O Francês - Daniel de Carvalho

Oi vocês,

Que tal começar a semana com uma resenha nacional? Recebi o livro em sugestão da blogueira e agente literária Thais Turesso e agradeço a confiança  que ela tem com o blog, pois sempre me indica para as melhores ações.
Aproveito para pedir desculpas publicamente para o autor e a editora pelo atraso da resenha, mas a viagem - saudades inclusive - , faculdade e a gripe - nesse calor - acabou atrapalhando toda minha vida literária. Agora vamos conhecer a minha opinião sobre a obra.

Título Original: O Francês
Autor: Daniel de Carvalho
Páginas: 228
Editora: Pandorga
Sinopse: Este romance conta uma incrível história de amor entre um francês e uma descendente de indígenas tupi-guarani. Esse grande amor é brutalmente interrompido para ressurgir com todas as forças depois de 272 anos.
Uma parte desse caso de amor se passa no município de Carvalhos, no Estado de Minas Gerais, no ano de 2013. A outra parte se passa no Arraial dos Franceses, na Capitania de Minas Gerais, no século XVIII. (...)
O “Mon Journal”, um estranho diário, desaparece misteriosamente no ano de 1741, no Arraial dos Franceses, para ser encontrado apenas no ano de 2013 em Carvalhos. Tal diário é o elo que esclarece a relação entre os dois casais de épocas tão distantes e tão diferentes.
Há, ainda, um estranho ser que os acompanha durante todo o desenrolar da narrativa. Um ser não visível, mas que lhes causa grandes apreensões.



O Francês de Daniel de Carvalho é um livro que conta duas histórias. Em primeiro momento conhecemos Jean, um francês que chegou com sua família ao Brasil ainda criança, ele é formado em Sociologia e está de férias em Carvalhos, Minas Gerais. Jean foi acolhido pela família de Alaor, um grande amigo. Quando ele chega na casa do amigo, conhece Karina, amiga da família. E a ligação entre os dois é imediata. 



Karina se oferece a apresentar a cidade a Jean e passar o tempo ao lado dela é tudo o que ele mais quer. Ao citar os pontos turísticos, um chamou mais a atenção do rapaz, o Distrito dos Franceses. Depois de um passeio, a moça o convida até a casa da avó dela e durante uma conversa o convida para conhecer a biblioteca. É quando um livro o chama atenção. O “Mon Journal”. Um diário onde se passa a segunda história. 
O Mon Jornal foi escrito pelo patriarca da família Doubois. Eles eram franceses e estavam tentando a vida aqui no Brasil, decidindo então ir atrás de pepitas de ouro no interior de Minas. Essa história se passa em 1741 e o diário só foi achado e lido em 2013 por Karina e Jean.



O “casal” então começa a se encontrar todos os dias para ler e tentar entender porque eles sentem calafrios quando estão juntos. É como se o diário fosse a chave para eles.
Narrado em terceira pessoa, o autor de uma maneira inteligente conseguiu unir as duas histórias sem deixar pontas soltas. O enredo é extremamente rico de cultura principalmente quando narrado as histórias do diário. 



Daniel provou que estudou bem a região e os costumes da época e isso é visível nas misturas de idioma, há francês, tupi-guarani e português de Portugal, tudo com suas traduções.
A diagramação está uma graça, a fonte é agradável, as folhas amareladas e com um espaçamento ótimo, a única coisa que peca é a revisão, já que eu encontrei alguns erros de português no enredo.



A escrita do autor é ágil, fácil de compreender e o enredo de te prende do inicio ao fim. É possível visualizar os ambientes narrados por todos os detalhes – não cansativos – contidos no enredo. Leitura aconselhada.

Beijinhos,

40 comentários

  1. Ani! sz Tudo bem?
    Eu achei a premissa dessa história interessante e até lembrei de um outro livro que li este ano (O Álbum), por conta dessa mistura entre passado e presente e tal. Acho legal quando os autores realmente se dedicam a sua obra e colocam elementos culturais de épocas diferentes, além de outros idiomas.
    Essas fotos que você posta com docinhos é para torturar todo mundo? KK
    Beijos
    SIL | Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Eu li e também recomendo! A história te prende e, inclusive, apesar dos erros de revisão, as frases em francês foram imediatamente traduzidas. Sem falar que o casal Karina e Jean é muito lindo!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi querida,
    Essa história parece interessante, mas achei ela mais estilo minha mamy pelos fatos históricos e tal. Passarei a dica.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oiee!!
    Não conhecia o livro e me interessei bastante pelo enredo, pois não é apenas mais uma história de amo traz todo um contexto que vamos conhecer através desse diario compartilhado!!
    Bem interessante, espero ter a oportunidade de ler em breve, uma pena quando encontramos erros de digitação, já que se revisa então faz direito né!!
    Gostei bastante da capa também!!
    Parabéns pela resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que capa mais linda! E a história parece ser muito interessante também! Adorei.
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  6. Achei a estória legal, não senti muito sua empolgação com o livro.
    Mas parece algo que é possível de ser lido em uma tarde talvez. Porém nada que marque o leitor..

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  7. Gosto bastante desses livros que se insere em um contesto histórico, ainda não sei se lerei o livro, vai ficar mais para frente.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Ana,

    Ressaltou pontos importantes na sua resenha, e o ponto alto do romance entre o casal e o amor que durou séculos, e, como você acredito que as editoras deveriam investir mais na revisão, pois os leitores estão (somos) cada vez mais exigentes. No mínimo dois revisores para cada obra, e ainda assim, é provável encontrar erros! Estou lendo Para continuar da Novo Conceito e já no início encontrei erros, o mesmo aconteceu com um livro conceituado da Galera, a solução? Mais revisão kkkk

    Obrigada por sempre ler as minhas indicações! =)



    http://www.viajenaleitura.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Interessante. Nunca tinha ouvido falar do livro ou autor. Gosto de romances nesse estilo e acredito que iria me dar muito bem com a escrita dele. Amei a dica e seu espaço... fofo, fofo e fofo.
    Ficaria muito feliz com a sua visita! Te espero lá!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  10. Amo histórias assim que se passam em dois tempo, me lembrou muito o livro "Julieta" de Anne Fortier, fiquei morrendo de vontade de ler o livro, amei a dica!

    Beijos
    Dani Cruz
    blog-emcomum.blogspot.com.br
    Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Nossa, eu adoro essa mistura de culturas e povos, achei a premissa bastante interessante. Anotada a dica. :D

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Amei a resenha.
    Não tinha visto falar desse livro.
    Parece ser bem interessante, e envolvente.
    Beijos, Karol
    http://sonhosdetodagarotinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Apesar da premissa parecer interessante (principalmente pra quem curte o gênero) não sei se seria uma obra que eu leria por não ter me chamado a atenção. Mas é sempre bom ver livros de autores nacionais se destacando.

    Blog: Cantina do Livro

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ana! Tudo bem? Eu gosto da premissa desse livro. Ok, eu não sou o maior fã de romances, mas esse chama tanto a minha atenção... Acho que daria uma chance a "O Francês"! rs Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/08/resenha-premiada-johnny-bleas-um-novo.html <- Tá rolando promoção do livro "Johnny Bleas - Um Novo Mundo" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  15. Gostei do livro.
    Parece ser uma história linda!!

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi! Ainn, esse livro é muito lindo! Também resenhei ele, e te confesso que comecei a leitura com o pé atras, mas no fim eu estava rendida. O livro é super lindinho!

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  17. Ooiê!
    Senti uma vibe meio Nicholas Sparks com essa capa, hehe.
    E com a história também, claro.
    Achei super interessante. Quero ler!
    Gosto quando duas histórias em tempos diferentes se misturam.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Ani!
    Não conhecia o livro e logo de cara já me encantei pela capa, achei uma graça. *-*
    A história é bem no estilo que eu curto, sou apaixonada por tramas mais intensas e emocionantes. E se tem diário no meio, já quero! Todas as minhas experiências com livros nesses moldes foram bem positivas.
    Anotei a dica, espero curtir a leitura!
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  19. Oi Ani, tenho muita vontade de ler esse livro, acho a premissa dele muito interessante e parece ter uma história encantadora, sem contar que adoro esses livros que tem diário no meio, sabe?

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi Ana, tudo bem? Não conhecia esse livro, e parece ser interessante por conta da história dentro da história, e a forma como elas se ligam, sem deixar ponta solta. Achei legal a ambientação e a cultura presente na história, e é bom quando os termos em outras línguas são traduzidas, pois tem alguns livros que não existe essa tradução e a gente ou fica sem entender nada ou tem que traduzir por nós mesmo. A diagramação tá bonita.

    Beijinhos,

    Rafa

    ResponderExcluir
  21. Se encontram todo dia pra saber porque sentem calafrio quando estão juntos
    Hahahahahahahahahahahah
    AMEI.
    Ponto para a especificação de cada idioma e para as traduções.
    Não leria o livro por motivos de: é de época e depois não é mais, que merda é isso? Reencarnação gente? Hahaha
    Bjs
    Tay do Let it Shine

    ResponderExcluir
  22. Oi Ani tudo bem?
    Legal que o livro não deixa pontas soltas e é rico em cultura, gosto muito disso numa narrativa. Não conhecia o livro, mas a premissa é legal.
    Espero que arrumem os erros de revisão, pois é muito ruim encontrar erros nos livros.
    Vou anotar a dica e espero ler futuramente, achei a capa do livro muito linda.
    Parabéns pela resenha :D

    Beijos
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  23. Ola Ani lindona confesso que a premissa do livro não me chamou muito atenção, mesmo com sua resenha ressaltando tantos pontos positivos. Dessa vez vou anotar a dica quem sabe leio em outro momento. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  24. Fiquei curiosa para saber porque eles sentem calafrios quando estão juntos... queria muito saber o que o diário diz. Achei legal terem tido a preocupação de traduzir os trechos em outras línguas, odeio quando não fazem isso porque acabo perdendo parte do enredo. Amei a capa, mas ainda não consegui ter certeza se quero ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  25. Ani, realmente a maneira como o autor uniu as duas histórias parece ser bem interessante.
    Gostei da premissa e fiquei muito interessada em ler o livro.
    Achei a capa muito bonita, tem meio que aparência de antigo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  26. Oi Ani, tudo bom? Parabéns pela resenha. O que me chamou logo de cara foi o fato, pelo menos foi o que entendi, de seres almas gêmeas...Não importa a época sempre vão se encontrar, e ainda não li nada com tal temática. O que é bom, é um mega diferencial. Me interessei bastante pelo livro, parece ser uma bela história de amor, beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi Ani, tudo bem??
    Infelizmente não curti a premissa do livro... essa coisa de história me deixa um pouco cansada, então eu não leio... mesmo com a pitada de romance que eu acho que acontece, eu não me senti convencida em ler... infelizmente existem erros de revisão que nos irrita.... e mesmo que não estrague a história, é muito chato de encontrar isso nos livros. Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi Ana, adorei a sinopse do livro! E fico tão feliz quando um autor realmente pesquisa sobre a época e os costumes, a leitura fica tão mais intensa e divertida quando temos detalhes reais e históricos, fiquei super interessada!

    ResponderExcluir
  29. Oi Ani, sua linda, tudo bem
    De tudo o que falou o que eu mais gostei foi desse diário, que me lembrou de um filme, não sei se já viu, chamado Possessão. Mas engraçado, esse livro tem todos os elementos que me fariam ficar apaixonada por ele, mesmo assim acho que faltou alguma coisa para me empolgar. Mas gostei muito da sua resenha, ela ficou ótima!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. A história da família Doubois é bem triste na primeira parte né? Eles sofreram bastante.
    Já vi várias resenhas desse livro, mas nenhuma falava desse estudo que o autor, Daniel fez sobre as culturas mostradas no livro. Achei bem profissional e competente da parte dele.
    E também em outras resenhas vi o pessoal reclamando da revisão. Poxa vida, isso as vezes acaba com toda a magia do livro.
    Adorei suas fotos!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  31. Eu quase solicitei esse livro essa semana, mas se eu tivesse lido sua resenha antes, teria solicitado.
    Eu achei a premissa interessante, é o tipo de história que me prenderia.
    Legal saber que a história é rica em cultura e tal, enfim eu realmente fiquei curiosa.
    Quero ler aaaaaa :#

    ResponderExcluir
  32. Eu tenho visto resenhas desse livro sendo bem comentado na Blogosfera
    Já andei de olho nele para poder solicitar para a editora e sinceramente eu gostei bastante da sua resenha, ainda mais se tratando de um romance que eu amo, mas eu quero dar uma mudada nas minhas leituras. Quero ler um pouco outros gêneros, mas mesmo assim vou anotar a dica. Porque eu quero ver se pego ele pra ler também. Parabéns pela sua resenha, porque ficou muito boa. E amei as fotos =D

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-cancao-de-alanna.html

    ResponderExcluir
  33. Adoro romances, mas to mais na vibe de romance clichê de YA, então esse não me atraiu tanto... E acho que a pandorga é uma otima editora, e merecia muito mais reconhecimento do que tem, mas aquele começo de capítulo acho que ta estranho

    Abraços, Miguel do Demasiadamente Lendo

    ResponderExcluir
  34. Oi Ani,

    As muitas tarefas que temos nos faz atrasar alguns compromissos, normal, não é? Tenho certeza que o autor e a editora respeitaram seus motivos para o atraso.
    Bom, a trama parece bem interessante e despertou em mim interesse pela obra para descobrir a relação entre as duas histórias e a ligação entre Karina e Jean.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  35. Olá Ani,
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas parece interessante. Achei esse detalhe da mistura de línguas bem curioso. Não é bem o que eu procuro agora, no entanto.

    Beijos,
    Miss Sorrisos Blog
    Twitter|Instagram


    ResponderExcluir
  36. Olá, tudo bem?

    Essa é a primeira vez que ouço falar nesse livro e confesso que infelizmente ele não me agradou muito. Apesar de ter gostado de você ter citado que o autor fez uma boa pesquisa para fundamentar sua escrita, esse tipo de história com diários e ligações imediatas entre personagens não é muito minha praia. A edição parece ser muito bonita, começando pela capa, mas dessa vez vou deixar a dica passar.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Ani, que história linda! Gosto muito quando há duas histórias dentro de uma. Os autores sempre encontram maneiras criativas de conecta - las.
    Vou pensar em solicitar =D

    Beijos, Andressa

    ResponderExcluir
  38. Ani, que história linda! Gosto muito quando há duas histórias dentro de uma. Os autores sempre encontram maneiras criativas de conecta - las.
    Vou pensar em solicitar =D

    Beijos, Andressa

    ResponderExcluir
  39. Oi, Ani.
    Mais um livro nacional que parece bem legal.
    Fico muito feliz com isso.
    A premissa do livro é muito interessante.
    Gostei dessa misturar de duas histórias no tempo.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  40. Oi Ani, tudo bem?
    Adorei a premissa do livro, adoro quando a história narra dois pontos diferentes do tempo, como se fosse duas histórias em uma. Gostei das misturas das culturas inseridas na histórias e por isso estou bem curiosa para lê-lo.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com