Leitura de Bolso

Oi vocês,

No final do ano passado, um juiz determinou que o whatsapp ficasse fora do ar por 48 horas. Nessa época eu estava cobrindo férias de uma estagiária da Rádio Escuta – setor da empresa onde os funcionários precisam monitorar todos os meios de veiculo para a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – e precisava acompanhar a Rádio Bandeirantes. Nos dia em que ficamos sem whatsapp, todas as emissoras falavam sobre isso, e em um dado momento o âncora deu a dica de um site que incentivava a leitura, e eu corri para conhecer. Hoje vamos falar sobre o Leitura de Bolso.





Criado por Paulo Santos e Julian Vilela o Leitura de Bolso é um site onde você cadastra seu número de celular de recebe diariamente textos literários de rápida leitura. O projeto começou depois de uma pesquisa informar que em 2014, cerca de 70% dos brasileiros não chegavam a ler um único livro.
Os textos são enviados gratuitamente pelo Whatsapp e os sócios contam com a ajuda de autores convidados trazendo ao usuário textos inéditos – ou não – com leitura de no máximo 5 minutos.
Maravilhoso né? Eu me cadastrei no mesmo dia que ouvi e fiquei esperando meus primeiros textos, no próprio site havia um aviso que poderia demorar em receber o primeiro texto e depois de três dias eu já estava recebendo.
De segunda a sexta durante a manhã eu sou contemplada com pequenos textos dos mais diversos estilos para alegrar o dia. Para os viciados em leitura é está na correria essa é uma ótima forma de encaixar a leitura no dia-a-dia.



Como eu disse, para se cadastrar é fácil, só acessar o site e cadastrar o número e aguardar. Todas as informações você encontra no site ou fanpage.

E se ficou curioso/a para saber os estilos de textos recebidos confira o último que recebi:

======Crônica======
Uma chance para o perdão
[Série Novos Autores]

Tempo de leitura
⌛ 5 minutos ⌛

Autor:
Frank de Oliveira
==================

   A Estrela

   Representa a habilidade de aceitar os próprios erros, buscar o equilíbrio entre o material e as coisas da alma. O universo derrama bênçãos. E a dor se dissipa.
    A cigana me olhou nos olhos. Quantos anos teria?, Pensei. Trinta? Trinta e cinco? Não consegui segurar o olhar. Desviei. Preferi mirar a carta: sete pequenas estrelas, o número 17. A moça nua, a se banhar... Na minha cabeça, não veio uma associação sensual, mas outras, diversas, que nada tinham a ver com aquilo, uma forma de fugir do momento e do olhar felino que a cartomante exibia.
   “Macaco é dezassete”, me dizia minha mãe, com seu sotaque nordestino. Quem diria... Se ainda estivesse viva, como iria reagir ao saber que seu filho, agora um executivo na cidade grande, homem formado, estava indo atrás dessas coisas bobas de mocinha, saber o futuro com a cigana...
   Eu tinha pensado que fosse encontrar uma velha de cabelo desgrenhado, com dente de ouro na frente. Pensava que ela ia ler minha mão. Pelo menos, era o que as ciganas faziam no Nordeste, além de roubar os incautos, lhes tirar o dinheiro, a comida e até os bodes. “Raça ruim”, dizia meu pai. “Chico, abre dos olhos!” Mas aquela cigana era diferente. Moça fina, cara de quem tinha estudado quem sabe universitária... Por que estava ali fazendo aquilo?
   “É meu dom, senhor. Sou assim desde pequena.”
   Observando a carta, notei que todas as estrelinhas tinham oito pontas. Quis saber a razão daquilo.
   “Oito é força, moço, a coragem de aceitar as falhas, os erros. De a pessoa aprender de novo a gostar dela mesma, ainda que tenha cometido muitos erros na vida.”
   Aí ela já estava querendo demais. Como eu ia poder aceitar meus erros antigos? Como aceitar que tivesse ficado parado, naquele dia longínquo, o sol escaldante na lagoa do Monjolo... O grito de João. “Me ajuda, Chico! Tô me afundando!” Por que é que não me jogara também? Teria sido o sol na cabeça? O medo de afundar com ele? Preferi sair gritando.    “Donzinha, Donzinha, socorro.” Donzinha demorou. João não voltou do mundo das águas...
   Como o mundo da mulher derramando água que eu via na carta, num lago que eu não sabia o que queria dizer. Um lago de água azul, diferente da água barrenta que engoliu João para sempre. Que o levou para um lugar de onde não retornaria. E minha vida, depois daquilo... Nunca mais a mesma. Nunca mais brincadeiras, badogue, matar passarinho. O passarinho João estava agora em outras esferas de luz. Esferas de luz?
    “Com a Estrela, a pessoa tem condições de chegar a outras esferas de luz”, falou a ciganinha, linda com seus olhos claros, a renda das roupas, a saia rodada... uma polaquinha, era bem esse tipo... Mas que diferença fazia? Estava claro que era uns bons anos mais nova que eu.
   Continuei ouvindo, mas não estava gostando daquela leitura. Tinha gostado da cigana. Estava bom ficar ali, olhando sua mão muito branca e fina a manusear com destreza as cartas... Porém, não estava achando graça naquela leitura que, em vez de me falar do futuro, me levava para o passado. Um passado que a vida inteira eu procurara esquecer. Esquecer as lágrimas nos olhos de Isabela, despedindo-se de mim na estação. “Você não vai conseguir ser feliz”, dissera ela, com pena no olhar e, ao mesmo tempo, como se rogasse uma praga. E eu não tinha sido mesmo. A casa, as crianças, o lar desfeito. Os filhos. Eles estavam comigo, mas longe de mim. Não me reconheciam. E eu nunca os conhecera.
   “Bem, e afinal o que quer dizer isso?”, perguntei, um tanto irritado. “Aí está dizendo que vou ganhar na loteria?”
   “Sim, talvez na loteria espiritual”, respondeu a jovem. “A Estrela é a carta da harmonia. Ela marca o fim dos conflitos. Aprumar-se, estabilizar-se, ter paz. Uma carta de que o senhor está precisando...”
   “Sim, mas não vim aqui para saber essas coisas. Só quero saber se vou conhecer alguém para ficar comigo. A minha cara-metade”, disse um pouco sarcástico.
   “O senhor não está entendendo. Essa carta traz muito mais do que isso que o senhor quer. Ela vai trazer, sim, amor para sua vida. Mas vai também lhe trazer a cura, a cura dessa culpa, dessa mágoa, que, me desculpe, está morando há muito tempo no seu coração.”
   Caramba, como é que ela podia enxergar aquilo tudo só olhando numa carta de tarô? Ela estava me expondo... E tudo o que eu queria era me divertir um pouco naquele sábado quente, eu que tinha ido ali só por insistência da minha amiga chinesa, só para mostrar a ela como era uma festa cigana, para ela poder contar lá para seus amigos do outro lado do mundo...
   “A Estrela é o perdão, senhor, a chance para o senhor perdoar os outros e se perdoar.”
Que diabos! Aquela mulher não tão moça, mas ainda jovem, me falando coisas como se fosse um pai aconselhando um filho, tão pagã e ao mesmo tempo parecendo o padre dos sermões de quando eu era pequeno...
   “O senhor gostaria de saber mais alguma coisa?”
   Novamente, a voz dela me trouxe de volta. Ela me desarmou. Assim como seus olhos tinham desarmado a minha ironia e a minha descrença.
   “Bem, como eu disse... pode ser muito bom escutar essas suas palavras bonitas. Porém, o que eu queria mesmo era saber se ia conhecer a futura dona do meu coração, a minha alma gêmea, como dizem vocês, esotéricos. Mas muito obrigado de qualquer forma”, falei, estendendo-lhe a mão.
   “Sim, mas vai encontrar”, atalhou ela. “Pode estar bem mais perto do que o senhor pensa”, ela disse, me apertando a mão. E ficou segurando-a, por um tempo que me pareceu infinito. Olhando nos meus olhos...
   Desviei-me para a carta da Estrela, pensando em tudo o que ela tinha me dito, tudo naquela simples carta. Então, voltei meu olhar para os olhos da cigana. E eles ainda estavam lá.

--

Espero que tenham gostado da dica e sempre que eu souber de novidades assim, conto para vocês aqui no blog.

Beijinhos,

25 comentários

  1. nossa que bacana, eu to querendo um leitor digital, kobo, algo assim, acho que essa é uma solução até eu comprar

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Legal mesmo a iniciativa. Esse tipo de coisa deveria ser ideia do governo, mas que bom que existam pessoas trabalhando para que o nosso país melhore!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Eu conheci o Leitura de Bolso através de um outro post, me inscrevi e adorei! São textos rápidos, porém reflexivos, sempre com alta qualidade! A iniciativa deles foi sensacional!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bom?


    Não conhecia esse serviço, muito bom mesmo! É triste ver a realidade do nosso país, onde 70% dos brasileiros não leem um livro sequer durante o ano. Muitos, ainda, nesses 30% leem obrigado graças ao estudo ou trabalho. Poucos, realmente, fazem por prazer, o que é realmente horrível de se pensar.

    Quem sabe assim, a quantidade realmente aumenta? E essa é uma forma de melhorar a educação do país, já que quando se lê bastante, melhora até na escrita, fala ou em outras atividades.

    Muito boa essa dica, assim como esse texto. Muito obrigada por compartilhar conosco!

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ani! Tudo bem?
    Eu conheci este serviço por causa de uma amiga minha que se inscreveu para receber esses textos no celular. A iniciativa é muito legal, mas ela acabou me desanimando um pouco, pois me dizia sempre que mesmo com o celular, não conseguia ler todos os textos e eles iam se acumulando por vários dias. Penso que se a pessoa estiver mesmo disposta a tentar, é uma oportunidade legal, mas nem todos parecem levar isso muito à sério, como aconteceu com essa minha amiga. hahaha Beijos! ^-

    ResponderExcluir
  7. Oi Ani, tudo bem?
    Não conhecia esse serviço ainda, mas achei incrível!
    Quem teve a ideia está de parabéns, pois está é definitivamente uma ótima maneira de disseminar a leitura a todos!
    Pra quem é amante da leitura é uma ótima dica! Adorei...

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  8. Que maravilha de iniciativa! Fiquei encantada. Não conhecia e essa é a primeira vez que leio sobre. Muito legal mesmo!Principalmente para quem não tem o costume da leitura ou uma vida mais corrida; além de incentivar também os novos autores :)
    Adorei a crônica!! Muito bonita e profunda.
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Eu desconhecia esse aplicativo, mas achei bem interessante, e é uma pena saber que a média de leituras no Brasil é tão baixa assim. O aplicativo pode ajudar várias pessoas a se interessar pela leitura. Por ser fácil de ler acho que essa técnica vai dar muito certo.
    Bjks

    ResponderExcluir
  10. Olá Ani,
    Ainda não conhecia esse site, mas achei muito legal.
    De fato, existem pessoas não leem nada, nem mesmo um e-mail que recebe. acredito que esse site pode ajudar a mudar isso.
    Gostei muito do texto que você postou e fiquei tentada a me cadastrar :o
    Traga mais dicas, quando as tiver,
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o projeto e já estou compartilhando o link deste post para disseminar a informação. Mega pertinente!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Ani!
    Já tinha ouvido falar desse projeto, mas não tinha me atentado muito para ele. Agora, com a sua explicação, eu achei maravilhosa a ideia!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Confesso que desconhecia esse projeto, e ahei muito interessante. E realmente, o brasileiro não tem o hábito de leitura. E o que mais me espanta é que quando você fala que gosta de ler, as pessoas acham que é de outro planeta. Mal sabem o quanto é necessário a leitura nas nossas vidas.
    Bjks!

    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  14. Nossa, que dica incrível. Eu não fazia ideia da existência desse projeto, fiquei encantada. Vou procurar me cadastrar. Que sorte que vc teve acesso a isso através do teu trabalho. Adorei.

    ResponderExcluir
  15. oi!!

    Infelizmente não fiquei chocada com a porcentagem alarmante de brasileiros que não leem, afinal quanto amigos leitores nós temos?Segundo amei a iniciativa e mais ainda o fato de você compartilhar uma informação tão legal, saindo desse post me cadastrar. Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi Ani, eu achei essa iniciativa muito bacana e prática, confesso que não sou muito ligada em leitura digital, mas talvez eu dê uma chance a essa!

    Beijos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/luz-camera-e-acao-15.html

    ResponderExcluir
  17. Olá, Ani!
    Não conhecia o projeto e achei incrível a iniciativa! Sempre leio muito em ebook e não me incomodo pela forma (Celular, computador de mesa ou note). Acho essa uma ótima ideia para nossos dias sempre corridos!
    Obrigada por compartilhar!
    Abraço!

    Karla Samira
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Nossa que legal.... eu ouvi falar nisso um tempo atrás e não dei muita importância. Poxa como fui burra....Tô perdendo tempo. Vou lá me cadastrar. Adorei....

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Nossa que legal.... eu ouvi falar nisso um tempo atrás e não dei muita importância. Poxa como fui burra....Tô perdendo tempo. Vou lá me cadastrar. Adorei....

    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Não conhecia esse projeto. Muito bom para leitores viciados rs.
    Quase não leio pelo celular, tablet ou kindle, mas vou me cadastrar e participar do projeto.
    Obrigada pela dica.
    beijos
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  21. Eu amo ler, porém leituras mesmo que rápidas em plataformas digitais me cansam um pouquinho. Mas o projeto sem dúvida é muito bacana e o incentivo a leitura. Até mesmo iniciar quem não gosta de ler a ler.
    Legal você indicar isso no blog.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  22. Oiee Ani ^^
    Ainda não conhecia esse aplicativo, mas gostei muito da ideia. Achei muito interessante, até já me cadastrei...hehe' Adorei a crônica do Frank, espero conhecer autores ótimos através do leitura de bolso ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Nossa, que iniciativa legal! Precisamos mesmo difundir a leitura no nosso país, criar mais leitores e espalhar um pouco de esperança...
    Adorei a dica!
    Beijos
    http://addictionforbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Nossa, chocada com essa informação de que 70% dos brasileiros não leram um livro sequer em 2014... mas, enfim, minha irmã e meu pai fazem parte da estatística, então nem sei porque me espanto tanto. Apesar de não ser muito fã de textos curtos, me cadastrei mesmo assim, Ani, tem vezes em que me sinto desesperada pra ler alguma coisa e descubro que esqueci de levar um livro, então esses textos vão poder me socorrer! rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  25. Adorei a ideia de fazer um aplicativo que incentive a leitura,
    parabéns aos idealizadores do projeto. Apesar de ter super curtido acredito que não me encaixo no público alvo, não gostaria de ficar recebendo notificações de textos aleatórios, sou mais do tipo que ler no kindle ou no aplicativo aldiko, que só tem os livros que escolhi e quero realmente ler. Desejo muito secesso ao aplicativo, vou estar no aguardo de mais dicas como essa.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com