O Silêncio das Águas - Brittainy C. Cherry

Oi vocês, 

Dando continuidade as resenhas da série Elements da Brittainy C. Cherry, hoje eu venho falar sobre O Silêncio das Águas penúltima obra da quadrilogia. 


Título Original: The Silent Waters
Autora: Brittainy C. Cherry
Tradução: Natalie Gerhardt
Páginas: 364
Editora: Record
Sinopse: Quando a pequena Maggie May presencia uma cena terrível à margem de um rio, sua vida muda por completo. A menina alegre que vive saltitando de um lado para o outro e tem uma paixonite por Brooks Griffin, o melhor amigo de seu irmão, sofre um trauma tão grande que acaba perdendo a voz. Sem saber como lidar com o problema, sua família se vê em uma posição difícil e tenta procurar ajuda, mas nenhum tratamento vai adiante. Ao longo dos anos, Maggie aprende sozinha a conviver com os ataques de pânico e, sem conseguir sair de casa, encontra refúgio nos livros. A única pessoa capaz de compreendê-la é Brooks, que permanece sempre ao seu lado. A cumplicidade na infância se transforma em amizade na adolescência, até que um dia eles não conseguem mais negar o amor que sentem um pelo outro. Mas será que o forte sentimento que os une poderá resistir aos fantasmas do passado e a um acontecimento inesperado, que os forçará a navegar por caminhos diferentes?

Em O Silêncio das Águas nós vamos acompanhar Maggie May desde sua infância até a vida adulta. A obra começa com ela pequena, aos 5 anos de idade chegando na sua nova casa. Desde que sua mãe a abandonou, seu pai está em busca de um final feliz e descobre isso com Katie, então os dois se mudam para a casa linda dela onde a pequena conhece seus novos dois irmãos Calvin e Cheryl. 


Maggie sempre foi muito “faladeira” típica criança extrovertida que não dava a mínima para que os outros pensavam dela, sempre com uma resposta na ponta da língua e enxergando o que há de melhor até no vizinho mais ranzinza. 

Já na primeira noite ela conhece Brooks, melhor amigo de Calvin que se torna o melhor amigo dela e vamos dizer... crush. Aos 10 anos de idade, Maggie decide que vai casar com Brooks no bosque perto de sua casa, ela planejou tudo, o local, a roupa dela, a roupa dele, as comidas e bebidas e estava mega empolgada para que o evento acontecesse. A principio Brooks odeia a ideia e nega de todas as formas que se casará com a criança mimada e birrenta, mas ele na verdade ele só está naquela fase onde todo garoto odeia garota. 

"Era isso que o amor verdadeiro significava para mim. Poder rir dos seus erros. Sussurrar segredos. Nunca ter que dançar sozinho"

Na noite antes do “casamento”, Maggie sai sem a autorização da mãe para se encontrar com Brooks no local, mas ele não está lá, ela começa a andar em busca dele e acaba se perdendo no caminho. É quando ela presencia uma cena horrível e acaba ficando com traumas permanentes, a cena, o estresse e o criminoso conseguiram roubar o que ela tinha de mais precioso na vida, a sua voz e liberdade. Depois desse dia, Maggie nunca mais conseguiu falar, sair de casa ou conviver com outras pessoas. 

"Você não pode simplesmente ler esses livros e achar que está vivendo. É a história deles, não a sua, e é de partir o coração ver alguém tão jovem desperdiçar a chance de escrever a própria história"

Essa fatalidade acabou com a família deles, a mãe sempre alegre acabou se distanciando e se culpando, o pai não consegue entender onde errou, a irmã mais nova passa a se rebelar para ter a atenção que nunca recebeu graças ao foco estar sempre em Maggie e apenas Calvin tenta seguir em frente com sua banda – que mantem desde sempre com Brooks e mais dois amigos.

"Nem tudo que está em pedaços precisa ser consertado. Às vezes, só precisa ser amado. Seria uma pena que só as pessoas inteiras fossem merecedoras de amor"

Assim como os demais livros da série, as narrações são feitas em primeira pessoa por Maggie e Brooks e nós conseguimos entender os demônios que rondam os personagens. Vemos tudo o que Maggie sofre, os pesadelos, crises de pânico e vemos também a família desmoronando ao longo dos anos. Eu achei esse o livro mais denso da série até o momento, mas nem por isso curti a obra. Até o momento foi o que eu menos curti.

A autora fez uma nota dizendo que esse foi o livro mais difícil que ela escreveu, pois também passou anos com sua voz silenciada por um bullying que sofreu na infância, ela não chega a comparar a dor dela com a de Maggie, até porque pela descrição foi algo extremamente diferente, mas nós também não temos como julgar a dor do próximo.

O que me afastou dessa obra foi o fato de que a autora trabalhou muito, mas muito mesmo nos traumas e nas dores da protagonista, ela incrementou tantas dores, tantos percalços entre o casal, que eu achei o final e como tudo se resolveu corrido. A forma como as coisas foram se ajeitando aconteceu “do nada”, achei que poderia ter menos drama e mais ação. Creio que por Brittainy se identificar com Maggie ela quis passar as dores da personagem de maneira verossímil, mas também acredito que não precisa ser tantos capítulos mais do mesmo. 

"A questão em relação às rochas é que, mesmo que sejam fortes, elas não são invencíveis" 

A obra fala sobre crime, relacionamento abusivo, abuso sexual e claro dramas familiares, são muitos elementos importantes e alguns foram jogados e resolvidos de maneira tão rápida que fiquei chateada. Não é um livro ruim, mas em comparação com os demais, também não é o melhor. Enfim, a leitura é ágil, como os capítulos são curtos é fácil se envolver na trama. Calvin e Cheryl adultos são os melhores personagens! 

Agora estou ansiosa para o ultimo livro da quadrilogia e espero que seja melhor que esse.

E aí, você já leu O Silêncio das Águas? Ficou curioso? Lembre-se de que adquirindo através desse link, você ajudará o blog a se manter no ar.

Beijinhos,

11 comentários

  1. Muito elementos juntos numa só obra para serem resolvidos rápido demais, não conheço o livro, mas esse trecho de sua resenha chamou minha atenção,porém, gosto do fato de ser uma leitura ágil.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana.

    O livro parece ser muito bom, especialmente pelo temas que você mencionou na sua resenha. São temas fortes e importantes para uma boa reflexão, pena que o final foi corrido. Talvez merecia mais algumas páginas para ficar melhor. Gostei da sua dica, vou deixar anotada, mesmo que eu não leia no momento.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ani, sua linda, tudo bem?
    Eu quero muito ler essa série, falta só o último para eu adquirir. Que pena que o final ficou meio corrido. Mas acho que no balanço parece ser um bom livro, que retrata temas importantes. Espero ver sua opinião sobre o próximo.
    bjs.
    cila.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ani, tudo bem?

    Eu tenho amigas que são doidas por essa série e eu sempre vejo alguém falando muito bem desses livros, mas o ponto que você falou que são coisas demais pra serem resolvidas me chamou atenção que é algo que as vezes eu sinto muito em livros sabe, mas eu ainda gosto de leituras que são rápidas. Espero que um dia eu possa ler os livros, no aguardo da sua opinião sobre o próximo.

    ResponderExcluir
  5. Olá. Pesadinho este livro né? rsrs conforme você foi contando fui me afastando do desejo de ler, mas ko final da resenha fiquei curiosa novamente, godto da parte pisicológica da cousa e me parece wue a autora nedte livro fez algo parecido com "escrever o que não consegue falar"

    Achei o universo entorno da obra interesse e curioso e reflexivo.

    Desejo boa leitura na continuação da série.

    ResponderExcluir
  6. Oi. :)
    Amei todos os livros dessa série, as estórias são maravilhosas.
    Acho que O Silêncio das Águas foi o que mais me marcou, fiquei pensando nele por uns dias rs.
    O Ar que Ele Respira e esse livro foram os meus preferidos da série.
    Parabéns pela sinceridade e pela resenha.

    Beijos.
    Manuscrito de Cabeceira

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Poxa uma pena que a leitura não foi tanto o que imaginou, apesar de ter gostado. Ele é um dos meus favoritos da série justamente por falar sobre esses problemas, que acabou de alguma forma me marcando. Que venha o último então, e espero que goste! Brittainy realmente arrasou nessa série.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oiê,

    Esse é um dos meus livros preferidos da autora e justamente por ela abordar de forma profunda as dores e problemas dos personagens, uma pena que pra vc não foi tudo que vc esperava!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ani, tudo bem?
    Já li muitas resenhas desse livro e todas concordaram sobre essa abordagem profunda das dores e problemas dos personagens. Sobre algumas coisas serem corridas no final, eu não sei bem se isso vai ser besteira minha ou coisa que o valha, mas às vezes, embora eu não possa afirmar com 100% de certeza porque não li o livro, acho que as autoras fazem isso para dizer: leitores, pode até ser que o final feliz se resolveu muito ligeiro, mas, não é de um dia ao outro que acontece, é preciso construir todos os dias.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://wwww.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Já vi alguns leitores indicando esse livro e sempre fico curiosa acompanhando as diversas opiniões. Sofrer um trauma na infância deve ser bem difícil. Não consigo imaginar o quanto deve ter sido grave a ponto de perder a própria voz. Quanto a sofrer bullying é uma situação delicada, ainda mais se não soubermos agir ou tivermos com quem contar. Gostei muito da resenha. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  11. Conheço a escrita da autora e ela carrega no drama mesmo e eu acho que isso é o que mais gosto em suas obras haha. Ainda não tive a chance de ler "o silêncio das águas", mas confesso que gostei das suas observações. Uma pena que isso tenha te afastado da obra :( Li o primeiro dessa série e eu amei.

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com