Máscara - Luiz Henrique Mazzaron

Oi vocês,

Da série: Resenhas Atrasadas. Estrelando: Máscara. Preciso dizer que tinha vontade de ler esse livro há muito tempo, mas todas as vezes que ia atrás para comprar não encontrava a obra. Até que o autor abriu solicitação de parceria e eu me inscrevi e passamos! Fiquei tão feliz e animada que não via a hora de começar.
Acontece que algo sempre me impedia. No dia que começaria a leitura tive uma crise de sinusite forte e fiquei 7 dias sem pegar em nenhum livro. Quando melhorei, começou a última semana de aulas, vocês já sabem a correria que é né? Depois dessa luta toda, eu consegui terminar a obra e hoje trago resenha para vocês.

Máscara


Título Original: Máscara - A vida não é um jogo
Autor: Luiz Henrique Mazzaron
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira (Novo Século)
Páginas: 366
Skoob: Máscara
Sinopse: No mundo de Domus, a morte é a moeda que alimenta o jogo. E a verdade pode custar a vida.
Liam é um garoto que viveu por muito tempo isolado devido aos constantes castigos do sádico tio, um carrasco ex-militar. Porém, inesperadamente, surge uma entidade maléfica, uma figura das trevas trajando uma máscara, e passa a o perseguir, levando-o a participar de um jogo num mundo surreal, chamado Domus.
Junto a um grupo, Liam parte para uma experiência alucinante, em que os pecados da humanidade serão colocados em xeque, como numa espécie de julgamento. Um combate onde o principal objetivo do adversário é mostrar o quão odiosa é a raça humana…
Mas ainda há muitos mistérios que rodeiam este intrincado jogo. Por qual motivo a criatura possui tamanha obsessão por ele? E vale a pena prosseguir, já que a morte é a única certeza?




"Bem-vindo ao jogo, Liam."
         
         Máscara – A vida não é um jogo é o primeiro livro do autor Luiz Henrique Mazzaron. A obra é divida em partes e eu não sei por onde começar essa resenha. 

Começamos conhecendo Christina e Kevin, um casal jovem que anseia pelo primeiro filho. Em uma madrugada, alguém toca a campainha e assustados, ambos descem para saber quem incomoda. Ao chegar à porta encontraram um bebê. Era como um presente de Natal. O casal resolve cuidar do menino, que recebe o nome de Liam. 



Os pais de Liam são assassinados quando ele ainda era um recém-nascido e seu tio, um ex-militar carrasco, quem cuida do menino. Cuidar não é a palavra certa. Sergey fazia de Liam seu escravo, espancava a criança sem dó e o deixava com fome. Os vizinhos que sempre acompanhavam as cenas de tortura resolveram denunciá-lo. Lisa, a assistente social resolve visitar a casa da “família” para constatar se há ou não maus tratos. 
Quando isso é constatado, Lisa avisa para Liam fugir o mais rápido que puder. Não vou contar mais que isso, pois, o meu medo de soltar um spoiler é enorme.



Luiz, como eu disse ali em cima, dividiu a obra em algumas partes, são seis partes cada uma delas dividas por capítulos e cada capitulo por cena. Parece confuso né? Mas não é, na verdade isso é genial, a obra ganha um dinamismo sem fim por causa disso. Cada cena condiz com um dos participantes do jogo. O que mostra como o personagem está sentido e o que está acontecendo nos ambientes. Máscara é narrado em terceira pessoa que nos descreve o ambiente – o jogo se passa em Domus, uma cidade futurista – e todas as caracteristas das personagens.



Não há um personagem que não seja trabalhado, a história se passa em torno de Liam, mas todos os coadjuvantes são bem descritos e com uma carga de vida e emocional incrivelmente trabalhada. Passamos o livro inteiro sofrendo ao ver as provas que Nero os obrigava a cumprir – todas no estilo Jogos Mortais, com direito a agulhas e olhos arrancados – e loucos para entender o porquê daquilo tudo estar acontecendo. 
Justamente essa espera que me incomodou um pouco, fiquei me perguntando quando as minhas dúvidas seriam sanadas, o autor brincou comigo e com Liam durante todo o enredo. A escrita do Luiz ainda precisa de um pouco mais de amadurecimento e de revisão, achei alguns erros – que não tirava o brilho da obra, mas que para os mais exigentes seriam um problema. E senti um pouco de falta de saber o que aconteceu no “mundo real” durante o final do livro. 
Sobre a diagramação ela é bem simples, com folhas amareladas, fontes agradáveis, a capa e a contra capa traz todo o estilo sombrio do livro. Um trabalho muito bem feito.



 Essa obra faz parte da série Máscara e ainda não teve seus outros livros lançados. Para quem só vai ler depois dos demais livros, um aviso: não precisa esperar. Sim, o livro tem um final aberto, mas todo o enredo que o Luiz criou vale a pena à leitura e a espera para as próximas aventuras dos sobreviventes.

"O jogo ainda não havia acabado."
Beijinhos, 


25 comentários

  1. Olá!

    Como você conseguiu ler até o fim um livro que tem olhos arrancados??!! Se fosse eu, já parava, de tanto pavor! hahaha tirando isso, achei a premissa bem legal. Tirando a parte dos olhos arrancados (tenho neura, eu sei), eu leria esse livro. Boa sorte ao autor com a continuação da série!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Mais uma nacional que morro de vontade de ler Ani. Faz tempo que vejo inúmeras resenhas positivas quanto o livro, adorei a sua resenha e mais uma vez fiquei instigada. Espero ter a oportunidade de ler em breve!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  3. Oláaa,
    Vejo muitas criticas positivas a respeito desse livro, e confesso que fiquei bem curiosa. Poréeeem, eu não sei se teria estômago para um livro estilo Jogos Mortais, hehehe Não é nojo nem nada, mas é medo mesmo! Mesmo assim, com certeza eu irei dar uma chance. Acho que vai ser o primeiro livro desse gênero que irei ler....
    Ahh, eu já estou com dó do Liam, coitado, hehehe

    Beijos, Our Constellations

    ResponderExcluir
  4. Amei sua resenha!
    O livro parece ser muito interessante, mas não sei se é muito o meu estilo de leitura.. haha
    Um beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  5. Oi amada.
    Adorei a sua resenha, e adoro esse tipo de livro. Tô mega curiosa agora.

    Milhoes de Beijos!

    Marina Lima.
    Meu Doce Apartamento | Literatura, Culinária, Caseirices & muito amor ♥

    ResponderExcluir
  6. Oi Ani!! Que legal esse livro, já me apaixonei pela capa! hahaha
    Estou adorando que existem novos autores da literatura brasileira que estão trabalhando com literatura fantástica, eu acho o máximo! Estou louca para conhecer esse universo Domus!

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha!!! Fiquei com vontade de ler esse livro parece ser bem interessante!
    Beijokas da Camila e Carol
    http://www.vamospapear.com/

    ResponderExcluir
  8. OK, agora quero ler esse livro para ontem haha
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Já havia lido algumas resenhas desse livro, e a maioria era bem positiva, e a sua me deixou um pouco mais curiosa acerca. Principalmente a parte que diz que os personagens todos foram bem trabalhados e que a divisão do livro em partes, capítulos e cenas o deixou mais dinâmico.

    aguardandoocamaleao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro. Gostei do enredo e é bem legal ficar sabendo de livros brasileiro.
    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  11. Oi Ani, parabéns pela sua resenha! Eu sou louca para ler esse livro, sempre tive muita curiosidade, e com a sua resenha fiquei com mais vontade ainda! Gosto muito do gênero da história e achei bem interessante a premissa :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Sempre leio resenhas muito animadas sobre esse livro e a curiosidade sempre bate, ainda não tive oportunidade de ler a obra, mas já estou curiosa. Sei que não mudou o layout de agora, mas o trabalho a Flávia ficou lindo juntamente com a ilustração que você já tinha.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Nossa amei sua resenha e mesmo o livro nao fazendo meu estilo literário fiquei super curiosa com a leitura. Com certeza esse vai para minha lista de desejados.

    Bjos

    umavidaliteraria1.blogspot.com.br/?m=0

    ResponderExcluir
  14. Oie,
    A cada elogio fico mais ansiosa para ter meu exemplar deste livro! E sua resenha só me atiçou mais, gosto de livro com suspense e terror, e esse parece ser uma ótima escolha ><
    P.s Seguindo seu blog c:
    Beijos
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  15. Oi Ana!
    Adorei a novidade, não conhecia o livro, sinopse muito boa!
    E quando você me diz que terá uma continuação para os 'sobreviventes' me animou, adoro quando temos que lutar para sobreviver, hahaha. Eu sei que sou meio doida, mas ok. HAHAHA
    AH, obrigada por me avisar da Pepper em SP, vou tentar ir! *-*
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Blog mais fofo de todos, muito lindo.
    Beijão
    http://keepcalms2s2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Só de ler a sinopse meu coração se arrepiou, mas fora isso gostei da sua resenha, está de parabéns!
    A capa parece ter haver com o tema, gosto quando logo entendo o capa haha
    Beijos
    Ingrid

    ResponderExcluir
  18. Esse livro é maravilhoso, assim que o livro me apaixonei pela história dele e tem uma pegada de Jogos Mortais, que eu amo demais. Tô ansiosa esperando os próximos volumes!
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Ani, tudo bem?
    Li Máscara em 2013 em parceria com o Lu, que por sinal é uma excelente pessoa, tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente em um evento e não tem como não gostar de sua simplicidade... é muito amor por um autor... e eu o admiro como pessoa... que olha para ele, jamais imagina que ele escreve tão bem e um livro nessa complexividade e amei me surpreender a cada página que eu virava... para você ter uma ideia, eu tive uma ressaca literária das bravas.... quase dois meses sem conseguir ler direito... mas eu não me arrependo porque amei a leitura do livro, ele foi o meu favorito de 2013. Quanto aos erros de português não me atrapalharam, infelizmente a editora tem um histórico referente a revisão, mas que vem melhorando assiduamente... quero muito que a sequência venha, mas a demora é sofredora... xero!!

    ResponderExcluir
  20. Ani, adivinha quem tem medo desse livro? o/

    Desde a primeira resenha, desenvolvi certo pânico da história, aí você ainda me fala dessas provas estilo Jogos Mortais com agulhas (tenho pânico até de vacina) e olhos arrancados (nem comento que meu estômago embrulha só de pensar em uma coisa dessas). Definitivamente, não é pra mim.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    p.s.: tadinho do Bob, tira ele daí, vai que é sugado pelo livro... rs...

    ResponderExcluir
  21. Olááá!
    Antes de tudo, vc escolheu com perfeição o quote inicial e final dessa resenha.
    Fiquei bem curiosa com relação à esse livro, já tinha visto a respeito dele antes.
    Esse enredo parece ser bem impactante, deu um leve medinho, haha.

    Beijos!
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Eu já tive a oportunidade de ler várias resenhas sobre esse livro. Achei bastante interessante tudo que você falou sobre a história e tudo mais, mas eu não sou do tipo que gosta muito desse gênero sabe? Eu acho que não pegaria para ler, pois sou medrosa demais pra alguns livros, mas eu fico feliz que tenha gostado da leitura e espero que o autor faça muito sucesso, pois vejo muita gente elogiando o seu livro também =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-garota-online.html

    ResponderExcluir
  23. Oiii
    Eu li Máscara ano passado e acho esse livro simplesmente incrível!
    O Luiz sabe muito bem como prender o leitor. Eu não consegui largar o livro! Torço muito para que os outros livros sejam lançados logo.

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Sou super curiosa para ler a obra, mas sou do time que espera toda a série ser lançada antes de começar a ler! Fiquei traumatizada demais para fazer o contrário! hehehe

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  25. Gostei da capa e da premissa do livro, mas sou medrosa demais para ler algo desse tipo, principalmente quando você cita Jogos Mortais, que é o filme que mais me dá embrulho e pesadelo. Mas espero que quem leia aproveite a leitura, e que os próximos volumes não demorem a sair.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com