Como vocês sabem, a Kamila do Resenha e Outras Coisas, é minha amiga desde o primeiro ano de faculdade - que graças à Deus já acabou - e por termos blogs com parcerias diferentes, sempre que possível trocamos algumas obras. Hoje a resenha é de um livro que até eu me surpreendi a rapidez da leitura dela. Confira:
Título Original: Seven Letters from Paris: a Memoir
Autora: Samantha Vérant
Editora: Universo dos Livros
Páginas: 288
Sinopse: Vinte anos depois do primeiro encontro, Samantha finalmente descobre o amor de sua vida...
Aos 19 anos, Samantha Vérant conheceu o encantador Jean-Luc em uma curta viagem à França. Eles aproveitaram o clima romântico de Paris e, quando ela voltou para casa, ele escreveu sete lindas cartas de amor – que ela nunca respondeu.
Vinte anos mais tarde, à beira de um divórcio e se perguntando em que ponto sua vida começou a dar errado, Samantha encontra as cartas de Jean-Luc. Ela então o procura na internet para enfim responder às cartas com um longo pedido de desculpas atrasado. Então rapidamente descobre que a conexão entre ambos continua tão forte quanto no dia em que ela o deixou sozinho em uma plataforma de trem em Paris.
Samantha sabe que ir à França para reencontrar o homem com o qual dividiu apenas um dia ensolarado e cheio de paixão é loucura! Mas é por este tipo de loucura que ela tem esperado a vida inteira...
Cartas de Amor de Paris é o relato autobiográfico da norte-americana Samantha Vérant. Em 1989, em uma viagem pela Europa com sua amiga Tracey, ela conhece o jovem Jean-Luc, em um belo restaurante de Paris. Jean-Luc estava acompanhado do amigo Patrick. Os quatro formaram um belo grupo, e resolvem passear pela Cidade-Luz mas, em dado momento do passeio, os casais se separam e Sam e Jean-Luc vivem momentos incríveis. Mas, como nem tudo são flores, ela precisa seguir viagem, deixando o jovem em Paris, mas levando consigo sensações únicas.
20 anos depois, Samantha vê seu casamento ruir. Seu fiel escudeiro é seu cachorro Ike. Além disso, ela perdeu seu emprego de diretora de arte. Pra você ver que não tá fácil, ela tá endividada até a alma. E desempregada. Tracey lembra de Jean-Luc, como uma forma de dar alguma alegria para a amiga. E ela se lembra de sete cartas que o francês escreveu para ela ainda em 89. A amiga dá a ideia para Sam criar um "blog do amor", onde as pessoas mandariam suas cartas de amor e, se fossem tão boas quanto as de Jean-Luc, elas seriam publicadas. Mas Samantha teve uma ideia melhor. Resolveu responder as cartas de Jean-Luc. 20 anos depois. Sim, ela não respondeu as cartas do cara.
Ela postou na internet alguns trechos de algumas das cartas. Nesse meio tempo, criou coragem e, após pesquisa no Google, encontrou o email de Jean-Luc. Enviou uma mensagem, em que pedia desculpas. E qual foi a surpresa quando, além dele ter respondido, ele ter respondido positivamente!
"Sempre otimista, ou talvez o tipo de pessoa que sempre volta para mais um pouco de dor e união, eu dei a Chuck mais uma chance de ganhar minha confiança quando minha família se mudou para Londres."
Primeiro, foi a troca de emails, depois, vieram as ligações, onde eles falavam sobre tudo: desde o casamento ruim de Sam, em que chegou ao ponto de ela e seu marido dormirem em quartos separados até o divórcio de Jean-Luc, passando pela falência iminente dela e da ciência de foguetes dele.
Por incrível (e ficcional) que possa parecer, mesmo depois de duas décadas, Jean-Luc não tinha conseguido esquecê-la. E ela também não o esqueceu. Incrível. Ele, então, convida Sam para passar dez dias em Paris - ela mora na Califórnia. E ela foi, mesmo estando quase falida (ele pagou a passagem com milhas acumuladas). E quando se encontraram, nem parecia que tinha passado duas décadas, já que a chama da paixão ficou acesa todo esse tempo - e pegou fogo de vez quando chegaram ao hotel.
Estou apaixonada por esse livro! Além de ser super romântico, ainda é engraçado! Durante vários momentos, me peguei gargalhando cada vez que Samantha pagava algum mico, principalmente quando ia falar algo em francês - em uma das passagens, ela queria pedir um canudo (une paille) mas acabou pedindo sexo oral (une pipe). Mas, mesmo com essas situações engraçadas/bizarras/constrangedoras, Jean-Luc mostra-se um completo cavalheiro, um príncipe encantado.
Romance sempre será meu gênero favorito por excelência, mas adoro um relato autobiográfico. E se for um livro que junte as duas coisas, a chance de eu amar é enorme! Não conhecia esse livro, pesquisei por ele no site da Universo dos Livros e resolvi pedir, apenas lendo a sinopse. E não me arrependo! A edição está impecável e a capa está bem bonita, mesmo tendo rostos, que é algo que não curto em capas. Só achei dois errinhos, que me deixaram confusa, mas relendo, deu pra entender perfeitamente.
"E eu percebi como tinha sorte por estar me apaixonando."
Apesar de eu não acreditar que possam existir homens maravilhosos e perfeitos como Jean-Luc, o livro de Samantha é uma ode ao amor verdadeiro. É como se ele dissesse "ei, apesar de tudo, é possível sim ser feliz!". E olha que a moça sofreu, tanto com o pai biológico (um lixo de pessoa) como com o ex-marido (um idiota), mas com Jean-Luc, tudo é diferente, bonito e legal.
Pesquisando no site da autora, vi que em abril de 2017, ela vai lançar seu segundo livro "How to Make a French Family: a memoir of love, food and faux pas" (Como fazer uma família francesa: uma memória de amor, comida e gafes, em tradução livre). em que ela vai contar seu dia a dia na casa nova, no sudoeste da França, com seu marido e os dois filhos adolescentes dele (de um relacionamento anterior). Só espero duas coisas: 1) que ela tenha conseguido ter seu filho (o que acho difícil, já que ela reencontrou Jean-Luc beirando os 40) e 2) que a Universo dos Livros traga esse livro para o Brasil.
Essa é a leitura mais que adequada para curar uma ressaca literária. Uma história real, romântica e engraçada também. Daria um ótimo filme pra Sessão da Tarde (de preferência com Jennifer Aniston). Agora só me resta entender o que leva uma pessoa a ignorar cartas de amor. Por 20 anos. E como consegue aplacar a saudade todo esse tempo...
P.S.: as cartas são divulgadas ao longo da trama. E é uma mais linda que a outra.
Beijinhos,
Olá...
ResponderExcluirAdorei o livro e a sua resenha.
Me interessei bastante pela história e gostei da capa.
Adorei o seu Blog.
Abraços.
Caramba, como foi bom ler a tua resenha. Eu via esse livro e pensava "mais um romance, um dia eu leio", mas não é tão simples e bobo como eu imaginava. Melhor de tudo é saber que ele arranca gargalhadas da gente. Adooooro! :)
ResponderExcluirAdoooro um romance, ainda mais quando tem Paris envolvida haha
ResponderExcluirAcho super legal a ideia das cartas trocadas, ninguém faz mais isso hoje em dia, o que é uma pena..
Beijo
Caramba, a história é real? Nem da pra acreditar né?! É que as vezes nos esquecemos que as histórias são baseadas nos acontecimentos de verdade né? Adorei o livro e a resenha, vou procurar pra ler!
ResponderExcluirwww.memoriasdeumaleitora.com.br
Olá!
ResponderExcluirAcabou a faculdade... ouço um amém? haha Sim, a leitura dela é tão maravilhosa que é impossível não devorar em um único dia - mas eu estava em processo de quase férias, o que ajudou bastante hahaha adorei essa troca de livros, precisamos fazer mais vezes!
Olá
ResponderExcluirNão sou chegada em romances,mas gosto de histórias autobiograficas, essa históra parece ser bem bonita, ainda mais acontecendo em Paris, acho que posso gostar ainda mais do segundo livro
Oi
ResponderExcluirEu já tinha visto o livro, mas nunca havia de fato, reparado nele.
Adorei a história, sua resenha me deixou com muita vontade de ler o livro.
Bjs
Oiee ^^
ResponderExcluirEu ainda não conhecia esse livro, mas posso dizer que me apaixonei quando li a sinopse seguida do primeiro parágrafo? Posso, então eu vou dizer. EU QUERO! OMG esse livro parece ser tão lindo, tão apaixonante, tão maravilhosamente belo que eu necessito ler! Sério, adorei a premissa dele, e fiquei mega curiosa para ler essas cartas *-*
MilkMilks ♥
Que livro gracinha! Realmente, essa coisa de duas décadas depois o sentimento ainda ser o mesmo é um tantinho puxado, mas... Convenhamos, é um livro e nada melhor do que viajar e sonhar até não poder mais com as histórias.
ResponderExcluirFiquei curiosa para ler os micos de Samantha, ri bastante com o do canudinho que não foi canudinho, que você usou de exemplo na resenha.rs.
Olá! É ótimo quando um livro é tão bom que num piscar de olhos já terminamos a leitura, não é? Depois dá saudade do livro.
ResponderExcluirA protagonista é minha chará haha.
Achei muito interessante essas cartas que são publicadas em um blog, nesse lance de cartas de amor lembrei daquele filme "Cartas para Julieta", é muito legal.
Adoro livros engraçados e fico feliz que tenha adorado a leitura!
Beijos... Samantha Culceag.
* Arquivo Passional *
Oie, também fiquei imaginando o filme inspirado no livro! Que história gracinha. Não tinha ouvido sobre ela ainda, mas com certeza vai pra minha lista de desejos, porque é o tipo de livro que AMO ler! Obrigada pela dica! Abraços!!!
ResponderExcluirOi Ani! Que nada, não é tão difícil assim ela ter um filho mesmo que o tenha reencontrado beirando os quarenta, conheço várias pessoas que tiveram filhos entre 37 e 40 e nem precisaram recorrer a tratamentos. Ao contrário de você, não curto muito relatos autobiográficos, então não sei se leria. Fora que esse negócio que você disse da chama da paixão pegar fogo de vez quando chegaram ao hotel, me faz acreditar que tem cenas hot, e não curto. Mas as cartas devem ser lindas!
ResponderExcluirNormalmente vejo a palavra biográfico e fico sem nenhuma vontade de ler, sério. Mas, lendo sua resenha, percebi que é uma obra que eu ia amar ler. Achei a história linda, e saber que ainda tem momentos que diverte o leitor me empolgou mais ainda. Adorei conferir sua resenha, quero muito conferir a obra.
ResponderExcluirbeijos
www.apenasumvicio.com
Se eu encontrasse esse livro antes de ler sua resenha com certeza não surgiria interesse por conta de ser um relato autobiográfico. Mas agora que conheci mais da história posso dizer que fiquei encantada e mega curiosa para conhecer esse caso de amor real. Amei sua resenha e já anotei a dica de leitura.
ResponderExcluirBjs, Glaucia.
www.maisquelivros.com
Acho que se eu demorasse a responder essas cartas, jamais responderia, morreria de vergonha do meu descaso viu? hahah. Não curto muito romances, mas achei a história linda, ainda mais sabendo que é autobiográfico.
ResponderExcluirTambém não gosto muito de capas com rostos, por isso não gostei muito dessa :x
Fiquei curiosa pelo conteúdo das cartas e pelas gafes hahaha, parece divertido. Beijos!
ourbravenewblog.weebly.com
Olá! Que livro amorzinho! Fiquei com vontade de ler, achei a capa linda demais. Achei lindo ele ter correspondido o email e se reencontrarem, deve ser uma leitura deliciosa. Dica anotada, beijos!
ResponderExcluirEntre Livros e Pergaminhos
Oi Ani, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirEu sou uma apaixonada por cartas!!! Acho tão romântico!!!! Esse foi o ponto da história que me ganhou. Outro ponto foi saber que aconteceu de verdade, eles se reencontraram e são felizes, ser deram uma chance mesmo depois de tanto tempo. Isso dá esperança na gente, não acha??? Mas eu não leio relatos autobiográficos, não sei se vou gostar da narrativa. Mas vou anotar e pegar na livraria para ver como ela escreveu a história que achei linda!!!
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Eu tenho este livro, comprei em um sebo e não sabia que era meio verdadeira. Mas olha, existem homens assim viu, pode acreditar. Agora que li sua resenha, posso ler mais tranquila sem achar que pode ser uma história ruim.
ResponderExcluirBeijos,
Greice Negrini
Blogando Livros
www.blogandolivros.com
Oie!
ResponderExcluirEu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas estou bem interessada nessa trama. Ainda mais que deu para notar o quanto é bom, já que conseguiu curar uma ressaca literária.
bjks!
Histórias sem Fim
O livro parece ser bom, e estou precisando de um romance na minha leitura! :D
ResponderExcluirO enredo me atraiu e sua resenha também! Muito boa, aliás! <3
Vou anotar a dica!!
obrigado!
Ana
https://literakaos.wordpress.com/
Não creio que este livro seja assim tão amor verdadeiro, não acredito muito em um enredo onde tenha esses personagens "deuses". Acho muito fantasioso, e gosto de personagens mais reais.
ResponderExcluirOie!! Parece uma história linda e eu também estou tentando entender como alguém ignora cartas de amor?! Não tem lógica! kkkk
ResponderExcluirAinda não conhecia essa história, mas achei muito fofa a premissa! Tomara que tragam o próximo livro, porque ai eu lerei os dois, um atrás do outro! kkk
Beijinhos
Anna - Letras & Versos