#EC&Mimimi - Parcerias Unilaterias

Oi vocês,

   Hoje é dia de vlog!!! Esse vídeo está pronto há muuuuito tempo mas a falta de tempo não me deixou postar. Entedam: eu gravo > mando pro namorado > ele edita e corta 90% das coisas que eu falo (tipo a Globo #abaixocensura) > ele posta no youtube > eu preciso divulgar. Então é um ciclo horrível e trabalhoso já que nossa internet - tanto a minha, quanto a dele - é lenta! Vamos entender o tema.

Parcerias Unilaterais

  Desde comecei o blog sempre acompanhei outros blogs formalizar parcerias com blogs e ficava com muita vontade de ter também. Como eu disse no vídeo, hoje o EC&M conta com um time de parceiros incríveis que me enche de orgulho. Outro dia, vi que a autora Mari Scotti postou no Facebook sobre um blog que solicitava um número abusivo de livros para parceria, pensando nisso eu gravei esse vídeo dando minha opinião de que SIM, existem blogueiros folgados que acham que os autores tem que mandar vários livros, mas há muitos autores que também não nos valorizam.
   Como eu disse, eu falei demais e o Quixote teve que cortar bastante coisa para não ficar muito longo - e mesmo assim ficou - mas está compreensível. Ainda estou aprendendo a lidar com esse mundo de vlog, então me desculpe qualquer coisa.



   Agora eu quero saber a sua opinião sobre esse tema, o que você acha sobre parceiros que não respondem, não compartilham, não nos divulgam? E qual a sua opinião sobre blogueiros que pedem muitos livros para os parceiros? 

Ps: O O Outro Lado da Raposa está completando o primeiro aninho e tem sorteio rolando então clique aqui e participe!


Beijinhos,


35 comentários

  1. Na minha opinião a parceria tem que ser beneficia para os dois lados, ninguém é obrigado a trabalhar de graça, valorizo o que faço!
    Parabéns pelo blog!!
    Estou Seguindo!!

    http://devaneiosdalila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ani!
    Assisti seu vídeo até o final siiiim, e adorei.
    Vou te dizer que muitas vezes evito parcerias, porque algumas que fiz não foram bem sucedidas, haha.
    Só faço quando realmente tenho confiança, as regras são claras e justas.
    Concordo plenamente com você sobre esse assunto.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu acredito que a parceria tem ser uma coisa tranquila, e não ter aquela coisa da obrigação, se não acaba se tornando algo chato; também precisa haver uma troca entre parceiro e autor: eu divulgo sua obra e você divulga minha resenha. Ainda não tenho nenhuma parceria, mas pretendo ter.
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Ani!
    Então, eu sou extremamente chata em relação a parceria. Não são todas as editoras que eu me inscrevo para ser parceira (sempre olho o catálogo para ver se tem livros que me interessem, que sejam do estilo que eu gosto) e só aceito parceria com autores se eu realmente quiser ler o livro.
    Com autores eu nunca tive problema. Leio tanto físicos como e-books e sempre deixo a cargo do autor para que ele envie o que achar melhor. Se só pode ser e-book, sem problemas (mas vejo muita gente batendo pé por que quer o físico...paciência!). Alguns já me enviaram dois físicos (meu e para sorteio), mas a maioria manda somente um e acho que está bom dessa forma.
    Com os autores parceiros do blog eu não peço para que divulguem nada meu, mas eles sempre divulgam a resenha deles nas redes sociais. Se não divulgarem, não me importo. Faço a minha parte com amor, afinal o meu intuito desde que criei o blog, há quase 4 anos, era para divulgar os livros, falar sobre o que li e conhecer novas pessoas. O blog cresceu nesse tempo, parcerias foram firmadas (tanto com autores, como editoras), mas eu sempre mantive meu foco que é divulgar e apoiar o que/e quem realmente merece e faz um bom trabalho independente de qualquer coisa!
    Ufa, que comentário enoooooorme. rs Gostei do vídeo, faz mais! ;)
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ani.
    Como o nome indica parceria deve ser algo compartilhado,
    com ambas as partes contribuindo para um objetivo em comum.
    Se isso não acontece, então é melhor rever essa "parceria".
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Esse assunto sempre rende "pano pra manga", porque ainda tem gente folgada dos dois lados que só sabe cobrar e não dar nada em troca.
    Fico feliz que isso não aconteceu muito comigo, sempre procuro pesquisar bastante sobre a pessoa ou instituição antes de firmar parceria...

    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  7. Ameeei o post e o blog! Bjj <3

    http://blogbaudefeminices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do vídeo! Gente folgada tem em todo lugar, no mundo dos esmaltes, das resenhas! Mas acho seu blog incrível! As parcerias que consegue são merecidas
    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    O autor e o blogueiro têm que entender que a parceria é excelente para ambos! Não adianta só um participar, mas é uma pena que ainda exista gente que quer levar vantagem, por pura preguiça...

    resenhaeoutrascoisas.lbogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi tudo bem?

    Pois bem eu entendo muito bem o que vc está falando, e acho que tem que ser uma coisa que beneficie os dois lados, ambos tem que se ajudar, e não sai por ai exigindo como se fosse o rei do pedaço, humildade acima de tudo né meu povo, ganhar livros por exemplo, e bom? sim claro mais nem sempre da pra ganhar então, pare e pense e sempre se coloque no lugar do outro.

    Beijinhos.
    http://www.brendalandim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Ani!
    Eu tento ser seletiva com as parcerias lá no blog, e 90% deles são ótimos. Mas acho q realmente é uma via de mão dupla, e alguns, tanto blogueiros qnt parceiros, n sabem o valor de uma parcerie e nem como aaproveitá-la o máximo possível =/
    Tem a resenha de Dark House q vc queria ler lá no blog ;)
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Também acho que a parceria tem que ser algo tranquilo, nada de obrigação mas claro que tem que haver a troca de favores, aliás, é por isso que existe a parceria não é? To voltando a acompanhar o blog <3

    http://criativosounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá :) Gostei muito do seu vídeo! Curti! :D Me inscrevi no seu canal. ;) Concordo com tudo, as parcerias são muito importantes tanto para blogs quando para autores/editoras, pois é uma ótima forma de divulgação, além disso, nós blogueiros amamos ler/escrever. *-*
    Mas, as vezes as parcerias não são agradáveis. :/ Somente faço parceria com autores/editoras que publicam livros do meu interesse. :) Beijos!
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  14. Concordo com a parte de o autor enviar pelo menos um livro para se ter uma ideia boa de como é a parte física do livro, e não só a história. Apesar de que penso que até mesmo enviar um livro só fica complicado no caso de autores que estão começando, às vezes o melhor que eles podem fazer mesmo é enviar o pdf. Porém você com certeza tem uma enorme razão em um ponto muito importante que tocou nesse vídeo: o autor divulgar a resenha feita no seu blog, realmente, tem autores que não divulgam, que só querem ganhar divulgação.

    Enfim, um ótimo final de semana e até mais!

    aguardandoocamaleao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Ani! Adorei o vídeo! Muito mesmo. Parceria é um assunto sério e que muitas pessoas não tratam como tal. Eu tenho uns problemas com parceria mas não com os parceiros em si, mas por exemplo: Eu tenho vergonha de pedir parceria para autores; Justamente pelo medo de estar sendo chata ou algo do tipo. As duas parcerias de autoras que tenho foram elas que me procuraram e aceitei pois gostei da proposta dos livros e etc; A terceira parceria de autora foi através de um formulário que o blog foi selecionado e a unica coisa que pedi para elas foi marcadores porque é mais barato e eu adoro marcadores. Hahaha! Sei que muitas autoras enviam livros e gostaria muito de ser mais cara de pau e ir fazer uma proposta, mas acabo me retraindo por conta de situações que nem se quer aconteceram comigo. Mas enfim... Beijos.
    Blog Clicando Livros

    ResponderExcluir
  16. Oi Ani!
    Acho que parceria consiste exatamente em os dois lados envolvidos se ajudarem, e não um abusar do outro. Claro que antes de se estabelecer a parceria as duas partes tem que estabelecer bem o que cada uma tem a oferecer e ver se ambas estão de acordo ou não.
    Adorei sua colocação.
    Um beijo
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Ani! Muito legal o seu vídeo!
    O meu blog ainda não tem nenhum parceiro e uma das razões é justamente evitar esse tipo de problema. A palavra parceria já indica troca, é algo que visa a ajudar os dois lados, tanto o autor, que terá seu trabalho divulgado, como o blogueiro, que terá material para o seu blog.
    Infelizmente, algumas pessoas visam apenas o ganho pessoal e esquecem a própria essência da palavra "troca".

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Adorei o seu vídeo!
    Eu não exijo um número determinado de livros para meus parceiros, mas espero que ele possa me divulgar também. Acho que a parceria deve ser proveitosa para os dois lados.
    Eu nunca tive nenhum problema em si com um parceiro, mas um deles, autor de um livro que é extremamente cristão (e que não parecia nem de longe ser desse assunto pela sinopse), depois de formalizar a parceria comigo e com mais uns 10 blogs, veio dizer que não censurava resenha, mas pedia que nós não usássemos a palavra "cristão", "Deus", "fé" e afins na resenha, pois aquilo afastava os leitores. Simplesmente não tinha como falar outra coisa, porque o livro do cara falava de Deus o tempo TODO. Eu senti como se ele estivesse me pedindo para enganar os leitores. E quando alguém comentava que não gostaria de ler o livro, o autor não aceitava a crítica. Resultado: Citei SIM, fiz uma resenha sincera e não quero nunca mais fazer parceria com ele, de verdade.
    Tirando esse problema, acho que nunca tive nenhum outro em relação a divulgação e afins. Parcerias sempre são um risco, mas é válido dar esse tiro no escuro e esperar a verdadeira "troca de dedicação" que exige uma parceria.
    Ótimo vídeo!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com.

    ResponderExcluir
  19. Oi Ani!
    Atualmente não estou fazendo parceria com autores, porque realmente é tenso. Não que pelo fato da leitura do fisico, como você mesmo disse. Não ligo de ler ebooks, mas tem autor que faz questão com tempo pra resenhar, leitura só de pdfs e todo bla bla bla, assim como também tem os blogueiros folgados, que se acham donos da razão. Eu acredito que não importa com quem seja a parceria, o lucro tem que ser viavel aos dois. Como você mesma disse, quando a parceria é formada, significa que aquela pessoa confia no seu trabalho e na sua marca e isso é responsabilidade. Não profissionalizar essa parceria é algo irresponsável, seja por parte do blogueiro, do autor ou da editora.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  20. Achei o seu video muito legal e ele levanta uma questão muito importante, principalmente pra blogs que só buscam ganhar coisas "de graça" através do blog. Na minha opinião, a partir do momento que você quer parcerias o seu blog deixa de ser algo pessoal para virar algo profissional. Não adianta você querer uma parceria se você não tem condições de dar um retorno legal, se dedicar e fazer do seu blog um lugar com conteúdo legal, original e diversificado, porque é apartir dai que a sua opinião vai ser levada em conta e você vai ganhar seguidores. Não adianta fazer uma parceria apenas com beneficio próprio e sair caçando parceiros né? Mas como tudo na vida, existem dois lados da moeda, e muitas empresas não levam o trabalho de uma blogueira a sério e não valorizam o trabalho das mesmas. Eu por exemplo já recebi emails pedindo midia kit e perguntando preços, e as pessoas se surpreendiam porque eu não fazia algo de graça ou achavam que eu ia cobrar uma mereca por um publieditorial (e olha, eu realmente não estava cobrando caro) então cabe para as duas partes se conhecerem melhor e ver se a parceria realmente vai ser algo benefico para ambas as partes ou não. Acho que assim como a blogueira tem que conhecer a empresa que ela quer trabalhar, a empresa tem que ao menos tentar conhecer um pouco a blogueira e seu blog que eles querem investir.

    http://www.leitecombiscoitos.com/

    ResponderExcluir
  21. Cara esse é um dos motivos que eu parei de fazer parceria com autor, pq sinceramente? a grande maioria acha que eu sou obrigada a falar maravilhas de um livro ruim só pq me mandou um exemplar. por isso eu parei e falo pra pessoa q se ela quiser me mandar um exemplar pode mandar, mas tem q saber q se eu não gostar a resenha vai ser publicada e eu não vou tirar do ar.
    e no começo eu fazia com blogs, mas também parei pq eu não sou burra e sei valorizar meu trabalho.
    sinceramente ? parceria não tá com nada (autores e blogs), as vezes até algumas editoras não é negócio fazer. por isso tem q pesquisar mt a reputação de alguém se quiser fazer parceria com blog/autor.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  22. Eu super concordo com sua opinião, eu não sou uma autora ainda, mas espero ser num futuro não tão distante e eu como blogueira fico super feliz quando vejo que os autores brasileiros e até mesmo as editoras divulgam nas paginas deles nossas resenhas. É simplesmente maravilhoso ver isso, porque mostra que o que estamos fazendo, o nosso trabalho está sendo reconhecido e não tratado como uma obrigação nossa fazer.
    Eu acredito que nada disso é obrigação nossa, mas que a partir do momento que fechamos uma parceria há regras pré-estabelecidas e ambos os lados tem que fazer a sua parte, não adianta apenas um fazer sua parte.

    Beijos!
    www.amigadaleitora.com

    ResponderExcluir
  23. Oi, como vai?
    Eu acho que parceria é uma troca, tem que ser bom para os dois lados, e as pessoas tem que entender que autor não é rico pra sair mandando livros por aí!
    Acho que deve ser muito bom você ler uma resenha positiva do seu livro e ler críticas construtivas dele, mas ao mesmo tempo tem que ter confiança, porque já conversei com muitos autores que donos de blogs fecharam parceria e depois sumiram com o livro, não resenharam e nem entraram em contato, acho isso um puta falta de respeito!
    Enfim, adorei, beijão!

    ResponderExcluir
  24. A verdade é que há muito tempo não faço mais parcerias com autores. Tenho parceiros ótimos que não vou deixar de divulgar, mas também já levei calote de autor mais de uma vez, fiz divulgação dos autores, dos livros, e recebi algo pra resenha, como combinado? Não, não recebi nada. Cansei de fazer papel de trouxa. Já tive autor fazendo comentários em resenha de parceria com editora, se achando mega injustiçado... sinceramente, se eu gosto, eu gosto, se não gosto, exponho meus motivos pra isso, e não vou mudar minha opinião porque alguém achou ruim. Se não aguenta que as pessoas exponham fatos negativos, não publique. Fim. Apesar de amar nacionais, me tornei mais chata para escolher minhas leituras por conta das atitudes de alguns.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  25. Oi Ani,

    Penso que parceria pressupões troca mútua, é a reunião de uma ou mais pessoas em prol de um objetivo comum, no caso de blogs, editoras e autoras, a troca deve acontecer e todos devem sair ganhando e satisfeitos com os resultados, ganho unilateral não é parceria,
    Tenho pouquíssimas parcerias, a maioria com autores que procurei ou que me procuraram, parceria com editora tenho apenas a da Universo dos Livros que amo de paixão e recentemente com a União dos Autores, como estas duas são as primeiras, então tenho muita experiência ainda. Mas, sei que pessoas folgadas tem em todos os lados, tem blogueiros, autores e editoras exagerados(as), mas tem a maioria que é demais e muito éticos nas relações, isto é de suma importância para que a parceria dê certo.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oie Ani! :D
    Já havia comentado no facebook que é muito uma questão de compreensão de ambos os lados. Eu não me sinto a vontade para pedir um livro para uma autora, eu converso com ela para saber o que fica melhor para ela e explico que com o e-book eu demoro um pouco mais para ler. Sempre consegui fechar parceria sem nenhum problema por essa questão. Claro que fico muito feliz quando recebo livro ou marcadores, mas meu objetivo nas parcerias não esta focado em ganhar livros/marcadores e sim em ajudar no crescimento da literatura nacional. O que eu espero das autoras que eu tenho parceria? Divulgação, que divulgue meu trabalho na fanpage delas e claro valorização! :)

    Beijoos e até logo! :*
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  27. Olaaaaaaaaaa Ani!
    Ainda lembro do seu primeiro vídeo, de você falando que era tímida, mas que quando começava a falar não parava mais ahahaha
    Adoro a sua sinceridade e seu modo de se expressar! Realmente, tem muito blogueiro e muito autor folgado por ai. E gente que acha que vai entrar na blogosfera e já vai virar uma Bruna vieira da vida está muito enganada, e, muito provavelmente, quando ver que isso não é bem assim, vai acabar desistindo ali pelo segundo terceiro mês.
    Adorei o vídeo <3
    Beijão!
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  28. Olá,
    Gostei muito do seu vídeo e super concordo com o que você disse, a parceria tem que ser uma mão dupla, para as duas partes participantes o interesse é o maior numero de pessoas consigam visualizar o trabalho feito.

    Beijos
    http://entaotudoaconteceu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Olá, acho a mesma coisa temos que valorizar os autores parceiros, mas os autores também tem que valorizar os blogueiros. O trabalho tem que ter uma ajuda dos dois lados se não nem adianta, nunca vai funcionar.
    Lorrainne
    Amo Livros e Filmes

    ResponderExcluir
  30. Não sei se esse caso que você citou do autor é a pessoa que fez comigo exatamente a mesma coisa. Eu li e resenhei o livro dessa pessoa, gostei da leitura, mas ressaltei que o excesso de cenas de sexo no livro eram desnecessárias pra história. Afinal, um casal que mal se encontra e já quer transar... meio forçado, né? Mas dei uma nota bacana pro livro. Até que um dia essa pessoa veio me chamar no facebook para dizer que o livro ia ter uma segunda edição, que ela cortou boa parte das cenas de sexo e ela queria que eu retirasse isto da minha resenha porque quem fosse ler o livro de agora em diante não encontraria mais estas partes. Cara, sinceramente... ignorei pra não me estressar. Onde ela achou que eu fosse MESMO mexer na minha resenha porque o livro tem uma segunda edição com menos cenas desnecessárias (graças a Deus)??????? Absurdo e desrespeitoso com o trabalho do blogueiro.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  31. Ola lindona adorei o vídeo, com relação a parcerias tem que ser uma via de mão dupla, devemos auxiliar o autor, editora a divulgar tudo sempre. Mas sempre o combinado não sai caro, por isso toda parceria deve ser bem esclarecida. Eu por exemplo estou com uma pilha de livros para ler como muitos, então se recebo parceria de autor já deixo claro que pode demorar um pouco. A sinceridade sempre em primeiro lugar. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  32. Ei Ani, adorei o vídeo! Comecei com parcerias agora e na parte dos autores ainda não tive problemas. Mas recentemente eu e alguns blogs tivemos problema um o selo recente de uma editora, que praticamente usou os blogs para divulgação e depois descartou, alegando que a seleção teve erros. Também acho que parceria deve ser um trabalho em conjunto, porque senão as coisas não funcionam. Mas bom senso é fundamental.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  33. Ótimo tema Ani!
    Eu nunca tive uma situação chata com autores, mas sempre evitei parcerias desse tipo. Sou bem sincera nas minhas resenhas e se eu não gostar vou citar todos os motivos. Infelizmente, muitos - não todos - autores nacionais tratam seus livros como se fossem filhos perfeitos, que ninguém pode criticar. Sigo a filosofia que, a partir do momento que você publica, você está sujeito a criticas. Se não aceita isso, não publique. Enfim. Mas sei que isso também pode ser aplicado a editoras, por isso seleciono bem aquelas parcerias para as quais eu me inscrevo.

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  34. Oi, Ana! Tudo bem? Primeiramente parabéns peço vídeo, ele ficou ótimo! Olha eu acho que para uma parceria funcionar é necessário haver uma reciprocidade em ambas as partes da parceria. É necessário que o autor e o blogueiro se ajudem, pois assim todo mundo sai ganhando. É uma pena saber que há vários blogueiros folgados e autores também (fiquei chocado com a situação que aconteceu contigo. A educação da autora passou longe, né?. Mas enfim, é isso... Se as pessoas (tanto blogueiros como autores) começarem a refletir e a tratar a parceria com mais carinho e respeito, tudo saíra bem! Parabéns pelo vídeo! :D

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Olá, Ana! Eu super concordo com você!

    Precisamos mesmo analisar os dois lados. Eu, como blogueiro, sei que existe por aí diversos donos de blog que se acham no direito de reivindicar vários exemplares físicos para um autor, como se ele (o autor) fosse obrigado a fazer tal coisa (enviar vários exemplares). Entretanto, há também há aquele tipo de autor que acha que somos empregados dele, e que, além de não dos darem nenhum exemplar, quer que leiamos em PDF e resenhemos em um prazo muito curto de tempo, como se apenas o livro dele existisse. Penso que, se encontrarmos um equilíbrio entre os dois pontos, conseguiremos atingir uma harmonia entre autores e blogueiros. Adorei o vídeo!

    Um abraço,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com