo, ele tem um texto certo pra gente! Ainda não li Felicidade incurável mas já to louca pra ler, já li quase todos os livros dele. Amei sua resenha e as fotos também!!! <3
ResponderExcluirDana - Feed your Head
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirFaz tempo que não leio um livro de crônicas; o último foi, se não me engano, Apaixonada por Palavras, da Paula Pimenta, ainda no ano passado e, portanto, não li nenhum esse ano e sinto que deveria tê-lo feito. Sempre ouço falar muito bem dos livros do Carpinejar, justamente nesse segmento, então valeu a dica com esse em específico agora, pensando seriamente em pegar, talvez não este, mas qualquer outra obra do autor, assim que possível. Parabéns pela resenha!
Beijos!
♥ Sâmmy ♥
♥ SammySacional.blogspot.com.br/ ♥
Eu amei esse livro! Carpinejar é incrível, ele consegue extrair diversos sentimentos em uma única frase ou crônica. Li esse livro em um final de semana, sou apaixonado por crônicas e esse livro está entre os melhores de 2016.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirMais uma vez, obrigada pelo livro! Carpinejar é maravilhoso, escreve como poucos. Impossível não amar sua escrita - desde que você ame crônicas, claro.
Olá,
ResponderExcluirAdorei ver a visão do autor sobre vários fatos da vida, sobre a felicidade verdadeira. Realmente é dificil resenha um livro de crônicas, mas isso não deixou nenhum pouco sua resenha fraca, ao contrário, você conseguir transpassar todo o sentimento que o livro extrai.
Olá, tudo bem? Confesso que não sou muito fã de livros de crônicas mas a capa junto com a premissa é bastante instigante. De fato a resenha tem que ser curta para não cultivar spoiler. E gostei muito!
ResponderExcluirBeijos,
diariasleituras.blogspot.com
Ani, tudo bem?
ResponderExcluirO que acho bacana nesse tipo de livro é o fato da gente poder ler aos poucos e sem necessariamente obedecer uma ordem. Gosto da escrita do Carpinejar, mas a Martha Medeiros, pra mim, ainda escreve textos melhores. MAAAAS, de todos os escritores do gênero (se a gente contar os que já se foram), o Caio Fernando Abreu é o dono do meu coração. Seus textos, poesias, crônicas, enfim, seus escritos são super atuais, fazem muito sentido pra mim.
Ótima dica!
Beijo,
Leitoras Inquietas
Olá.
ResponderExcluirAchei a ideia do livro muito boa, embora eu não curta livros de cronicas, gostei dos temas debatidos, tenho certeza que é um livro para se refletir muito.
Amei a dica
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirEntão...gostei da premissa e já estou colocando ele na minha lista de futuras leituras.
Abraço
http://www.viciadosemleitura.blog.br/
Oie!
ResponderExcluirConfesso que esse livro não é muito o meu estilo de leitura, não conhecia o autor e nem o mesmo para falar a verdade. Mas é sempre bom ler um pouco sobre a vida, não é mesmo?
Adorei a sua resenha.
beijos
Mayara
Livros & Tal
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirO livro não me é muito atrativo, me parece ser um pouco de auto-ajuda, sabe? Enfim, vou deixar passar a dica, mas com certeza é uma boa pedida para quem gosta do gênero.
Beijo!
Ana.