EC&Mimimi - Sobre livros, trilogias e séries

Oi vocês,


Depois de muitas resenhas lidas, acho que está na hora de eu fazer um mimimi por aqui. O QUE ACONTECEU COM OS LIVROS ÚNICOS?
Sério, em todos os blogs que visito – para pegar dicas, uma vez que eu não leio sinopse – sempre tem resenha de livros pertencente a alguma série, trilogia, duologia e afins. Eu não consigo entender o porquê disso.




“Não seja hipócrita Ani, você também tem diversas séries na sua estante” Sim! Tenho mesmo e isso também me incomoda muito! Porque às vezes eu me sinto presa àquela série, e não vamos mentir, é ótimo acompanhar o crescimento dos personagens ao decorrer dos livros, mas porque os autores não consegue enxugar isso em um único livro?
Está chovendo trilogias com 180 páginas. Sério, 180! Tenho certeza que se os autores fossem mais diretos ao ponto e não ficassem enchendo linguiça, fariam um livro com 300 páginas bem escritas e sem enrolação.


Uma coisa que eu estou aprendendo a gostar são as séries independentes. Mas quando elas são independentes mesmo, não iguais a todas que vejo em que um monte de detalhes importantes está nos primeiros livros.
Então meu pedido de hoje é: autores façam mais livros únicos! É tão bom quando tudo está em um único lugar, com um enredo descrito na medida certa e mesmo que os fãs implorem por uma continuação, não façam! E sinceramente, é maravilhoso sentir falta de um livro depois que terminamos... Qualquer coisa, é só reler.


E você, gosta ou não de séries?


PS: Se você tiver um #mimimi literário e quer desabafar, é só enviar para o contato@entrechocolatesemusicas.com com o texto e seus dados para eu divulgar aqui.

Beijinhos,

35 comentários

  1. eu amo uma boa saga, mas realmente as vezes vc fica preso naquela historia interminavel que vc pensava que eram 3 livros, mas lançam mais etc e nao é bacana.

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Oi Ani, tudo bem?
    Eu concordo totalmente com você!
    Ultimamente tudo que é livro que estão lançando é em série e olha que a história nem é tão grande!
    Eu também tenho várias séries, mas prefiro livros únicos,porque meu bolso agradece e também porque gosto de ler coisas diferentes e por conta das séries eu acabo as vezes deixando de ler algo novo pra terminar alguma série ou coisa do tipo.
    Atualmente os autores tem até reescrito o mesmo livro no ponto de vista de outro personagem e dai eles crias 2 livros com uma mesma história, o que pra mim é algo que visa apenas a parte financeira.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  3. Então, eu sou meio a meio nesse assunto sabe... amo uma boa série quando sei que tem conteúdo para ser explorado e que este vale mesmo a pena. Só que tem alguns que são mesmo desnecessários e acabam perdendo toda a credibilidade da história. Sem contar que não é sempre que temos condições de completar uma série, ai é por isso que desanima demais. De qualquer maneira, adorei seu post... É um assunto que rende vários comentários e não é mimimi não, é uma constatação bem séria.
    beijos
    Fer

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ani. tudo bem?
    Bom, concordo com você em parte, também acho que as séries estão se tornando cada vez mais uma mania e muitas vezes acabam estragando a história quando, por exemplo, amamos o primeiro livro mas o segundo e/ou os seguintes não atendem às nossas expectativas. Mas também existem tantas séries boas... imagina eu sem os outros livros de Harry Potter? :O
    Discordo nesse ponto em que diz que é só reler, tem livros que dariam ótimas duologias e livros que pedem uma série, mas pra esse caso que está falando, concordo totalmente; diálogos vazios, cenas mal exploradas quando tudo isso poderia ser enxuto e se tornar um livro sem enrolações e até muito bom.

    Um beijo!
    Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  5. Oiiie Ani,

    Concordo com você, acho que os autores agora só estão pensando que a obra dará certo só quando tiver uma continuidade, isso tem que hora me irrita. Existem série que precisam ser mesmo (Tipo HP), mas tipo a seleção, era uma trilogia e agora já chegando no seu 5 livro, sabe, acho que fica meio forçado demais. Também prefiro que seja um único livro e seja bem escrito e colocado, porque tem hora que um livro é melhor do que uma série que as vezes fica sem sentindo passando por tantos livros rs Espero que alguns autores leiam esse post rss

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Ani lindona apoiada, livro com 180 páginas é sacanagem né, eu tenho várias séries mas a espera pelo livros é cruel tenho crises de urticárias de curiosidade kkkkk. Algumas série podem ser encerradas no primeiro livro tenham dó de nós leitoras rssss. Beijos Ani amei a postagem

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa, tava pensando o mesmo outro dia! Eu amo séries, sagas e etc., mas nossa, tá DEMAIS! Um exemplo é o livro de The Walking Dead: tem "A queda do governador" parte 1 e 2, e têm poucas páginas!!! E a história nem acaba aí, tem mais livros depois desses... Eu tô cheia dos primeiros livros de várias trilogias/sagas na minha estante, vou me esforçar esse ano pra comprar só a continuação desses que faltam e depois focar só em livros únicos... Não que eu não goste, até porque tenho vários, mas se é difícil comprar um livro, imagine completar a coleção, né?

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Adorei o desabafo
    Pessoalmente prefiro livros únicos, mas sempre leio séries também.
    Mas chega hora que enche o saco essas séries longas e livros de trilogia. Autores, larguem o osso!
    Adorei essa coluna!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Concordo! Fora que, se os autores ficam presos a uma continuação, passa a impressão de que não sabem escrever outra coisa - sem falar no mercenarismo - claro que também tenho minhas trilogias, mas às vezes, o desejo de fazer continuações não vem só dos fãs, pode vir da editora, do próprio autor... Excelente texto!

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    Concordo com você. Acho que muita autor, principalmente nacional, não quer investir em uma nova história, só quer continuar aquelas, visto que ele sabe que vai dá lucro. Eu estou cansada de tanta série, trilogia e afins, já que as vezes o livro nem premissa de continuação, mas o autor insiste em inventar alguma coisa que nem precisa. Claro que eu gosto bastante de série, mas aquelas que têm e precisam de um conteúdo a ser aprofundando.
    Amei o post.
    Beijos!
    http://www.anebee.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ai, eu concordo... por isso que fiquei tão feliz em ler O segredo do meu marido, por que está tudo num livro!!!! Sinto falta de volumes únicos, vamos fazer uma campanha?
    Ps. que blog maravilhoso e lindo!

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Pois é olha já me irritei muito com isso, mas ultimamente me acostumei porque isso virou moda, eu até gosto de séries que façam sentido em ser “séries” e não jogada de marketing para vender mais livros, porque por exemplo o tio king ou o tio martin escrevem livros de 600 páginas e eles são vendidos em um único exemplar enquanto como você comentou outros tem 100 páginas? Agora o que mais esta me irritando nesse momento são os filmes que seguem essa moda, porque dividir um filme em dois se não tem história para isso? O povo acaba ficando frustrado e o autor se não saber o que está fazendo acaba metendo os pés pelas mãos.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Ana.

    Eu concordo com você, algumas trilogias mereciam ter livro único para o livro ser mais valorizado. Mas não vejo problemas com trilogia, saga ou série.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Agora que você falou que parei pra ver que é verdade... a cada dia que passa estão surgindo inúmeras publicações com sequência... Mas tambem tenho visto bastante livros únicos, talvez os livros em série estejam sendo lidos com maior frequência porque o marketing em cima dessas obras são mais intensos e acabam atraindo mais leitores que os livros únicos.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Realmente isso tem acontecido, mas sabe por que? Porque lucra mais. É raros os autores que não se preocupam só com o lucro de seus livros. A maioria que estica uma série que era uma trilogia para mais, sei lá 5 livros, está pensando no dinheiro. É mais fácil pensar nisso do que desenvolver em um livro só.

    Eu prefiro muito livros únicos, depende muito da série pra eu acompanhar. Recentemente li Nunca Jamais da Colleen Hoover e mano, tinha menos de 200 páginas o livro e ele faz parte de uma trilogia. Como assim?! A autora poderia ter colocado a história toda em 400 páginas e ok. Mas enfim...

    A cultura é essa e a gente meio que aceita. Mas é uma merda mesmo. :(

    ResponderExcluir
  16. Olha tenho que concordar com você que realmente as vezes comprar vários livros separados de uma série sai até mais caro pra gente que tem que ficar aguardando pelo próximo para saber o que vai acontecer, mas assim, eu sou a favor de um autor fazer um livro de 400 500 paginas por exemplo, mas sem enxer linguiça claro, porque assim o que tiver que escrever já coloca tudo de uma vez só e lança sabe? É uma agonia quando se é uma série, ainda mais grande como os Instrumentos mortais da Cassandra Clare por exemplo. Enfim...Tem várias né? Adaga Negra que eu nunca li dizem que é enorme também. Mas tipo, eu queria pelo menos um livro de 500 600 se for realmente grande ai já dá uma lida uma vez só e acabou o papo rs

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/resenha-aoharaido-12-e-3.html

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    É tão bom quando tudo está em um único lugar --- Essa frase marcou hehehhe realmente concordo com você. Eu tenho pouquissimas séries na minha estante, e prefiro livros únicos, mas essas séries independentes também são bem legais hehehe Embora eu tenha lido poucas, e para falar a verdade, independentes mesmo nenhuma. Pois como vc disse, sempre tem algo importante no livro anterior, ou no primeiro livro.
    Amei a post

    ResponderExcluir
  18. Oi Ana!
    Há várias séries e sagas pelas quais morro de amores,assim como há vários livros únicos,mas concordei como você quando disse que "é tão bom quando tudo está em um único lugar". Realmente é bom demais,você não precisa esperar anos e livros e mais livros depois para saber qual a solução daquele mistério ou a resposta daquela dúvida que a(o) protagonista tinha. Infelizmente as editoras,e muitos autores também,pensam no maior lucro que terão ao lançarem dois ou mais livros ao invés de somente um. Acho que podemos perceber isso também pelos livros "extras" que geralmente são lançados quando uma série,trilogia ou afins são finalizadas,mas que não trazem nenhum conteúdo realmente inédito.
    É uma questão a se pensar,adorei a sua abordagem dela.
    Bjs!

    http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Ei Ani, como você tá?
    Esse post hein...O que dizer depois de tudo que você já falou aqui?
    Tudo perfeitamente simplificado, eu também ando à caça dos livros únicos que são raridade ultimamente.
    E é bem verdade que muitas duologias e trilogias são desnecessárias, seu conteúdo caberia em apenas um livro.
    Eu até gosto de séries, mas ultimamente o que se vê são livros sem conteúdo, que apenas arrastam sua conclusão pra dois ou três livros adiante.
    Tá faltando é senso pra algunas autores, #prontofalei.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  20. Oie! Concordo com tudo o que você disse! Eu prometi para mim que tentaria ao máximo evitar séries e trilogias, mas é quase impossível se eu quiser ler os lançamentos atuais, porque é só isso que está surgindo. Sei que na maioria das vezes é necessário estender a história para uma duologia e tal, mas cansei de ver livros com detalhes e cenas desnecessários que poderiam muito bem ser retirados. O problema das séries também está em ficar esperando o próximo livro. Muitas vezes leio uma obra e, quando o próximo é lançado, nem sei mais o que aconteceu no primeiro. Isso é frustrante! Também estou adorando a ideia das séries independentes que eu compro o livro que quiser e, se não me interessar pelos outros, posso deixar para lá. Adorei a coluna do blog e a forma como você abordou o assunto *-*

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  21. Olá Ani,
    Amei o post. Também me pergunto o porque de fazer vários livros com 180 páginas, isso me incomoda em demasia.
    Tipo, faça um livro único é muito melhor. Mas, tenho uma ideia de que alguns autores fazem vários volumes para 'vender mais' ou deixar o leitor curioso. Claro que isso não é uma regra, mas é isso que me parece :/
    Gosto também de séries independentes, mas INDEPENDENTES rs.
    Beijos ♥
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Mega entendo o seu mimimi e compartilho por acho que na maioria dos casos, as sequencias são desnecessárias e com muita encheção de linguiça. Mas algumas eu até entendo e apoio e tento ver sem o aspecto comercial da coisa. Tenho alguns mimimis literários e vou mandar pra você... acho que renderia bons posts. hahahahahhaha
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. O povo quer vender, fazer sucesso com essas trilogias e isso nos prende demais! Fico desanimada também!
    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  24. Oi.

    Concordo com você nesse ponto de autores criarem uma série em que cada livro tenha menos de 200 paginas, isso é mais para prender o leitor. Gosto sim de séries, meu problema com elas é que eu sou muito ansiosa, então eu fico querendo que o próximo livro saia logo. Algumas eu deixo de ler porque sei que vai que vai ter encheção de linguiça, então eu nem perco meu tempo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Olá tudo bem?

    Cara concordo plenamente com você, estava pensando isso essa semana, tudo que é lançado é trilogias que viram series ou livros únicos que se tornam duologias, e a magia de ter livros únicos? O problema é que quando o livro faz sucesso as editoras querem vender mais e pedem ao autores continuar as estórias, e quando vemos a estória do primeiro livro que tanto amamos foi se perdendo na maldição do segundo livro.

    Everton equipe Rillismo
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi,
    Isso também é algo que me irrita bastante, é lógico que eu leio séries, e amo séries que fazem sentido serem uma série sabe. Mas, as vezes sinto que algumas séries seriam bem melhor se fossem resumidas num livro só de 500 páginas, pra algumas isso seria mais que suficiente. Outras, não precisariam nem de ter uma continuação a história do primeiro livro com suas 300 páginas é o suficiente, e a sequência acaba sendo uma porcaria e colocando o primeiro a perder.
    Mas, eu entendo do que se trata esse abuso em séries CAPITALISMO. Quanto mais livros, mais direito autoral e consequentemente mais grana, as vezes o erro é do autor, mas as vezes a culpa é das editoras que pedem ao autor que divida a história pra acumular mais ônus. :/

    ResponderExcluir
  27. Olá, isso é algo que às vezes me incomoda também. Existem várias séries que valem muito a pena ler e que não desapontam de jeito nenhum, mas tem outras que somente o primeiro livro vale à pena e depois os autores acabam decaindo nas sequências e terminam estragando tudo, como é o caso da série Fallen, que pra mim a autora se desvirtuou geral nos últimos livros. Acho que muitos autores fazem continuações por conta do lucro extra que podem ter com uma história que já tem certo sucesso. E outra coisa que acho puro capitalismo são dois livros com a mesma história, só que com pontos de vista diferentes, não vejo o menor sentido nisso!
    Enfim, melhor eu parar antes que transforme isso aqui em um textão kkk
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Oi!!

    Comentei isso hoje em um blog, eles vivem fazendo isso, cara pra que enrolar! O livro acaba sendo chato, a leitura pesada e perdendo leitores ou então aqueles que nem eu que a leitura se arrasta, e com um único objetivo: só termina para não ser injusto. As vezes o mesmo pode ser compelidos em poucas páginas. Nunca vi um post tão fiel a realidade literária, e meus parabéns. Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Sinceramente, eu não tenho nada contra as séries, muito pelo contrário, até gosto. Mas tenho notado que há mesmo um exagero ultimamente. Às vezes a história não renderia uma série, mas o autor espicha até que dê. Creio que isso compromete a qualidade da obra, além de se tornar bem cansativo. Gostei da sua reflexão!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  30. Oi Ani, eu concordo contigo! eu gosto de uma boa série, até posso contar nos dedos quais eu consegui ler todos os livros e amei todos. Mas eu AMO um bom livro único, sério, admiro os autores que criam um enredo único e nesse livro conseguem expor tudo. Por isso, me identifiquei muito com o seu post!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  31. O melhor foi o seu último pedido! Não tenho paciência para autor que sai inventando conto para personagem aleatório x, ou manda uma continuação pelos olhos do mocinho ou afins, simplesmente não dá.

    Eu até sou ok para trilogias/séries de fantasia, pois envolve um universo diferente e tretas de outros níveis, mas livros YA, NA tem horas que cansam, adoro achar um livro único e bem elogiado para curar ressacas (ou criar...)

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oi!!
    Eu sou que nem tu, não leio sinopse rsrs, muito raramente faço isso.
    Realmente tá difícil de encontrar livro único, a maioria dos lançamentos são de séries, trilogias ou duologias, eu vou confessar que amo séries, mas tem umas que são longas demais e tem editoras que demoram a lançar as continuações.
    Trilogias com livros de 180 páginas realmente é para matar né, tem livros que poderia ser tudo reunido em um só.
    Assim como você ando a procura de livros únicos.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
  33. Olha eu sempre adorei continuações de livros, mas atualmente isso tem feito com que a qualidade das obras caiam muito fazendo mais sentido fazer um unico volume. A questão é que se tornou lucrativo fazer aquela continuação que fez tanto sucesso, as vezes nem é culpa do autor e sim da editora pois eles tem um contrato e se pedem tem que fazer e nisso acaba com que as estórias fiquem bem curtinhas e vários volumes, muito triste pois visam a quantidade e não a qualidade.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Olá!
    Virou mudinha esse negócio de série. Teve uma trilogia que li que cada livro eram cento e poucas páginas, não chegava nem a 150. Fiquei revoltada, por que quando comprei não sabia disso. Acho que a maioria faz isso pra arrecadar dinheiro, as vezes nem é o autor, mas sim a editora. Também quero ler livros únicos. Sentir saudade dos personagens é normal, sendo 1 ou vários livros, se amarmos aquele personagem nunca será o bastante. Apoio totalmente a criação de um único livro.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com