EC&Mimimi - É possível ser feliz sozinha?

Oi vocês,

Com o TCC – sim, isso vai ser um assunto recorrente por aqui – minha vida mudou muito! A rotina ficou bem diferente, as leituras diminuíram, as séries atrasaram o conteúdo para o blog não existia mais e nem e evento eu conseguia ir...
Acho que isso acontece com todo mundo não é mesmo? Haverá sempre uma fase em que teremos alguma prioridade maior que nosso lazer... Ser adulto é isso. O mais interessante de tudo isso é que qualquer momento que eu tinha eu queria estar sozinha. Não me isolava, mas gostava de ficar quietinha colocando os pensamentos em ordem. E durante o final de semana passado, eu assisti em algum lugar (não me recordo agora) à um vídeo onde a pessoa falava que se sentia triste por quem andava ou ficava sozinho e eu fiquei pensativa em relação a isso...






Quando eu era mais nova eu odiava ficar sozinha, não suportava não estar com meu grupinho e acredito que isso foi o que me deixou mais comunicativa. Fazia amizade com uma facilidade tão grande que nem lembrava como tinha acontecido e até hoje é assim... A diferença é que agora eu sei viver feliz sozinha.
Acho que isso é uma coisa que todos nós precisamos aprender antes de ter qualquer tipo de relacionamento. Quando a palavra relacionamento aparece, muitas pessoas já pensam em namoros, casamentos e se esquecem das amizades e relacionamentos em escolas, trabalhos etc.
É normal que por questões de afinidades e até mesmo comodidade fiquemos mais tempo com outras pessoas do que com nossos próprios pensamentos. Mas enquanto eu assistia ao vídeo, comecei a questionar a pessoa mentalmente: qual é o problema de jantar sozinho? De almoçar? De ir ao cinema? Show? Estar sozinho em um ambiente não te faz uma pessoa triste. E eu só descobrir isso depois de uma conversa com um amigo...
Acho que o que mais me incomodou durante tudo isso é que eu tinha esse mesmo pensamento, achava um absurdo ir ao cinema sozinho. E esse amigo quem me ensinou que antes de gostar de alguém ou de alguma companhia, eu precisava gostar de mim e de ficar comigo.
Gosto de ter minhas amizades, de sair com todos e dar risada ou debater temas, mas nada me satisfaz mais do que estar de bem comigo mesma. Até mesmo no meu relacionamento, AMO meu namorado, fazer as coisas com ele (mesmo ele morando em outro estado, fazemos bastante coisa em conjunto), mas uma coisa que eu preservo bastante é a nossa individualidade, pois acredito que isso também ajuda a manter nosso romance saudável. E isso é algo que serve para todos os relacionamentos, né?
Esse texto foi apenas um desabafo e um convite para que você curta mais esses momentos a sós e que você deposite a sua felicidade apenas em uma pessoa... Você.

Beijinhos,

21 comentários

  1. Ani, se tem uma coisa que eu aprendi é que você nunca vai ser o suficiente para as outras pessoas se não for o suficiente para você mesma.
    Eu amo a minha companhia, então é bem provável que outras pessoas sintam o mesmo.
    Se nem eu quero ficar sozinha comigo, quem vai querer, né?
    Eu descobri que sim, eu fico muito bem sozinha, mas prefiro estar com outras pessoas. Tem diferença entre preferir e precisar. Eu prefiro ter companhia, mas se tiver que ficar sozinha, não me acho triste por causa disso.
    Arrasou no mimimi da semana.
    Quem acha triste sair sozinho, é que é triste quando está sozinho.
    :D

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  2. olha eu to sozinha ha 3 anos, e a minha vida afetiva sao as minhas amigas, e eu acho que estou mt bem sozinha, a gente tem a aprender a ser feliz assim :)

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Oi Ani, parece que eu estava me vendo enquanto lia sua postagem, penso exatamente da mesma forma. Antes de amar qualquer pessoa, precisamos nos amar. Isso é importante, pois se a gente deposita a nossa alegria em outra pessoa, podemos acabar nos decepcionando, e aí não teremos aonde apoiar, nem em nós mesmas.
    Ótimo texto, foi bom pra refletir um pouco.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ani!
    Lindo texto! Em meus 37 anos de existência, já passei por muita coisa, mas se tem algo que marcou definitivamente, foi que não preciso do amparo de um homem para me realizar ou ser feliz. Depois que me separei foi que consegui realizar grandes feitos, como a faculdade, minha casa própria... tenho a companhia do meu filho, tenho muitos amigos reais e virtuais e sou muito feliz assim! Bj
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Ani,
    Eu tive dois relacionamentos longos, um durou 3 anos e o outro 2. Quando eu terminei, foi bem na época de TCC e me dediquei a isso. Quando a tormenta passou, achei que fosse me sentir sozinha, mas por incrível que pareça não. Eu comecei a pensar no que eu realmente queria fazer, sair ou ficar em casa, comprar determinada saia ou não... Eu me senti... Aliviada. Hoje, solteira, estou em uma das melhores fases da minha vida. Não por estar solteira, mas porque consegui descobrir quem eu sou e o que eu quero para mim, independente de outra pessoa me dizer o que é certo ou errado.
    Adorei seu texto!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Ani,
    Bem interessante, hein! Durante minha adolescia e inicio de juventude eu também era assim, não suportava sair sozinha, qualquer lugar que fosse, sempre gostei de companhia para compartilhar as coisas que via. Depois de certo tempo, percebemos que todos teus seus compromissos e consequentemente, tempo limitado. Aí, temos que nos adaptar a essa nova realidade. Para mim não foi fácil no início, mas depois que dei o primeiro passo, começou a fluir. Hoje amo ir ao cinema sozinha, ri como louca sozinha, chorar até os olhos ficarem inchados, dançar aquela musica louca...
    Com o tempo, percebemos que nossa alegria não depende que alguém esteja ao seu lado.
    Adorei o desabafo e acho que falei demais, kkk.
    Bjim!
    Tammy
    Livreando | Facebook

    ResponderExcluir
  7. Amei seu desabafo, estava precisando ler um texto assim (estou passando por esse momento atualmente). Estou no ultimo semestre da Faculdade e com meu TCC em desenvolvimento tive que abdicar de algumas coisas como por exemplo a leitura (diminuir a quantidade e priorizar meus estudos para concluir meu curso) e também tive que me afastar dos meus amigos e familiares para me dedicar intensamente aos meus objetivos profissionais, porém sei que a vida não se resulta apenas a isso e sei que todo o meu esforço um dia será recompensado (espero não estar fazendo tudo isso em vão). Enfim, acho que o seu desabafo acabou ensejando ao meu desabafo e eu te compreendo totalmente.

    Beijos, amei seu texto.
    Luan - Carpe Diem Literário.

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Adorei seu texto e concordo plenamente. É ótimo quando estamos cercados por pessoas queridas, familiares e afins, entretanto não tem nada melhor do que nos sentirmos bem por dentro, aceitando nossos problemas, nossos desafios e a fase em que estamos vivenciando. Assim, é impossível não se identificar com seu desabafo, mesmo porque sempre é bom ler algo que nos faz refletir sobre determinados assuntos.

    Beijos, Fer
    http://www.segredosemlivros.com/

    ResponderExcluir
  9. O texto é bem reflexivo e impactante, afinal, aquele que não gosta de si mesmo, não gosta de ninguém, não é? Não vejo problema algum em sair sozinho, mas como você disse, isso é fruto de amadurecimento pessoal.
    Devemos sempre fazer o que nos deixa felizes!
    Parabéns pela postagem, ótimo texto.
    Sucesso para você e grande abraço!
    Filipe Penasso - Pena Pensante

    ResponderExcluir
  10. Olá Ani,
    Adorei seu texto. Acho que o que ficou bem claro pra mim, e me fez pensar na minha vida também, e que, conforme vamos crescendo e amadurecendo, notamos que as coisas mudam. Quando eu era mais nova, tinha muito medo de ficar sozinha, era uma espécie de pavor. Hoje, quero passar o máximo de tempo sozinha pensando e analisando minha vida.
    Seu texto não poderia ser mais pertinente.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Eu não despenso um tempo sozinho, na verdade isto acontece muito pouco por conta das filhas, marido, cachorros, trabalho. Mas quando a oportunidade surge eu nem sei o que fazer primeiro, dá vontade até de chorar de tão feliz que fico, sério!

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, Ani, tudo bem?

    Adorei o texto. Quando somos mais novos acho que temos essa necessidade de estarmos sempre rodeados de pessoas por uma questão social, de aceitação, de não querer não fazer parte de um grupo.
    Mas quando a gente cresce a gente percebe que a nossa melhor companhia somos nós mesmos. Eu vou ao cinema sozinha numa boa, por exemplo, e também amo meus amigos, mas gosto muito de ficar na minha casinha lendo meus livros, cozinhando...
    Saber ser feliz sozinho é uma dádiva!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oie! Hoje sou mãe, noiva, trabalho fora.... faço muitas coisas das quais exigem sempre a presença de alguém do meu lado. As vezes até para tomar um banho minha filha mais nova que entrar no banheiro comigo. E foi só depois que entrei nessa fase adulta e cheia de responsabilidades que aprendi a valorizar meus momentos sozinhas. É tão importante estar só, ter um momento para nós mesmos que acredito que isso seja fundamental para o amadurecimento e auto conhecimento de qualquer ser humano...
    Adorei seu texto pois ele retrata bem o que penso também.

    ResponderExcluir
  14. Oi Ane, sua linda, tudo bem?
    Você disse algo muito importante em que eu acredito, para depositarmos nossa felicidade em apenas uma pessoa: nós mesmos. Por isso é essencial nos conhecermos, gostarmos de nós mesmos. Eu também acredito que é possível ser feliz sozinho nessa concepção que está trazendo. Porque você não é sozinha de fato, apenas gosta de passar alguns momentos com você mesma, se curtindo, refletindo. Abrindo um espaço na sua rotina para si mesma. O autoconhecimento é essencial para o crescimento. Você sabe que adoro essa sua coluna estava com saudades dela. E realmente faz parte de se tornar adulto as mudanças, os compromissos.Mas cada coisa achará seu espaço ao seu tempo.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá Ani!
    Gostei muito do seu texto e me identifiquei com alguns trechos da sua reflexão.Também demorei um tempo para compreender que para ser feliz não preciso 24 horas da companhia do outro e nem ter medo de sair sozinha, posso me sentir bem comigo mesma. Ninguém pode trazer para nós a verdadeira felicidade enquanto não a encontrarmos dentro de quem somos.
    Beijos.

    Um Rascunho a Mais

    ResponderExcluir
  16. Olá!! :)

    Gostei do post!! :) Algo diferente das resenhas habituais, e mesmo da literatura!! :) Algo pessoal, um desabafo! :) Parabens! :)

    Eu acho que todos nos estamos ca para sermos amados... Mas claro que nao dependemos de ninguem, de nenhuma companhia! Antes de mais, sommos uma pessoa, una e independente! :) Claro que se acompanhados e felizes, melhor!! :) ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  17. Eu achei seu post incrível e concordo em tudo. Eu e meu noivo sempre temos as nossas coisas para fazer separadamente, e acho que isso que nos faz bem como casal. Tem momentos a dois, e momentos solitários, rsrs.
    Quanto a fazer coisas sozinha, eu nunca consegui, tipo ir num cinema, restaurante sozinha.. Quanto a isso sou mais apegada. hahaha
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  18. Oiee Ani ^^
    Acho que, dependendo do que a pessoa está passando ou fazendo no momento (como você e o seu TCC), não há problema nenhum em ficar sozinha, não significa que a pessoa não tem amigos ou que é anti social, né? Ela só quer ou gosta ou não se importa em ficar sozinha. Não entendo por que as pessoas vêm problema em almoçar sozinho, ou ir ao cinema sozinho (ainda vou fazer isso!) ou sei lá... Gostei do post :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Ani!

    Muito legal seu texto, desde muito nova eu sempre tive necessidade de um tempo para estar comigo mesma, mas tem muita gente que não entende isso. Sempre tive ótimos amigos, que respeitaram essa necessidade e entenderam que eu não queria estar cercada por outras pessoas 24 horas por dia, mesmo que nunca tenha deixado de estar ao lado deles com frequência. Agora, quando se trata de namorado, isso já foi um problema. Mas a incompreensão normalmente vem de quem tem problemas para estar sozinho consigo mesmo, que prefere se ocupar com qualquer coisa do que parar para pensar em quem é e no que está fazendo.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  20. Oi Ani,
    sou uma pessoa extremamente auto suficiente, nunca liguei muito para grupinhos e tals, muito pelo contrário, sempre me senti bem sozinha, não me leve a mal, não uma pessoa solitária e introspectiva, na verdade sou bem comunicativa e nunca tive problemas em fazer amizades e me socializar e apesar de me sentir bem em meio a outras pessoas, prefiro ficar só, com meus botões, quanto ao TCC, passei por isso e logo em seguida uma gravidez super complicada o que me afastou do blog, das leituras, do circulo social e até do trabalho por mais de um ano, mas assim como as tempestade aparecem, elas somem, hoje ainda não voltei 100% para nenhuma dessas coisas, mas estou em processo.

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  21. Oiee,
    Primeiramente - ADORO a Jout jout e segundamente concordo em gênero, numero e grau. Adoro ver postagens assim, são empoderadoras, precisamos mesmo a cada dia, mais e mais romper com as imposições que tentam nos empurrar goela abaixo. Precisamos de amor próprio, precisamos ser felizes sozinhxs
    Beijos

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com