EC&M Entrevista - Mary Simses

Oi vocês,

Acho que não preciso defender mais como eu AMO fazer entrevistas aqui no blog né? E essa minha cara de pau + Google tradutor está me dando oportunidades de conhecer autores internacionais incríveis!
Eles são super simpáticos, e sempre se mostram solícitos quando o assunto é Brasil. Claire Legrand já avisou que não vê a hora de chegar aqui  - e ainda me deixou ser um unicórnio também. A entrevistada de hoje é a querida Mary Simses, autora do Irresistível Café de Cupcakes.
Nesse post você encontra a versão em português, e clicando aqui, você vai encontrar em Inglês.


Mary Simses cresceu em Darien, Connecticut e começou a escrever histórias quando ela tinha oito anos. Na faculdade, ela se formou em jornalismo, preocupada que ela nunca poderia ganhar a vida como escritora de ficção. Mary trabalhou na publicação de revistas por alguns anos e depois voltou para a escola para se tornar uma advogada. Não muito tempo depois de iniciar sua carreira jurídica, Mary ouviu falar sobre uma aulda de ficção escrita em uma universidade próxima, em Connecticut, e decidiu se matricular. "A partir desse ponto,fiquei viciada"









Entre Chocolates & Músicas: Antes da entrevista, agradeço a oportunidade de conhecê-la um pouco mais. Gostaria de ouvir de você, que é Mary Simses?

Mary Simses: Eu nasci em Connecticut, no norte dos Estados Unidos. Cresci e vivi lá quase minha vida inteira. É minha casa. Eu moro na Flórida agora, e gosto muito. Ser autora é na verdade minha terceira carreira. Eu estudei Jornalismo na faculdade e trabalhei uns anos em uma revista que tinha a ver com a publicação da mesma. Após isso, eu troquei minha carreira e me tornei advogada.
Depois de terminar o curso de Direito, eu trabalhei em uma empresa de advocacia de uma grade companhia. Eu fiz isso por quinze anos. Então Direito era minha segunda carreira. Enquanto eu trabalhava como advogada, eu senti a necessidade de escrever algo criativo outra vez.
Eu escrevia muito quando era criança na escola - quase tudo sendo historias curtas e poemas - mas ao passar do tempo eu desisti. Eu comecei uma aula noturna (uma vez por semana por três horas) em uma universidade local e foi isso. Eu me apaixonei por ficção outra vez. E agora estou na minha terceira carreira - como autora - e eu vou ficar por aqui!
Quando não estou escrevendo, eu adoro tirar fotos. Eu já tive muitos tipos de camera, desde de que eu tinha 7 ou 8 anos, então sempre foi um hobby. Eu adoro jazz antigo, e, claro, eu amo ler, principalmente ficção.

EC&M: Você é formada em  jornalismo e  direito,  você sempre gostou de escrever ?

MS: Sim. Quando eu era pequena, eu sempre escrevia pequenas historias e poemas, e desenhava fotos para acompanha-los. Minha mãe guardou umas coisas que eu fiz, e eu as guardo em uma caixa. Algumas são muito engraçadas. Eu também sou muito sortuda porque tive ótimos professores no caminho, que sempre me incentivaram.
Quando eu fui para a faculdade, eu nunca considerei ser autora porque eu acreditava que não conseguiria. Eu não tinha coragem. Então escolhi uma carreira mais pratica - jornalismo. Eu gostava, mas não era igual a escrever ficção.
Eu sempre adorei juntar palavras. Mesmo quando eu era advogada de uma firma, eu gostava dos contratos complicados, onde eu teria que fazer muita redação, porque eu gostava o processo de mexer com palavras e frases.

EC&M: Como foi o processo de criação para O Irresistível Café de Cupcakes?

MS: Sobre o processo, eu tentava ter um horário para escrever, mas nunca funcionou bem. Eu não escrevia todos os dias (também não faço isso agora). Alguns dias, eu escrevia um monte de páginas, outros só umas poucos e em outros nem tocava o computador. Eu e meu esposo temos uma filha (ela tem dezessete anos agora) e enquanto eu escrevia OICC, ela era mais nova e precisava de mais atenção. Eu também trabalhava na empresa, mas somente meio-período. Então havia dias que eu não tinha a a energia de escrever.
Até hoje eu escrevo no mesmo lugar da minha casa. No meu quarto, há um “cantinho” com uma banquette (um banco pendurado) em duas das três paredes e duas delas tem janelas, o que o torna um lugar claro e aconchegante. Eu sento na banquette com meu computador em uma mesinha e escrevo ali. As vezes, eu pego meu laptop, saio de casa e procuro um bom lugar pra escrever do lado de fora, só para mudar um pouco.

EC&M: Sobre a publicação da obra, quando você sentiu que estava pronta para publicar ? Aqui no Brasil, alguns autores sofrem para publicação dos seus primeiros livros, você teve algum problema para que isso acontecesse ?

MS: Sinceramente, eu não sabia se iriam publicar meu livro. Eu escrevi tudo muitas vezes, tentando deixar o mais perfeito possível. Eu ainda não havia chegado no próximo passo, de pensar em como fazer que ele fosse publicado, porque eu ainda estava revisando. Aí, uma noite, eu encontrei uma amiga que é esposa de um autor de bestsellers. Nós começamos a conversar e eu contei pra ela que eu trabalhei em um livro por dois anos e meio. Ela se ofereceu para ler o que eu tinha e eu estava muito animada. Eu dei uma copia na semana seguinte. Depois de ler, ela deu para o marido ler. Ele gostou, a gente se reuniu e me deu umas ótimas sugestões, e se ofereceu para mostrar-lo a seu editor. Foi o momento mais feliz da minha vida. Eu pensava, eu não acredito que isso esta acontecendo comigo! O autor é James Patterson.

EC&M: O Irresistível Café de Cupcakes é seu primeiro romance. Qual foi a inspiração para a construção do enredo?

MS: A ideia veio de algo que eu escutei na rádio. Uma mulher contou a historia sobre a sua vó, que estava morrendo, e como antes de ela morrer, ela disse, “Apague meu hard-drive.” Eu comecei a pensar o que estava no computador que ela não queria que ninguém visse. Isso me levou a ideia de uma mulher de oitenta e dois anos revisando a vida dela e sentindo que tinha que mudar algumas coisas. Mesmo que eu tenha usado uma carta em vez de um computador, a historia do hard-drive foi o que me fez escrever um livro.

EC&M: Ellen é uma personagem muito teimosa e objetiva, qual foi a inspiração para a construção de sua personalidade e dos outros personagens?

MS: Existia uma atriz Americana chamada Katharine Hepburn, quem eu amava. (Ela também era de Connecticut.) Ela atuava como mulheres seguras, cheias de vontade nos filmes que ela fazia, mas que também eram mulheres muito vulneráveis. As vezes elas pareciam mais fortes do que eram. Hepburn foi uma parte da inspiração para Ellen. Ela gosta de fazer que pensem que ela pode fazer tudo, mesmo que não possa, como na cena em qual ela quase se afoga no primeiro capitulo, quando ela diz a Roy que ela consegue voltar nadando sozinha.
Eu senti que Ellen precisava de um noivo bonito, exitoso, que sabia de política e de uma boa família, então eu criei Hayden. E depois, claro, eu precisava de alguém muito diferente de Hayden (gostava do ar livre, criativo com as mãos, de uma cidade pequena) para o personagem de Roy.

EC&M: Como você consegue conciliar as duas carreiras e ainda ter tempo para escrever?

MS: Felizmente, eu não tenho mais que fazer isso. Agora eu me concentro somente em escrever. Como eu disse antes, por muito tempo eu trabalhei como advogada e escrevi ficção (quase todas historias pequenas) “separado”. Tudo isso começou com a aula que fiz a noite na universidade, e eu consegui publicar cinco historias em revistas literárias nesse período, então meus esforços renderam. E escrever historias curtas foi uma boa pratica para o livro.

EC&M: Já tem algum novo projeto em mente?

MS: Eu tenho uma obra que vai sair no próximo verão. Eu estou trabalhando nas revisões finais agora. Ele tem uma mulher como a personagem principal e se passa em uma cidade fictícia pequena em Connecticut. A historia envolve romance, amizade, e uma velha tragédia que Grace, a personagem principal, tem que enfrentar.

EC&M: Se pudesse deixar uma mensagem para os leitores do blog, qual seria?

MS: Nunca desista dos seus sonhos. escrever ficção é algo que sempre amei, mas não tive a coragem de pensar que eu podia ser uma autora, então eu optei por carreiras mais práticas. Eu demorei em chegar no ponto que eu poderia der uma autora de tempo completo, mas eu cheguei. Tenha uma meta e siga tentando alcança-la. Nunca desista.


A Mary foi um amor e eu  já estou animada com a segunda obra dela! Espero que tenham gostado dessa entrevista.

Beijinhos,


23 comentários

  1. Olá!

    Parabéns pela entrevista! Não sei se amo mais a Mary ou O Irresistível Café de Cupcakes! Ótimas perguntas, não sabia que ela era jornalista e advogada. Está de parabéns, conciliar direito, jornalismo, literatura e ainda ter que cuidar da família é para poucos!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bem legal a entrevista, mas confesso que não conhecia a autora.
    Achei interessante a autora ter tido a ideia do livro ao ouvir uma rádio. Isso mostra que podemos pescar ideias em todos os lugares.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  3. Oiiii, tudo bem?
    Em primeiro lugar, parabéns, eu sei como e emocionante ter contato com um ator que gostamos tanto.
    Esta autora em questão eu não conhecia ainda, mas confesso que fiquei curiosa pra ler o livro dela.
    Continue assim, e sempre realizador cada conquista nossa.

    Beijinhos
    Kah Fernandes

    http://booksandcarpediem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ainda não conhecia a autora e seu livro, ela me pareceu bem simpatica, consrguiu vender bem o livro e fiquei curiosa quanto a ele.

    Www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gostei do conselho dela para novos autores, apesar de eu não ter entendido muito bem uma das frases.
    Mas achei muito interessante como ela se tornou de fato uma escritora e de onde ela tirou inspiração para a estória. Às vezes, esse tipo de coisa fica na nossa cabeça e a gente nunca sabe no que vai se tornar.
    Ainda não li nada dela, mas gostei da estória do livro.

    Beeijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  6. Aah adorei a entrevista, super simpática a autora! Ainda tô pra ler esse livro, parece ser super fofo :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Lírio Azul, Azul Lírio", vem conferir!

    ResponderExcluir
  7. Oi Ani,
    Como sempre você arrasa. Eu gosto muito das duas entrevistas, principalmente a primeira pergunta sobre como a autora (ou o autor) se vê.
    Conhecer os escritores nos faz ficar ainda mais interessados em suas obras, não conhecia a Mary, então já me animei a ler seu livro.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi querida,
    Adorei a entrevista.Interessante saber que ela passou por outras carreiras antes de ficar somente na escrita isso me dá esperanças...rsrs.. Enfim se puder dar uma passadinha lá no blog tem o segundo post sobre a Bienal com dicas de nacionais.
    Beijos
    Raquel Machado.
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2015/09/bienal-do-rio-2015-parte-ii.html

    ResponderExcluir
  9. Oiee!!
    Que honra não?!
    Ainda não tive a oportunidade em conhecer a escrita da autora, mas achei ela muito simpática e pelo que eu já li sobre o seu livro acho que adorar!!
    Caramba 3 carreiras, isso sim é ser uma pessoa eclética rsrsrs
    Adoro entrevistas, nos da a oportunidade de conhecer melhor os autores!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela entrevista! Não a conhecia. Essas entrevistas são ótimas, passamos a conhece-los melhor e isso é muito bom. Sua iniciativa é ótima! Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá

    Parabéns pela entrevista, não deve ter sido fácil, a autora foi bem simpática, acho que quase todo mundo já ficou em dúvida com relação ao que na vida.E quando ela falou que a amiga mostrou pro marido e o cara era o James Patterson, fiquei tipo, o que? como? Simplesmente "só", ela teve sorte nesse sentido, porque você ter a ajuda de autor como ele é um privilégio.
    Nunca li o livro dela, mas vou procurar sabe mais.
    Bjss

    ResponderExcluir
  12. Oi Ani,
    Eu adorei a entrevista, sempre gosto dos conselhos que os autores dão.
    E ela contando da filha...♥
    Fiquei curiosa para conhecer o livro dela, aliás já queria ler, acho a capa bonita!

    P.S.: Sim, aquele Private Rio do James Patterson se passa aqui no Brasil \o

    bjs e tenha um ótimo domingo.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  13. Oi Ana, tudo bem?

    Parabéns pela entrevista, ficou ótima... e acho lindo o carinho que os autores tem com seus leitores brasileiros e como eles valorizam isso. Fiquei bem curiosa para conhecer seu livro, depois dessa entrevista. Achei legal o processo de escrita dela e como ela conseguiu conciliar sua outra carreira como advogada com a de escritora e que bom que agora ela não precise mais fazer isso e está trabalhando com o que ama de verdade.

    Legal como ela conseguiu a publicação do seu livro, e James Patterson, uau!! Muitas pessoas não tem a sorte que ela teve.

    Espero que esse novo livro venha a ser um sucesso, e depois que publicado lá nos EUA não demore a chegar aqui.

    Beijinhos,

    Rafa

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem ?

    Mais uma entrevista muito legal, Ani! Parabéns pela cara de pau Haha Ficou bem bacana. E foi ótima para saber mais a respeito da autora - que ainda não conhecia. Achei a Mary uma fofa e quero muito conhecer o livro dela !

    Fernanda Oliveira | Meraki

    ResponderExcluir
  15. Oi Ani, tudo bem minha flor...
    Adorei a entrevista... a autora parece ser uma pessoa bem legal e simpática... eu não li o livro dela e para ser bem sincera, não me sinto cativada... não são todos os romances que chamam a minha atenção, mas para quem curte deve ser uma boa pedida... se ela passar para os livros essa essência que ela demonstrou na entrevista está valendo... e continue assim minha flor... adoro a sua ousadia em trazer entrevistas internacionais para nós... xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oláá!
    Confesso que eu não conhecia a autora nem suas obras, mas fiquei com uma ponta de curiosidade agora. Que legal saber que ela fez Direito, realmente tem que gostar muito de ler e escrever - é essencial.
    Acho bem legal essa sua ideia de trazer entrevistas, é sério que vc usa o google tradutor? :OOO Não parece kkkkkkkkkk
    Beijos!
    Masen's tale ❤

    ResponderExcluir
  17. CARAMBA! O JAMES PATTERSON LEU O LIVRO DELA E INDICOU?
    Minha nossa! Preciso ficar amiga dele também, hahahaha.
    Muito legal a entrevista, Ani.
    Estou adorando todas.
    Eu li OICC, gostei bastante, mas achei meio enrolado em alguns pedaços. :x
    Estou me sentindo igual ela, já que eu não escrevo todos os dias e também sou jornalista (Mas Deus me livre de Direito, haha).

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  18. Ani lindona parabéns pela entrevista que sorte da autora ter uma amiga que conhece alguém do ramo para a publicação, e fico feliz em saber que hoje ela se dedica somente a escrever. Não li o livro ainda mas já gostei da protagonista. beijos e sucesso

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Adorei a entrevista! Não conhecia a autora e achei ela bem simpática!
    Fiquei curiosa para ler o livro *-*
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Ani, você tem razão, entrevistas são muito legais!
    Eu comecei a ler OICC ano passado e era minha companhia matinal, mas por algum motivo acabei não terminando. Acho que como li 1, 2 capítulos por dia, a história não foi me prendendo. Mas adorei conhecer a autora. Terceira profissão? Cara, ela é corajosa hahah

    Beeeijos, Andressa
    Mais que Livros
    | Curtindo a Vida a Dois

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Adorei a entrevista com a autora, o livro dela está em minha lista dos próximos a ler, e adorei o fato de que o James Patterson que ajudou ela a publicar o livro, se ele achou bom deve ter sido uma ótima leitura pra ele.

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com