Se o Sapatinho Servir - Sarah Mlynowski

Oi vocês,

Que tal conhecer um livro doce para presentear um priminho, irmão ou qualquer criança da família? Sarah está sendo considerada a herdeira da minha rainha Meg Cabot e tem o aval da soberana para isso. E não é que ela consegue mesmo ser tão boa quanto a dona Cabot?


Título Original: If the Shoes Fits
Autora: Sarah Mlynowski
Editora: Galera Junior
Páginas: 177
Sinopse: Abby e Jonah são irmãos e descobriram como entrar no mundo dos contos de fadas - e alterar os rumos de suas histórias! Desta vez, eles acabam no armário de casacos de um fabuloso castelo, bem na hora do baile, e lá está Cinderela. Tudo acontece como deveria ser: o príncipe resgata o sapatinho de cristal para seguir à procura da moça que o encantou, mas... Cinderela torce o pé - culpa de Abby e Jonah - e ele fica muito inchado. De jeito nenhum o sapatinho vai servir agora! Para piorar, a fada madrinha se recusa a ajudá-la e diz que Cinderela precisa assumir algumas responsabilidades se quer mesmo ter um final feliz. Mais uma vez, Jonah e Abby terão que consertar a história: decidem ajudar a gata borralheira a encontrar um emprego, e assim garantir a bênção da fada madrinha e a mão do belo príncipe em casamento.




Segundo livro da série Era Outra Vez da autora Sarah Mlynowski, Se o Sapatinho Servir traz uma releitura divertida do conto da Cinderela.
No primeiro livro, A Mais Bela de Todas, nós conhecemos Abby, Jonah e o espelho mágico no sótão que levou os dois irmãos para a história da Branca de Neve. Agora Abby quer voltar para Zamel para recuperar seu pijama favorito, só que acabam caindo no armário de casacos de um lindo castelo em Flom. 



Depois de um tempo analisando, os irmãos acabam percebendo que caíram na história da Cinderela e no momento mais importante do enredo: o baile!
Abby e Jonah procuram fazer de tudo para não atrapalhar a história dessa vez, mas nós já sabemos que isso é praticamente impossível, né?
Se o Sapatinho Servir foi minha escolha para o quarto desafio dos 12 Meses Literários, o tema era: Uma Releitura de Conto de Fadas e não poderia ter sido outra leitura. Eu amo livros infantis, gosto da pureza em seus enredos e principalmente das mensagens que as histórias trazem. 



Comecei o livro imaginando que os protagonistas não atrapalhariam o andamento do conto original, mas querendo que eles fizessem isso para compreender a forma como a autora daria a reviravolta na história. 
Os irmãos infelizmente acabam mudando o rumo da história da Cinderela, mas no fundo isso foi bacana. Achei muito legal a mensagem que a autora deixa de que para ser princesa, você não precisa ser dependente de alguém, você precisa aprender ser suficiente para seguir sua própria história. 
Acredito que temas assim precisam e devem ser trabalhados desde sempre com as crianças para que elas aprendam sobre a igualdade de sexos e do real papel da mulher na sociedade. O posicionamento da autora é muito incrível o que me fez gostar mais ainda do livro. 



A leitura é leve, rápida e divertida. Não tem como não torcer para os personagens ou querer fazer parte do livro nem que seja só um pouquinho. A parte gráfica é um amor e segue o mesmo padrão da primeira obra, com detalhes em cada capítulo e uma capa lindinha demais!
Se o Sapatinho Servir foi uma leitura leve e gratificante, por mais que seja um livro infantil, eu aconselho a leitura para a família inteira. 

" Não pode depender de um príncipe para salvá-la. Precisa ser autossuficiente."


Esse post pertence ao:











Beijinhos,

15 comentários

  1. Oi, ainda não conhecia essa série mas amo releituras e fiquei animada para ler, com certeza vou atrás dos dois volumes em breve. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Awn que amorzinho de livros Ani, com toda certeza adoraria ler, ainda mais sabendo que é uma releitura, não pensaria duas vezes, lindas fotos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Ai... já fiquei doida pra ler! Adoro essa leitura infantojuvenil, acho ela perfeita para curar uma ressaca literária.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá linda,

    Eu fiquei gamada nessas capas *-*
    Meus irmãos e eu claro haha adoramos essa releitura e como dar um ar de crítica social...vou comprar para presentear a galerinha aqui de casa.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ah, que bonitinho, gente!
    Acho que vou comprar para as minhas sobrinhas.
    Elas começaram a ler e andam apaixonadas por livros (aí a tia morre de orgulho, né?).
    Adorei a dica fofa!
    E se é sucessora da nossa rainha, tem meu coração já.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Mais releituras de contos de fada? Gente, mas o povo não cansa não? Acho que vou escrever os que minha avó contava quando eu era criança.
    Nãããããããããão
    Notei pela resenha que vc realmente se envolveu na narrativa e que está apaixonada pelos irmãos, mas conto de fadas não é para mim.

    bjsss

    ResponderExcluir
  7. Ainn,que livro mais amorzinho! Ainda não tive a oportunidade de conhecer a escrita da Sarah, mas agora fiquei ansiosa para ler a suas obras haha. Faz tempo que não leio livros infantis e confesso que me deu saudades, adoraria ler uma releitura dos contos de fadas e esse parece ser super divertido por conta dos personagens principais terem a chance de conhecer e até mudar as histórias. Amei a sua resenha e já vou adicionar esse livro a minha lista, bjss!

    ResponderExcluir
  8. Oi Ani!
    Que fofura!! Gosto muito de livros infanto-juvenis. Acho que eles têm uma atmosfera própria muito gostosa de ler. Eu não conhecia a autora e se é recomendada pela Meg, então, deve ser ótima! A releitura de contos de fada estão muito na moda, né? Adorei a proposta do livro.

    beijos
    Psicose da Nina | Instagram
    Colunista no Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Ah que fofura ♥ Já amei esse livro, e quero realizar a leitura ♥
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Oie... até que indicaria o livro pra alguém... mas o livro parece ser tão fofo que acho que leria antes.
    Excelente escolha!
    Beijoka!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Ani! Acho essa série uma delícia de ler. Só fui até esse livro - por enquanto - mas com certeza lerei todos. Sou apaixonada por esses irmãos e pelo tanto que mudam os enredos dos contos de fadas mesmo sem querer. Também curto muito livros infantis e as mensagens que eles passam. Adorei a resenha e as fotos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Ani, tudo bem???
    Menina que leitura mais fofura essa que fez para este mês ein... eu não curto ler muito essa temática muito infantil, mas adoro saber deles, porque adoro dar de presente e este livro é uma excelente dica para presentear os pequenos.... adorei sua resenha e a doçura com que ela foi escrita. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adoro uma leitura leve e divertida como esse livro.
    Nunca tinha visto esse livro e fiquei curiosa pra saber mais da historia.
    A capa está uma fofura ne?
    Amei a dica.

    ResponderExcluir
  14. Gente, como é que eu ainda não encontrei estes livros!? Logo eu que adoro releitura de contos de fadas! São só estes dois ou haverá outros? (É que ela não fez as princesas de que mais gosto, por isso gostaria de saber). Belo texto e muito obrigada mesmo pela dica! Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Que fofura de livro! Estou conhecendo agora, mas já é o tipo de livro que quero pra ontem! Apesar de não ser tão fã de contos de fada, sempre procuro algo do gênero pra ler. Obrigada pela resenha maravilhosa (e estou apaixonada pelas capas)!

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com