Romance Tóxico - Heather Demetrios

 Oi vocês, 

Hoje vamos falar sobre um livro que tocou me tocou tanto que não tenho palavras para exaltar essa obra. 

Título Original: Bad Romance
Autora: Heather Demetrios
Tradução: Flávia Souto Maior
Editora: Seguinte
Páginas: 416
Sinopse: Grace quer sair de casa. Ela se sente sufocada pelo padrasto agressivo e pela mãe obsessiva, que a faz esfregar o chão até toda a poeira (que só ela enxerga) sumir. Quer ir embora da cidadezinha onde mora, na Califórnia, pequena demais para seus sonhos. Quer fugir da vida que leva e se tornar uma artista em Paris, uma diretora de teatro em Nova York… qualquer futuro que seja distante do medo e da solidão que sente.
Então ela se aproxima de Gavin: charmoso, talentoso e adorado por todos da escola. Quando os dois se apaixonam, Grace tem certeza de que aquele romance é bom demais para ser verdade. Mas as suas amigas enxergam um outro lado do garoto — controlador e perigoso —, que, com o tempo, vai transformar o relacionamento dos dois em uma prisão da qual Grace será incapaz de escapar sozinha.

Romance Tóxico de Heather Demetrios traz a “história de amor” de Grace e Gavin. Ela é uma jovem que está no segundo ano do ensino médio e sonha em trabalhar como diretora de teatro em Nova York, mora com sua mãe, irmão e seu padrasto em um ambiente extremamente tóxico. 



Sua mãe adquiriu Transtorno Obsessivo Compulsivo depois que se casou com Roy – o Gigante – que é agressivo e abusivo. Grace precisa assumir responsabilidades em casa e só pode sair para trabalhar, encontrar suas amigas ou para o teatro apenas depois que tudo está devidamente limpo e no lugar. Além disso, está prestes a perder o emprego devido aos atrasos ocasionados pela sua mãe e muitas vezes perde os finais de semana para se tornar a babá do irmão mais novo. 

“Vou perceber que tanto minha mãe quanto eu somos trouxas, eternamente vencidas pelo charme masculino e pela solidão. Ela e eu cavamos nossa própria cova. Depois deitamos nela, cruzamos os braços e esperamos que os homens jogassem terra sobre nós”

Ela tem um crush em Gavin, o artista incompreendido do colégio. No dia dos Namorados, Gavin tentou suicídio depois que sua namorada terminou com ele. Quando Grace descobre o que aconteceu, escreve uma carta para ele dizendo que torce pela recuperação e que espera que ele fique bem logo. A carta se tornou uma âncora para ele e os dois começam a se conhecer melhor.



Grace não consegue entender o que Gavin viu nela, mas se entrega de cabeça, afinal ele é perfeito... Músico, charmoso, divertido, galanteador, não tem como não amar, mas todos que estão em sua volta começam a perceber que na verdade, ele não é tão perfeito o quanto parece.

Estou com esse livro desde seu lançamento, mas desde que vi sua capa sabia que precisava me preparar para ler essa obra. Aparentemente 2020 está sendo o ano em que eu me sinto muito mais madura para algumas leituras. Antes de escrever essa resenha, eu pensei em colocar um alerta de gatilho sobre relacionamentos abusivos e ia dizer para que quem se sente desconfortável não efetuar a leitura, mas acredito que o papel dessa obra é justamente esse, de manter a gente desconfortável, tocar na ferida, nos fazer refletir sobre esse tema. 


“Garotas não se apaixonam por cretinos manipuladores que as tratam como merda e as fazem questionar seriamente suas escolhas. Elas se apaixonam por cretinos manipuladores (que as tratam como merda e as fazem questionar seriamente suas escolhas) que elas acham que são príncipes encantados”

O livro é narrado pela Grace como se fosse uma carta para o Gavin, e eu achei que essa foi a melhor forma para escrever a leitura, começamos a ver a evolução de um relacionamento saudável e normal, para uma relação doentia e triste. É angustiante ver como Grace precisa viver na própria casa e como se agarra em pequenas esmolas para se sentir feliz e completa. Eu queria abraçar ela. Queria dizer que ela era forte e não precisava passar por toda aquela merda.

A protagonista conta com amigos incríveis que estão do lado dela o tempo todo e tentam abrir os olhos de que há algo saudável no relacionamento, mas ela não vê, pois Gavin é o pior tipo de manipulador que possa existir. As coisas que ele faz com ela, nossa, eu não tenho nem palavras.

Eu te amo até o infinito. É de um dos livros que você levou à minha casa quando eu estava doente. Essa frase ficou com a gente. E agora me fez amolecer. Como você sabia que aconteceria. Você é cheio de cartas nas mangas. Um baita jogador”

Eu não consegui largar o livro porque queria ver como Grace conseguiria se desgarrar desse falso amor. Não importa quantas pessoas temos ao nosso lado, há coisas que precisam ser feitas sozinhas, é um amadurecimento pessoal. Ela poderia ter todos os avisos possíveis, se internamente ela não tivesse certeza, ela continuaria nesse ciclo. É isso que pessoas tóxicas fazem, tornam algo bom em um ciclo vicioso em que você não consegue largar.

“Essa viagem me muda. Me dá uma visão do futuro. É assim que a vida seria sem você. Não é tão ruim como pensei. Na verdade, não é nem um pouco ruim”

Eu – graças à Deus – nunca passei por algo assim, mas como a própria autora diz, 1 a cada 3 jovens mulheres passam por abuso em relacionamentos. É absurdamente triste que isso aconteça. 
O exemplar possui essa capa linda e a diagramação é simples, a obra é dividida em duas partes e como disse, narrada por Grace como se fosse uma carta para Gavin, onde ela detalha tudo o que passou. No final da obra, há uma seleção de sites e telefones para denuncias e apoio a vitimas de relacionamentos abusivos. Durante os agradecimentos, a autora fala que a obra foi inspirada em um relacionamento pessoal, com algumas partes alteradas. Que mulher forte. 



Eu não tenho palavras para descrever como Romance Tóxico é uma obra necessária. Leia, leia, leia, leia! Passe para frente, abra os olhos de quem você conhece e passa por algo parecido. Se cuide. Ame a si mesmo antes de qualquer coisa e não deixe ninguém te agredir ou diminuir. Você sempre será mais forte. Sério.

Lembrando que se você ficou interessado no livro, comprando através desse link você consegue me ajudar a manter o blog no ar. 

Beijinhos,

5 comentários

  1. Extremamente importante esse tema como alerta. O livro também tem essa função social: mostrar mazelas sociais e levar o leitor a refletir.
    Parabéns pela resenha e pela reflexão em não por alerta de gatilho,pois muitas pessoas assim que tem receio ou vergonha do assunto, podem perceber que falar sobre o problema de relacionamentos tôxicos ser fundamental.

    ResponderExcluir
  2. Estou com esse livro há muito tempo e ainda não fiz a leitura. Ler a sua opinião sobre ele, me lembrou que preciso pegar esse livro para fazer a leitura... Gosto de livros com essa abordagem e sempre vejo muito elogios sobre ele!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ani!
    Não conhecia esse livro, mas através da sua resenha deu para perceber a intensidade do enredo em que tudo se engloba a trama. Fiquei muito curiosa sobre a Grace e sua vida e rotina, deve ter sido muito difícil para ela aceitar todas as imposições, parabéns pela resenha já coloquei na lista de leitura, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Lembro que quando li esse livro foi um soco no estômago. Concordo muito que é uma leitura necessário, e gostei do modo como a autora trouxe a narrativa. Além disso, a capa combina demais com o conteúdo e nos faz refletir. Amei a sua resenha que me fez relembrar de quando li. Espero que mais pessoas possam conhecer!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia a obra, mas fiquei curiosa. Já passei por um relacionamento tóxico e sei como é difícil se libertar de um relacionamento do tipo. Mesmo parecendo estranho dizer isso, gosto de livros assim por trazerem alertas necessários, mesmo que esse tipo de leitura remexa em algumas feridas. Vou anotar a dica de leitura!

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com