EC&M Entrevista - Luiz Henrique Mazzaron

Oi vocês!!

Vocês perceberam que a coluna de entrevista voltou com tudo né?? Estou bem animada em relação a ela e peço que aguardem que você irão ver grandes nomes passando por aqui.
Hoje a entrevista é com nosso parceiro Luiz Mazzaron. Desde que li Máscara, eu fiquei querendo saber muito mais sobre o autor e o livro, ele foi um amor ao responder as perguntas, então confira.

Luiz Henrique Simão Mazzaron nasceu em São Bernardo do Campo, mas viveu toda sua vida em Santo André, São Paulo. Durante o Ensino Fundamental, passou por uma época difícil e encontrou refúgio nos livros policiais e de suspense. Adorador da literatura estrangeira usou-a como base para suas obras da série Máscara.
Facebook - Lendas de Illusa  | Facebook - Máscara







Entre Chocolates & Músicas: Quem é Luiz e qual foi seu primeiro contato com a leitura?
Luiz: Bom, tenho 20 anos e estudo para me formar engenheiro biomédico. Sou persistente, bem tímido (mas já melhorei muito!), sempre tento levar as coisas no bom humor e simplesmente amo games e livros, sendo que meus preferidos são do gênero terror, fantasia e policial.
Meu primeiro contato com a leitura deve ter sido na pré-escola, realmente não me lembro desse passado remoto rsrs O que realmente lembro é que as primeiras coisas que comecei a ler foram os gibis da Turma da Mônica, mas já por volta da 3ª série eu passei a ler livros de mistério; minha mãe sempre me incentivou quanto a esse aspecto.

EC&M: Quais são suas inspirações para escrever? Tem algum autor, livro ou situações como referência?
Luiz: Minhas principais inspirações são livros, games e filmes/séries. Acho que tenho como maiores referências J.K. Rowling e a série Harry Potter (cresci assistindo a Harry Potter, impossível não citar ela!), Justin Cronin com seu A Passagem e Agatha Christie e seu livro E Não Sobrou Nenhum, sendo que esse último foi o gatilho para que eu começasse a escrever.

EC&M: Máscara é um livro que brinca com o psicológico do leitor, de onde surgiu a inspiração para a obra?
Luiz: Para Máscara, busquei inspiração nos filmes e games de terror, já que sou simplesmente viciado nesse gênero, mas também tentei beber de fontes mais diversas, como livros de fantasia e drama, a fim de tornar a trama diferente e fugir dos clichês. Mas se eu tivesse que escolher os pilares principais de inspiração para Máscara, diria que eles são: Jogos Mortais, Silent Hill e Resident Evil.

EC&M: Quando você decidiu que estava pronto para publicar seu primeiro livro e quanto tempo demorou para conclusão da obra? Você teve alguma dificuldade para publicar?
Luiz: Levou muito tempo para que eu criasse coragem para começar a escrever. Eu era muito incentivado no colégio pela minha professora de redação, mas nunca consegui acreditar que eu, um mero mortal, pudesse escrever um livro rsrs A ideia foi apenas crescendo na minha mente e chegou a um ponto que me perguntei: e se eu pelo menos tentar? Foi então que decidi arriscar e começar a escrever algo. Aos poucos a história foi evoluindo até que vi eu precisava tornar aquilo real, que precisava materializar aquela história. Todo esse processo levou cerca de um ano e meio. O resto é história!
Quanto a dificuldades em publicar, tive várias. O primeiro desafio foi encontrar uma editora que aceitasse analisar meus originais. É fato que as grandes editoras não possuem muitos canais de comunicação, o que dificulta e muito a vida de qualquer autor. Depois de ganhar o tão esperado “sim”, a maior dificuldade é lidar com a ansiedade. Com o livro pronto é que vem o maior desafio: divulgar a obra. Para um escritor iniciante e nacional, é uma tarefa árdua conquistar seu espaço ao participar de eventos e fechar parcerias com blogs, que são, sem dúvidas, nossos principais aliados.

EC&M: Qual a sua opinião sobre essas novas plataformas (widbook, watpadd)?
Luiz: Minha experiência com essas plataformas é quase nula rsrs Mas acho muito interessante a forma como elas funcionam: não são exclusivas, não requerem rios de dinheiro para serem publicadas e possuem um vasto alcance.

EC&M: Você está de casa nova e com projeto para mais um livro, qual é a previsão de lançamento e quando você lançará o próximo da série Máscara?
Luiz: Sim, estou de mudança para a Editora Arwen! Irei lançar meu livro de fantasia “O Sol Perdido – Trilogia As Lendas de Illusa” por ela, mas, como é tudo muito recente, não há data para lançamento, mas espero que saia ainda nesse ano. Quanto ao próximo volume de Máscara, ele está preso num limbo no momento, sem qualquer previsão de lançamento, infelizmente...

EC&M: Deixe uma mensagem convidando os leitores para conhecer seu livro.
Luiz: Primeiramente gostaria de agradecer pela atenção e o tempo de vocês! E convido a todos que estejam lendo para que conheçam meus dois filhotes que tantas alegrias estão me trazendo!
Se você curte terror e mistério, venham conhecer Máscara e o mundo sombrio de Domus na page: facebook.com/livromascara
Mas, se magia, princesas e castelos são mais atraentes para vocês, venham para Illusa mergulhar na mais fantástica das lendas através da page: facebook.com/lendasdeillusa
É isso! Novamente muito obrigado a todos por lerem, e meu agradecimento mais que especial ao blog por ceder espaço para essa entrevista muito bacana!

-x.x-

Eu que agradeço a dedicação para participar e contribuir para essa coluna. Já estou ansiosa para esse novo livro e espero que a Arwen faça um trabalho maravilhoso para a obra.
Já leram Máscara??

PS: O blog A Culpa é dos Leitores​ está completando dois anos e nós do EC&M estamos comemorando juntos!

Participe do sorteio clicando aqui ;)


Beijinhos,

28 comentários

  1. Olá Ani,
    Que legal essa entrevista, é sempre muito bom saber mais sobre autores nacionais que merece sem dúvida mais divulgação e reconhecimento. infelizmente terror não é muito meu gênero, mas desejo sucesso para o Luiz e o seu blog.
    Beijos
    Edna

    Dna Bookz / Fan page / Instagram  / Twitter

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Caramba, ele tem uma história maravilhosa! Que pena que ainda não tem previsão para o segundo volume de Máscara. Sucesso para o autor e parabéns pela entrevista!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Aaah que legal! Ele curti Agatha Christie também!!
    Com inspirações assim o livro só pode ser bom.
    Muito legal a entrevista!!

    Beijo
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  4. Adoooro suas entrevistas, são sempre tão bacanas <3
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana! Tudo bem? Adorei a entrevista! Ainda não li nada no do Luiz Henrique Mazzaron, mas tenho muita vontade de fazer isso. Os livros deles têm premissas ótimas e chamam bastante a minha atenção. Ah, me identifiquei bastante com o autor: Sou tímido, comecei a ler com os gibis da Turma da Mônica e até então desacreditava que pudesse escrever alguma coisa, mas comecei a escrever um conto! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei a entrevista, Ana! Já tive a oportunidade de conversar com o Luiz Henrique e ele realmente é um amor! Além disso, não dá pra um livro inspirado em Jogos Mortais, Silent Hill e Resident Evil, ser ruim, né?!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  7. Que entrevista bacana! O livro dele parece ser muito interessante.
    Beijos

    http://itsfangirltime.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gostei da entrevista. É sempre bom conhecer autores nacionais. Eu também comecei a ler com os gibis da Mônica. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    realmente, a ansiedade é a pior parte da publicação.
    Ó livro parece que nunca fica pronto rsrsr

    adorei a entrevista

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu simplesmente amei Máscara, com certeza deveria ter inspiração de Resident Evil Silent Hill e Jogos Mortais, são jogos e filmes que eu adoro. Em breve irei reler o livro. Adorei a resenha!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  11. Adorei a entrevista! O Luiz é bem carismático e fala pra caramba HUASHIUH Me interessei pela obra, já curti a página no Fb e pretendo comprar! ihu :)
    beijos,
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Anaaaaa!
    Magia, princesas e castelo são mesmo as palavras que descrevem o livro As Lendas de Ilusa? Eu já quero! HAHAHAHA
    Mas fiquei curiosa com sua resenha de Máscara e agora citou novamente a questão de "brincar com o psicológico do leitor"... isso me intriga! Quero ler.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olááá!
    Eu já sabia a respeito do livro dele, achei legal conhecer a respeito do autor tbm (conhece quem está por trás do livro é legal demais).
    Ele tem um rosto conhecido, sabe? Acho que me lembrou o Hugo Ribas, não sei.
    Fiquei curiosa pra ler o livro dele, um gênero que acho bem interessante.
    Beijos!
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, eu ainda não conhecia o autor e essa entrevista foi uma boa oportunidade de conhecer, o livro eu também ainda não havia escutado falar, não curto livros de terror mas parece ser um bom livro e os amantes do gênero deve amar, valeu a dica de mais um autor nacional fazendo sucesso, beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi, Ani! Muito bacana a entrevista. Ele é bem novinho e faz algo tão diferente com literatura; O que mais gostei no autor é que ele tem dois livros que são bem distintos no seu gênero e isso pode ajudar a conquistar diversos públicos.
    Ainda não li o livro Máscaras e quem sabe pego se tiver uma oportunidade. Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?

    O_O a cada dia os autores estão mais novos, eu com 20 não sabia nem se ia estar vivo no dia seguinte de tão atolado que estava na faculdade HAHAHA. Harry Potter é vida!

    Apesar de não ler nada no watpadd, concordo com a opinião do autor sobre o alcance da plataforma. Primeira vez que ouço falar desse autor e ele parece ser super simpático. |Fiquei com vontade de ler o livro dele, penas que estou com pouco tempo disponível T_T.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Ani, tudo bem?

    Eu conheço a obra do autor e sempre tive vontade de ler, pois li diversas resenha positivas. Legal conhecer mais do autor e de suas inspirações, de quando começou a ler. Sempre adoro entrevistas, pois é uma forma de conhecer melhor o autor em questão.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  18. Achei muito legal ele estar para publicar um livro de outro gênero na nova editora, porque apesar de sempre ter ouvido elogios à escrita dele, nunca leia Máscara, por ser voltado para o terror. Agora magia, princesas e castelo é outra história... rs... Gostei muito da entrevista, Ani!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  19. Oi Ana, adorei a entrevista e adorei saber que Silent Hill serviu de inspiração para o livro, isso me deixou mega curiosa em relação a história, com certeza quero conferir.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Ani,

    Gosto muito de entrevistas com autores por ser uma forma de ser apesentada a quem ainda não conheço ou de saber um pouco mais de quem já conheço e no caso não conhecia o Luiz que parece ser um autor bastante versátil.
    Apesar de ter ficado interessada em ler Máscara, acabei por arquivar temporariamente este interesse, pois tem continuação e ele disse que não sabe quando sairá o próximo volume que ainda está no limbo, então não dá para investir em uma leitura que não sei quando sairá o próximo livro e segundo o autor sem qualquer previsão de lançamento.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Quando vejo autores mais novos do que eu fazendo sucesso, me sinto tão velha.. ahahahah
    Já vi muitos elogios ao livro do Luiz. Espero que ela faça tanto ou mais sucesso na sua nova casa.

    Beiijos, Andressa.
    . Mais que Livros . Curtindo a Vida a Dois .

    ResponderExcluir
  23. Oi flor, tudo bem??
    Ahhh o Lu meu queridinho autor... adoro esse cara e ele vai longe... eu torço muito por ele e quero ver ele por ai crescendo em nosso mundo literário... Máscara é incrível e eu sou muito apaixonada pela obra... é triste saber que a sequência está parada... bem que a editora poderia publicar a sequência do livro, muitos leitores iriam querer de verdade... eu seria a primeira da lista kkkkkk. Eu adorei saber um pouco mais sobre ele... Xero!!!

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem? :D
    Muito legal a sua entrevista com Luiz. Ele é realmente um autor bastante talentoso. Já li Máscara e gostei bastante.É muito bom saber que ele estará lançando um novo livro <3 E que ele consiga mais sucesso ainda :D É triste que o segundo volume de Máscara ainda não tem previsão :/

    bjs
    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Ani, sua linda, tudo bem
    Você que andou lendo e resenhando os livros da minha diva Agatha Christie, o livro que o Luis citou é um dos melhores e já teve várias adaptações: E Não Sobrou Nenhum, se ainda não leu, corre. Já me identifiquei com ele, pois além da Agatha, ele também gosta do Harry Potter como eu. Todas as resenhas que eu li do livro Mascara foram só elogios para o autor. Eu já tenho o meu exemplar e não vejo a hora de ler. Parabéns ao autor pelo novo livro e desejo sucesso a ele.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Como não amar HP, né? *-* Acho que todo o autor acaba se inspirando de alguma forma nessa saga maravilhosa <3. Não conhecia o Luiz, mas adorei saber um pouco mais sobre o trabalho dele. Não curto muito livros com esse terror psicológico, mas admiro quem escreve, não deve ser um gênero fácil de se trabalhar.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  27. Ó a Ani usando todo o lado jornalista dela! Tá aflorando e tá ficando bom, continua!
    Não li o livro dele, mas já vi muitas resenhas positivas.
    Boa sorte pra ele na Arwen. Sempre me bate um medinho porque é a nova Literata e a antiga deu muita dor de cabeça pro pessoal.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  28. Oiiii
    Eu li Máscara e estou surtando pela continuação!!! Fiquei super feliz que o Luiz está de casa nova, ele é um talento e merece todo o sucesso do mundo!
    Adorei a entrevista!

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com