Mais um #Mimimi aqui no blog. Tô com vários temas para postar nessa coluna, mas estou sem muito tempo, então como estamos em uma véspera de feriado prolongando, vou focar no meu TCC, leituras e alguns posts para vocês. Eu vou aproveitar os quatro dias então mandem energia positiva para eu sair da cama, às vezes a preguiça vem de um jeito que nossinhora... Mas esse não é o tema do post, hoje eu quero falar de uma coisa que acontece com todos... O consumismo.
“Quando eu compro o mundo fica melhor; o mundo é melhor. E depois deixa de ser. Ai eu compro outra vez.” - Delírios de Consumo de Becky Bloom
Quando eu comecei a trabalhar, todas as semanas durante três anos eu comprava alguma roupa. Era a cliente mais fiel da Marisa e Renner, fora o surto de capinhas novas para o celular. Quando eu comecei a faculdade, dei a sorte de conseguir um estágio logo no primeiro ano, e acho que é de conhecimento de todos, que estagiário não ganha bem. Meu salário caiu para a metade e sem nenhum beneficio, imaginem como foi difícil se adaptar a isso.
Foi no começo da faculdade que nasceu a minha vontade de blogar, e já falei sobre isso por diversas vezes, aqui no blog.
Com o EC&M que minha compulsão em comprar roupas mudou para comprar livros. Todos os meses eu comprava 5, 6, 8 livros de uma vez só, e muitos deles não eram lidos na mesma velocidade. Por isso fui diminuindo aos poucos, três por mês, comecei a receber parcerias, até que eu resolvi parar de comprar compulsivamente.
Todos os dias eu entro no Facebook e vejo pessoas que recebem pacotes e mais pacotes de livros, que vão a eventos e compram as obras de todos os autores presentes, que participam de todos os sorteios e ganham livros e eu fico feliz por elas, mas fico pensando: “será que ela consegue ler todos esses livros?”.
Sinceramente, cada um faz o que quiser com seu dinheiro e compra quantos livros quiser, mas comprar todos os lançamentos e não conseguir tirar nem do pacote por falta de tempo não é saudável.
Digo isso baseado em minha própria história. Há certo prazer em comprar antes dos amigos (e nem vem me dizer que não...). Postar a foto daquele livro que todos querem e você conseguiu comprar o último, é lindo ver o autor compartilhando sua foto, mas é mais incrível ainda quando você consegue curtir a leitura. Comprar por compulsão não é bom e nem saudável. Eu aprendi quando vi que estava lendo diversas coisas e não conseguia me aventurar muito bem, estava em uma loucura para completar prazos e acabava deixando o prazer de blogar de lado.
No inicio desse ano me desfiz de uns 30 livros que já tinha lido e resenhado e que achei melhor levar para outros lares, no começo meu coração ficou um pouco apertado com o buraco na estante, mas hoje eu percebo que fiz bem. Dei chance para outras pessoas amarem uma obra e abri espaço para novas chegarem.
- Mas Ani, qual é o objetivo desse post?
Assim como todos os outros #Mimimis, falar minha opinião e principalmente, pedir para que vocês não sejam como eu fui um dia. Compre sempre, mas aquilo que for necessário e se possível, doe ou revenda as obras que não pretende ler mais. Seja consciente.
Se você tiver um #mimimi literário e quer ver aqui no blog, envie para: contato@entrechocolatesemusicas.com
Beijinhos,
Olá!
ResponderExcluirConcordo! Já fui assim como você, com meu primeiro pagamento da vida, comprei livros. Já cheguei a gastar 200 reais em livros, mas a situação apertou, então fui obrigada a parar. Vendi alguns e continuo vendendo e por incrível que pareça, essa sensação é maravilhosa! Esse anos só comprei dois livros! (os da faculdade não contam)
Oi Ani, quem já não teve sua época de consumismo que atire a primeira pedra rs. Com roupas eu até que sou bem moderada sabe, só compro quando preciso mesmo, agora teve um período que eu comprava muuuitos livros, muitos mesmo. Estava a toda hora vasculhando sites a procura de promoções, e chegou uma hora que eu não conseguia mais me controlar mais. Precisei fazer um acordo comigo mesma, afinal de contas o que adiante comprar tanto se eu não conseguia dar conta com as leituras. Agora estou bem mais tranquila quanto a isso. No ano passado também comecei a me desfazer de alguns títulos, mesmo porque não tem espaço para tantos e desde então venho sendo voluntária na biblioteca municipal da minha cidade. Adorei a sua opinião, especialmente porque é algo que acontece com mais frequencia do que imaginamos e precisamos ser mais conscientes mesmo.
ResponderExcluirBeijos, Fer
Oi, Ani. Tudo bem?
ResponderExcluirTô no mesmo clima que você e vou tentar aproveitar essa semana pra focar no TCC e pra programar as postagens pq de vez em quando eu só quero jogar tudo pra cima, ahahahahah.
Concordo totalmente quando diz que muitas vezes a gente não consegue dar conta de ler tanto quanto gostaríamos e eu estou passando pela experiência pq em Março comprei 2 livros, recebi 6 e ganhei 3 num sorteio então...
Mas aos poucos consigo ler certinho e eu estava muuuuuuito ansiosa pela maioria.
Pra burlar um pouco essa questão do consumismo e economizar um $$ tenho lido muitos ebooks (Kindle Unlimited é vida) <3
Super válido o "mimimi"!
Um beijo!
Crônica sem Eira
Oii
ResponderExcluirA falta de verba sempre foi um problema pra mim, então eu sempre tive que ser controlada. Mas ainda assim eu tenho quase vinte livros esperando pra serem lidos. O que não vai acontecer tão cedo por causa do tcc e tudo o mais.
Mas as minhas compras de livros tem sido quase inexistentes. Os livros novos chegam mais através de trocas ou então de parcerias..
Beijos
www.ooutroladodaraposa.com.br
Oi flor, desde já desejando um feriado com preguiça na medida certa pra ti.
ResponderExcluirNunca fui consumista, daquelas de comprar roupa, sapato, bolsas e muitas vezes passar pra frente ainda com a etiqueta, porém cada um tem um ponto fraco e os livros é o meu calcanhar de Aquiles. Estou mais comedida porque realmente não tenho mais onde guardar e nem parcerias eu tentei este ano, porque estou com problema de espaço, mas confesso que sinto falta de comprar livros.
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Ahh o consumismo.. sempre um problema pra nós, mulheres.
ResponderExcluirEu me controlo bastante para não perder as estribeiras, mas com livros o assunto é meio tenso. Se eu ver promoção, Jesus!
Por issk parei de entrar no submarino. Tenhos uns 50 livrod na fila :P
Bj
Eu não sou consumista no geral, mas quando o assunto é livros, não consigo me controlar muito não. O problema é que nem sempre temos verbas suficientes para comprar todos os livros que queremos. Espero que o seu feriado seja bem produtivo.
ResponderExcluirTatiana
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei o tema do post de hoje! Quem ai nunca passou por uma fase consumista não é mesmo?
Eu já passei tanto pela das roupas quanto pela dos livros!rsrs.
Comprava 5 ou 6 livros de uma só vez e muitos deles eu nem tinha tanta vontade de ler.
Hoje em dia eu tô mais consciente e dando prioridade aquilo que realmente quero.
Tô trocando vários livros também pelo Skoob, assim eu passo alguns para frente e pego outros que queria muito.
Beijos :*
http://www.livrosesonhos.com/
Oi, Ani.
ResponderExcluirMe indentifiquei bastante com seu post. Quando eu trabalhava eu comprava vários livros POR SEMANA e não lia NENHUM dos que eu comprava. Daí quando eu sai do emprego, eu fiquei muito tempo sem comprar nada e até hoje estou. Aliás, agora estou com várias parcerias também não tenho tempo pra ler os livros que comprei. E olha que ainda tem livro embalado rssss
Mas aprendi com a lição e sou menos consumista.
Beijos!
www.anebee.com.br
Oi Ani!
ResponderExcluirEu sou ao contrário acredita? Eu tenho dó de gastar meu dinheiro assim, impulsivamente. Hahaha
Estou com uma capinha quebrada no celular, mas não comprei outra! Livros? Só em promoção ou se eu tenho muito amor pelo autor.
Roupas eu preciso comprar, mas sempre gosto de escolhe bem. Sou daquelas que experimenta várias e sai com a primeira HAHAHAHA
Tenho um mimimi bom. "Como blogueiros literários tem preguiça de ler?", se eu conseguir escrever, vou te mandar!
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br/?m=1
Oi *--*
ResponderExcluirConfesso que já fui assim também. Acabava que eu comprava livros que eu nem queria ler na hora só porque estavam em promoção, quando dei por mim já tinha uma pilha enorme de livros não lidos. Assim como você também me desfiz de uns 20 livros. Agora só compro o que eu realemnte quero ler e nada mais.
Bjos
rillismo.blogspot.com.br
Olá Ani,
ResponderExcluirResumiu minha vida em um post.
Quando comecei a trabalhar, minha compulsão era por comprar celular. Sério, todo ano eu precisava trocar ou não seria feliz (ainda tenho essa compulsão). Depois que comecei a ler, comecei a comprar loucamente e não lia os livros. Tenho na estante livros com mais de 4 anos que ainda não li, acredita?
Sobre o desapego pratiquei quando me mudei, pois foi para um lugar menor e não havia espaço. No começo doeu, mas depois me acostumei.
Adorei o post, é legal ver o que acontece com os outros que chega a ser quase o mesmo que acontece conosco.
Beijos,
Um Oceano de Histórias
Olá,
ResponderExcluirTambém acho que o consumismo não é nada saudável. Compramos compulsivamente o que muitas vezes não precisamos urgentemente e essas coisas acumulam. Confesso que não sou assim, mas sempre que passo perto de uma livraria me seguro para não entrar. Que ótimo que você hoje consegue se controlar, mas muitas pessoas consomem muito o que não precisam.
Beijos!
http://www.virandoamor.com/
Oi lindona, tudo bom?
ResponderExcluirEsse post foi feito para mim, rs. Confesso que fazia tempo que saia comprando compulsivamente e chegando em casa com mais de dois livros, nesses últimos meses acabei indo para alguns eventos e ganhando sorteios e tal, isso me fez evitar comprar muito. Mas esse mês eu não resisti e achei que merecia um mimo. Depois de mais de seis meses sem comprar mais de dois livros no mês, comprei 14! AHAHAHAHAHA. Alguns para sorteio, outros por pura compulsão. Mas é a vida, né? Vamos ver. Preciso fazer uma limpa nos meus lidos! Adorei o post!
Beijos, Rob
www.estantedarob.com.br
Oie.
ResponderExcluirNossa!!! 8 livros por mês, é muito mesmo.
Eu comprava no máximo 2 no inicio, e lógico que assim conseguia ler todos, mas aí resolvi criar o blog e fui fechando parcerias e mais parcerias, e a estante aumentando e hoje vejo que foi realmente exagero, não dei conta de terminar de ler livros que recebi desde o meio do ano passado e isso é frustrante kkkkkkk, então decidi também parar de comprar livros.
Semana passada comprei um box depois de um ano sem comprar absolutamente nada.
Mas infelizmente eu ainda não consigo me desfazer dos meus livros e acho legal quem consegue.
Adorei seu post.
Oiee Ani ^^
ResponderExcluirEu também era uma consumista extremista de livros. Lembro que comprava uns 5 ou 6 livros por mês, e nem conseguia ler todos, mas continuava comprando. Agora eu parei...hehe' acredita que não comprei NENHUM livro este ano? Pois é, estou me sentindo orgulhosa ♥ hehe' mas na bienal com certeza vou comprar alguma coisa, mas moderadamente. Adorei o post ♥
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Ei Ani, tudo bem?
ResponderExcluirAh, essa compulsão não me pertence mais, hoje estou na onda do desapego, já li passo pra frente, histórias são para serem lidas, livros pra ser manuseado, e não ficar estacionado na estante acumulando poeira. É claro que ainda tenho minha estante, mas ela está sempre em movimento, a quantidade de livro que entra, deve ser a que sai. Mas hoje parei com as compras, só quando diminuir consideravelmente a pilha.
Beijos.
Leituras da Paty
Ani lindona eu tenho livro ainda embalados menina acredita, sou dessas que comprava lançamentos e acabei deixando de lado, confesso que assim como você comprova muitos livros todo mês, mas a crise chegou ao meu bolso e estou economizando, graças a Deus tenho as parcerias e vários livros ainda ler, mas não cheguei a trabalhar o desapego como você fez, mas chego lá rsss.
ResponderExcluirbeijos
Joyce
www.livrosencanros.com
Oii, tudo bem?
ResponderExcluirEu já fui dessas que comprava compulsivamente, eu comprava porque estava barato, tanto que tenho muitas roupas aqui que nunca usei e livros que nunca li. Eu preciso fazer um limpa pesado por aqui rsrs. Mas é bom quando tomamos o controle das nossas vidas, parece que as coisas começam a se encaminhar.
Oie! Eu nunca fui uma compradora compulsiva, pois nunca vi necessidade em me encher de coisas que, talvez, eu nunca vá usar - seja livros ou qualquer outra coisa. Desde pequena fui ensinada a trabalhar direito com aquilo que vem para a minha mão e, por isso, mesmo não tendo um salário fixo mensal, já tenho um controle sobre as coisas. Adorei seu comentário sobre os livros que passou para frente e achei super importante abordar o assunto aqui. As postagens da coluna #mimimi são um arraso. ♥
ResponderExcluirBeijos,
Fernanda Goulart.
Oi Ani,
ResponderExcluirNão fui muito difere de ti. Logo que comecei a trabalhar tbm, comprava 8,10 livros e não conseguia nem ler a metade, ainda tenho diversos livros aqui que ainda não consegui ler. Com o tempo parei, só compro quando realmente quero muito ler, e as parcerias também ajudaram nessa redução. Tá certo que amamos livros, mas qualquer compulsão não é saudável.
Bjim!
Tammy
Oi Ani, tudo jóia?
ResponderExcluirTambém sofria desse consumismo literário e o resultado disso é uma pilha que nunca acaba.
Assim como você, vejo blogueiros recebendo 15/20 livros por mês e acho isso muito inalcançável!
Já prometi não comprar nenhum livro novo até terminar os da minha pilha!
Seu post ressalta a importância de discutirmos e praticarmos um consumo consciente!
Beijos!
Olá
ResponderExcluirTenho que te confessar que sou assim. Não posso ver uma promoção que estou comprando. Sério já me enfiei com muita confusão por querer oomprar mais do que meu bolso aguenta. Luto constantemente para me libertar disso pois a pilha de livros só aumenta.
Everton Equipe Rillismo
http://rillismo.blogspot.com.br/
Oi Ani, assim como você eu também tive minha época de gastar muito dinheiro em livros. Logo quando eu comecei a blogar eu estava enlouquecida querendo aumentar minha estante a qualquer custo, todo livro que eu achava por um preço bom, eu comprava, mesmo sem saber se iria ler um dia. Todo mês eu comprava livros, teve meses que eu gastava mais de 100 reais só em livros, até que eu abri os olhos e percebi que estava só amontoando livros, porque eu não estava dando conta de ler todos eles. Foi então que eu fui parando, mas para ser sincera com você, mesmo hoje eu não ser mais a louca compradora de livros, eu não consigo me desfazer deles, nem dos que eu sei que não irei ler tão brevemente. Tenho um apego pelos meus livros e espero que um dia eu consiga fazer como você e doar os que não me servem mais.
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com/
Olá, Ani.
ResponderExcluirEu concordo plenamente com você! Acho que o consumo tem que ser consciente. Não adianta nada comprarmos loucamente se não vai ser para uso imediato.
Abraços.
Minhas Impressões