Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently - Douglas Adams

Oi vocês,

Ano passado eu contei com a colaboração de um amigo para trazer uma resenha aqui para o blog. Como eu estou na correria, pedi socorro para o Déds novamente em relação a um livro que estava parado aqui implorando para ser lido. Ele aceitou e leu em menos de 24 horas e hoje vocês vão conhecer a opinião dele para o sucesso de Douglas Adams.

Título Original: Dirk Gently's Holistic Detective Agency
Autor: Douglas Adams
Páginas: 240
Editora: Arqueiro
Sinopse: A série O Mochileiro das Galáxias consagrou Douglas Adams por sua fina ironia e sua capacidade de elaborar histórias hilárias e inusitadas. Porém, essa não foi sua única obra-prima. Também na década de 1980, ele criou o personagem Dirk Gently, cujos elementos principais surgiram quando escrevia episódios para Doctor Who, outro ícone britânico da ficção científica.
Adams morreu em 2001, deixando dois volumes sobre as aventuras do detetive carismático e arrogante. Agora, finalmente, o primeiro livro é publicado no Brasil.
Richard MacDuff é um engenheiro de computação perfeitamente normal que sempre se comportou muito bem, obrigado, até o dia em que deixa uma mensagem equivocada na secretária eletrônica de sua namorada, Susan Way. Arrependido, toma a decisão mais natural possível: escalar o prédio dela e invadir seu apartamento para roubar a fita com a gravação.
Na vizinhança, Dirk Gently bisbilhota os arredores com seu binóculo quando presencia o ato tresloucado do antigo colega de faculdade e decide entrar em contato para lhe oferecer seus serviços investigativos. Depois de uma série de acontecimentos bizarros, o detetive percebe uma interconexão obscura entre a atitude estapafúrdia do amigo e o assassinato de Gordon Way – irmão de Susan e chefe de Richard, que passa a ser suspeito do crime.
De uma hora para outra, os dois veem-se envolvidos num caso incrivelmente estranho, com elementos díspares e desconexos que, no final, conseguem se encaixar de forma perfeita e construir uma trama típica de Douglas Adams.




Heeey, pessoal, tudo bem? Um prazer estar de volta. Hoje vamos falar um pouco dessa obra do aclamado Douglas Adams. Um aviso importante, para quem não é familiarizado com o tipo de escrita dele, pode ser meio difícil de engolir no início, mas garanto para vocês que é uma comédia muito boa. 
Mas antes, o que diabos significa HOLÍSTICA, bem... Com a palavra Dirk: 

“Holístico se refere à minha convicção de que devemos nos concentrar na interconexão fundamental de todas as coisas. Não estou interessado em trivialidades, como impressões digitais, fiapos de tecidos reveladores ou pegadas inúteis e, sim, no fato de que a solução para qualquer problema pode ser encontrada na maneira como se configura e se entrelaça o todo”.

Entendeu? Pois é, a primeira vista o cara parece um tremendo picareta, mas a história gira em torno de suas deduções malucas em que o leitor decide se acredita ou não. Tudo começa quando seu ex-colega de faculdade Richard MacDuff é acusado de um crime, e deve confiar em seu amigo para livrar sua cara. Eles embarcam em uma viagem ao passado de suas próprias vidas, com a ajuda do misterioso Professor Régio, de Cronologia, ''Reg'' como ele prefere.



Aqui, eu gostaria de dizer que para entender e apreciar melhor essa leitura, seria importante que o leitor já tenha conhecimento da obra MAIS FAMOSA do autor ''O Guia do Mochileiro...'' lá ele estabeleceu um ritmo próprio de escrita e comédia que se tornou sua marca na literatura de ficção científica. Tudo o que ele escreve é exagerado e irônico, com várias referências a cultura pop, exatamente do que um nerd como eu gosta :) 
Durante a leitura, você se pega imaginando todas as situações bizarras em que os protagonistas são colocados, e ao mesmo tempo em que é estranho, se encaixa perfeitamente no rumo que o autor quer dar para a saga!!!! Sim, eu disse saga, pois uma continuação já está para ser lançada aqui no BR. Eu aguardo ansioso! 

"A única coisa que realmente se machuca quando tentamos mudar o tempo, somos nós mesmos".

Em muitas passagens, ele fala sobre o tempo, sobre o Universo e tudo mais, tema recorrente em toda a sua vida. De uma forma única e sensacional ele trata temas como Preconceito, Desigualdade Social, e a Dependência que o homem tem sobre a Máquina. Eu sou um fã apaixonado de tudo isso então foi agradável e muito tranquilo de ler!
Em um determinado ponto Reg, solta uma pérola sobre PARADOXO...

''Se o Universo acabasse todas as vezes que houvesse alguma incerteza quanto ao que aconteceu nele, nunca teria passado do primeiro picossegundo. E muitos universos não passam, é claro. É como o corpo humano, entende? Alguns cortes e machucados aqui e ali não fazem mal. Nem mesmo uma cirurgia de grande porte, quando feita corretamente.  Paradoxos são apenas as cicatrizes. Tempo e espaço se regeneram ao redor deles, e as pessoas se lembram apenas da versão dos fatos que fez uma quantidade satisfatória de sentido para elas. Isso não quer dizer que, se você deparar com um paradoxo, algumas coisas não lhe parecerão muito estranhas, mas se você ainda não passou por isso uma vez na vida, então não sei em que Universo tem vivido, mas não foi neste.''

Isso fez mais sentido para mim, do que muuuita coisa que eu tenho ouvido ultimamente, e pensando bem, todos passam por isso. O livro causa uma reflexão e ao mesmo tempo é leve e divertido, por isso recomendo a todos! Espero que tenha ajudado nessas pequenas palavras por aqui... Muitas surpresas estão na história!



 Um abraço e boa leitura hoje e sempre para todos! 

Déds

Agradeço mais uma vez a colaboração do Déds e espero que vocês tenham gostado da resenha! 

Beijinhos,

23 comentários

  1. menina, se ele leu em menos de 24h com certeza deve ser uma leitura super gostosa, vou procurar o livro ;)

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Tem vezes que o livro fica paradão mesmo nas nossas mãos, e com esse negócio de parceria a coisa fica complicada. Mas enfim, falando do livro em si, eu nunca li nada desse autor, mas tenho curiosidade por seu trabalho e achei o livro interessante e peculiar desde o título. Fico feliz em ter lido uma resenha positiva sobre a obra, parece ser bacana mesmo.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adoro Douglas Adams e suas teorias nerd-filosoficas XD. As vezes de tão nonsense as explicações fazem sentido. Ainda não li esse livro e ele já esta na lista.
    Adorei a resenha.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Já ouvi falar do autor, mas não conhecia esse livro. Não sei se me interessaria talvez quem sabe no futuro eu tenha o anseio de lê-lo.
    Sempre é bom conhcer novos livros.
    Beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olha só a resenha do Deds!! Ficou bem bacana.
    Ele escreve bem, deveria fazer isso mais vezes!
    Gostei do livro porque foge da minha "zona de conforto literária", o que é bom, pois assim busco novos horizontes! haha

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que capa linda :D
    ÓTIMA resenha,a braços.

    ideiasliterariasb.blogspot.com.b

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Primeiro, parabéns pro Déds pela resenha, ele escreve muito bem! Segundo, a leitura parece ser incrível e se ele leu em menos de 24 horas, é porque a história flui muito bem mesmo (mesmo eu sabendo porque ele leu tão rápido... rs). Fala pra ele escrever mais!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adoro demais Douglas, já li um outro livro dele (o segundo do Guia) em menos de 24 horas também. HAHA Gosto muito da narrativa cheia e, ao mesmo tempo, leve do autor.

    Bjs
    Vidaemserie.com

    ResponderExcluir
  9. Tenho muita vontade de ler por se tratar de Douglas Adams. Vi alguns críticas não muito positivas do livro antes, mas acho que não terei problema uma vez que curto muito este tipo de leitura. Só não li ainda, porque quero ler O Guia do Mochileiro das Galáxias antes (me sinto tão mal de ainda não ter lido, que tipo de nerd sou eu? kkkkk)
    Ótima resenha!
    Abraços,
    Duda - www.mylittlewonderland.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    A história parece interessante, mas li O Guia do Mochileiro... e não gostei muito da escrita de Douglas Adams, então fico meio receosa de começar a ler e a leitura se arrastar.
    Mas gostei bastante da resenha e dos pontos que você ressaltou.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  11. Olá!!
    De vez em quando a correria aperta e precisamos realmente de ajuda néah!!
    Adorei a capa, nunca li nada do Douglas, mesmo com todas as criticas positivas!!
    Confesso que não curti o enredo e não serie uma leitura que eu faria =/, mesmo vc citando que ele é divertido e leve, senti que não vai fluir =S
    Ótima Resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ana! Tudo bem? Devo dizer que adorei a resenha do Déds! Ele conseguiu aumentar a minha vontade (que já era grande) de ler "Agência de Invenções Holísticas Dirk Gently"! Espero ler o livro em breve! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Gosto muito da escrita de Douglas! É muito louca e isto é que faz ser bom xD Saudades de ler O Guia...

    http://www.refugiorustico.com.br/2015/09/hq-homem-aranha.html

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ani. Já li o livro da Adams e não gostei tanto. Digamos que seja um pouco louco demais. Sabe? É engraçado e diferente de tudo que já li. Porém, por não ter tanta familiaridade com o autor, acho que estranhei o enredo. É legal, mas não está nas minhas melhores leituras.

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá! Nossa, em menos de 24 hrs! Parabéns hein! Nunca li nenhum livro dele, já ouvi maravilhas de suas obras. Espero ter a oportunidade de ler, gostei muito da sua resenha, gosto quando o autor insere um pouco de ironia na história, dá um up! Beijos

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi! Tudo bem?

    Eita! Que resenha mais gostosa de ler que o teu amigo escreveu, guria! Tenho uma curiosidade sem tamanho para ler algo do autor e creio que vou começar por esse título mesmo. Gostei muito, também, do trecho que ele retirou sobre paradoxo!

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá
    Gostei da resenha, nunca li nada desse autor, apesar de que aqui em cada tem a série toda do Mochileiro das galáxias,mas vou ler, pode demorar , mas vou.
    Bjss

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Ainda não li O Mochileiro das Galáxias e não solicitei esse livro porque achei que os dois tinham alguma relação, mas pela resenha até que não tem muita, né?
    Sempre tive muita vontade de ler Douglas Adams e depois de você ter escrito que ele tem essa narrativa tão incrível e ainda trata de temas polêmicos, tenho certeza que vou amar.

    B-jusssss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi Ani, devo confessar que nunca senti vontade de ler algo do autor, mas esse livro parece bem interessante, ainda mais agora depois da sua resenha. Quem sabe se eu tiver oportunidade dou uma chance a ele!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  20. Olá.... eu curti a resenha, porque ele fala com o leitor, a impressão que dá é que estamos em algum lugar conversando pessoalmente e falando sobre o livro que lemos, bem legal essa interação... porém eu não me interesso pela leitura.. eu não curto a temática rs.... devo falar que muitas coisas não compreendi, mas é normal, porque quando leio resenha dos livros do mochileiros, também não entendo muita coisa... de qualquer forma é bem legal para que gosta... Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Não é fácil encontrar alguém que se apaixone assim pela escrita do Douglas Adams hoje em dia.
    Ainda não li nada dele, mas meu namorado é só elogios para ele.
    Tenho curiosidade de saber mais sobre os livros do pai dos geeks.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Já tentei ler o guia do mochileiro, mas não consegui terminar, acho que parei no 3, porém pretendo voltar e tentar de novo um dia, acho que por isso vou passar a indicação por enquanto, mas futuramente quando eu terminar a série vou ler ele tbm ^^

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com