No final de 2017 a Editora Paralela me encheu de amor e me enviou alguns livros, e foi tão lindo. Um deles foi o Querido Dane-se da atriz e youtuber Kéfera Buchmann, e hoje eu quero falar sobre ele.
Título: Querido Dane-seAutora: Kéfera BuchmannPáginas: 221Editora: ParalelaSinopse: Sara tem muitos sonhos, mas também vários problemas para enfrentar. Para começar, seu namorado acabou de uma hora para outra com ela e por WhatsApp. Pouco depois, ela descobriu que o desgraçado está namorando uma socialite linda e admirada. Parou por aqui? Não: Sara, que é estilista de formação, mas trabalha como costureira, atualmente está de plantão na casa dessa socialite, arrumando as roupas dela.Enquanto lida com o ressurgimento do ex e tenta voltar a achar graça na solteirice, Sara sofre com seu maior medo: fazer trinta anos sem achar a sua cara-metade. Entre lágrimas e muita risada, no entanto, Sara começa a repensar sua vida. E a perceber que está diante de uma pessoa cujos anseios e gostos conhece pouco: ela mesma.Querido dane-se é a primeira ficção de Kéfera Buchmann, que, sem abandonar o bom humor de sempre, fala sobre autoestima, empoderamento e a importância de compreender os próprios desejos para se tornar alguém feliz.
Kéfera Buchmann é uma das youtubers femininas mais influentes do país, atriz e já lançou dois livros pela Editora Paralela. Querido Dane-se é seu primeiro livro de ficção e conta a história de Jussara. Sara - como gosta de ser chamada - é uma jovem estilista que atualmente trabalha como costureira e foi designada a remodelar o guarda roupa de uma das socialites mais conhecidas do Brasil.
Ela tem 26 anos e morre de medo de chegar aos trinta sozinha. Tudo ia bem até Henrique, seu então namorado, terminar com ela por Whatsapp. Sara tenta superar o término focando no trabalho, aplicativos de relacionamento e terapia, mas não é fácil. Como nada é, né?
A obra é escrita em formato de diário, um pedido da terapeuta de Sara e eu acho que esse foi o maior erro da obra. Já li livros em formatos de diário, cartas, e-mails e coisas relacionadas, e sempre acho ruim pois nós só vemos um lado da história que normalmente é escrito de maneira rápida e não tão detalhada. Kéfera até tentou esclarecer, descrever diálogos e fechar pontos, mas essa forma de narrativa é mesmo complicada e acabou não me convencendo tanto.
“Achei a ideia um saco, porque nos dias de hoje seria muito mais fácil mandar um WhatsApp para mim mesma com o resumo do meu dia.” (sobre a ideia de escrever um diário)
Sara é uma personagem que só pode ser odiada ou amada. Não existe o meio termo. Ela é carente e insegura demais, mas eu acho que todo mundo já teve essa fase... Quando tinha 16 anos. Acho que o que mais me irritou na Jussara foi conseguir enxergar a Ana Paula de anos atrás que achava que só seria feliz e completa se estivesse namorando. E hoje, eu sei que não é assim. A gente cresce e percebe que a vida é muito mais que isso.
Nossa protagonista não se conhece e esse é o ponto central da história. Ela não deveria estar atrás do seu futuro marido, desde o início, ela deveria estar em busca dela mesmo, de se conhecer, de se entender e principalmente de se sentir bem consigo. Tendo em vista o público alvo da autora (jovens e adolescentes), é bem bacana que ela levante esse questionamento, até porque eu acredito que é possível adquirir muitas experiências a partir de livros e filmes.
A escrita da Kéfera é surpreendentemente boa e digo isso pois o máximo que fiz, foi folhear seu primeiro livro. Fico feliz que ela tenha se arriscado a escrever uma ficção e espero que faça isso mais vezes, só que dessa vez sem ser em formato de diário #ficadica.
A edição da Paralela é só amor. A capa está linda, a fonte é agradável e me mandaram um kit muito incrível que tem tudo a ver com o enredo. É um prazer ser presenteada com histórias tão bacanas assim. Obrigada equipe da Paralela!
Em suma, Querido Dane-se é uma história interessante de autoconhecimento e um pouco de drama de uma jovem de 26 anos que ainda não sabe muito bem quem é para onde vai. Aconselho a leitura por ser leve e envolvente.
“Se apaixonar é ótimo. Só se lembra de não colocar todas as suas expectativas nesse cara! Você tem que conseguir ser feliz mesmo que as coisas não deem certo com ele também.”
Beijinhos,
Olá linda,
ResponderExcluirEu não gosto muito de livros com narrativas em formato de diário, porque nem todo escritor tem o talento para conseguir alcançar qualidade nesse gênero e isso acaba me deixando irritada, mas como nunca li nada dela essa obra seria um bom começo.
Beijos!
Oiii tudo bem?
ResponderExcluirQue demais a sua resenha menina, infelizmente esse não é um tipo de leitura que me atrai muito, sempre procuro evitar porque me desaponto demais, apenas gostei da capa.
Bjs
Que bela resenha! Mas a história com certeza não ia funcionar para mim ( quase 50) rsrsrsrs
ResponderExcluirParabéns pela e resenha e dica! Bjs
Não sei se é o estilo de leitura para mim no momento. Já ouvi várias opiniões contraditórias acerca do livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler para tirar minhas próprias conclusões.
ResponderExcluirBeijos
Mari
Pequenos Retalhos
Oi.
ResponderExcluirAssim, de cara a premissa não me agradou achei meio sem graça, porém sua resenha foi muito bem feita, obrigada por indicar mesmo assim.
Olá!
ResponderExcluirPensei que fosse algo biagráfico nessa leitura, mas pelo visto tem todo um contexto ao longo da trama. Vou procurar pra conhecer a escrita da Kéfera.
Beijos!
Camila de Moraes
Olá, bom saber que curtiu esse livro da Kéfera. Pela premissa, acho que muitos leitores vão se identificar com essa necessidade de se conhecer primeiro pra depois encontrar um amor.
ResponderExcluirOi. que bom que você gostou, infelizmente, não curto o trabalho da Kéfera, então, deixo a dica passar dessa vez.
ResponderExcluirOi.
ResponderExcluirTá bom, vou admitir, tenho um pouco de preconceito por ser youtuber. Mas o único jeito de superar isso é lendo, não? Ser escrito em forma de diário realmente pode ser um problema, mas ao mesmo tempo me faz lembrar dos livros que eu lia quando era bem novinha.
Beijos.
Oi Ani! Eu não curto muito ela, então, não leria a obra em si, mas parabéns pela resenha! Beijos,
ResponderExcluirOverdose Literária - Paula Juliana
https://overdoselite.blogspot.com.br/
Olá!
ResponderExcluirAdoro livros que são como diários pois eu sinto mais proximidade com a personagem.
O livro dela não faz meu estilo e também nunca sinto interesse de ler livros de youtubers por não me chamarem atenção.
Tenho certeza que outras pessoas gostaram bastante.
Beijos
pra ser sincera, não me atrai pelo enredo, e tomei um abuso de Kéfera que nossa... nada que seja vinculado a ela me chama a atenção... passo longe... mas que bom que vc curtiu a leitura...
ResponderExcluirbjs...
Oie
ResponderExcluirmuito legal sua resenha e me surpreendi por saber que a escrita dela é boa pois realmente não esperava, por ser ficção e não sobre ela, acho que arriscaria sim, gostei da capa e do enredo, então é um livro que vou cogitar ler
beijos
http://www.prismaliterario.com.br/
Olha, eu tenho um certo problema com Kefera. É um ranço gratuito, eu sei, mas sei lá. Ele existe! rs
ResponderExcluirUm dia, eu talvez me arrisque numa leitura de uma obra dela, mas por enquanto não.
Entretanto, gostei bastante de sua resenha.
<3
Beijinhos!
#Ana Souza
https://literakaos.wordpress.com
Olá!
ResponderExcluirOlha, eu gosto de narrativas em forma de diário, mas tem que intercalar para sabermos melhor a história, como você disse, é bem corrido, e sem detalhes nessa narrativa, e pode deixar muito a desejar. Eu não me animo muito para ler essa obra, pois não vejo a Kéfera como escritora, não sei, to julgando sem ler, mas fazer o que? Então passo essa leitura! rs'
beijos!