Santuário - Meg Cabot

Oi vocês,

Hoje, 01 de fevereiro, é aniversário da minha autora favorita Meg Cabot! E para completar o segundo Desafio dos 12 Meses Literários eu precisava ler um autor nascido em fevereiro então aproveitei e finalmente li o penúltimo livro da série Desaparecidos.


Título Original: Sanctuary
Autora: Meg Cabot
Editora: Galera Record
Páginas: 255
Sinopse: Jess Mastriani, conhecida como a Garota Relâmpago, é capaz de encontrar pessoas desaparecidas. Quando atos de vandalismo começam a ocorrer e seu vizinho é encontrado morto em circunstâncias muito violentas em um milharal, ela se vê no meio de um plano muito perigoso. Jess terá que engolir o orgulho e juntar forças com o FBI para entrar no santuário de arruaceiros capazes de cometer as maiores atrocidades em nome de seus preconceitos.







Santuário é o quarto livro da série Desaparecidos da autora Meg Cabot e foi lançado no Brasil pela editora Galera Record em 2014. A obra dá continuidade à história da Garota Relâmpago, ou melhor, Jess Mastriani. Ela era uma jovem comum até que durante uma tempestade acabou sendo atingida por um raio e desde então passou a ter “pesadelos” onde descobria exatamente onde estavam algumas pessoas desaparecidas. Esse dom fez com que o governo americano se interessasse por Jess e querer utilizá-la como uma ferramenta contra os criminosos. 



Nos últimos livros, nossa protagonista conseguiu “enganar” as autoridades e começou a focar em seguir sua vida como uma adolescente normal, mas com pequenos atos de heroísmo, afinal, sempre que possível, ela ajudava a polícia encontrar os desaparecidos de maneira anônima. 
O enredo se passa na época de final de ano, mais exatamente no período de ação de graça e tudo estava indo bem, até que o vizinho de Jess desaparece e ninguém imagina o que pode ter acontecido. Só que quando ela está voltando da casa do namorado, Jess percebe uma movimentação esquisita da polícia e encontra Nate – o vizinho – morto em um milharal com um símbolo estranho no peito. Dias depois, a sinagoga do bairro é incendiada e o mesmo símbolo está marcado como se fosse um aviso. Jess começa a investigar com Rob – seu namorado – qual a relação do símbolo aos crimes. 
Diferente dos outros livros, Santuário tem uma pegada mais densa que as outras. É como se ele fosse uma mistura de todas as formulas já utilizadas por Meg só que de uma forma melhorada, nele eu consegui ver um pouco de A Mediadora, Ela foi até o fim e até mesmo um pouquinho de A Rainha da Fofoca – todas são obras da autora. 

"Não se pode prender um homem por causa de suas crenças. Um homem tem o direito de acreditar no que quiser, por mais retrógada de merda que seja tal crença."

Santuário fala sobre nazismo e foca no extremismo cego religioso e eu achei que foi feito de uma maneira bem ponderada, principalmente tendo em vista que o público alvo da autora é adolescente. Eu particularmente acho que é mega importante ter um debate do que “certo” ou “errado” em livros, pois querendo ou não, nós sempre absorvemos algo de uma obra, né?
A escrita da Meg é envolvente, a obra é narrada em primeira pela Jess, o que a torna mais envolvente e mesmo com um assunto sério, a obra consegue ser divertida, afinal a protagonista é uma adolescente e seus pensamentos fazem com que possamos rir durante uma cena ou outra.



Que eu sou apaixonada pela a autora, isso não é segredo para ninguém. Meg consegue passar algo em suas obras que faz com que eu me identifique sempre (ou quase sempre) com seus personagens. Ela também é responsável por me tirar da ressaca literária. É sempre um prazer ler seus livros e sempre que possível eu indico uma ou outra obra da autora.
Santuário estava parado na minha estante há uns bons anos, pois estava na esperança de que a Editora Record trouxesse a continuação e há alguns dias eles anunciaram que em breve será lançado o último livro da série Desaparecidos. E eu já posso afirmar: estou com saudades. 
Em suma, essa é uma série muito bacana que vai crescendo a cada livro e não se perde na proposta inicial. A história inclusive foi adaptada em duas temporadas no Canadá, mas infelizmente não localizei uma forma de assistir aqui no Brasil. A leitura é leve e envolvente, vale muito a pena arriscar. Leitura aconselhada.


E Meg Cabot, feliz 51 anos <3.



Beijinhos,

15 comentários

  1. Já tinha visto o livro mas nunca tive curiosidade para ler, não é meu tipo ideal so livro mas tem um ótimo enredo. Para quem gosta de misterios deve ser uma boa, gostei do jeito da sinopse, ela chama a pessoa para ler kkk Realmente ótimo post.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Essa saga eu ainda não tinha ouvido falar. Meg marcou imensamente a minha adolescência, com os livros de O Diário da Princesa e, mais ainda, com A Mediadora (que tenho um carinho gigante até hoje). Gostei demais de saber dessa coleção e mais ainda de saber sobre o assunto tratado! Já estou anotando aqui para poder procurar o quanto antes!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Confesso que nunca li Meg Cabot e o único livro que conheço dela é O diário da Princesa. Saber desse livro me fez dar um outro olhar para as obras dela, e estou com um interesse maior em saber mais. Gostei muito da resenha!

    Beijos

    Blog Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Só conheço a Meg e seus livros por sua causa, você sabe. Essa série to acompanhando através do seu blog e espero que a editora não demore muito em trazer o último volume para os leitores brasileiros.

    ResponderExcluir
  5. Essa é uma das únicas séries da Meg que ainda não li, mas amo demais o trabalho da autora, acho sua escrita sensacional.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia essa série e gostei do enredo, achei a premissa muito interessante e gostei de ler a sua resenha. Parece ser uma boa leitura.

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante da premissa do livro, mas tinha que ser uma série?! Acredito que por ter um público alvo mais jovem o livro seja uma ótima pedida pra mim que sempre busco estórias fluidas. Dica anotada.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que bacana essa série menina, porque eu não conhecia. Mas, eu gostaria muito de ler, diante dos assuntos abordados e para ler com toda certeza me motivaria e parece ser uns livros bem curtos e interessantes.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Já vi diversos livros da autora por aí, mas ainda não conhecia esta série, acredita? Fiquei bem curiosa para ler depois de sua resenha.

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente,não li nenhuma obra da autora mesmo tendo muita curiosidade. Já escutei muitos comentários bons dos livros dela, essa série ainda não conhecia,mas parece ser ótima!
    Beijos! <3

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Pelo visto essa é uma leitura muito envolvente, mas como não conheço os volumes anteriores acredito que deva ter que ler na ordem para entender melhor. Ainda pretendo conhecer mais da escrita da autora e quem sabe não comece por essa série.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  12. Adoro livro intenso assim. A leitura parece realmente envolvente e de te fazer querer cada vez mais. Gostei do que escreveu sobre o livro. Parabéns.

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro a escrita da Meg Cabot! Já li vários livros dela e adorei todos, mas ainda não conhecia essa série. Amei a premissa misteriosa e vou atrás pra conhecer, sim. Ótima dica!

    ;*

    ResponderExcluir
  14. Eu confesso que não fui muito feliz com minhas experiencias com a Meg, mas não desisti não, e essa série me deixou muito curiosa, acho que vou dar mais uma chance para a Meg com essa série heim.
    Sua resenha me deixou bem animada.

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Li apenas um livro da autora, ma faz muito tempo. A única coisa que lembro é que gostei bastante hahah
    Que bom que você se envolveu com a leitura.
    Adorei a foto!

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com