EC&M Entrevista - João Gabriel Brene

Oi vocês,

No início do mês eu postei a resenha de Johnny Bleas, que recebi em parceria com o autor e hoje eu trago a entrevista que fiz com o mesmo. Adianto que o João já topou e me mandou as respostas para nossa coluna de adaptações e as respostas estão incríveis! Então, conheça um pouco mais do autor.


Determinado a expor sua criatividade, a fim de promover o poder da imaginação, João Gabriel Brene, escreve e conta obras de ficção e aventura desde a infância. Formado em Design de animação, especializou-se em efeitos visuais e 3D, em Los Angeles Califórnia. Ao voltar ao Brasil se dedicou ao empreendedorismo, computação gráfica e seguiu sua carreira acadêmica buscando ampliar seus horizontes com um master em marketing e gestão comercial. JG Brene é amante da arte, fã de cinema e grande apreciador de vinhos e boa gastronomia.






Entre Chocolates & Músicas: Olá, para começarmos a entrevista, gostaria de saber, para você quem é João Gabriel e qual foi seu primeiro contato com a leitura?
J.G. Brene: Antes de mais nada, obrigado pela oportunidade de falar um pouco mais sobre minha obra! “ João Gabriel Brene é um mago. Demorou um pouco para encontrar a formula mágica de seus encantamentos. Mas como autor pode encontrar isso em seus livros. ” – Um amigo.
Não me vejo exatamente como um escritor, talvez como um contador de histórias fantásticas que crie emoções nos leitores. Meu grande objetivo é fazer o melhor possível superando-me sempre. Alcançar a excelência em cada livro, pois encontrei na leitura desde o meu primeiro contato com ela um mundo de magias e aventuras, que nada nem ninguém podia mudar!

EC&M: Um Novo Mundo é o primeiro livro da trilogia Johnny Bleas. Qual foi a sua maior inspiração para escrever essa obra?
J.G. Brene: Não sei bem de onde veio a inspiração para Johnny Bleas, me parece que a ideia já existia, bastava acessá-la. Alguns dizem que precisamos de experiências de vida para escrever, outros dizem que a inspiração já existe em nós, cada autor tem um perfil diferente, no entanto para mim é sempre uma nova aventura, basta ouvir a história em meus pensamentos.
Ao começar um novo capítulo, nem sempre sei o que vou escrever, mas geralmente sei onde quero chegar, o mais interessante desta experiência é desvendar como será o caminho. Acredito que todas as experiências de vida que tenho são complementares e me ajudam a escrever, principalmente por me levarem a novos desafios e jornadas, mas é o conjunto de vivências, fatos e informações percebidas que transformam minha perspectiva e maneira de ver o universo.

EC&M: Eu particularmente acho que fantasia é um estilo bem complicado de se escrever. Do mesmo jeito é maravilhoso poder criar seres e poderes é muito difícil fugir da mesmice. Como foi o processo de criação para cada personagem? E para Asterium?
J.G. Brene: Quando comecei a criar Johnny Bleas, pensei antes no mundo que a história iria acontecer. Precisava entender o que era possível e o que não era. Precisava saber como esse mundo era feito, quem habitava ali, como a magia funcionava, como a geografia iria influenciar a história, o clima, e principalmente como tudo havia nascido. Foi então que comecei a rabiscar os primeiros mapas de Asterium, começando com a capital Forhcore, que estaria no centro por um motivo estratégico, já que nos tempos antigos haviam muitas guerras.  Criar Asterium e os personagens principais foi fácil, tudo vinha muito rápido em minha mente. As ideias surgiam constantemente e tudo parecia fazer sentido. Para tudo havia uma explicação, percebi então que a criação de uma obra de fantasia funciona como um quebra-cabeça eu apenas coloquei as peças nos lugares certos. Contudo ao criar uma obra de fantasia deve-se estar atento a todos os detalhes. Criar um mundo demanda tempo e imaginação. Tudo deve “fazer sentido” para o leitor e para o desenvolvimento do enredo. É comum esquecer alguns detalhes, mas se o autor for capaz de se organizar ele poderá alcançar um bom resultado com sua obra.

EC&M: Quando você decidiu que estava pronto para publicar seu primeiro livro e quanto tempo demorou para a conclusão da obra? Você teve alguma dificuldade para publicar?
J.G. Brene: Essa é uma pergunta intrigante. Eu comecei a escrever Johnny Bleas aos 17 anos. E fui publicar somente aos 25. Quando comecei a escrever não via a literatura como uma profissão, escrever era apenas um hobby, algo que eu fazia por prazer. Mas quando alcancei os 23 anos de idade mais ou menos, percebi que deveria levar aquilo a diante e dar a oportunidade para outras pessoas se aventurarem naquele livro. Foi então que em poucos meses terminei o primeiro livro e fui atrás de uma editora. Foi aí que a aventura do João Gabriel começou, existem muitas editoras no Brasil, mas poucas prestam um serviço realmente bom. A competitividade neste mercado é grande, com pouco espaço para os novos autores. Dentre as editoras que se propuseram a publicar a obra a Editora Pandorga, foi uma das que mais simpatizei. Depois de bastante empenho, publicamos Johnny Bleas – Um Novo Mundo. O Primeiro livro da trilogia.  Agora a missão é encontrar boas editoras para fazer a publicação nos EUA e Portugal, o que já está acontecendo! Tenho certeza que em breve os livros estarão disponíveis em novos mercados.

EC&M: Você já está escrevendo o terceiro livro da série, o que podemos esperar para o segundo – ainda não lançado – e para a conclusão da obra?
J.G. Brene: No segundo livro. Johnny Bleas – O Núcleo da Montanha, eu realmente me surpreendi com o resultado. Nesta obra pude dar mais ênfase a alguns personagens que são essenciais para o enredo. O livro não apenas é muito maior que o primeiro, mas também é conduzido com mais mistérios, fantasia e a quantidade certa de suspense. O segundo livro fez com que eu me tornasse ainda mais fã de Johnny Bleas e o fantástico mundo de Asterium.

EC&M: Acho que todo leitor e autor têm uma ou mais inspirações no universo literário, quais são as suas?
J.G. Brene: Tenho um montão de inspirações!!! Na verdade, todos os livros, filmes e jogos que tratam de fantasia, aventura e magia foram essenciais para minha formação como autor. Apesar de nunca ter lido os livros o senhor dos anéis, pude assistir aos filmes e tenho certeza que o filme foi uma influência para a trilogia Johnny Bleas. Assim como Harry Potter, Nárnia, Nanny McPhee, Malévola, Piratas do Caribe, Stardust e The Golden Compass. Todos eles, filmes e livros tiveram certa influência.

EC&M: E por fim, deixe uma mensagem convidando os leitores para conhecer o mundo mágico de Asterium.
J.G. Brene: Em "Johnny Bleas - Um Novo Mundo", descobri um mundo mágico, cheio de mistérios e fantasias. Asterium, a dimensão onde a história se passa é um lugar onde sonhos não tem limites. Onde castelos, duendes e piratas são apenas o princípio. Como autor, devo admitir que sou grande fã do enredo, não somente pelo mundo cheio de aventuras, mas descobri também que o livro me ensinava coisas extraordinárias a cada página.
O livro 1 "Johnny Bleas - Um Novo Mundo", com certeza é indicado para todos os leitores, principalmente aqueles que ainda não tem o costume de ler, já que é um livro curto, de fácil leitura e intrigante. Convido a todos que se aventurem no fantástico mundo de Asterium, onde sonhos e aventuras se tornam reais.

Eu adorei entender um pouco mais do processo criativo do João e agora estou mais encantada ainda com Asterium.
E você, curtiu a entrevista?

Beijinhos,

27 comentários

  1. Oi Ani!
    Adorei a entrevista, eu não conhecia nem o autor, nem o livro, mas fiquei empolgada para conhecer mais.
    Me identifiquei com o autor quando ele diz que se inspira em filmes, músicas e outro livros, eu sou dessas que quer resenhar tudo que assiste/ouve ou lê! HAHAHAH
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Parabéns por mais uma entrevista! Suas perguntas foram muito pertinentes e o João transpareceu uma simpatia pura! Já quero ver o que o João disse na sua coluna de sexta!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O que ele disse sobre se organizar me chamou muito a atenção. Realmente fico imaginando que criar um mundo do zero deve ser um dos maiores desafios de um escritor. Porque, como ele disse, a pessoa pode esquecer algum detalhe importante e isso pode prejudicar a estória.
    Gostei da entrevista e do autor! :)

    Beijo
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Ani!
    Que entrevista bacana! Ele me pareceu ser um cara legal.
    Um mago!
    Adoooro!
    As estórias dele devem ser um prato cheio para a imaginação!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    pausaparapitacos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu não acredito que ainda não conhecia esse autor, já tinha visto o livro dele em alguns blog mas não imaginava que ele poderia ser brasuca. Já estou super curiosa para conferir o livro dele, literatura fantástica é a minha favorita. Parabéns pela entrevista e obrigada por me apresentar a esse autor.

    Beijos,
    Mihh e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
  6. Adorei a entrevista, ainda não conhecia nada do autor.
    Suas perguntas foram bem consistentes e tenho certeza que o autor teve que pensar bem antes de responder.
    Sobre a entrevista, gostei muito do fato de ele começar escrevendo primeiro como hobby e que não via como profissão.
    Tenho a sensação de que escrever livros nessas condições são mais prazerosas e o autor consegue desenvolver melhor longe da pressão e dos prazos.
    Desejo sucesso ao autor e não vejo a hore de ler sua resenha sobre O Núcleo da Montanha :D

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  7. Oi Ani! :)
    Não conhecia o autor , mas adorei saber mais um pouquinho sobre ele.
    Suas inspirações são, praticamente muitos dos livros que eu amo! Fico imaginando aqui comigo: se o livro dele tiver um pouco do carisma de cada um desses livros (HP, Nárnia...) deve ser algo gostosíssimo de ler!
    Desejo boa sorte ao autor e muito sucesso. :)
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  8. Oi! Adorei a entrevista, Ani. Esse mês fiz uma lá no blog, mas não conhecia o autor, nem o livro, então suei para formular as perguntas. Fica muito melhor quando se está familiarizada com o assunto rs.

    www.nemteconto.org

    ResponderExcluir
  9. Ani lindona adorei a entrevista, e amo fantasia acredito que o processo de criação seja bem demorado, afinal criar um mundo não é fácil. Acredito que esse tempo dos 17 aos 23 para publicar o livro trouxe muitos aperfeiçoamentos na trama. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Oiee!!
    Não conhecia o autor, achei ele é muito simpático e deu pra perceber que ele esta bem disposto a mostrar como foi sua caminhada para o mundo literário.
    Parece que o livro dele é bem legal, no momento estou lendo algumas fantasias e confesso que fiquei curiosa para conhecer o mundo magico que o autor criou!! *-*
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ani!
    Estou querendo ler esse livro, vi em vários blogs comentando.
    E como eu adooooooooro um mundo fantástico e universos de fantasia, já estou desejando um monte.
    E depois de ler a entrevista dele, mais ainda.
    Ele parece tão simpático! Gostei.
    E bom saber que ele já está até escrevendo o terceiro livro.

    Beijooooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  12. Ani, curti a entrevista principalmente porque não o conhecia e gostei de saber sobre seu processo criativo.
    Agora quero ter a oportunidade de ler o livro dele, né? heheh

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  13. Gostei da entrevista. É bom saber o processo criativo do autor. E livros com fantasia são bem divertidos por que eles nos levam para um mundo que nunca vai existir. Desejo sucesso para o João. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  14. Olá! Parabéns pela entrevista, amo conhecer novos autores e suas inspirações. Não conheço sua obras, mas por ser fantasia já recebe minha atenção! Amei, parabéns!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oii! Tudo bem?

    Eu sigo o autor no instagram. Já conhecia um pouco sobre o livro dele e adorei saber mais sobre ele e o livro!
    Beijos

    mundoemcartas.blogspot.com.br
    Sorteio de "Quem é você, Alasca?" -> http://goo.gl/Zz25B0

    ResponderExcluir
  16. Oi Ani curti demaaaais a entrevista! Eu não conhecia o autor e nem o livro ainda, confesso que com a entrevista fiquei mais a par da história do livro e do autor, achei ele muito simpático e legal, fiquei com mais vontade de conferir o livro!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  17. Gostei da iniciativa, uma bela entrevista e passamos a conhecer mais autores brasileiros. Pela entrevista notamos que é um autor muito gente fina! Hora de procurar saber mais sobre o seu livro.

    ResponderExcluir
  18. Olá Ani, não conhecia o autor e nem seu livro, mas adorei a entrevista e as respostas que ele deu *-* Vou ler sua resenha e ver se o livro dele faz o meu estilo e leitura.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  19. Ani, amo fantasia, e adorei a entrevista. Acho que ele realmente foi pelo caminho certo começando tudo pensando no mundo em que a história se passa, é muito importante mesmo cuidar dessa ambientação, fazer com que pareça crível para o leitor. Que máximo que já até existe a perspectiva de publicação no exterior! Só acho que ele tem obrigação de ler O Senhor dos Anéis! hahaha... Desejo muito sucesso pra ele.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  20. Oii,
    Parabéns pela entrevista, está muito legal.
    Gostei de conhecer mais sobre esse autor, e eu já adicionei o livro dele a minha lista.

    beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi Ani, tudo bem???
    Nossa adorei a entrevista com o autor... ele foi muito atencioso nas resposta... parabéns pra ele e desejo muito sucesso....As vezes as pessoas já nascem com o dom da escrita e esse é um deles, porque pela forma como ele descreveu a forma como ele escreve.... eu senti exatamente isso.... curti demais... infelizmente o livro do autor não me chama a atenção para a leitura, porque dificilmente leio livros fantásticos... o enredo parece ser muito bom, porque dei uma pesquisada no primeiro livro, mas definitivamente não é pra mim... Xero!!

    ResponderExcluir
  22. Oi Ana, tudo bem?
    Não costumo ler muitos livros de fantasia, mas sempre que leio me perco no mundo que os autores criam. Não conhecia o autor e nem o livro, mas fiquei feliz em saber sobre a preocupação do autor em criar um mundo fantástico sem esquecer os detalhes. Desejo muito sucesso!

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  23. OI Ani!
    Que entrevista boa! Não conhecia o autor e gostei muito de saber mais sobre a obra dele, principalmente porque ele não é dos autores que assume ter escrito tudo rapidamente. Fantasia não é meu forte, mas gostaria de conhecer o livro do João Gabriel!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  24. Oi Ani, sua linda, tudo bem
    Eu não conhecia o autor, mas ele falou em piratas, pronto, já me cativou. Eu tenho um carinho grande por piratas, adoro as aventuras que eles nos proporcionam. E adoro magia, acha que vou gostar desse livro. Ele falou que não se acha um escritor e sim um contador de histórias, mas sabe, o escritor nada mais é do que um contador de histórias, eu me enquadro no time daqueles que querem viver as histórias, risos... Então, pode continuar escrevendo e me contando várias delas, vou adorar viajar por esse universo fantástico. Adorei a entrevista.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. As influências dele são lindas ! Malevola? *o*
    hahaha adorei conhecer mais do autor. ele ´super simpático e realmente foi bem animado rsrs autores simpáticos já me conquistam.
    Vou la na resenha dar uma conferida nessa história ;D

    Beijos, Dreeh

    ResponderExcluir
  26. Oi Ani!
    Não conhecia o autor mais adorei a entrevista, principalmente porque você sou elaborar questões relevantes. Sempre quis saber mais sobre o processo de criação de personagens de livros de ficção, deve ser muito maluco criar uma mitologia totalmente nova.

    B-jusssss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com