Tá Todo Mundo Mal - Jout Jout

Oi vocês,

Depois de um período com as postagens um pouquinho bagunçadas por aqui, estamos de volta! E dessa vez é para valer (é o que eu espero). Que tal começar a semana recheada de resenha??
Hoje vou falar de um livro de youtuber. Sim, sempre falo para não cuspir pra cima (sempre cai na nossa testa) mas eu ainda faço isso. Então confira minha opinião para o livro da Jout Jout.

Título Original: Tá Todo Mundo Mal: O Livro das Crises
Autora: Jout Jout
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 200
Sinopse: Do alto de seus 25 anos, Julia Tolezano, mais conhecida como Jout Jout, já passou por todo tipo de crise. De achar que seus peitos eram pequenos demais a não saber que carreira seguir. Em tá todo mundo mal, ela reuniu as suas "melhores" angústias em textos tão divertidos e inspirados quanto os vídeos de seu canal no YouTube, "Jout Jout, Prazer".
Família, aparência, inseguranças, relacionamentos amorosos, trabalho, onde morar e o que fazer com os sushis que sobraram no prato são algumas das questões que ela levanta. Além de nos identificarmos, Jout Jout sabe como nos fazer sentir melhor, pois nada como ouvir sobre crises alheias para aliviar as nossas próprias!
´

Tá Todo Mundo Mal: O Livro das Crises é a primeira obra da youtuber Jout Jout. Você deve pensar: ah, mais um livro de youtuber famosinha? Qual é a novidade? A novidade é que enquanto escrevia Julia Tolezano (sim, esse é o nome da Jout), ela também pensou nisso. Com seus 25 anos, ela tem noção de que não tem uma vida absurda para escrever sua própria biografia e sem querer conseguiu fazer isso de uma maneira diferente do que eu já vi por ai.



Eu falei aqui minha opinião sobre as obras de youtubers, na realidade foquei mais no caso do ghostwriter, o que você pode ficar tranquilo, não acontece nessa obra. E sempre digo que antes de criticar, devemos conhecer o produto. O livro da Kéfera não funcionou nenhum pouco comigo, porém o da Julia, caiu como uma luva.
O livro das crises nada mais é que uma obra com diversos textos onde a autora relata diversas crises que já ocorreram na sua vida. Primeiro amor, o drama hereditário (me identifiquei e só quem leu vai entender), viagens e diversas incertezas que temos durante a vida.


“A gente, ingenuamente, pensa que, quando conseguimos algo que queremos muito (ou imaginamos que queremos muito) tudo se encaixa se e será bonito e colorido. Não é bem assim...”.

Confesso que comecei a ler com receio, adoro o trabalho dela no youtube. Gosto da forma como ela consegue mesclar assuntos como Relacionamentos Abusivos e guardanapos de papel. Com toda certeza, teria uma amizade sincera com ela e Caio seu namorado. Mas meu receio era saber se Julia estava realmente pronta para escrever seu livro. 

“O que é noção de ridículo? Eu nunca soube. Quem define esse ridículo? Como os seres humanos todos podem ter a mesma noção do que é ridículo e do que não é? Ninguém pode definir o que é fútil para mim, ninguém define o que eu posso ou não fazer. Afinal, é o meu corpo. Assim como eu decido se vou cortar ou não o cabelo da minha Barbie. Não importa, de verdade, se a minha prima acha que é uma má ideia. A boneca é minha, o corpo é meu, eu decido.”


Como disse, acompanho a youtuber, sei que ela começou a gravar para aprender a lidar com critica e ela já contou o parto de foi mostrar um texto dela para Caio, então quando soube do livro, fiquei feliz pela conquista e com medo do que poderia ser.
“Mais um livro de youtuber” é sempre o primeiro pensamento, mas com o passar das páginas você começa a gostar e entender o porquê as pessoas apostam tanto na sinceridade da Jout Jout. A escrita é leve, parece que você está tomando um café – ou toddy – no quintal de casa com ela te contando o causo, a leitura é divertida e despretensiosa. Assim como nos vídeos, ela fala sobre assuntos importância e outros sem tanta relevância assim. É uma leitura interessante. 



A aposta da Companhia das Letras foi certeira e teve um cuidado muito especial com o livro. Li em e-book, mas uma amiga comprou o físico e eu fiquei namorando por alguns momentos é uma graça.
Jout Jout provou que é mais encantadora ainda na escrita e gente como a gente. Esse livro trata de diversas crises e com certeza você se encaixará em alguma delas.


Beijinhos,

21 comentários

  1. Olá!
    Eu tenho a mesma opinião que a sua diante de livros de youtubers, mas essa é a segunda resenha que leio desse livro e tenho certeza que esse possui um diferencial, ainda mais porque ela sabe o que está fazendo e não se trata de mais um ghostwhiter. Eu tenho muita curiosidade em ler mais sobre essas crises, ainda mais porque acho que é muito fácil de os leitores se identificarem. Acredito mesmo que a escrita deve ser bem leve!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Pelos quotes que você disponibilizou na resenha, pude ver que gostaria muito desse livro.A leitura parece ser realmente leve e engraçada.
    Não conhecia a youtuber, e costumo passar longe de livros de youtubers. Porém, esse eu leria com certeza.

    Abraços, Lara.
    Império Imaginário

    ResponderExcluir
  3. Olá Ani,
    Acho que em tudo precisamos conhecer o produto antes de julgar. O livro da Kéfera foi uma leitura agradável, mas eu não vi como um livro de uma youtuber, o vi apenas como mais um livro escrito para me fazer rir.
    Não conhecia a Jout Jout e quando soube que era youtuber, me senti o homem das cavernas. Todas as resenhas que li até hoje foram positivas e percebi que esse livro tem algo de bom, ele fará o leitor se identificar em muitos pontos e, o melhor, poderá ter ideia do que fazer na vida.
    Enfim, anotei a dica e espero curtir a leitura.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  4. Oii...
    Quando vi "Livro de Youtuber" já pensei, "Outra biografia de alguém que mal viveu ainda" porem me surpreendi, um livro cheio de crises kk e como você disse, nada melhor para esquecer nossas crises do que ler sobre a crise dos outros kk gostei muito e vou tentar adquirir o livro o mais rápido possível kkk
    Beijocas...
    https://westfalllivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Ani,
    Bem, vou ser sincera, eu detesto livros de youtubers! Mas pera lá, só se o livro for essas porcarias que falam qualquer coisa para encher páginas e contam uma biografia de alguém que não chegou nem em 25 anos ainda e pensa ter uma mega história para contar. Até hoje, não vi um livro desse pessoal que tenha algum conteúdo, que tenha mesmo uma trama e um enredo que instiguem o leitor. Com certeza o livro dela não é assim, mas até que pode ser diferente do que estamos acostumados. Eu não gastaria dinheiro meu para comprar, mas se ganhasse eu daria uma chance ao livro e o leria para ver o que essa doida escreveu. Eu acompanho o canal dela e morro de rir, mas daí comprar um livro por causa dos vídeos do canal é outra longa história (tô fora). Gostei da tua resenha e de saber o quanto você gostou do livro, pode ser que se eu ler eu também possa gostar.

    ResponderExcluir
  6. Eu não sei embaixo de que pedra eu andei, mas só conheci a Jout Jout a pouquíssimo tempo, quando o livro já estava nas mãos dos leitores. Corri para ao canal dela e adorei o que vi e ouvi. Com certeza, é um livro que quero muito ler.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Ani, tudo bem?
    Eu acho que esse tipo de livro tem os dois lados. Um bom e um ruim. Ou mais lado ainda... é um assunto que dá muito pano para a manga.
    Eu até que curti a JoutJout, mas não não sou uma grande fã. Acho que ela tem vídeos maravilhosos, mas acho que alguns são péssimos. Mas ninguém é perfeito não é mesmo?
    Então acredito que não leria esse livro :P Mas acabei lendo esses quotes que você selecionou, com a voz dela hahaha
    Beijos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ani lindona sendo elogiado como foi em sua resenha tenho certeza que vale a pena, gostei da forma como aborda as questões que podem acontecer com qualquer pessoa. Gostei da capa, não a conhecia mas já irei pesquisar seu canal. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Achei muito bacana esse diferencial do livro da autora, pois é muito bacana ler textos de coisas que ela passou, e se identificar com as histórias, e assim avaliar a lição que ela tirou disso.
    Afinal todos já tiveram várias crises né, e por mais tolas que tenham sido, serviram para nos ensinar alguma coisa

    ResponderExcluir
  10. Eu simplesmente adoro a Jout Jout, a sigo há um bom tempinho. Mas livro, aí já não sei. Por meia que você diga que é uma leitura leve, agradável e tals. Ainda não me interessei por ler o de ninguém, e olha que gosto pacas delas.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ani

    Conheci a Jout Jout ano passado quando ela deu uma entrevista pro Jô. Ela já era até bem famosinha, mas nunca tinha ouvido falar dela. Aí fui assistir uns vídeos e gostei de uns, de outros não...enfim.
    Eu tenho uma opinião bem concreta sobre livros de YouTubers. Como uma apoiadora da literatura nacional, vejo como injustiça essa caça aos livros de YouTubers que as editoras fazem. E eles publicam qualquer meleca. E nossos autores estão aí, sem apoio e sem incentivo.
    Uma andorinha só não faz verão, mas me recuso a ler qualquer livro assim, por melhor que seja.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Você sabe como eu sou em relação aos livros de youtubers, mas mesmo a Jout Jout sendo, digamos, diferente dos demais youtubers - ela pelo menos lê o que escreve - ainda assim não me sinto atraída por esse tipo de livro - mesmo ela conseguindo discorrer sobre relacionamentos abusivos e sobre papel de secar mão (não esqueço aquele vídeo hahaha) com a mesma destreza... enfim, é questão de gosto. Mas que bom que você curtiu a história e o objetivo proposto pela autora foi alcançado!

    ResponderExcluir
  13. Sério que ela começou a gravar pra aprender a lidar com a crítica?...sabe que gostei da ideia rsrs.
    Eu não conhecia a youtuber, na verdade não acompanho canais dos famosinhos, já li livros de alguns e foi pura perda de tempo, sei que não devo colocar tudo no mesmo saco, mas não estou disposta a pagar pra ver. Então mesmo com sua opinião positiva, não tenho curiosidade de ler a biografia da Jout Jout.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Ainda não li nenhum livro de nenhum youtuber, mas sempre vejo pessoas falando que são sempre a mesma "mesmisse" e que agradável saber que a Jout Jout. Gostei dos temas abordados no livro, certamente irei me identificar em algumas partes também. Assim que tiver oportunidade lerei.
    Beijos!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  15. Oie, eu não sou preconceituosa com os livros de youtuber mas confesso que também não tenho aquele ânimo para ler, há um tempo resolvi ler o do felipe neto e nem gostei muito. Mas esse tá todo mundo mal tem me chamado atenção justamente por ela contar sobre as crises e acho que é impossível não nos identificarmos ao menos em alguns momentos com a autora. O ebook está aqui prontinho para ser lido, espero gostar tanto quanto você

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu não leio livros de youtubers pelo simples fato de não acompanhá-los, pelo menos esses que já tem livros publicados, eu acompanho apenas algumas amigas minhas e as biografias deles não tem nada para acrescentar para mim.
    Também não acompanho o trabalho da Jout Jout e só descobri quem ela era quando fiquei sabendo do livro. Mas enfim, pelo que tenho lido de resenhas dele, assim como a sua são só elogios e fico feliz que pelo menos algum tenha tido algum diferencial embora não vá ler.
    Que bom que foi uma boa experiência para você.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi ^^

    Não sou fã de acompanhar todos os vídeos da Jout Jout, mas sempre que assisto algum acabo me identificando com ela.
    Apesar de eu ter feito cara feia para alguns livros publicados por youtubers, este foi o único que eu fiquei com vontade de ler desde que soube que seria lançado. Pelo visto não irei me decepcionar!

    ResponderExcluir
  18. Oi Ani, tudo bem?
    Eu não conheço a youtuber e nunca vi os vídeos dela, mas pela sua resenha o livro não é nada superficial e isso me agradou. Fiquei bem curiosa com a obra, me parece divertida e cômica, adoro esses livros que tratam de assuntos do dia a dia, tenho certeza que ele vai me agradar muito!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  19. Oiiii

    Ainda torço o nariz sempre que vejo um livro de Youtuber, mas esse realmente parece ter contudo, acompanhei alguns videos dela e me indicifico bastante, acho ela uma mulher bem decidida e por isso quero ler. Saber que você achou o livro tão bom só me anima a ler.

    Bjos

    ResponderExcluir
  20. Olha, eu gosto muito da Jout Jout. Gosto dos vídeos e sigo a sua página no Facebook, mas quando soube do lançamento do livro, não me interessei nem um pouco, pois não é o tipo de obra que me agrade. No entanto, agora que li as suas impressões, compreendi que a obra parece ser bem melhor do que eu havia imaginado. Ainda não pretendo ler, mas estou com outra visão do livro. Gostei muito da sua resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  21. Oiiiiii

    Passo muito tempo vendo videos de youtubers mas essa leva de livros deles não me chama atenção, e a Jo é uma das poucas que quero mesmo ler, até pq minhas ideias batem bastante com as delas, tenho ctz que vou gostar ainda mais agora que você disse que o livro é realemnte bom. Mais empolgado agora.

    Bjossssssss
    Everton
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com