Uma Pitada de Amor - Katie Fforde

Oi vocês,

Quem acompanha o blog, já sabe que toda última sexta feira de cada mês têm post sobre o projeto Vida Literária, como a última sexta feira era uma emenda de feriado, resolvemos adiar para hoje! Então conheça a minha opinião sobre Uma Pitada de Amor.


Título Original: Recipe for Love
Autora: Katie Fforde
Editora: Record
Páginas: 400
Sinopse: Uma aspirante a cozinheira em um programa de TV. Um jurado muito atraente. Um amor proibido.
Quando Zoe Harper conquista uma cobiçada vaga em um reality show de culinária, ela mal pode esperar para pôr suas habilidades à prova. Sua principal motivação é o prêmio em dinheiro: um valor que certamente a ajudaria a abrir sua tão sonhada delicatéssen. 
No entanto, ela logo percebe que a competição vai muito além da cozinha. Cher, outra concorrente, está disposta a tudo para ganhar, incluindo jogar seu charme para cima dos jurados. E as coisas se complicam ainda mais quando Zoe percebe que está se apaixonando por um deles: o incrivelmente sexy Gideon Irving. Com tudo o que está em risco, os dois tem muito a perder caso se envolvam, algo que parece cada vez mais inevitável.
De repente, Zoe percebe que há mais em jogo do que apenas canapés, cupcakes e técnicas de corte. Uma pitada de amor é um livro engraçado e doce na medida certa.




Uma Pitada de Amor da autora Katie Fforde, foi vencedor do prêmio de melhor romance contemporâneo da RNA, instituição inglesa responsável por promover a ficção romântica. Nele conhecemos Zoe, uma jovem que está participando de um reality show de culinária. As gravações seriam em uma espécie de hotel fazenda e a jovem chegou mais cedo que o esperado. Ela então conhece Fen, a dona do local que apresenta Somerby para ela e avisa que ela terá que esperar os concorrentes. 



Zoe começa explorar o local e aproveita para relaxar um pouco no gramado. É quando ela acorda com um barulho de um carro entrando em uma vala no campo. Ela então se levanta e tenta ajudar o homem atraente que não leu as placas de aviso. Depois de fazer um pequeno esforço, eles conseguem retirar o carro e ela descobre que o rapaz é um dos jurados. 

“Decidi há algum tempo não deixar que minha felicidade dependesse de um homem.”

O encantamento é espontâneo, mesmo sem querer eles sempre se encontravam e acabam conversando um pouco mais que o necessário. Zoe se sente atraída por Gideon e com medo que isso possa atrapalhar seu desempenho. 
Fora esse pequeno detalhe amoroso, ela também sofre com uma colega de quarto que está disposta a fazer qualquer coisa para atrapalhar Zoe e qualquer outro candidato. Cher faz o papel perfeito daquela vilã que amamos odiar e é um dos ingredientes certeiros para o sucesso do enredo.

“Sempre achei que dividir um computador é algo mais íntimo que dividir uma escova de dentes.”
Narrado em terceira pessoa – por um narrador observador – Uma Pitada de Amor é um livro delicioso de se ler. E quando digo delicioso, é porque é mesmo. Quem me acompanha nas redes pessoais, sabe o quanto eu sou fã de reality shows culinários. Atualmente, por não ter tanta paciência para ficar na frente da TV eu só acompanho o Master Chef pelo youtube, então estava muito animada para começar a leitura. 
Durante a leitura temos a sensação de que há alguém nos contando a história, o narrador-observador acompanha de perto a personagem principal e nos descreve todos os seus sentimentos. 

“Bem, sempre acho que se você começou uma coisa, um emprego, uma competição, até só cozinhar uma refeição, deve dar o melhor de si, senão qual o objetivo?”
Conhecemos uma Zoe que adora ser prestativa e em muitas vezes perde sua própria liberdade para poder se sentir útil de alguma forma. Eu achei isso bom e ruim, bom porque é uma atitude plausível, já vi MUITA gente assim, que se priva ou até mesmo se prejudica para poder ajudar os outros, mas em minha opinião isso é muito errado. Principalmente no caso dela. Zoe estava participando de uma competição e por ter feito um laço de amizade com Fen, acabou se prejudicando para poder ajudá-la com algumas tarefas. 
Não é novidade minha paixão por programas culinários – e comidas – e ler essa obra me mostrou um pouco mais do lado da produção. Não sei se é realmente como foi descrito, mas achei muito real a forma como a autora tratou essa parte das gravações. E que fome me deu ler o livro! Sério, a cada prova eu queria poder experimentar cada prato. Zoe cozinha divinamente e tem boas ideias para por em prática.



Sobre os personagens, Cher é a vilã que adoramos odiar, Zoe é aquela mocinha encantadora e Gideon é apaixonante, acho que a autora pegou diversas características para poder compor seu quadro de personagens. Aliás, todos são muito reais, você consegue se identificar com praticamente todos os personagens. Senti que poderia ser amiga de todos eles ali. 
Gostei da forma como todos os pontos foram se conectando enquanto o livro se encerrava. Preciso confessar que não curti tanto o final, acho que ficou uma pontinha ali que poderia ser resolvida. 
Mas como a própria sinopse diz, é um livro doce e delicioso! Esse foi meu primeiro contato com a escrita de Katie, mas com toda certeza lerei mais obras dela! 
Em suma, Uma Pitada de Amor é um livro doce, leve, romântico que te deixará com fome de amor e comida! Mesmo com 400 páginas (segundo o skoob) a leitura é rápida. Dica mais do que aconselhada.

"A escrita da autora é divertida e leve, apesar de abusar algumas vezes de certos clichês. Ela seguiu a linha de muitos outros chick lit que já existem, talvez com medo de se arriscar em algo mais ousado e fora do padrão. Mas é uma leitura que se dá tranquilamente enquanto aprendemos um pouco mais sobre cozinhar." - Raíssa, O Outro Lado da Raposa

"Em 400 páginas, podemos desenvolver uma ótima história, nem lerda demais, nem atropelada. E foi nisso que a autora pecou. A escrita dela lembra muito a da Marian Keyes, por sinal. Ela ia bem, mas tacou algumas revelações, colocou o clímax e acabou a história. Como assim, mulher??!!! Não deu tempo nem de shippar! A leitura é recomendada para quem quer relaxar depois de um dia (ou de uma leitura) mais densa. Mesmo tendo muitas páginas, a leitura flui. Recomendo!" - Kamila, Resenha e Outras Coisas

Esse post pertence ao:








Beijinhos,

30 comentários

  1. Olá!
    Já faz um tempo que estou de olho nesse livro. Adoro livros do gênero e a premissa dessa obra parece ótima!
    Também adoro reality show de culinária, assisto vários hahaha! Sua resenha me deixou ainda mais curiosa para conhecer essa história doce e romântica! Fora que essa capa é a coisa mais fofa, né?! Espero ler em breve.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu não conheço esse livro, mas achei a premissa interessante. É o tipo de livro que eu leria sem pensar duas vezes. Fiquei bem curiosa a respeito do desenvolvimento da trama e especialmente dos personagens centrais. Deve mesmo ser um livro bem romântico.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. faz um tempão que comprei esse livro em uma promo e por conta de outros livros acabei deixando-o de lado, mas vou recuperar o tempo perdido lendo-o o mais rápido possivel!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie... ando meio cansada de livros com temática culinária, sabe? Embora eu ame realities, ando mesmo meio cansada... confesso que a premissa não me chamou a atenção e nem vai entrar pra minha lista este livro, mas fico contente que vc se identificou e gostou. Apesar de vc dizer que os personagens são bem reais, não me senti atraída. A capa está bem linda.... mas, mesmo assim, não vou dar uma chance. Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Eu gostei do livro por ele falar de colinária, achei bem legal acompanhar de perto assim a competição. Mas realmente fiquei um pouco com o pé atrás com a Zoe em alguns momentos por causa dessa mania dela de ajudar todo mundo e nunca pensar em si mesma.

    Beijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Ani!
    Já tinha visto esse livro e me interessado, lendo sua resenha não tenho duvidas de que vou amar o livro. Amo livros envolventes e com escrita leve!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    EU também adoro reality de culinária! Haha
    Achei a premissa desse livro bem fofa e diferente de tudo que já li, então fiquei bem curiosa com essa leitura.
    acredito que seja uma leitura leve, divertida e muito fofa, então vou anotar na minha lista de comprinhas futuras.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Não sou fã de programa de culinária, mas curti conhecer mais esse gênero através da leitura. Também achei que ficou faltando algo no final, mas para uma primeira vez que leio algo da Kate, gostei bastante da obra. E to com fome.

    ResponderExcluir
  9. Oi, só a capa do livro, fofa demais, me fez desejar conhecer a história e lendo sua resenha, acho que a Zoe seria uma das minhas melhores amigas porque mega me identifiquei com ela. Adorei a dica, é o tipo de livro que vou apreciar muito a leitura.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá Ani!
    Eu já tinha ouvido falar desse livro e fiquei bem curiosa para conhecer. Assim como você amo reality show de culinária, eles preparam tantas coisas gostosas. Deve ter sido uma leitura maravilhosa e bem instrutiva já que a autora fala dos bastidores. Assim como você acho ruim quando a pessoa se prejudica para ajudar o outro. A pessoa acaba sendo ingênua E algumas pessoas abusam disso.
    Adorei a sua dica e se tiver oportunidade quero ler.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  11. O tema é fofo, mas é o tipo de livro que me conquista

    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  12. Oi!

    Eu nunca li nada assim, eu acho, então caramba: adorei a dica. Acho que realmente é um livro delicioso e que passará bem rapidamente a leitura. Já fui com a cara dos personagens, até da vilã HAUAHUAH espero ler em breve, pois sua resenha me inspirou! :)

    beijo!

    ResponderExcluir
  13. Olá Ani,
    Tenho esse livro, mas não animo de ler, acho que é mais por preguiça mesmo, porque tenho certeza que vou amar.
    Adorei conhecer um pouco mais da obra e fiquei fascinada com isso. Adoro coisas que envolve culinária, apesar de não acompanhar quase nada rs. Acho que o livro tem seus clichês, mas funciona bem dessa forma.
    Anotei a dica e vou passar na frente, quero ver se vou amar odiar a vilã rs.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  14. Oiee ^^
    Eu também gosto bastante de reality shows culinários, mas não tenho acompanhado nenhum ultimamente *-* Estou bastante curiosa para ler este livro, parece ser um romance muito divertido e gostoso de se ler, e imagino que os personagens sejam apaixonantes e muito bem construídos, principalmente a tal vilã, que eu já sei que vou odiar...haha'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Esse livro está entre os meus desejados, principalmente por eu estar gostando tanto de um programa de culinária (e quem sabe ter uma quedinha por aquele chefe brasileiro do Masterchef kkkkk).
    Pelo jeito este livro foi uma leitura muito legal e fofa, e mesmo faltando aquele detalhezinho no final para a história ficar perfeita, encanta mesmo assim, por ser algo doce e que as páginas voam.
    Com certeza é algo que lerei um dia

    ResponderExcluir
  16. Oie! Que livro mais fofo desde sua capa até o enredo. Pela sua resenha notei ser uma leitura leve e bem gostosa de se fazer e estou precisando de umas leituras assim.
    Dica mais que anotada.
    Bj

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Nunca li livros do gênero chick lit, mas morro de vontade de conhecer esse livro! Muitos estão elogiando ele e com tantos pontos positivos ressaltados, ele acabou entrando na minha lista de desejados.
    É muito difícil eu gostar de vilões, então quando realizar a leitura certamente ficarei xingando a Cher toda vez que ela se manifestar para estragar alguma coisa, haha.
    Enfim, gostei da resenha, ficou bem desenvolvida.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  18. Eu já conhecia esse livro, mas ainda estava com um pé atrás a respeito de lê-lo. A história parece mesmo ser deliciosa de se ler e os personagens devem ser muito bem construídos, nem imagino o que a Cher apronta com a Zoe, mas já vi que ficarei super nervosa. Acho que vou dar uma chance ao livro, adorei sua resenha.
    Beijos!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  19. Olha, Ani, fiquei bem dividida aqui... porque o livro parece ser bem gostoso de ler, mas tenho um problema pessoal com esses livros que falam de comida... sou vegetariana, e às vezes eles descrevem pratos com carne que me causam uma imensa repulsa, o que torna a leitura bem difícil para mim... acho que vou ter que procurar numa livraria e folhear para ver como exatamente as provas são descritas e que tipo de coisa os concorrentes preparam... rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    A primeira coisa que chamou minha atenção sobre o livro foi essa capa muito lindinha e como sou fã de um romance fofinho fiquei bem curiosa. A história em um reality show de cozinha e deixa com ainda mais vontade de ler :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Oi linda,

    Não gosto de programas de culinária haha, mas fiquei bem interessada nesse livro por causa dos personagens, a vilã contagiante hehe e as receitas que devem surgir durante a leitura que me lembre o Café de Cupcakes que li faz pouco tempo.

    Dica anotada!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Que capa mais amorzinho! A sinopse também, parece ser um chick-lit bem gostoso de ler e eu com certeza daria uma chance e fico feliz por você ter gostado ^^
    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem?

    Menina, que capa mais meiga é essa? Super gostei!
    Sobre sua resenha: gostei muito do que você trouxe sobre o livro. Eu simplesmente amei a trama e quero muito ler. No momento estou mesmo procurando esse tipo de leitura, então fiquei muito feliz quando vi que sua resenha se referia a esse estilo literário.

    Muitíssimo obrigada pela dica, de verdade.
    Parabéns pela matéria.
    Grande abraço
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  25. Oie! Eu tenho esse livro na lista e sou super interessada por enredos que falem sobre pessoas que cozinham, apesar de eu não cozinhar muito, mas sei lá, sempre me parece uma terapia deliciosa, e esse livro com a mocinha tendo uma ligação com o jurado já de cara e uma vilã que quer fazer de tudo para prejudicar parece ótimo. espero poder ler logo, só fico com um pé atrás quando você menciona que é as vezes parecida com marian keys. não gosto da marian

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem?
    Eu vi esse livro por ai já, mas nunca dei muita atenção, agora lendo sua resenha fiquei animada. Eu gosto bastante de reality shows dr culinária e nunca li nada sobre um, então imagino que iria gostar dessa parte. Além disso os personagens parecem ser ótimos, e nada melhor que uma boa vilã pra deixar tudo mais divertido, né? Enfim, gostei bastante da sua resenha, agora pretendo ler esse livro algum dia.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  27. Oie!!!!!
    Não conhecia nem o livro nem a autora e amei a sua dica!
    Também sou fã de reality shows culinários e acho que a autora teve uma brilhante idéia ao juntar esse mundo muito saboroso com um romance chick-lit!!!!! Estou louca pra ler!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi Ani, eu sempre vejo esse livro por aí e já tinha me interessado, mas ver a sua resenha me fez me interessar mais ainda. Ele é bem diferente e parece ser super divertido, isso já me animou bastante. Parece ser exatamente o tipo de romance que eu estou procurando no momento! Ótima resenha :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  29. Por mais que eu diga que tenho que parar de ler romances, eu não resisto! Quando li que é um romance leve e doce, meu olhinhos já brilharam rsr!! Bem o tipo de leitura que estou precisando, ando lendo muito drama, romances que me arrancam lagrimas, creio que esse livro será uma boa pedida! Já li um livro com esse titulo e que também tem culinária e um programa culinário, será coincidência? Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  30. Oiiii

    Acho a capa desse livro muito fofa e sempre tive a impressão dele ser um check-lit bem gostosinho de se ler. Tenho ele em ebook mais nunca me animei pra ler sabe porém tenho muita vontade, mas te confesso que depois da sua resenha já fiquei com vontade novamente.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com