EC&Mimimi - Ele não leu o próprio livro

Oi vocês,


Desde o ano passado, o número de youtubers e blogueiros que lançaram livros aumentaram significadamente. Acredito que isso acontece pelo fato do Youtube está “tomando” o lugar da televisão. Cada dia mais os jovens procuram alguém para se identificar e que com brincadeiras, palavras ou qualquer outra coisa, ajude com seus problemas internos.
Antes de mais nada, é necessário saber que editoras são empresas que precisam lucrar para se manter no mercado. E porque não unir isso ao número de visualizações que esses “artistas” têm?
Com isso, Kefera, Taci Alcolea, Viih Tube, Felipe Neto e diversos outros começaram a colocar seus vídeos em palavras e a vender obras a rodo no mercado literário. Kefera inclusive se tornou o maior nome da Bienal do ano passado.





Acredito que o diferencial das obras sejam justamente o português incorreto – vamos dizer assim – pois os autores utilizam a mesma linguagem da fala em suas obras o que para seus fãs pode ser bom, para os leitores assíduos é um problema.
Antes de fazer qualquer crítica, eu acredito que devemos conhecer o produto que será criticado e para isso eu tentei, juro que tentei, ler um livro de youtuber. Foi impossível! Aos fãs da Kefera, minhas sinceras desculpas, mas aquilo não é bom. Todas as histórias descritas nas obras você pode acompanhar no youtube ou em qualquer outra rede da jovem. As fontes são cansativas e a linguagem utilizada é vergonhosa. Nem em uma troca de SMS eu sou tão informal assim. Mas isso é uma questão de gosto, acredito que todos têm o direito de gostar de qualquer coisa desde que respeite o colega do lado. Por isso, eu digo: não curti o livro, mas se você curtiu, fico feliz.
Provavelmente Kefera lançará um segundo livro esse ano e seu namorado Gusta também está finalizando uma obra. Porém, esse post não é sobre eles. Quero falar o porquê sou contra esse tipo de livro.
Acho que nada deve ser levado a ferro e fogo, há bons livros de youtubers e blogueiros, Frederico Elboni tá aí para comprovar minha tese. Mas ele é um dos poucos que conseguiu me atrair em suas obras, acho que deve ter haver com o trabalho que ele já leva em suas redes sociais.
Quando estava participando da Turnê Intrínseca, o lançamento do mês era o livro da youtuber Viih Tube, quando a equipe da editora citou sobre a obra, houve uma chuva de vaias, que eu achei sinceramente, desnecessárias e desrespeitosas. A editora – como já citei – é uma empresa e sabe que esse tipo de obra vai dar lucro. Se 4 em 8 compram, é vantagem para ela investir nisso. Na época, eu fiquei remoendo isso, pois mesmo concordando com a parte financeira, me desanima ver tantos autores maravilhosos sem casa.
O assunto youtubers veio novamente a tona, essa semana quando trechos do livro de Mauro Morizono Filho, conhecido como Japa e dono do canal JapaTV foram divulgados na internet. A obra intitulada O Diário do Japa, trazida pela editora Harper Collins Brasil tinha previsão de lançamento para o próximo dia 30 e teve alguns trechos revelados.
Nesses trechos, o autor contava como tinha sido as tentativas que ele e sua ex-namorada – e também youtuber – Maju Trindade tiveram para ter sua primeira vez. Sim, a obra trazia detalhes da vida sexual de ambos e do término também. Poderia passar horas escrevendo o que está errado em tudo isso mas posso resumir em: ele errou, errou feio.
Errou quando citou o nome da jovem sem autorização dela. Errou quando expôs o relacionamento e isso é errado mesmo ela deixando citar o nome no enredo. Sempre serei contra esse tipo de coisa. Acho que um casal precisa e deve ter sua privacidade, seja famoso ou não. E errou principalmente quando depois de questionado no Twitter disse que não leu o livro por estar ocupado demais com outros projetos.
Isso não me entra na cabeça, como a pessoa pode estar ocupado demais que não pôde ler o próprio livro? E o respeito com a editora? Com os fãs? Nem vou citar o uso do ghostwriter porque acho que isso existe em qualquer lugar no mundo, a diferença é que esse ficou mais evidente.
A editora ainda não se manifestou sobre o assunto, mas com toda certeza, o responsável por essa obra vai ter que pagar por toda essa visibilidade ruim que está trazendo a empresa.
É uma pena que coisas como essas aconteçam ainda hoje e de certa forma, quem perde somos nós. O valor investido nele poderia ser utilizado de maneira muito melhor para nós leitores... Agora gostaria de saber qual é a sua opinião sobre o tema. Deixe aqui nos comentários.

Atualizando: Eu escrevi esse post no domingo dia 08/05, mas por causa das divulgações pendentes, não consegui postar antes. No dia 13 de maio, o youtuber Felipe Neto postou um vídeo sobre esse tema e eu achei incrível, mesmo não gostando do trabalho dele. Acho que vale a pena todos assistirem ao recado dele. Veja o vídeo aqui.

Participe da promoção de 2 anos de EC&M clicando aqui.
Beijinhos,


26 comentários

  1. Oi, Ani. Tudo bem?
    Concordo quase totalmente com você, rsrs.
    Também já tentei ler um livro de youtuber e acho que não curti pelo mesmo motivo que você: linguagem informal, histórias vazias e etc. Pra começar eu nem acho que essa galera que anda escrevendo livro tenha realmente uma história que valesse a pena ser lida por alguém que já não fossem seus fãs e aí entramos no ponto em que não concordo que é quando você diz que é contra esse tipo de livro: eu acho que absolutamente toda leitura vale a pena mesmo que seja - e principalmente se servir - como porta de entrada para outras leituras. Esse é exatamente o tipo de livro que atrai os jovens e vamos combinar: Os alunos já leem tanta coisa com as quais não se identificam (digo isso como professora de literatura mesmo, rsrs) que alguns acabam tomando aversão aos livros.
    No mais concordo plenamente, quando fala sobre os ghostwriters e sobre a exposição da ex-namorada por esse tal de Japa, sem falar, é claro, na vergonha que é o jovem não ter lido o próprio livro por qualquer motivo que fosse.
    Enfim, adorei o Mimimi de hoje! :)

    Um beijo!
    Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  2. Oi Ani, esse é um assunto bem complicado de opinar, porque em alguns casos, booktuber por exemplo, eu acredito que virá um bom conteúdo em livros, mas no segmento de outros famosos do YT, já nem me darei o trabalho de conferir. Sem falar que estes livros tem muita foto né? Tipo, fizeram uma versão impressa do Instagram pessoal deles.
    Não compro, não leio e nem indico!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que polêmica heim?! Sabia sobre o lançamento do livro do Japa, mas ainda não tinha lido nada a respeito dessa confusão. E acho que deve haver uma manifestação a respeito sim, afinal de contas, as atitudes foram bem desnecessárias e sem profissionalismo algum. E a minha opinião sobre livros de youtubers? Mais desnecessários ainda e eu não entro na lista dos que compram.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Eu tenho os dois pés atrás com livros de youtubers. A tal Kéfera, por exemplo. Para mim, os vídeos dela são um misto de idiotice com futilidade. Acho extremamente vazios, sem conteúdo. Imagina aquilo em um livro então, e escrito com aquela linguagem toda errada. É de querer arrancar os próprios olhos!!! Mas se você criticar ela na frente de um de seus fãs, você que é invejoso. Não queridos, eu apenas tenho gosto crítico.

    Sobre essa situação do livro do tal Japa, que eu nem conhecia (eu realmente não me ligo em youtubers e afins), acho que o cara pisou na bola feio, não precisava nem ter lido o livro pra saber que por o nome da guria lá era furada, com ou sem autorização dela. Um pouquinho, mas só um tiquinho mesmo de bom senso, já bastava pra ele ter se tocado, mas parece que até isso faltou.

    Infelizmente estamos vivendo uma ditadura do "pra vender vale tudo, a qualidade que se dane"!

    Abraços!
    Marcelo Brinker
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ana, meu amooooooor
    Como eu tenho pavor de livros de Youtubers!
    Eu tenho muito claro em mente que as editoras investem nisso porque hoje é o que mais vende. Ótimo, se tem mercado, tem que vender mesmo. Eu não faço parte desse mercado, mas nem por isso acho que ele não deva existir.
    Maaaaaaaaaaaaas, daí a ter ghost writers a torto e a direito e o tal do Youtuber nem ler o que está escrito, isso me irrita profundamente.
    O livro da Kefera eu li 3 páginas, sério, 3 páginas, e eu achei a coisa mais horrorosa que li na vida. Mas não vou tirar o "mérito" de ela ter pelo menos escrito o próprio livro.
    Enfim, eu como escritora, fico muito triste de ver e falar sobre isso, mas a vida é assim e eu vou seguindo em frente escrevendo os meus e divulgando, né?
    Ontem vi um vídeo sensacional do Felipe Neto falando sobre isso. Você viu?

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  6. Acho que isso não é uma novidade. Já vi vários livros de pessoas famosas que, ou contratam um ghostwriter ou escrevem bem mal.
    Agora com a onda de youtubers eles são só mais relativamente famosas pessoas fazendo isso.
    Pode até ser que algum desses livros tenham algo de legal pra passa. Mas o que me deixa revoltada é que a maioria é escrita de qualquer jeito, sem revisão e sem pé nem cabeça, ao invés de dar espaços para escritores talentosos brasileiros.
    É por isso que o mercado literário no nosso país é tão difícil. Por que sempre o que "vende mais" e mais rápido vai ser priorizado ao invés de qualidade.

    ResponderExcluir
  7. Uma vez escrevi um texto sobre isso no blog e me xingaram ashuahsuahsa pasmem.
    Mas sabe? Assisti um vídeo maravilhoso do Felipe Neto que ele fala sobre isso. E fiquei chocada quando ele disse no vídeo que uma Editora queria dar um adiantamento de 150mil para ele. E ele não aceitou.
    Livros hoje em dia virou uma coisa muito lucrativa e acaba baixando demais o nível da leitura e dos leitores num modo geral, devo concordar com o Felipe, o fato de quem essas porcarias abrem portas para novos leitores e estes depois se aventuram em livros decentes. Mas me envergonho, de qualquer maneira com isso. Chegamos num ponto enfatonho da literatura. E até que ponto o dinheiro SEMPRE vai falar mais alto?
    O que um vlogueiro de 14 anos, 20 anos, sei lá tem de bom para escrever uma biografia, por exemplo?
    Qualquer pessoa sabe que esses livros deles são apenas para lucros mais nada.
    Eu me recuso em divulgar livros deles. Não coloco meu blog no meio disso.
    Enquanto isso... muitos autores de excelente qualidade pagam do próprio bolso para publicar sua obra, correm atrás loucamente para fazer o público ler algo bom.
    Enfim, não dá para entender isso.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Olha por uma parte eu até entendo esse interesse desesperado das editoras em publicar livros de youtubers e eu respeito quem curte esse tipo de leitura, mas sinceramente eu não compraria um livro desses.
    Confesso que fico até indignada quando vejo youtuber de 18 anos publicando biografia, uma vergonha!
    E o pior de tudo é que nem sequer são eles que escrevem em sua maioria. É o tipo de coisa que fica bem claro que o único interesse na publicação é o financeiro.
    Mas é claro que há exceções mesmo que poucas, de gente que realmente tinha esse sonho e que usou a fama na net como uma maneira de alcançar esse objetivo.


    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu já estou cansada dessa mode de livros de youtubers, não gosto de pronto, quem quiser criticar que critique mas eu acho vergonhoso para a nossa literatura esse monte de merda (desculpe a palavra) que anda sendo publicado. Essa do Japa (que eu nem conhecia) foi a gota. A cada novo livro que vejo desse povinho eu fico tão chateada, mas não posso fazer nada, as editoras querem dinheiro, os youtubers querem dinheiro e os fãs acabam comprando mesmo :(

    O vídeo do Felipe Neto diz tudo o que eu penso e ainda mais um pouco. Choquei quando ele disse que uma editoras das grandes ofereceu 150 mil e ainda disse que era pra ele escrever qualquer coisa. Nós lutamos tanto para o reconhecimento da literatura nacional e vem essas coisas e acabam com tudo.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, eu to simplesmente CHOCADA com seu post.
    Fiquei sabendo sobre esse incidente com esses youtubers, mas como eu não fico procurando saber sobre youtubers em geral, porque eu não curto assistir, nem fiquei sabendo que ele nem leu o livro!!!!
    É um absurdo! Acho que toda leitura é válida, mas até que ponto, quando a pessoa não o mínimo de consideração em nem ler algo que ele ta levando os créditos???? E daí que ele é ocupado? Adiasse o lançamento? Tantos autores BONS que escrevem as próprias histórias ficam sem espaço no mercado, pra uma pessoa com 0 consideração com outros ter tudo isso?
    E eu nem vou comentar sobre a citação da outra youtuber...

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    então, eu não assisto nenhum desses youtubers citados no post, assisto um ou outro booktouber, mas nada muito frequente também, por isso não chego a ser fã de nenhum em especial, fato que não me levaria a comprar nenhum desses livros que andam dando tanto o que falar. No momento estou curiosa apenas por uma lançamento recente da Editora planeta, o nome do livro é azeitona, do booktouber Bruno Miranda, nunca nem sequer assisti um vídeo dele, soube disso pela sinopse, mas o fato de se tratar de uma ficção young adult e o enredo ser tão promissor, me atraiu na obra e pretendo dar uma chance. Já esses relatos, biografias de garotas de 15 anos e etc, não verá meu dinheiro e nem perderei meu tempo, pode parecer preconceito ou algo do tipo, mas se não paro pra assistir que é de graça, quem dirá dar meu suado dinheirinho. Além disso se nem eles estão lendo, porque eu me daria ao trabalho?

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  12. Precisamos selecionar o que lemos, isso é um fato! Damos dinheiro a essa gente com essa gente comprando esses livros sem nada a acrecentar. Sei que não são todos, mas a maioria deixa muito a desejar
    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Sinceramente, eu não me interessei por esses livros publicados. Só li um livro, e até agora não consegui entender o motivo de sua publicação. Pode até ter algo bom, mas não vou mais me arriscar por enquanto rs.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ani! Achei seu post muito pertinente. Se for ver a lista dos mais vendidos no ano passado, só dá livro de Youtuber. Virou "moda" e todo mundo está fazendo, porque, é óbvio, vende muito. Eu acho que tem seu lado positivo e negativo. O positivo é que é uma forma dos jovens se aproximarem da leitura. Já vi alguns adolescentes falarem que começaram a ler por conta desses livros. Isso é muito positivo, acaba sendo uma porta de entrada para outros tipos de literatura. Mas uma coisa tem me decepcionado muito nesses livros. Acho que falta uma edição mais rigorosa e mostrar pros 'youtubers escritores' que se é pra escrever livro, tem que levar muito a sério! Além desse caso do Japa, já li trechos do livro do Christian Figueiredo em que ele falava que embebedou uma menina só para transar com ela. Gente?! Cadê a responsabilidade? Acho que aí a editora também pecou! É esse o exemplo que o livro irá transmitir? Enfim... é um assunto bem controverso. Acho que tem seu lado bom, mas é preciso tomar muito cuidado na hora de escrever e publicar. Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Triste mesmo é ver editoras com o porte da Intrínseca publicando Viih Tube em detrimento de bons autores. Infelizmente, o capitalismo permite priorizar a quantidade ao invés da qualidade. Nada contra youtubers, mas será que faz-se necessário mesmo publicá-los? O que eles têm de tão relevante pra dizer em um livro que não possa ser dito em seus canais? Infelizmente, a tendência é piorar...

    ResponderExcluir
  16. Oi
    Adorei seu post.
    Realmente não curto nenhum livro escrito por esses Youtubers. Acho besteirol demais sabe?
    Quanto ao caso do Japa me desculpe, mas acho que ele fez de propósito ou realmente é muito idiota de não ter lido nada. Sinceramente foi um dos maiores vacilos atuais.
    Concordo muito com você e adorei ver um post tão pessoal.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Em grande parte eu penso como você.
    Não sou contra os ghostwriter, sou contra a falta de revisão do autor. E talvez da própria editora. Porem não acho errado expor sua vida, desde que tenha autorização no caso de expor terceiros e que a obra veja direcionada a outro publico, no caso sexual, a faixa de idade que lerá a obra não é apropriada.
    Enfim, tem gosto pra tudo e acho ótimo as editoras investirem nisso. Acho bom que pelo menos através desses livros leitores novos podem ser conquistados, mais gente lendo. Claro que o excesso de informalidade na escrita pode ser uma problema, e um caso a ser pensado pelas editoras, como aperfeiçoar.

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Eu vi o vídeo do Felipe, e achei incrível ele botar a cara a tapa e falar tudo o que falou sem se preucupar com os comentários negativos que iriam receber.
    Infelizmente as editoras se aproveitam desse fenômeno que viraram os youtubers, e acabam se oferecendo até pra lamber o chao deles só na tentativa desesperada de ganhar mais dinheiro encima do sucesso dos outros.
    Espero que o livro desse youtuber nem seja publicado, ou se já foi seja retirado, pois tem vários autores ai se matando com histórias lindas, e não possuem valorização da editora para isso

    ResponderExcluir
  19. Eu vi um vídeo do Felipe Neto essa semana tocando nesse assunto. Apesar de usar dessa mídia, acompanho poucos youtubers. O único que sigo mesmo é o jovem nerd, que vejo tudo que eles fazem quase desde o começo, no resto acompanho uma ou outra coisa. E sou meio fora da casinha, mas a vida deles não me interessa nenhum um pouco. Nada contra quem lê ou acompanha esses canais, mas não é pra mim. Gosto de conteúdo e acho que muito desses não tem nenhum conteúdo realmente relevante, logo os livros também não me interessam. Mas tem quem goste e isso aumentar a quantidade de leitores e eles se interessarem por outras coisas depois, é um ponto.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  20. OOoi
    Não tenho muito a dizer em relação aos livros de youtuber já que nunca li um. Mas acho um pouco triste ao pensar em tantos autores que lutam taaaanto pra publicar seus livros, e um que nem é autor mas por ter "numeros" é bem mais fácil.
    Não estava sabendo dessa história do Japa, ridículooo. QUE NOJO!!
    Já vi bastante críticas negativas sobre a Maju, más admiro muito algo nela... Lembro que na época da separação ela falou bem pouco sobre, e inclusive falava que não era porque eles eram "Figura Pública" que não poderiam ter privacidade. Ai vem gente falando que é grosseria.

    Ótimo post!
    Beijoos
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Sabe de tudo o que você escreveu o que eu acho mais triste? O propósito inicial de um livro è enriquecer nosso conhecimento com cultura e vocabulário, ajudar nossa mente adulta a imaginar e sonhar com a histórias que lemos. Um livro bom nos transporta para tantas emoções e sonhos....
    E agora estão querendo banalizar os livros. Cada vez que vejo um YouTuber como esse publicando um livro fico pensando enquanto a cultura decai com o passar do tempo. Vejo isso em músicas, novelas, filmes e agora chegou a vez dos livros!! Graças a Deus temos excelentes escritores no mercado ainda que não perderam a essência do que é um livro.
    O cara escreveu um livro ridículo desse expondo sua vida sexual com a ex, expõe o nome dela é ainda diz que não leu o próprio livro?? A palavra mais adequada para isso seria Ridículo.
    Me desculpem as editoras mas um livro desses eu não aceitaria nem de graça!
    Bj

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Eu não gosto muito dessa febre de livros de youtubers, até porque eu não acompanho nenhum youtuber, sabe? Mas confesso que estou animada com o livro da Jout Jout, mas ela é diferente kkkkkk Bom, eu acredito que assim como você não iria gostar do livro da Kéfera e quando fiquei sabendo sobre essa informação sobre o livro do Japa, fiquei completamente indignada. Como o cara não leu o próprio livro?! Chega a ser ridículo, dscp falar! Mas enfim, apesar dos pesares esses livros ajudam a chamar os jovens para a leitura, então é um ponto bom.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Eu não posso falar mal desse estilo de livro porque não li nenhum assim (a não ser que um de crônicas da Bruna Vieira conte...), mas é triste ver livro com um vocabulário ou sem nada a acrescentar à vida do leitor sendo publicado. Também não sou muito fã do Felipe Neto, mas esse vídeo foi bom. Publicar um livro sobre você que nem você mesmo leu não dá para aceitar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Ani fiquei pasma, eu não conhecia esse youtuber ainda e nem o livro dele, mas fiquei pasma com o que ele falou, ele não leu o próprio livro dele e deixou extremamente evidente que não foi ele que escreveu. Isso não me entrou na cabeça também, além de ele estar "ocupado" e não pôde ler para aprovar o livro. Já estou indo ver o vídeo do Felipe Neto.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  25. Oiiii

    Cara estou mega feliz do Felipe ter feito o vídeo sobre livro de youtubers. Já estava ficando mega incomodada dessa palhaçada. Esse pessoal não tem conteúdo nenhum para fazer um livro e no caso do Japa ele nem escreveu o livro e ainda expôs a ex namorada. Beira ao ridículo essa obsessão que as pessoas estão tendo pelos youtubers. Já vi alguns livros deles e me impressionou o quanto são rasos e sem conteúdo. Pra quem curte tudo bem, mas não vejo necessidade nenhuma de serem publicados quando tem uma penca de escritores desconhecidos no nossa pais super talentosos só esperando a oportunidade que um sem noção está ocupando.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi querida.
    Tudo bom?
    Depois do bafão da bienal com o livro da Kefera, resolvi ler, pois não a conhecia, mas depois fiquei com o pensamento de como gastei dinheiro com aquilo, o livro tinha partes engraçadas,mas não era isso tudo e depois fui ver o canal dela, o livro está todo lá, acho que as editoras só estão investindo nisso por ser modinha, mas conteúdo infelizmente não tem e nem imagino como os autores que pesquisam, se matam horas, dias, meses e até anos escrevendo, não tem essa oportunidade e visibilidade, deprimente.
    Ótimo texto.
    Beijos

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com