Vandré: O Homem que disse não - Jorge Fernando dos Santos

Oi vocês,

Depois de muito tempo pensando, consegui trazer a resenha de um livro bibliográfico aqui para vocês. Confira:

Título Original: Vandré: O homem que disse não
Autora: Jorge Fernando dos Santos
Editora: Geração Editorial
Páginas: 278
Sinopse: Quem foi Geraldo Vandré? Por que ele se tornou amado pelo público e odiado pelos militares na ditadura? Por que sua canção se tornou um hino - Para não dizer que não falei das flores – Caminhando - jamais esquecida durante décadas? O que aconteceu com ele no exílio e depois que retornou ao Brasil? Gênio? Louco, por causa das torturas?  Nesta biografia emocionante, crucial e NÃO AUTORIZADA, Jorge Fernando dos Santos conta a história da vida e da obra deste artista que se tornou ícone da canção brasileira no auge dos "anos de chumbo", mas acabou se afastando dos palcos, para a perplexidade dos fãs.






Todo mundo já ouviu falar sobre Geraldo Vandré e se você não ouviu, faltou em algumas aulas de história. Ou apenas não está ligando o nome a pessoa. 
“Caminhando e cantando e seguindo a canção...” Trecho da icônica canção que se tornou voz do povo durante a ditadura. 



O jovem Geraldo Pedrosa de Araújo Dias, Geraldo Vandré, autor do sucesso “Pra não dizer que não falei das flores” não dá entrevistas, não fala com publico e não ajudou o autor Jorge Fernando em momento algum. Para ele, isso foi até bom.
“... Pois uma obra não autorizada é mais confiável do que aquelas encomendadas ou submetidas ao crivo de quem quer que seja.”
Vandré se tornou um ícone durante os festivais que acontecerá em 64, ano da época de maior escuridão vivida em nosso país. Tornou-se querido pelo público por suas canções que exaltava a luta contra os militares, estes que obviamente, odiavam o artista. 



Ele foi obrigado a deixar nosso país e não sabemos ao certo o que aconteceu em seu exílio, mas o que quer que tenha acontecido deixou grandes marcas no artista. Ele largou a MPB e dedicou-se a advocacia. 
Como já dito, essa é uma biografia não autorizada, já que Vandré continua recluso e se recusou a dar entrevista. Todo seu conteúdo foi feito a partir de pesquisas e outras entrevistas feitas pelo jornalista. 
A composição do livro mostra como o cantor estava muito a frente dos seus companheiros de trabalho, desde suas melodias até as letras, Geraldo mostrava que era bom no que fazia. O autor até enviou um exemplar para o cantor, mas não sabe se ele recebeu. 



A obra além de bem escrita, está muito bem trabalhada. Sou fã da Geração. Eles têm um cuidado gigante em relação às obras, não encontrei erros gramaticais e a fonte é agradável, a edição ainda conta com fotos e mais algumas curiosidades. 
Acredito que essa é uma obra que todos devessem ler, para conhecer um pouco mais do artista que se tornou voz de milhões de pessoas. Ah, em entrevista Jorge afirmou que, segundos amigos, Vandré ainda escreve, mas não divide com ninguém suas criações. Uma pena.


Beijinhos,


24 comentários

  1. Que interessante! Uma pena ele não ter concedido entrevista para o livro, mas acredito que ainda sim valha a pena ler. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Eu nao costumo ler com frequência livros bibliográficos, mas adoro conferir as novidades sobre esse gênero. Bom, ou eu faltei as aulas de história ou não estou ligando o nome a pessoa mesmo, mas não lembro dele não. Enfim, pelo que pude perceber em seus comentários é uma ótima leitura. Legal saber que ele escreve, mas é uma pena mesmo que não divida mais seus trabalhos.

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana,
    definitivamente faltei a essa aula de história, pensei que não estava ligando o nome a pessoa, mas li toda a sua resenha e definitivamente não reconheço essa história. Fiquei consternada com o isolamento do artista (pra mim não importa que tenha abandonado a carreira, uma artista sempre será um artista, ainda mais com o talento que ele parece ter), não imagino o que ele deve ter passado para decidir tal coisa, mas assim como você acredito que não deve ter sido fácil.

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  4. Oi!

    Eu to numa vibe muito boa de ler biografias. Já li duas em menos de um mês haha eu conheço bem pouco do cantor, sei sua música mais famosa, por causa das aulas de história e meu interesse pela época da ditadura, mas não sei se chega ao ponto de eu querer ler a sua biografia. Mas achei a capa interessante, o trabalho gráfico da editora tá bem bonito. Para quem é fã, deve ser uma maravilha essa obra! :)

    beijo! =)

    ResponderExcluir
  5. Oláá!
    Não costumo ler biografias, mas me pareceu interessante essa. Ou faltei algumas aulas de história ou realmente não estou associando o nome à pessoa kkkkkkk Acho que fico com a segunda hipótese, será? Conheço a música, muito famosa.
    A edição parece ter sido muito bem trabalhada.

    Beijos!
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Ani,
    Não costumo ler biografias, mas é impossível não querer ler essa.
    Acho que conhecer um pouco da vida de Vandré, mesmo que escrito de maneira não autorizada, é interessantíssimo.
    Outro ponto interessante é entender um pouco as marcas de seu exílio. Anotei a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Oi Ani,
    Acho que esse livro não é para mim, rs.
    Não costumo ler biografias e na verdade, a premissa não me chama tanto a atenção.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiii
    Eu adoro o Geraldo Vandré (e Chico, e Caetano e toda a MPB que resistiu a ditadura com músicas) e já vi uma entrevista dele que me deu uma pena do cara, pq mostra que o que quer que tenham feito com ele o abalou muito.
    A época da ditadura militar sempre mexeu muito comigo (tanto que meu tcc vai ser sobre isso) e acho que os artistas sofreram muito nesses tempos.
    Não curto muito biografias mas a desse cara vou ler com certeza, pois ele é um ícone pra mim. Não só pelo seu papel na MPB, mas principalmente por ele ter sido um simbolo da resistência.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu ainda não o conhecia e mesmo sendo algo que não me levaria à comprar o livro, a história me pareceu ser muito interessante e eu o leria se por acaso tivesse algum contato com o livro. Gosto muito desse tipo de leitura, então acho que sendo essa história como ela é, eu provavelmente me agradaria.

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Não me lembro desse Geraldo Anré o.O mas fiquei curiosa para ler esse livro, pois me interesso muito pela história do Brasil, principalmente dos acontecimentos durante a ditadura. Sempre tive curiosidade de conhecer mais sobre os artistas que foram exilados na época, e sobre como eles lidavam com a censura. Gostei.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Não costumo ler biografias mas essa despertou meu interesse por ser de uma pessoa que se tornou um ícone da nossa história em um momento tão difícil e vergonhoso. Não sabia que o Geraldo Vandré ainda está vivo e que é tão recluso.
    É uma leitura que farei em algum momento, com certeza.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Não sabia que o Geraldo não dava entrevistas. Esse livro é um ótimo instrumento para conhecermos um pouco mais de nossa história. Adoro biografias e espero poder ler um dia.

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro biografias e quero muito conferir esta aqui, porque o Vandré foi um homem que tinha um talento gransioso nas suas composições. Suas fotos do livro me deixaram mais curiosa ainda.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. A leitura deste livro deve ser muito interessante. Porém, no momento, vou deixar passar.
    Fico feliz que tenha gostado da leitura. O bom da biografias é que sempre aprendemos algo novo, não é. Mas infelizmente eu não conheço o artista em questão.

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá!! :)

    Nunca tinha ouvido falar da sua historia, mas parece ser realmente uma grande figura... Marcante ate.

    Bem, nunca li nem tinha ouvido falar... E nao espero ler ate porque nao gosto nada de biografias..! :) Mas ainda bem que gostaste e que achaste tudo bem trabalhado! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  16. Oi
    Apesar de adorar biografias, essa não me interessou.
    Mas fico feliz que tenha gostado e que a edição esteja incrível. Acho que é uma leitura imperdível para os fãs dele.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  17. Oi Ani, tudo bem?
    Confesso que não sou muito fã de biografias :P
    Mas esses dias mesmo, eu estava conversando com alguns autores aqui da minha cidade e nós estávamos refletindo sobre essa coisa toda de biografias autorizadas ou não.
    Confesso que não tenho um grande conhecimento para ter uma opinião beeeeem formada sobre, mas (desculpe se for ignorância), essas biografias não autorizadas não funcionariam quase como uma revista de fofoca? Tipo, não seria mais correto ter a informação da fonte mesmo? Sei lá :P
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Eu particularmente não leio livros biográficos, claro que tem alguns que tenho interesse, mas são de artistas que sou fã, mas enfim, este livro em questão não me chama atenção, primeiro porque não conheço o trabalho do Vandré, o trecho que você citou não me é estranho, mas não me recordo claramente, e outra sendo uma biografia não autorizada, apesar de todo o trabalho de pesquisa e tudo o mais, sinto que estaria meio que invadindo a privacidade do Vandré.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Existem biografias que são muito interessantes. Essa, como é baseada em pesquisa e entrevista, tenho certeza que me agradaria muito. Sempre gostei das músicas dele e sei do impacto que teve, tanto na política da época, quanto na literatura nacional. É mesmo uma pena que suas criações não estejam sendo divididas conosco no momento, mas posso apostar que vai surgir um parente olho grande pra vender tudo assim que ele falecer... Triste, mas verdade... Obrigada pela indicação!
    Nu.
    As 1001 Nuccias | Curte aí!

    ResponderExcluir
  20. Oii, tudo bem?
    Eu realmente não conhecia ele rsrs, e olha que sou boa com nomes. Por isso acho sempre interessante visitar blogs em que as pessoas tem um gosto diferente do meu, eu fico conhecendo coisas novas. Eu gostei muito da sua resenha, e deu para ver que você aproveitou bem o livro. Apesar de nãos ser fã de livros biograficos, eu irie o colocar na listinha :)

    ResponderExcluir
  21. Eu já conhecia um pouco da historia dele, justamente por causa da sua canção que se tornou um hino dos brasileiros, mas não sabia da existência do livro! Estou curiosíssima para ler e conhecer a historia mais a fundo. Adoro biografias e sua resenha ficou otima!

    ResponderExcluir
  22. Oii
    Eu posso dizer que sou fã do Vandre e amo seu trabalho, a historia dele e muito emocionante, revigorante, inspiradora, e muitas outras coisas, poderia falar dias a fio dele, ja pesquisei tudo que tinha que pesquisar sobre esse artista, esse lider que ele era, infelizmente eu odeio biografia, não consigo nem ler cinco paginas que eu durmo kk mesmo assim eu acho que é um ótimo livro, um ótimo registro da sua vida, mesmo que não seja autorizada rs... que bom que você gostou...
    Beijocas...
    https://westfalllivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. A vida e obra de Vandre, deveria ser muito mais valorizado. Seu talento único e cativante, nos fez pensar e muito numa nova filosofia de vida em nosso país e vidas. Bjs

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com