O Segredo dos Seus Olhos - Eduardo Sacheri

Oi vocês,

Mais uma resenha do #VidaLiterária aqui no blog! O livro desse mês foi O Segredo dos Seus Olhos, e foi a Kamila do Resenha e Outras Coisas que escolheu. Confira minha opinião sobre esse livro que foge da minha zona de conforto.

Título Original: El Secreto de Sus Ojos
Autor: Eduardo Sacheri
Páginas: 212
Editora: Suma de Letras
Sinopse: O livro que deu origem ao filme ganhador do Oscar.
Neste seu primeiro romance, Eduardo Sacheri expõe as feridas sofridas por um país numa época de tensão política e a batalha de um homem contra a impunidade, a burocracia do sistema judiciário e os seus próprios dramas íntimos.
No início dos anos 70, quando Benjamín Chaparro trabalhava em um juizado de Buenos Aires, um inquérito de homicídio - o brutal estupro e assassinato de uma jovem dona de casa - deixou marcas profundas no cotidiano da repartição.
Trinta anos depois, aposentado, Chaparro dedica seu tempo a escrever um romance. Em busca de inspiração, ele retorna ao juizado e o contato com as salas e corredores de seu passado o faz relembrar um dos momentos mais significativos de sua vida: o crime, com todos os seus detalhes chocantes; os desdobramentos inesperados do caso, no contexto de uma Argentina às vésperas da entrada na ditadura militar; e a história de amor secreto que viveu em meio a toda essa turbulência e que permeou todo o seu profundo envolvimento no caso.


Primeiro livro do autor Eduardo Sacheri, O Segredo dos seus Olhos, foi diferente de tudo que eu já li. 
Com uma narrativa densa, ele conta a história de Benjamin Chaparro, um homem que depois de anos trabalhando no Juizado de Buenos Aires, finalmente se aposenta. Por isso, ele volta a um sonho antigo de escrever um livro. Sua inspiração é um crime no qual ele trabalhou na repartição há 30 anos. Uma história cruel, onde uma jovem recém-casada e grávida, foi assassinada brutalmente. A vida de Chaparro muda em relação a isso, por causa dos caminhos que o crime o leva.



O livro é narrado em sua maioria por Chaparro que nos leva aos cenários do crime. Os personagens não são muito trabalhados e desenvolvidos, o que pode ser um problema para alguns leitores. 
O Segredo dos seus Olhos é um livro denso, como já citado, pois trás como plano de fundo, a ditadura vivida pela Argentina, e sua capa e título pode até enganar quem procura um livro mais calmo e doce, porém, é um livro reflexivo, que nos prende. Ele foi adaptado para o cinema e ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. 

“As pessoas podem mudar tudo: de cara, de casa, de família, namorada, religião, de Deus... Mas há uma coisa que não se pode mudar Benjamin. Não se pode trocar de paixão.”

Em suma, o livro de estreia de Eduardo Sacheri, é um romance policial, cheio de reviravoltas e surpresas que mesmo tendo um inicio lento, cumpre com o proposto. Leiam.



"A escrita do autor é incomum e fora do padrão, o que pode afastar leitores de best sellers contemporâneos. Mas o filme que é uma adaptação do livro até ganhou um Oscar, o que prova sua qualidade.
Esse definitivamente é um livro que tira o leitor da inércia e amplia suas percepções, foge do que está acostumado. Pelo menos foi assim para mim." - Raíssa - O Outro Lado da Raposa

"Sou suspeita para falar quando o assunto é literatura latino-americana. Gosto muito do que nossos vizinhos produzem. E se o filme correspondeu às minhas expectativas - antes mesmo de saber que era derivado de um livro - imagine então minha alegria ao terminar de lê-lo! Mesmo sendo um livro sério, ele te arranca algumas risadas, sem contar que você torce para que o Chaparro se resolva com a Irene. Enfim, Sacheri nos brinda com uma excelente história de justiça, vingança e, por que não, amor? Livro recomendado - e o filme também, claro." - Kamila, Resenha e Outras Coisas


Esse post pertence ao:








Beijinhos, 

17 comentários

  1. Achei legal a escolha do livro esse mês, apesar de eu curtir mais romances contemporâneos.. hahaha

    Beeijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Ani,
    A capa me chamou muito a atenção. Talvez seja uma leitura mais lenta para mim, mas eu iria me arriscar sim.
    Gosto dessa premissa!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Fico feliz que tenha gostado da obra. De vez em quanto é ótimo sair da zona de conforto. Agora já pode ir na netflix e assistir o filme!

    ResponderExcluir
  4. Oláa, tudo bem? Até hoje eu não sabia muito sobre esse livro, e agora sinto que preciso lê-lo! A premissa me chama muito a atenção e acredito que eu possa gostar bastante também. Fora que quero assistir ao filme, então preciso ler o quanto antes.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ani!
    Confesso que mesmo com sua resenha tão positiva, o livro em particular não me chamou atenção. Não curto muito temas investigativo, tanto em livros quanto em séries. Sempre acabo desestimulado. Não tenho paciência para o mistério que se arrasta.
    Além disso, não gostei muito dessa capa também não :(

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Devo dizer que a capa do livro não me agradou e a premissa infelizmente não chamou minha atenção, mas quem sabe mais para frente eu não dê uma chance ao livro. Saber que o inicio do livro é lento me desanima muito embora tenha reviravoltas, coisa que eu amo kkkk

    ResponderExcluir
  7. Oie, achei a premissa desse livro interessantíssima. Eu ainda não conheciavo livro ou o autor mas já quero ler imediatamente.
    Mesmo com uma leitura mqs lenta eu curti o enredo.
    BJ

    ResponderExcluir
  8. Fiquei muito curioso com esse livro, ainda mais sabendo que os personagens sã muito bem escritos e é um romance policial. Agradeço a dica.

    ResponderExcluir
  9. Oiii Ani, como vai?
    Garota eu fiquei bastante interessada em ler esse livro e desvendar todo esse mistério que a obra traz, eu realmente não o conhecia e parece ser bem emocionante, adorei a escolha. Quero ler com toda certeza <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ani
    Acabei de ver uma resenha desse livro e confesso que ainda não o conhecia, muito menos o filme.
    Gostei bastante da premissa, e pela capa parece ser mesmo uma história mais doce. Mas eu gostei bastante e gostaria de ler e assistir.
    Que pena que você não gostou do desenvolvimento dos personagens.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  11. Adoro romances policiais e mesmo não tendo chamado muito a minha atenção, penso que leria a obra só para aprender um pouco mais e ver como era a vida nos argentinos no tempo da ditadura.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi, confesso que tinha até me despertado o interesse a história, mas sabendo que é denso desse jeito e que não se aprofundam muitos nos personagens, não sei... Acho que ao invés de ler eu irei ver o filme, se eu gostar, talvez, me arrisque e saia da minha zona de conforto e leia esse livro. Vamos ver, né? Farei isso assim que tiver tempo!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Achei o livro bem equilibrado.

    Suspense e drama com uma dosagem certa e uma pitada de romance para suavizar a tensão da história.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Legal quando uma pessoa indica um livro e você consegue aproveitar a leitura.
    Eu não tenho coragem de ler esse livro, quem sabe assisto o filme rsrs
    Muito forte e não estou preparada
    parabéns pela resenha
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá Ana,
    eu gosto de um bom romance policial, principalmente se houver um bom suspense por trás, amo Sidney Sheldon rsrsrs
    A capa realmente faz parecer um livro mais leve, como minha lista de leituras já está extensa e esse início meio leito me desanima vou preferir assistir ao filme ;)

    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  16. Oii,

    Gosto muito de romance policial, mas não conhecia esse. Vi que tem um filme e acho que nesse momento vou preferir ver o filme primeiro. Gostei muito da dica e assim que tiver um tempo vou ler. É bom sair da zona de conforto, mas eu entendo o receio pq quando a gnt gosta de um gênero ainda existem mil livros que a gente quer ler.

    ResponderExcluir
  17. Já assisti o filme junto com um amigo Argentino, gente e amei muito. É lindo demais. Eu nem sabia da existência do livro, acrêdita? Quero ler logo.

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com