Depois de muito tempo comecei assisti Orange Is The New Black, que pra quem não sabe é uma série do Netflix que foi baseado no livro de Piper Kerman, Orange Is the New Black: My Year in a Women's Prison, que fala sobre a experiência dela na prisão.
Sinopse: Orange Is the New Black gira em torno de Piper Chapman (Taylor Schilling), uma mulher que está noiva de Larry Bloom (Jason Biggs), e que é enviada a penitenciária federal por possuir uma mala cheia de dinheiro de drogas que pertencia a Alex Vause (Laura Prepon), uma traficante internacional de drogas que foi sua namorada dez anos atrás. Condenada a cumprir uma pena de quinze meses, Chapman troca sua vida confortável em Nova York para ter que sobreviver às dificuldades da vida na prisão.
Trailer Primeira Temporada
Trailer Segunda Temporada
A série é totalmente incrível, caso você ainda não tenha assistido corre que dá tempo, mas eu não quero falar sobre a série em si, o que eu quero falar é sobre algo que eu percebi que acontece muito com a personagem principal. Ela dificilmente assume seus erros. Sempre que ela faz algo (me controlando para não soltar spoiler) que sabe que está errado, ela arruma algo para levar a culpa. Sim, muitas vezes ela foi induzida ao erro, mas ela já sabia o que estava fazendo e mesmo assim continuou. Mas é claro essa é a minha visão de ciumenta doente.
Pegando essa deixa da personagem, eu comecei a me perguntar, porque é tão mais fácil colocar a culpa nos outros? Quantas vezes eu já fiz isso, mesmo sabendo da minha parcela no ato.
É muito mais confortável se fazer de "coitadinha que foi enganada" do assumir que estava errada e dizer que não vai fazer mais aquilo, e realmente não fazer. E estou falando de mim, isso vem desde quando somos crianças, quem nunca quebrou alguma coisa e colocou a culpa no irmão? Olha, hoje eu percebo como eu era uma criança má com meu irmão, sempre que alguma coisa acontecia ele levava a culpa e eu poderia ter livrado a cara dele assumindo meu erro, mas não fiz, por medo de levar bronca ou algo assim.
Esse comodismo de ir empurrando as coisas com a barriga e se fazer de vitima sempre é tão irritante, hoje o que eu quero é começar assumir meus erros mais abertamente, sem medo de julgamento, até porque quem julga tem que aprender a ser julgado também e isso é uma coisa que as pessoas precisam aprender, sabe aquele negocio do "quando você aponta um dedo, tem três apontando pra você"? Então... E digo que quero começar porque acho que isso é um recomeço diário. Espero sair da minha zona de conforto e conseguir ser uma pessoa melhor.
Beijinhos,
Oi Ani, parabéns pelo texto! Muito legal que você indicou uma série bacana (não vi, mas sempre é bem recomendada) e ainda por cima conseguiu fazer uma reflexão importante sobre o assunto. É pura verdade e o pior é que é difícil de lidar com gente que nunca assume os erros, muitas vezes a gente acaba estragando relações e outras oportunidades por puro orgulho. É aquela velha história, dar dois passos para trás para dar um para frente!
ResponderExcluirBeijos, Vickawaii
http://finding-neverland.zip.net
Assumir os próprios erros é difícil, faz parte de uma prática diária! Mas é possível mudar!
ResponderExcluirBeijos!
Sociedade do Esmalte
Tô morrendo de vontade de assistir Orange Is The New Black. Tava pensando em começar após terminar Once Upon a Time, mas acho que não vou aguentar a espera HAHAH
ResponderExcluirvejo tantas reviews legais que a curiosidade tá me matando
beijo
Eu era a rainha de quando quebrava alguma coisa deixava ela lá meio que montada pro próximo que mexesse achar que foi ele quem quebrou hahahahaha
ResponderExcluirHoje em dia percebo que faço isso também, só que de um jeito diferente, não é uma coisa boa e ás vezes só me dou conta disso um tempo depois.
Mas você tem razão, é um habito que deve ser controlado, assumir nossa parcela de culpa é essencial pra não haver injustiças.
Agora que eu baixei aquele programa que eu te falei que é igual ao Netflix vou assistir essas série!! *-*
Beijos, até mais!!
Raíssa Martins - O Outro Lado da Raposa
Facebook
Twitter
Olá!
ResponderExcluirSim, é possível mudar! Mas de nada adianta dizer que mudou sendo que as ações seguem sendo as mesmas. A mudança tem que vir de dentro!
resenhaeoutrascoisas.blogspot.com
Oi, Ani. Já ouvi falar muito sobre essa série, me parece legal, mas nunca me senti motivada a assistir.
ResponderExcluirQuanto a questão que a série nos traz: é muito mais simples colocar a culpa nos outros do que aceitarmos que estamos errados. Quem sabe um dia as coisas mudem, mas para muito, isso ocorre de forma involuntária.
beijos
http://mundo-restrito.blogspot.com.br
Oi, Ari, tudo bem?
ResponderExcluirEu to doida pra ver essa série também. Mas cadê o tempo? Quanto a questão da culpa, sabe aquele ""ditado" do "a culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser'. Acredito que funciona assim para muita gente. Mais fácil colocar a culpa no outro que assumir os próprios erros.
beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Oi, Ani!
ResponderExcluirEstou louco para ver essa série. Você não é a primeira que comenta bem sobre ela. Um amigo já a indicou para mim e eu espero curti-la em breve.
Ótimo post.
Abraço!
"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.com
todo mundo falando dessa serie e eu ainda nao consegui assistir, to td enrrolada com o trampo e super sem tempo! mas com certeza é uma das series que eu mais quero ver \o/
ResponderExcluirwww.tofucolorido.blogspot.com
www.facebook.com/blogtofucolorido
Parece ser ótima essa série, já ouvi falar mega bem dela
ResponderExcluirAdorei o seu blog querida, tudo muito bem feito por aqui,ótimos posts e fotos.
Adoro ler posts com esse assunto.
Tenha certeza que irei indicar o seu blog para as minhas leitoras e amigas.
Também sou blogueira do Não Vivo Sem Esmaltes, um blog que fala sobre maquiagem, perfumes, cosméticos e tendências.
JÁ ESTOU SUPER SEGUINDO AQUI, SE VOCÊ QUISER VISITAR MEU BLOG E CURTIR A FAN PAGE DO BLOG
BEIJOOOS
WWW.NAOVIVOSEMESMALTES.COM
https://www.facebook.com/naovivosemesmaltes
Oi Ani! Muito legal essa sua reflexão, realmente é algo que parece besteira, mas fazemos com frequência.
ResponderExcluirAinda não vi Orange, mas já vi várias pessoas falando bem da série ;)
Ps: Te marquei numa tag lá no blog ;)
Beijos
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
Colocar a culpa nos outros é fácil demais. Sempre que erro, mesmo sabendo das consequências, eu assumo a culpa. Acho muito injusto alguém assumir a culpa por algo que eu tenha feito.
ResponderExcluirBeijos
marinaalessandra.blogspot.com
@mariinaale
A série é sensacional, inclusive estou terminando a segunda temporada e já entro em depressão pós série hahaha
ResponderExcluirEscrevi uma resenha sobre a série lá no blog já viu?!
Beijos Joi Cardoso
Estante Diagonal
Eu já ouvi mesmo que essa série é bem boa rs, preciso ver tb :)
ResponderExcluirBeijinhos, Té
www.bloglola.com.br
Eu tenho curiosidade de assistir essa série, mais fico um pouco em duvida, gostei do poste.
ResponderExcluirmomentocrivelli.blogspot.com.br
Eu tô pra assistir há tempos. Quem sabe nas férias começo? hihi
ResponderExcluirTe indiquei numa tag lá no blog. http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/2014/09/tag-minhas-citacoes-favoritas.html
beijos
Oi, Ani!
ResponderExcluirNão sou muito de acompanhar seriados, mas tenho visto maravilhas a respeito de Orange Is The New Black, e fiquei até com vontade de assistir, mas meu tempo é meio corrido e eu não tenho muita paciência pra ficar assistindo no PC rsrs
Mas, se algum dia eu tiver com mais tempo, vou procurar para assistir.
Beijos!
Oi Ari, tudo bem?
ResponderExcluirAlguém já me indicou essa série também, não lembro agora quem foi, mas confesso que ela não despertou meu interesse.
Esse assunto de culpa é complicado mesmo, tem pessoas que simplesmente não enxergam o que fazem ou que propositalmente colocam a culpa nos outros para sair ileso da situação. Enfim, tem de tudo, é a famosa natureza humana.
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Mas claro que vou assistir, sim... *-*
ResponderExcluirJá ouvi/li tantos comentários bons em relação a série que tenho curiosidade de assistir e lendo agora sobre seu ponto de vista em relação a série achei mais interessante, não lembro de alguém que assistiu a série ter pensando nesse fato.
Beijos ♥
http://www.garotaeseuslivros.com/
https://www.youtube.com/user/anacrisinah
Hello, Ani! Seu texto me deixou refletindo muito. Eu sei assumir meus erros, e costumo muito fazer isso, mas para certas coisas, eu prefiro colocar a culpa em outros, e consigo fazer isso muito bem, e não curto isso. Vou, como você, tentar mudar isso e assumir minha culpa, pois quem assume a própria culpa é uma pessoa forte e corajosa, quem não assume é fraco e covarde. :( Bjs
ResponderExcluirhttp://gabryelfellipeealgo.blogspot.com.br/
Ani lindona a melhor coisa que fazemos é reconhecer nossos erros e tirar grandes aprendizados sobre eles. Afinal não somos perfeitos, empurrar os erros com a barriga acaba induzindo a repeti-los novamente .Assim não se aprende . beijos
ResponderExcluirOi Ana, tudo bem? Gostei bastante do seu texto... é verdade, é realmente muito cômodo fazer uma coisa errada e colocar a culpa dos outros, e as vezes pensamos que é besteira, que isso é uma coisa pequena, e que não vai fazer mal a ninguém, mas na maioria das vezes estamos errado. Já fiz muita coisa assim da qual não me orgulho, e sempre me esforço, dia após dia, para ser uma pessoa melhor nesse quesito, assumir os meus erros pelo que eu faço, e não deixar os outros levarem a culpa injustamente.
ResponderExcluirO que você falou sobre a série é verdade, quantas vezes a Piper deixou alguém levar a culpa por algo que ela fez? Quantas vezes ela agiu injustamente e até egoisticamente?
Adorei o post.
Beijinhos,
Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?
Acho que buscar ser uma pessoa melhor é algo que a gente deve mesmo buscar continuamente, e com certeza assumir nossos erros faz parte disso. Realmente é muito fácil deixar alguém levar a culpa com medo das consequências, mas isso não tem como acabar bem. Muito legal a postagem!
ResponderExcluirBeijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
Olá
ResponderExcluirNão estou mais assistindo a séries e, portanto, dispensarei esta, apesar de ter uma premissa curiosa e discussões que possamos fazer acerca do enredo. Eu detesto o comodismo em várias instâncias, o "jeitinho" de ir enganando e se enganando também é uma das coisas mais chatas que existem. Acho que colocar a culpa nos outros é automático de muita gente também, admito que já passei muito tempo fazendo isso, agora eu evito porque preciso aprender a assumir meus erros.
Abraço!
www.umomt.com
Adoreii to louca pra assistir, e as pessoas todas deveriam buscar ser sempre uma pessoa melhor e não ser oque os outros querem...
ResponderExcluirhihi
Bjs
http://meninadivadamodaoficial.blogspot.com.br/
Isso é do próprio ser Humano... sempre que alguém nos critica, ou aponta um erro nosso, é totalmente normal a gente se defender e arrumar uma bela desculpa praquele comportamento.
ResponderExcluirAprender a assumir nossos erros é bem difícil, mas necessário né.
Bjo sua lindaa !
| O Blog Que Não é Blog |
| Sorteios Na Web |
Ainda não assistir
ResponderExcluirBeijos,
www.thalitamaia.com
Você falou tudo Ani, assumir a culpa muito vezes implica em ser julgado e quase nunca as pessoas querem dar a cara a tapa. Eu nunca tive em quem por a culpa dos meu erros, então assumo de boa. Acho que pedir desculpas por algo errado ou simplesmente assumir 'fui eu, e daí?!' é uma coisa muito bonita de se fazer.
ResponderExcluirBeeeijinhos ;*
Andressa - Mais que Livros
Já ouvi muito falar da série, pelo que todo mundo fala deve ser muito boa mesmo! Quero muito assistir >3<
ResponderExcluirAbraços, Crazy Things
Te digo que isso se torna essencial quando a gente casa. Casamento é coisa ótima, mas dá um bocado de trabalho. Se não assumimos nosso erro, automaticamente jogamos nas costas do nosso cônjuge, e isso mina uma relação, desgasta, causa brigas... Temos mesmo que aprender a assumir nossas culpas e encará-las de frente. Se fomos capazes de fazer a besteira, temos que ser capazes de assumir e de encarar as consequências. E mais ainda: temos que estar tranquilos pras críticas, pois elas virão de vários lados, de pessoas que nada têm a ver com a história, mas só servem pra encher o saco. Muitas vezes é mais rápido assumir e resolver do que ficar prolongando o problema.
ResponderExcluirBeijinhos!
Giulia - www.prazermechamolivro.com
Olá!
ResponderExcluirEu não havia me interessado por essa série até agora... sua postagem (e animação) conseguiram despertar minha curiosidade.
Quanto ao (mal) hábido que as pessoas em geral (e não me excluo) têm de colocar a culpa nas outras pessoas, bem... deve ser um mal do ser humano. O medo de enfrentar as coisas, o medo de não dar conta... pura covardia. Inevitável. Mas vamos aprendendo com cada situação, isso é certo.
Beijos,
Amanda
http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/
Já estou ansiosa pela terceira temporada! hahahaha
ResponderExcluirO último episódio foi épico, né?
Flor, amei seu blog, você é super caprichosa e já estou te seguindo! :3
Se quiser, dá uma passadinha lá no meu cantinho, tá rolando dois sorteios mara!
Beijooo!
Instagram: tamiya343 e Twitter: @cat_343
CLIQUE AQUI E VISITE O MAKE DA MOTOCICLISTA
Oi Ani,
ResponderExcluirSabe, isso é o mais legal! Quando uma série traz tanta coisa pra nossa vida. Eu confesso que comecei a assistir OITNB, mas não curti tanto assim. Assumir nossos erros é difícil porque nos mostra vulneráveis e o ser humano é condicionado a pensar que não podemos nos mostrar fracos. Exercite mesmo isso de admitir seus erros, principalmente pra si mesma, faz toda a diferença.
Beijos,
Mari Siqueira
http://loveloversblog.blogspot.com
Já vi muuiitoooos comentários sobre essa série, mas dificilmente me interesso por uma a ponto de começar a acompanhar ela, sabe? Sou meio desanimada em relação a filmes e séries. Quanto à típica desculpinhas para erros cometidos ou aquela coisa feia de colocar a culpa nos outros, eu não aprovo, achei muito feio isso, mas já coloquei a culpa de coisas que eu fiz em outras pessoas também, é normal fazer isso, né? E assim como você quero começar a assumir todos os meus erros.
ResponderExcluirBeijos :*
Oi,
ResponderExcluirEu assisto OITNB e amo <3 Uma série fantástica, ácida e incrível!! hahaha
Fiquei fascinado desde que vi. Sobre o ponto tocado, também já percebi que a Piper sempre justifica ou não assume seus erros. rs Fazer o que né? kkk eu prefiro a Alex, sempre! 8)
Adorei o post ( :
Abraço
Adriano
GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/
Oiii Ani
ResponderExcluirEu estou louca para assistir Orange is the new black, confesso que assisti só o primeiro episódio e não sei porque não continuei, mas quero ver todos.
Falando do seu texto, pior que sempre, ou a maioria das vezes, colocamos a culpa do que fizemos nos outros e não deveríamos fazer isso.
Amei o post! Parabéns!
Beijos
http://www.sacudindoaspalavras.com.br/
Olá Ani!
ResponderExcluirEu adorei o texto.
Realmente é muito mais fácil colocar a culpa nas pessoas, do que assumir as nossas ações. Isso serve para tanto o lado pessoal, como para a sociedade como um todo. Ninguém quer assumir os erros e joga a culpa no governo, no presidente, no Prefeito e não assume que por sua culpa ele está no poder. Temos que medir bem as nossas ações e se mesmo assim não der certo. arca com as consequências.
Beijinhos!
http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/