EC&Mimimi - Sobre a Madras Teen e os exageros alheios

Oi vocês,

   Eu estava com os posts já programados para essa semana e não costumo fazer a mesma coluna seguida, mas não deixaria de passar o que aconteceu durante esse final de semana nas Redes Sociais. Sim, hoje eu vou fazer um Mimimi sobre a atitude rídicula e infantil da Editora Madras e seu Selo Madras Teen.

EC&Mimimi: Madras Teen

            Todo inicio de ano é a mesma rotina para os blogueiros literários, vivemos em uma maratona eterna de se inscrever para parcerias com editoras e autores. O EC&M tem uma sina de ser recusado em muitas delas e ser aceitos nas melhores. No meio de vários formulários, muitos nãos e alguns sim criaram um grupo no Facebook chamado Mimimi para reclamar por não ter sido escolhido por alguma editora e podermos divulgar os links de quem está abrindo vagas.
            Entre um formulário e outro me surpreendi em ver que a editora Madras estava abrindo parceria para o novo selo, a Madras Teen, confesso que fiquei com medo de me inscrever, pois não sou o publico alvo da editora principal – ou seja, a Madras – não sabia do que se tratava. Assumo, me inscrevi no escuro e para ser bem sincera nem sabia que estava me inscrevendo, pois o formulário era muito diferente. Pois bem, no dia 14 de fevereiro, eu recebi um e-mail em nome de Elaine Velasco dizendo que o EC&M tinha passado na parceria e que em breve receberia as informações.  Fiz o post de divulgação no dia 23 de fevereiro e fiquei muito animada por ver que a editora estava ampliando seus horizontes e tentando atrair mais leitores. E o melhor, só livros nacionais.
            Desde esse dia eu nunca mais recebi nada, mentira, recebi dois e-mails um para solicitar um livro (no caso eu escolhi Os Filhos de Lilith) e um para divulgar eventos. Mas o livro que é bom nada... Passaram-se os dias, o pessoal começou a cobrar e eu não, o motivo? Eu estava tão atolada que ficar esperando mais um pouco estava me ajudando até, mas acontece que se passaram dois meses e nada, então eu mandei e-mail questionando e nunca obtive resposta. E na sexta feira, 22 de maio, a Madras Teen resolveu se manifestar através desse post, confesso que não entendi tudo quando li estava fazendo uns trabalhos e quando entrei no grupo do Clube das Divas eu comecei a entender que a editora “desclassificou” mais de 100 blogs por não ter livros suficientes para distribuição.
            E claro, o EC&M estava nessa lista, o que me irritou não foi ser desclassificada dessa forma e sim a como tudo foi feito. Post no Facebook? Sério??
            Entendo que uma editora precisa de muito retorno financeiro para se manter e escolher cerca de 170 parceiros é no mínimo loucura, dá pra culpar a Elaine por isso? Não! Ela mesma disse em um dos e-mails que estava aprendendo e se adaptando a essa função. O culpado é a pessoa que resolveu ampliar a editora e não deu o devido treinamento aos funcionários.
            Como disse não achei certa a forma como foi feito, não sou “rata de editora” e por isso não sei de 90% das fofocas que rolam, não sabia que a Elaine não fazia mais parte do quadro da editora e só fiquei sabendo por que nesse comunicado da Madras a culpa cai somente na Elaine como se ela tivesse feito de propósito.
            E daí é claro que o mimimi rolou solto por ali, todo mundo muito indignado – óbvio – querendo mais explicações (vamos combinar que esse post foi bem confuso), gente que recebeu dois livros e não estava nessa lista, gente que não recebeu e estava na lista, gente que não tava na lista e não recebeu, gente que disse que ia processar por se sentir lesada pela editora.
Galera, eu confesso que ri de muito dos comentários e eu vou dizer o porquê. Eu sou muito “de boa” com relação à parceria, não passei OK, passei amém, não faço escândalo nem choro por um não, porque eu acho que o sucesso do meu blog não vem só das parcerias, vem do meu esforço em manter ele atualizado do meu jeito. Como disse no ultimo vídeodo canal, parcerias são ótimas, pois é uma empresa dando crédito ao seu trabalho, mas creio que melhor que uma empresa somente o público. E lendo alguns comentários eu percebi que muita gente pensa que um blog só vive de parceria. Achei exagerada demais algumas reações e acho que o mínimo e o mais correto que se deve fazer é como eu fiz e vi muita gente fazendo, se desvincular com a editora, pois essa foi uma demonstração clara que ela não respeita os autores e os blogueiros, agora dizer que vai processar é um pouco de exagero não?
E para encerrar acho que, o que a Madras Teen deveria fazer, era manter seus blogueiros até julho e depois uma nova seleção, mais criteriosa e séria. Pois assim ninguém sairia perdendo e/ou mal falado.
            Hoje eu falo como pessoa, sem pensar apenas no meu blog, somente nos autores que vão sair prejudicados caso aconteça o boicote que a galera está prometendo. Sinto uma pena enorme por eles – a editora – terem dado um passo muito maior do que a perna e principalmente por demonstrar o desrespeito conosco e até para aqueles que um dia integraram a família Madras.

            O Entre Chocolates e Músicas não tem mais nenhum vinculo com a Madras Teen e nunca mais terá, não indico a editora para ninguém que pretende lançar suas obras, mas ainda assim desejo ler os títulos que serão lançados.

Beijinhos, 


28 comentários

  1. Nossa, que situação chata!
    Poderiam ter mais respeito com as parcerias..
    Eles que saem perdendo!
    Um beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, tudo bom?
    Eu adoro essa coluna.. Acho que já disse isso, né?
    Achei uma tremenda falta de respeito a atitude da Madras e fiquei bem decepcionada também, mas concordo com você... Um blog não é feito só de parcerias. Os blogs desclassificados seguirão em frente, mas a editora já cavou seu próprio buraco. O que é uma pena, pois achei que eles estavam trabalhando duro e se empenhando para conquistar o próprio espaço.

    Beijos e boa semana ♥

    Thati Machado;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  3. ai gente, complicado essa questao de pessoas novas, empresa crescendo, falta de treinamento etc em tds os setores viu! que a madras se redima qt a isso e a mancada com os blogueiros

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Foi uma falta de profissionalismo da parte deles, não custava nada analizarem bem e ter conversado com cada blogueiro por e-mail, ao invés de colocarem aquela nota no facebook. Mesmo meu blog estando na lista, não achei certa a atitude tomanda pelo Selo Madras Teen e não concordo, se forem para tomar esse tipo de atitude, prefiro não ser mais parceira e foi o que eu fiz. O que não achei correto foi o dono da Madras ter me atacado somente por não ter concordado com a atitude do funcionario dele, e olha que eu não disse nada de mais, apenas que não aceitava e estava me desligando da parceira, mas fazer o que, agora sei que tipo de profissionais eles são e comigo perderam.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  5. a questão do mimimi é mt fácil o povo reclamar as pessoas que estão no direito de reclamar sabe e digo isso de gente que não concorda com a posição da editora e não de gente que fica de frescura na ent.
    mas pra mim a editora perdeu toda a moral quando o dono veio no facebook de uma amiga e começou a dizer que ela estava caluniando ele, dizendo mentiras da editora e que deveria respeitar eles. ai como um cara desse vem no perfil de alguém, um espaço particular da pessoa fazer calunia e difamação quando a pessoa só está dizendo que não concorda com eles?
    sinceramente? todo mimimi é válido e podem falar as merdas que forem, reclamar do livro que for, mas eles não podem expor ninguém e falar a merda que quiser achando que não vai ter consequências. (sim do falando da sammy ai de cima do comentário pq eu respondi direto pro cara).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *faltou umas virgulas e algumas palavras estão erradas, mas acho que deu pra entender hehe.
      a questão é que eles fizeram tudo errado e colocaram as coisas em cima da costa da mulher, visto que segundo eles aquela era uma pré seleção e eles não haviam explicado direito e mimimi.
      pra mim eles enfiaram os pés pelas mãos e vieram com esse papo de merda pra cima das pessoas.

      Excluir
  6. Oi Ani,
    É uma pena isso ter acontecido. Acho que poderia ter sido resolvido de diversas formas, não em uma postagem do Facebook, certo? Mas enfim, concordo com você que parceria não é tudo. De qualquer forma, quem acabou se prejudicando foi a editora mesmo que sujou seu nome perante grande parte de seus próprios futuros leitores/consumidores.

    Beijos
    Daisy - nuvemdeletras.com

    ResponderExcluir
  7. Olá
    com toda a certeza queriada, meu blog tambem é parceiro da Teen, e já mandamos mil msg e nenhum retorno, sem fala que disseram que já tinha sido enviado o livro pedido (Filhos de Lilith) mas ñ chegou nada, nosso blog resenhou, mas foi pq eu ganhei um promoção a duas semanas e o livro já chegou e o da parceria de 300 bilhos de anos, ainda nada, e sem falar que ñ ouve retorno de respostas
    Bjsk

    Passa Lá No meu Blog, Tem Resenha de A Herdeira de Hélzius - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!!

    Nem preciso dizer que foi muita falta de respeito por parte da Madras. Mas daí a processar, não há necessidade! Tipo, tem blogueiros que dão a impressão de que vivem só de parcerias e de que pensam que a editora é obrigada a manter as parcerias - sim, ela é obrigada a cumprir seus compromissos já firmados e não ficar toda hora abrindo seleção. De todos modos, dessa editora quero distância! Não me inscreverei mais em parcerias tampouco me interesso mais pelos livros dela.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oiii
    Nossa que ruim esse tipo de situação. Eu sou blogueira tenho varios parceiros mais nunca passei por esse tipo de coisa. ate agora todas as empresas que me contratam segue o que foi acordado no contrato. eu também não sou do tipo de blogueira que vive disso. Graças a Deus tudo fluindo
    beijos
    www.marichic.com

    ResponderExcluir
  10. Acho que por ser uma editora relativamente nova no mercado eles se enrolaram com a administração. Mas isso acabou dando um problemão.
    Pelo menos acredito que fica a lição tanto para a editora quanto para os parceiros...

    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  11. Nossa! Eu vi uns comentários no face, mas não havia entendido direito.
    Fico triste por todo mundo que foi prejudicado, de uma maneira ou outra. Em tudo é assim né? Falta responsabilidade, falta assumir os erros e tentar consertá-los, masss..
    espero que as coisas se regularizem, pelo bem de todos :)

    ResponderExcluir
  12. Caraca, que sacanagem!
    Eu vi alguma coisa relacionada a isso no Twitter, mas peguei o bonde andando e acabei não entendendo direito. Foda! Como você disse, podiam ter mantido até julho pra depois fazer uma nova seleção.
    170 parceiros? Imagina :O

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  13. meu deus, que situação... acho uma grande falta de respeito e de profissionalismo! enfim :s seguindo aqui, beijos <3

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ani.
    Que situação chata e até constrangedora.
    É uma falta de profissionalismo mesmo.
    Espero que tenha mais sorte com as outras parcerias.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  15. Que rolo acabou dando esse negócio com a editora ein, estragou um monte a imagem dela. Deviam ter noção antes mesmo de fechar as parcerias que não eram capazes de suportar tantas né. Deu o que falar mesmo kkk só observo

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem post novo no blog sobre os Multitalentos, vem conferir!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Ana! Tudo bem? Menina, eu acompanhei esse rolo todo pelas redes sociais e olha, fiquei bem surpreendido/chocado com a atitude (totalmente sem profissionalismo) da Madras Teen. Acho que eles deviam ter estudado e analisado bem quantos blogs podiam colocar na equipe de parceiros antes de aprovar um grande número de parceiros, pois a confusão seria menor ou até inexistente. Eles são uma editora nova, acho que eles deviam começar dando pequenos passos... Essa é a minha opinião! E sobre esses comentários exagerados do pessoal o que tenho a dizer é: Menos pessoal, menos... Ok, a editora errou e desrespeitou muita gente, mas não é preciso dar um show de exageros, né? Parcerias são importantes, eu sei, mas não é a única coisa que faz com que o blog seja um sucesso, né? Enfim, adorei o texto! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Ani... tudo bem??
    Achei um desrespeito total com os blogueiros, mas principalmente com os autores que acreditaram no novo selo... pode ser que as coisas mudem e até melhorem, mas eu sinceramente perdi a confiança... por mais que o meu blog esteja naquela lista que eles colocaram eu ainda me senti ofendida... porque meu blog apareceu ali, mas eles não respondem nenhum email que é enviado e pior acharam um bode expiatório para colocar culpa... eu só acho que a Elaine não deveria nem ser citada, ela segue padrões que a editora fornece... mas enfim não estou aqui para defender ninguém, apenas as pessoas que foram injustiçadas com essa confusão... o meu blog não faz parte dos parceiros, fiz questão de deixar isso claro pra eles.... também confesso que quando me inscrevi foi no escuro... e infelizmente a minha desconfiança de que teríamos problemas foi concretizado, enfim... sorte para quem quer continuar, eu dispenso esse tipo de situação e forma de trabalho. adorei a sua postagem... xero!

    ResponderExcluir
  18. Oi Ani, não acompanhei muito o que estava acontecendo, mas se tem uma coisa que não consigo entender é drama com atitudes de editoras. Concordo que poderia ter sido conversado e explicado para cada leitor, mas as pessoas exagerem e não conseguem entender que uma Editora é uma empresa e livros cedidos é também custa dinheiro. O problema é que muitos blogueiros pensam apenas em si mesmos e não veem a coisa toda de uma maneira mais geral. enfim, o ssunto dá pano pra maga!

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?

    Concordo com o que foi dito aqui, pois achei ridícula a atitude da editora, principalmente por jogar pra cima da antiga adm, que nem tinha mais vínculo com a empresa. Quando essa editora abriu parceria e falou que seriam 100 blogs escolhidos eu já desisti de me inscrever, pois sabia que editora iniciante com tantos parceiros, ou ia dar merda, ou não ia ter livro pra abastecer todo mundo sem tomar prejuízo, e foi dito e feito. Achei super justa a atitude de quem cancelou a parceria, se eu fosse parceiro também faria o mesmo, pois quero ter no meu time editoras com compromissos e corretas, e não quem fica jogando a culpa dos próprios erros nos outros.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Aninha, sua linda, tudo bem?
    Eu fico muito triste quando algo assim acontece. Quando eu descobri, confesso que fiquei surpresa. Eu recebi um livro da editora, demorou, mas na época, eu enviei uma mensagem para a editora e fui respondida, me explicaram que no meu caso, o livro tinha sido enviado, mas que eles tiveram algum problema com os Correios. Logo depois, enviaram novamente e eu recebi.
    Em consideração a um autor parceiro, que assinou contrato com a editora, eu resolvi aguardar um pouco antes de me pronunciar.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Aninha lindona a situação creio que foi muito mal administrada, e foi uma falta de respeito a forma como foi colocado e tratado o assunto. Por isso a gestão tem que ser boa. Um informativo que mais confundiu que explicou, e fico triste pois sempre são bem vindos selos novos . Espero que a Editora adm melhor esse setor. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  22. Vi a postagem no facebook, mas não acompanhei o desenrolar daquilo... acho que quanto mais eles tentam explicar mais confuso fica... O cara que responde os e-mails acaba piorando as coisas, a gente pergunta uma coisa, ele responde outra, enfim... Não vejo uma melhora prevista pra essa situação. Morro de preguiça dessas coisas.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  23. Oi Ana, tudo bem? Eu vi o post deles no Facebook, mas juro que logo no início não entendi nada, mas depois que vi alguns blogueiros comentando, eu entendi o que passava e fiquei abismada. Sério que uma editora faz uma coisa dessas e ainda coloca a culpa em outra pessoa? Eles quiseram dar um passo maior que a perna e acabou dando no que deu. É uma pena, pois por causa disso muitos autores vão ser realmente lesados. E sinceramente, que falta de profissionalismo colocar essa notícia no post do Facebook, sem nem ao menos tratar os blogueiros com o respeito que merecem. Enfim, foi uma atitude muito imatura.

    Beijinhos,

    Rafa

    ResponderExcluir
  24. Oi Ani, tudo bom?
    Eu estava sabendo sobre essa confusão toda, mas nem me meti.
    Não havia nem me inscrito para a seleção da editora.
    Tem gente muito extremista, e eu também sou de boa.
    Passei? Ótimo. Não passei? Certo. Ano que vem tem mais.
    A editora errou feio, mas não precisa de tudo isso.
    Gostei da postagem. De saber mais sobre o assunto :3
    Bjs
    Www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Anni,
    Eu fiquei sabendo por cima sobre o que aconteceu, mas eu só fico no muro vendo o povo se humilhando, bravo e aqueles que não estão nem aí. Mas como você disse foi realmente uma falta de respeito que a editora fez antes e agora. Primeiro não houve uma organização e critérios discutidos para parceria e foram logo colocando dezenas de blogs como parceiros, ai é claro, não deram conta, ate porque não é fácil e o custo é alto, eles decidiram cortar geral sem um aviso prévio. Mas quem tem a perder é a editora que se queimou a toa e feio.
    Assim como você eu não quero e nunca vou querer parceria com esta editora.

    Beijos Ana Zuky
    SA Revista

    ResponderExcluir
  26. Oiiii
    Eu que criei o Grupo do Mimimi para o intuito de "reclamar", mas no modo de brincadeira e ficarmos atualizados sobre a seleções kkk
    Enfim, eu vi esse "comunicado" da Madras, e achei um absurdo a falta de informação deles. Eu tinha me inscrito e passei na seleção da editora, e recebi o livro, mas meu nome não constava na lista. Resolvi me desligar da Editora, ponto. Só achei ridículo pessoas ameaçarem processar a editora por se sentirem lesadas. Oi? Lesada com o que? Não receber um livro, acho isso um pouco de exagero.
    Enfim, espero que a editora se organize e passe a cumpri com sua palavra.

    Beijos
    http://sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Amiga até hoje eu só recebi dois livros da editora e hoje de manhà mesmo me mandaram um email falando para o blog recolocar o BANNER da parceria no blog se nào seria desclassificado. Eu tirei porque não quero mais mesmo. Eles são muito enrolados. Não respondem os emails e nem mandam livros. Eu acho que eles fizeram tanta merda que não estão indo pra frente e achei melhor eu mesma sair fora. Eu nem me preocupei. Deram um prazo para os Blogs parceiros colocarem o LOGO deles de volta, mas eu não vou colocar, porque eu acho muita falta de respeito com os leitores e na boa, eu não estou mais preocupada com parceria não. Eu acho que como tu disse, se a gente consegue é uma parceria de editora é por merecimento do nosso trabalho. Pelo reconhecimento e não outra coisa....Enfim.... Adorei tudo que você disse.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br - Vou colocar só o link do meu blog, porque quando vi sua postagem eu vim correndo aqui ler e comentar

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com