Conheci o Ique na Bienal do ano retrasado durante o bate papo sobre o livro “Mais Amor Por Favor” e fiquei curiosa para saber um pouco mais sobre a escrita dele, até que tive a oportunidade de ler “Trago Seu Amor de Volta Sem Pedir Nada em Troca” (ufa) e hoje trago a resenha para vocês.
Título: Trago seu amor de volta sem pedir nada em trocaAutor: Ique CarvalhoPáginas: 240Editora: SextanteSinopse: A vida de Ique Carvalho era tranquila e parecida com a de muitos jovens de Belo Horizonte, sua cidade natal. Ele morava com os pais e os irmãos, era apaixonado pela namorada e trabalhava na agência de publicidade da qual era sócio. Suas impressões sobre o cotidiano iam para o blog The Love Code, onde podia dar vazão ao seu talento para escrever. Até que, em 2013, dois fatos fizeram tudo virar de ponta-cabeça. Na mesma semana, seu namoro teve um fim traumático e o pai recebeu o diagnóstico de uma doença degenerativa grave, que o mataria aos poucos. Sem chão e em meio a um turbilhão, foi no blog que encontrou refúgio para expressar seus sentimentos. Os textos fortes e genuínos acabaram viralizando, popularizando o site e dando a Ique milhares de fãs e seguidores. Suas palavras possuem o incrível dom de ser, ao mesmo tempo, simples e profundamente verdadeiras, traduzindo o que há de mais puro e desejável no amor. Essa mesma capacidade de causar impacto e despertar as emoções dos leitores permeia as reflexões tocantes de Trago seu amor de volta, seu aguardado segundo livro solo. Ique mais uma vez demonstra sua vocação única como cronista do amor em todas as suas expressões.
Em uma semana de 2013, o mineiro Ique Carvalho passou por um término de relacionamento traumático e foi informado que seu pai fora diagnosticado com uma doença degenerativa grave. Com isso, Ique passou a “descontar” suas frustações na escrita, através do blog The Love Code, ele conquistou diversos leitores com textos tocantes e encantadores. Em 2014 ele lançou seu primeiro livro “Faça amor, não faça jogo” e agora em 2017, lançou seu segundo livro “Trago Seu Amor de Volta (...)” pela editora Sextante.
Como o próprio título indica, a obra fala sobre amor e pode ser dividida em dois tipos de amor. O amor entre namorados, onde o autor relata seus antigos relacionamentos, frustações e aprendizados e o amor de pai e filho, onde ele conta como foi descobrir a doença de seu pai, os cuidados, as conversas e principalmente a troca de ensinamento entre ambos.
“Você nunca vai superar seus traumas se procurar no amor uma lógica. Construa uma nova história”
Confesso que o segundo amor foi o meu favorito. É lindo ver a dedicação de Ique em relação ao pai. Na verdade, amor é a palavra certa, mas eu não queria ser repetitiva. É possível perceber através dos textos que o autor ama seus pais acima de tudo e de todos e isso é lindo demais!
Seus textos são emocionantes e a todo momento eu ficava com um nó na garganta e com a sensação de que Ique estava sentado na minha cabeceira me contando a história. Não é fácil fala de amor, mas parece que o autor brinca com as palavras e é incrível. A cada novo texto é possível se conectar mais com o autor e compreender o que ele quer nos mostrar.
A editora Sextante fez uma diagramação lindíssima para a obra, com um azul lindo cada texto tem sua palavra em destaque e algumas ilustrações. O autor também pensou em uma música para cada texto, então para ter uma experiência completa, eu acho bacana usar o QRCode e fazer esse processo de imersão na leitura.
"Trago seu amor (...)" é uma obra de leitura rápida, mas pode e deve ser lida diariamente, como um livro de cabeceira mesmo. Eu acabei o livro agora e ainda estou extasiada pela escrita do Ique! Para quem gosta de crônicas e amor é uma excelente pedida. Leitura mais que aconselhada.
“Este é um dos grandes segredos sobre a vida que ninguém nunca te diz.
As pessoas são livres para ficar ou partir.
Então, enquanto você estiver aqui, faça o que gosta e nunca perca a vontade de ser feliz.”
Beijinhos,
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirEsse livro parece ser muito bom pela sua resenha. Não sou acostumada a ler crônicas mas essa despertou o meu interesse, com certeza vou colocar na minha listinha.
Beijinhos,
http://livroseimaginacoes.blogspot.com.br
Olá
ResponderExcluirNossa me parece ser um livro maravilhoso, o tipo de livro que eu com certeza leria..anotei a dica!
https://florescendolivros.blogspot.com.br
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu gosto muito dos textos do Ique, ele consegue expressar o amor de uma forma tão bonita que encanta. Ele tem total domínio das palavras e preciso concordar que é exatamente como você disse parece que ele está brincando com as palavras. O amor dele pelo pai é lindo e o relacionamento deles foi sem dúvidas algo valioso a ele. Ainda não li esse livro novo, mas já está na minha lista.
Beijos
Oie, tudo bom?
ResponderExcluirNão curto livros de contos, mas acho que leria esse pela diagramação, e aquela coisa de ler uma frase ou um texto por dia, como cabeceira mesmo.
Ani eu sou apaixonada por livros de crônicas, então sei que esse seria uma ótima pedida, a diagramação está tão linda!Realmente vou ler, quero muito me aventurar nesses amores.
ResponderExcluirAbraços
Oi Ani, no mundo que estamos vivendo, é tão bom quando pegamos um texto onde é nítido o amor do filho pelos pais. Dá um certo acalanto.
ResponderExcluirBjs, Rose
Eu adoro o título deste livro e a algum tempo está na minha lista. Com certeza eu ficaria com o mesmo nó na garganta que você durante a leitura, só pela resenha já sinto o drama.
ResponderExcluirConcordo que a diagramação está linda e claro que quero ler e quero ele lindão na minha estante. Amei as fotos.
Beijos.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com/
Oiii,
ResponderExcluirEu não conhecia a obra e nem o autor, mas achei muito interessante a maneira como ele parece lidar com os problemas, adoro quando tem temas familiares e que mostra a maneira como essa relação se passa, mesmo quando tem dramas e situações difíceis, vou anotar a dica e ler quando tiver a primeira oportunidade.
Beijinhos...
http://www.paraisoliterario.com/
Eu estou louca por esse livro, eu tenho certeza que vou me apaixonar por ele. Acho o título meio estranho, mas entendo o trocadilho rs, adorei a sua resenha.
ResponderExcluirEsse livro! <3
ResponderExcluirLi em meados de outubro do ano passado e fiquei apaixonada demais pela história! Além dos conselhos amorosos e da vivência de Ique com antigos namoros, o que mais me ganhou foi a história dele com o pai. Me emocionou demais e chorei em algumas partes. Não esperava gostar tanto dele como gostei. <3
Beijos
Oiie
ResponderExcluirMenina, nunca li um livro desse autor mas já ouvi/li vários comentários positivos e fiquei curiosa, esse aí da resenha já é mais um para a lista infinitamente enorme de livros para ler kkkk Adorei a resenha, a Sextante tem um capricho enorme com os livros mesmo.
Bjos, Bya! 💋
Eu o conheci na Bienal, ele é um amor de pessoa! Confesso que o livro eu ainda não li, mas está na listinha para esse ano! E adorei saber melhor sobre o que o livro fala, pelo visto vai ser uma leitura bem divertida.
ResponderExcluirbeijinhos!
Quero ler esse livro, acho esse título genial e a capa linda, fora que a premissa é muito interessante também e acho que deve render uma ótima leitura.
ResponderExcluirBeijos
Mari
Pequenos Retalhos
Apesar de concordar que o pacote gráfico é interessante, acho que vou passar a dica dessa vez pois esse livro é de um gênero literário que eu não curto muito. Entretanto, deve ser uma leitura interessante para quem gosta da temática. Boa sorte com o blog :)
ResponderExcluirPortal GATILHO
https://portalgatilho.wordpress.com
Já me apaixonei pelo livro com a capa, depois saber que são contos me deixou ainda mais apaixonada! Vou procurar ele ali na livraria! Beijos amei sua resenha!
ResponderExcluirOiii
ResponderExcluireu ainda não li o livro mas com certeza o segundo amor também será meu favorito, já imagino a profundidade e a delicadeza com que o autor certamente tocou no tema, deve ser bem cativante.
Beijos
www.derepentenoultimolivro.com
Olá, ótima resenha, ainda não li nada do autor mas esse livro parece ser encantador e tocante ao falar do amor, especialmente do familiar. Já quero lê-lo também!
ResponderExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirEu amo os textos do Ique e acompanho desde que o blog foi criado, em 2013. Sempre me emocionei com os textos dele, mas os que eles escrevia falando sobre o pai foram os que mais me tocaram. É um amor tão bonito o que ele sente pelos pais que é impossível não se comover.
Ainda não tive oportunidade de adquirir os livros dele, mas quero fazer isso em breve. Adorei saber que ele continua colocando uma música para cada texto, assim como fazia no blog. Torna a leitura ainda mais especial.
Beijos!
Conheço o autor, tem um estilo particular e curioso, as capas de seu livro são atrativas,, bem no estilo que o mercado exige, acho uma boa pedida para o público jovem e adolescente.
ResponderExcluirAchei bem legal o conteúdo do livro e toda a sensibilidade que vem através das palavras. Pela sua resenha,o autor realmente conquista. Adorei!
ResponderExcluirBjim!
Tammy
Olá Aline, ainda não tive a chance de ler nada do autor, mas pelos seus comentários os textos desse livro parecem estarem bem tocantes *-* Adorei a dica.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirQuero muito fazer a leitura desse livro. To com ele na estante e será uma das minhas próximas leituras.
Os temas que são abordados na trama me atraem muito e como já conheço a escrita do Ique certamente vou adorar.
Beijos!
Camila de Moraes
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia o livro e nem o autor, mas pela sinopse e sua resenha, fiquei bastante interessada. Vou dar uma pesquisada nos textos dele pela internet, para ver se dou uma chance ao livro <3
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirAmo os textos do Ique, mas dos livros dele só li aquele que tem alguns outros autores e estou louca para ler este também!!
Bjs
Olá!
ResponderExcluirNunca li nada do autor, mas confesso que não é o estilo de livro que me chama a atenção. Mas de fato a edição da Sextante está maravilhosa!
Beijos.
Fiquei impressionada, eu as vezes preciso ler algo assim que fale de problemas reais, mas que trazem uma mensagem de superação. Bjs
ResponderExcluir