EC&M Entrevista - Raquel Machado


Oi vocês,

  Mais um EC&M Entrevista, dessa vez com nossa parceira Raquel Machado. Ela é sempre super fofa e atenciosa. Tivemos resenha do livro dela no ano passado, o Vingança Mortal. Eu acabei me atrasando com a entrevista por causa da faculdade que naquela época, estava uma loucura. Então hoje, eu trago a entrevista da Raquel, vem conhecer um pouco mais da autora.





EC&M Entrevista: Raquel Machado


Entre Chocolates & Músicas: Quando e como foi seu primeiro contato com a leitura?

Raquel Machado: Então, desde pequena minha mãe me incentivou a ler, lembro que tinha a coleção do Monteiro Lobato e que ela me ajudava a ler. Aliás, sempre digo que foi ela que me ensinou a ler corretamente, interpretar o texto, com os pontos, vírgulas, etc. Porém, meu interesse mesmo surgiu na adolescência, quando tinha uns 12 anos, comecei a ler os livros da Danielle Steel e do Sidney Sheldon, autores que admiro muito, e dai para diante só cresceu.

EC&M: Quando você decidiu que seria escritora? 

R.M: Eu não decidi, acho que nasci assim (risos). É difícil explicar, para mim escrever é algo tão natural como respirar. As ideias surgem e eu as coloco no papel. Sempre fui aquele tipo de criança que tem um lápis e uma folha na mão. Ainda tenho guardada uma das minhas primeiras histórias, eu tinha 12 anos na época, ela é cheia de desenhos e colorida com lápis de cor, além de ser escrita a mão, afinal naquela época eu não tinha computador.

 EC&M: Além de escritora, você também é blogueira, quais são suas inspirações para escrever? Tem algum autor, livro ou situações como referência?

R.M: Sim, adoro escrever e o blog foi um meio que achei de extravasar essa parte de mim. Como blogueira, conheci vários autores diferentes e que admiro muito, e venho conhecendo cada vez mais, então é difícil citar uma referência, acredito que a cada dia aprendemos uma coisa nova nesse mundo virtual.

EC&M: Você me disse em um comentário que o livro seria um conto, porque a mudança?

R.M: O Vingança Mortal nasceu como um conto, porque naquela época (2001) eu não tinha intenção de transformar ele em um livro. Apenas surgiu a ideia do enredo em minha mente e escrevi sem me preocupar em trabalhar tanto em cima dos acontecimentos. Alguns anos depois, mostrei para algumas pessoas, e elas falaram que essa história tinha um grande potencial. Agora ao revisar ela em 2014, acabei trabalhando um pouco mais em cima da mesma, porém sem alterar seu enredo principal, e ela acabou ficando maior.

EC&M: quanto tempo levou para escrever “Vingança Mortal”? Você se inspirou em alguém que conheça mesmo para escrever o livro?

R.M: Como faz muito tempo, realmente não lembro o tempo que demorei para finalizá-lo, mas posso te dizer que demorei 6 meses entre revisar e publicar o livro. Na época eu lia muito Sidney Sheldon, e posso dizer que ele foi uma das minhas grandes inspirações para essa história. Além disso, tenho um tio que conhece muito bem o local onde se passa a história e ele me ajudou bastante na ambientação do livro.

EC&M: O mercado literário é bem complicado hoje no Brasil, mesmo com a quantidade de ótimos autores nacionais, vemos que muita gente ainda tem receio, quais dicas você daria para os novos autores que desejam publicar seus livros?

R.M: Persistência, estamos conseguindo cada vez mais um espaço no meio da literatura nacional, as pessoas estão mais abertas a novas ideias, o que realmente é muito bom para todos. Um conselho que posso dar para os novos autores e que funcionou comigo é: traçar pequenas metas e a partir delas ir trabalhando para conquistar seu espaço, assim cada pequena vitória será celebrada de uma maneira especial. Além disso, não deixar morrer a paixão por escrever, porque tudo que fazemos por amor com certeza será reconhecido.

EC&M: Quais são seus novos projetos? Já tem algum novo livro vindo?

R.M: Sim, estou finalizando um novo livro chamado Histórias do Povo, que na realidade é uma coletânea de contos relacionados a eventos do nosso dia-a-dia. Além disso, esse livro terá um diferencial, porque em cada conto o leitor poderá escolher o final da história, como nos livros de RPG. No livro teremos assuntos como: Será que caso ou compro uma bicicleta? Será que sigo a dieta ou me esbanjo nos doces? Será que ligo para o gatinho depois do encontro ou não? Acho que vai ser bem divertido e que os leitores vão gostar.

EC&M: Deixe um recado para os leitores do EC&M conheçam o seu livro!

R.M: Primeiro quero agradecer imensamente todo o carinho e apoio que meu livro tem recebido pela parte de todos. Como sempre digo a satisfação de um leitor é a maior recompensa que um escritor pode receber, porque sem vocês o livro não tem razão de existir.


Gostaria de convidar a todos para conhecer um pouquinho mais dessa minha história cheia de mistérios e intrigas, onde ninguém é realmente o que aparenta ser. Se você gosta de um bom suspense, onde tudo pode acontecer vai gostar de Vingança Mortal!

  Clicando nos links acima, você encontra nosso post de parceria com todos os detalhes sobre a autora e nossa resenha para a sua obra. Agradeço o carinho e a dedicação da Raquel com o blog.


Beijinhos,




49 comentários

  1. Adorei a entrevista, perguntas bem bacanas. Acho que toda escritora já tem essa vontade desde pequena, rsrs.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Achei muito legal o fato de ela ser escritora e blogueira! Vou procurar mais sobre ela!

    Beijão, www.opinada.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei a entrevista. Já li o livro da autora, então adorei esse contato a mais com ela.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Acompanho o blog dela, através dele descubro vários autores de excelentr potencial! Assim como ela, ainda tenho meus textos de infância guardados, que eu escrevi quando tinha doze anos, que coincidência, não?! rs E as perguntas foram bem pertinentes, Parabéns!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    Instagram @blogresenha

    ResponderExcluir
  5. eu acho q a gente n nasce escritor, a gente desenvolve sabe sahuuh mas entendi o que ela quis dizer.
    gostei dela, apesar de n conhecer o trabalho a achei bem fofa ^^
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  6. Adorei a entrevista! A maioria dos autores são assim né, já se adaptam a leitura desde pequenininhos. E escrever é algo como um dom, quando vai ver já tá até escrevendo bíblias

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem post novo sobre séries no blog, vem ver!

    ResponderExcluir
  7. que linda entrevista, adoro a Raquel, ela é um exemplo bem de perto que se batalhamos por um sonho alcançamos
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Concordo que a Raquel é um grande autora e que batalha por seus ideais. Gosto dessa interação dela com os leitores, pois mostra o quanto ela está inserida no livro e em as produção.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adorei a entrevista! Ela é uma autora incrível, vejo bastante resenha positiva sobre o livro.
    www.iamcamilakellen.blogspot.com
    www.facebook.com/iamcamilakellen

    ResponderExcluir
  10. Oie, Ani!

    Amei a entrevista. A Raquel é um amor, extremamente simpática e gentil. Como todos nós, ela cultiva esse sonho desde a infância, que lindo! Fico feliz de tê-lo realizado.

    Já segui o blog e curti a page. A sua visitinha é muito importante no Me Livrando, tá bem?

    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Monteiro Lobato e Sidney Sheldon, duas ótimas inspirações. Adorei a entrevista e gostei muito de saber o formato do novo livro onde o leitor poderá escolher o final.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  12. tenho uma amiga que sonha em ser escritora, aushau adorei a entrevista.

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Estou lendo o livro dela e estou adorando *_*

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Ana!
    Adorei a entrevista, não conhecia a autora, mas foi ótimo conhecê-la!
    Beijo grande!
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Ana! Adorei a entrevista! A Raquel é muito simpática, né? Já li o livro dela e gostei muito dele. Ah, já estou ansioso para ler esse novo livro que ela falou na entrevista! :D

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Gostei da entrevista. Ela parece ser bem simpática. Bjus!

    ResponderExcluir
  17. Ooi, tudo bem??
    Eu acho a Raquel um fofa, acompanho o cantinho dela e ela merece muito sucesso! Eu estou curiosa para ler o livro dela, deve ser maravilhoso.
    Uma coisa que eu gostei e que mais chamou a minha atenção na entrevista foi o fato do mercado literário no Brasil. Realmente, tem muitos autores bons que merecem muito mais conhecimento!
    Adorei a ideia de fazer com que as pessoas interfiram no livro, achei um ótima ideia.
    Beijos,
    Ana.

    Our Constellations

    ResponderExcluir
  18. Minha melhor amiga tem o sonho de ser escritora, ela é muito boa para escrever textos e tals.
    Adorei a entrevista, super bacana.
    Beijos | http://dojeitodasgirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Ana!
    A Raquel é uma fofa mesmo, conheço-a desde 2011 mais ou menos e gosto bastante do trabalho dela. Adorei a entrevista, e as inspirações são óoootimas! Sucesso =)

    Beijão

    ResponderExcluir
  20. Oi Ani.*-*
    Faz muito tempo que não venho aqui,porque estou sem pc ainda,mas vi o seu comentário em um blog e acabei vindo.
    O que falar das suas entrevistas,adoro ler...pois são muito bem elaboradas e a cada pergunta se vê uma parte do entrevistado.
    adoro livros nacionais,estou querendo ler muitos esse ano e esse vai entrar na minha lista.
    bjx
    http://vinteanoos.blogspot.com.br
    xx

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pela entrevista. A raquel parece ser uma autora bem prestativa e atenciosa! Sem dúvidas fiquei com vontade de ler o livro dela :D

    Robs - http://www.perdidoempalavras.com/

    ResponderExcluir
  22. Oi Ani!
    A Raquel é parceira do LM :)
    Adorei a escrita dela e me diverti muito com o livro.
    Com certeza, ela é uma inspiração pra quem gosta de escrever.

    Beijos
    LiteraMúsicas​ | Fanpage

    >>Está rolando o #DPL2015:​ ​​​Desafio Power Literário Vai ficar de fora?

    >>​​​Já viu a ​​​​Maratona #SemPararDeLer? Você monta sua própria meta de leitura e ainda concorre a prêmios!

    ResponderExcluir
  23. Oii, Ani! Adorei o que a Raquel disse sobre a literatura nacional hoje! Os espaços estão abrindo cada vez mais, então realmente é o autor de hoje tem que escrever o que gosta e ser persistente! Ótima entrevista! Bjs :*

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Ani!
    Meu Deus, ela começou lendo Danielle Steel e Sidney Sheldon, tipo eu! *O* kkk
    Adorei a entrevista com a Raquel, ela é uma fofa msm e quero um dia poder ler o livro dela =D
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oi
    Sempre vejo o livro da Raquel nos blogs.
    Acho bem legal o sucesso que ela está fazendo e desejo muito mais!!
    O livro parece interessante..

    Beijos!
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  26. Oi, Ani!
    Ela é um amor, né?
    Admito que não tenho muito interesse em ler esta sua primeira obra. No entanto, quero muito ler esse livro de contos que ela ainda publicará. Pareceu-me ser muito bom e eu adoro contos.
    Desejo sucesso à ela!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  27. Olha que legal a entrevista com ela! Fico feliz em conseguir vir ver,já que já tinha visto o post anterior! Adorei conhece-la!

    Beijos
    www.heyealaysa.com

    ResponderExcluir
  28. Oi Ana, tudo bem?
    Adoro as entrevistas daqui *-*
    A Raquel é uma fofa, e adorei descobrir que temos mais coisas em comum além do sobrenome: a iniciação na literatura por meio do tio Sheldon <3 haha
    ps.: Brinco com ela e com a Teca que somos parentes distantes, rs!

    Grande beijo ♥

    Thati Machado;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  29. Oi Ani.
    Eu acho que fui a única que não teve o primeiro contato com a leitura através do Monteiro Lobato rsrs, lembro até hoje dos meus queridos e amados gibis da Mônica. E assim como a Raquel sou admiradora e fã de Sidney Sheldon.
    Nossa, eu não sabia que ela era blogueira, que bacana, vou procurar o blog e acompanhá-la.
    Vingança Mortal teve como inspiração Sidney Sheldon? Agora realmente fiquei curiosa.
    Adorei a entrevista, permitiu conhecer fatos bem interessantes sobre a autora.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bem? Ainda não conhecia a autora nem a obra dela, mas fiquei interessada e vou procurar saber mais. Adorei a entrevista, é tão bom ver como boas histórias surgem do nada né? Parece ser muito simpática a autora!

    Beijinhos,

    Bia | Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
  31. Oi!
    Não conhecia a escritora mas adorei a entrevista. Vou procurar conhecer os livros dela.

    Abraço.
    Likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Oii, tudo bem??? Parabéns pela entrevista. A Raquel é uma fofa mesmo e desejo a ela tudo de bom <3
    Adorei conhecer o novo trabalho dela. Gostei do tema. Acho que mt gente também vai gostar, hehehe
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Já li livros em que as escolhas do leitor influenciavam na história, mas nunca um livro de contos. Esses livros não funcionam muito pra mim porque acabo querendo conhecer todos os finais possíveis... rs... desejo sucesso à autora com o novo livro! Achei muito legal isso que ela disse, de que nasceu escritora. Deve ser maravilhoso saber desde sempre o caminho que queremos seguir.

    Beijo.

    Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  34. Oi!
    Adorei a entrevista.
    A Raquel, como sempre, muito simpática. Gostei de conhecê-la um pouco mais.
    Só tenho que apoiar a recomendação do livro!
    Beijos

    >> Concorra a um vale presente de R$ 50,00 e R$ 20,00 na promoção 2015 da Sorte. Não fique fora dessa!<<
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  35. Entrevista maravilhosa
    adorei conhecer ela ><
    http://geoaraujoand.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Oiee, tudo bem?

    Adoro ver a minha xara nos blogs amigos. Acompanho o trabalho da Raquel e estou doida para ler o livro dela. Espero ter a oportunidade em breve. Parabéns pela entrevista.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  37. Que legal a entrevista da Raquel.
    Ela é um docinho! Adorei.
    :)
    E eu me sinto como ela: Eu não escolhi escrever, fui escolhida, hahaha.
    Todo sucesso do mundo para ela.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  38. Oi querida,
    Primeiro adorei participar dessa sua entrevista, gosto muito de dividir um pouquinho mais dos meus pensamentos com meus leitores. Acho esse contato essencial. Obrigada por todo o apoio querida, muito sucesso para seu blog e que nossa parceria dure muitos anos ainda.
    Beijos
    Raquel Machado
    Escritora Vingança Mortal
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/p/vinganca-mortal.html

    ResponderExcluir
  39. Gente, que autora mais fofa ela! Adorei a entrevista :D e realmente um escritor não se torna escritor, ele simplesmente nasce assim. E de repente tá escrevendo um livro. Concordo quando ela falou sobre persistência! Temos que ter muita persistência nesse mercado da literatura nacional! Tem muito talento escondido aqui.
    Adorei! Bjs

    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  40. Oi, Ana!
    Gostei bastante da entrevista. Ainda não conhecia essa autora.
    Gostei muito das respostas, e vou procurar o livro dela pra saber mais sobre ele.

    Beijos!
    Jaque - Prazer, me chamo Livro.

    ResponderExcluir
  41. Olá, Ana.
    Adoro ler entrevista com jovens escritores, tendo aprender o máximo que eles tem a dizer. Gostei muito da Rachel e espero ler a obra dela.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  42. Ani lindona amei a entrevista , a Raquel é uma linda, adorei saber sobre seu novo livro, estou ansiosa. Assim como ela amo Sidney Sheldon uma de minhas primeiras leituras e marcantes. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  43. Oi Aninha, tudo bem?
    Eu adoro Sidney Sheldon e se ela se inspirou nele, tenho certeza de que seu livro promete!!!!! Eu acredito muito no que ela contou, acho que escrever é um dom, um talento natural, as pessoas nascem com ele. Estou torcendo pelo sucesso da Raquel!!!!!
    Adorei a entrevista.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Oi,
    Já conheço a autora e tenho muito interesse na leitura de seu livro, apesar do pouco tempo atualmente!
    Bom, eu adorei a forma como a entrevista foi conduzida. Acho que todos os autores já nascem com um gene para a escrita incrustado em sua alma! rs
    Legal essa liberdade que o blog proporcionou a ela, para escrever e etc

    Ana, poderia lhe fazer uma sugestão?!
    Coloque uma foto da autora e de seu livro quando fizer a entrevista. Facilita a identificação! rs
    Não me leve a mal!

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Oi flor, não conhecia a autora e nem o trabalho dela mas achei a entrevista bem bacana. Eu também lia quando pequena mas meu interesse só veio muito depois. Assim como ela concordo que ninguém nasce escritor, pelo contrário, isso pode ser desenvolvido com o tempo.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  46. Oi Ani,

    Adorei a entrevista e a Raquel é uma querida, escritora competente e próxima dos leitores.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  47. Oooi!
    Eu já conheço a autora, e estou super afim e ler o livro dela. Vou me organizar para comprá-lo em breve.
    Sucesso para o blog e para a Raquel.

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  48. Olá tudo bem?
    Bom gostei muito da entrevista, eles sempre aproximam mais o leitor do autor. É uma iniciativa bem bacana que todo blog deveria tomar.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  49. Olá!
    Eu acho tão legal quando as pessoas falam que leem desde criança. Tento incentivar o meu filho e ser um leitor igual a mim. Achei interessante o livro surgir de um conto. Também gostei do novo livro que a escritora está escrevendo com finais que nós leitores podemos escolher. Um diferencial, nunca li livro assim. Adorei a entrevista.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com