Quando Eu Parti - Gayle Forman

Oi vocês,

Hoje vamos conversar sobre um livro muito lindo e cheio de muitos significados. Gayle tem o dom de transformar dramas reais em belas histórias e isso aconteceu com Quando eu Parti. Confira.


Título Original: Leave Me
Autora: Gayle Forman
Páginas: 308
Editora: Record
Sinospe: Quando um coração falha, não é apenas o corpo que trai. Mas sonhos desfeitos, amores não vividos, destinos cruzados. Maribeth Klein tem a própria cota de problemas: do marido omisso até a chefe e ”ex-amiga” Elizabeth, passando pelos gêmeos superativos. Ela está sempre tão ocupada que mal percebe um ataque cardíaco. 
Depois de uma complicação inesperada no procedimento cirúrgico, Maribeth começa a questionar os rumos que sua vida tomou e faz o impensável: vai embora de casa. 
Longe das exigências do marido, filhos e carreira, e com a ajuda de novos amigos, ela finalmente é capaz de enfrentar o passado e os segredos que guarda até de si mesma.



Gayle Forman ficou famosa com o lançamento da Se Eu Ficar e aos poucos foi conquistando seu espaço no universo literário. Meu primeiro contato com a escrita dela foi com Eu Estive Aqui e gostei bastante. Imaginem minha felicidade quando recebi do Grupo Editorial Record a mais nova obra da autora? 
Maribeth Klein é uma jornalista que está sempre atarefada. Mãe de gêmeos imperativos, ela precisa conciliar o emprego como redatora com a casa e com isso, acaba cuidado de si mesma. Isso faz com que ela não sinta os primeiros sintomas de um infarto.



Durante o procedimento médico, aconteceu um erro onde foram necessárias duas pontes de safena, fazendo com que a tão agitada Maribeth fique de repouso em casa.
Tudo parecia tranquilo, mas quando M. chegou em casa percebeu que seus familiares não compreenderam a gravidade de seu tratamento, deixando diversas atividades para que ela tomasse a frente. 
Depois de sua filha Liv ter um acesso de birra dado um tapa no local da cirurgia, a jornalista decidiu dar um basta. Deixou uma carta para seu marido e foi em busca da tão sonhada paz.

“Na produção para TV de Maribeth, ela era a vilã.”

A obra é narrado em terceira pessoa e eu tenho um carinho muito grande pela escrita da Gayle, acho que é muito bonita a simplicidade que ela traz no enredo e me encanta as pesquisas que são feitas para construção de cada personagem. Isso é o mínimo que espero de um autor e ver que ela o faz com tanta maestria me ganha.



“Quando Eu Parti” é um livro sobre busca, autoconhecimento e medos. Quando M. resolve deixar tudo para trás, na realidade, ela não estava querendo abandonar as pessoas que mais amava. Ela estava apenas com medo de não ser quem ela sempre foi. O infarto mexeu com as estruturas dela e percebendo que ela não estava tendo o apoio que queria, ela foi em busca do seu passado. Queria conhecer sua mãe biológica e saber que o problema cardíaco era hereditário. Queria saber se a mãe a amava quando entregou para adoção. Queria que o marido sentisse falta dela. Queria se sentir amada. Queria não ter preocupações durante a noite e conseguir fazer apenas uma única atividade por vez e não 15 seguidas. E quando ela consegue ela percebe que sente falta da família, mas não sente falta da antiga Maribeth. 



Durante o enredo escrito em capítulos curtos, vários personagens são apresentados e todos eles bem construídos e assim como nossa protagonista, possuem características palpáveis.
Mais uma vez eu me encantei pela obra da autora e parabenizo a Record pelo lançamento. Capa e diagramação linda fazendo com que a leitura flua melhor que nunca (li em dois dias). Se você já pensou em largar tudo uma vez nada, aconselho a leitura.

“Cicatrizes são só tatuagens com histórias melhores.”
Compre o Livro:
Beijinhos, 

27 comentários

  1. Oi, nunca li nada da autora, acredita? Ainda não tive aquele estalo de me interessar. Mas se acontecer, vou me lembrar do que você falou sobre este livro. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Eu vi algumas resenhas e fiquei embasbacada com a coragem da personagem! Apesar da capa não tão bonita, tenho vontade de ler, Gayle é maravilhosa, nunca me decepcionei com ela!

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Ainda não li nada da autora, mas tenho uma certa vontade de conhecer a escrita dela.
    Nossa as vezes da mesmo uma vontade de chutar o balde e dar uma sumida, né? Mas não sei seu eu teria coragem não.

    ResponderExcluir
  4. Oiii Ani, tudo bem?
    Eu já tive oportunidade de ler os outros livros da autora e confesso que fiquei apaixonada pela forma em que ela escreve, com toda certeza quero ler este, ótima resenha!
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  5. Parece um livro muito bom sobre jornadas. Admiro a personagem por sua coragem de tomar a frente da sua própria vida e sair em busca de respostas. Nunca li nada da autora, mas esse é o primeiro livro pelo qual me interesso. Ótima resenha, beijos :)

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  6. Eu conheci a escrita da Gayle pelo livro Se Eu Ficar e lembro que me encantei na época com a forma como ela desenvolvia a história, focando na família da personagem e deixando o romance em segundo plano. Nunca tinha lido algo assim e passei muito a querer ler outros livros dela. Infelizmente ainda não adquiri os outros, mas com certeza vou querer ler Eu Estive Aqui e O que Há de Estranho em Mim.
    Não conhecia ainda Quando Eu Parti, mas com certeza é mais uma obra da autora que irei querer conferir! <3

    Beijos e como sempre arrasando nas resenhas! \o/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ani.
    Ainda não tive o prazer de ler nenhum livro da autora, mas sempre que leio uma resenha assim como a sua, percebo que estou perdendo uma ótima leitura! Vou colocar esse livro na minha lista de desejos!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Eu já tive a oportunidade de ler esse livro, e gostei bastante dessa história. Mas para mim, o final deveria ter um epilogo. A história é linda, delicada, mas falta esse epilogo no final.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Oioi, tudo bem?
    Sou fã da Gayle Forman, e fiquei mega interessada nesse livro Quando Eu Parti.
    Achei a capa tao diferente e linda, gostei da arte escolhida.
    Não sei se teria coragem de largar tudo igual a protagonista, to curiosa com o final.
    Adorei a resenha.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ani!
    A Gayle tem um estilo de escrita muito intenso sempre e também por isso todos os seus livros tratam da natureza humana de formas singulares -- que é basicamente o que acontece em Quando eu Parti também. Gosto muito da forma como Maribeth mudou, como a autora ao escrever em terceira pessoa deixa o leitor se apegar a personagem por si próprio.
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Minha primeira experiência com a autora também foi com Eu estive aqui, gostei muito da escrita da autora e entendi porque tanta gente elogia os livros dela. São sempre muito sensíveis e cativam o leitor, pelo jeito essa nova obra dela é assim também, que bom, fiquei curiosa para conferir.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Ani!
    Essa é um autora que eu quero muito ler desde o seu primeiro livro publicado aqui no Brasil mas ainda não tive oportunidade.
    Esse com certeza está na minha lista e depois da sua resenha estou mais ansiosa para fazer essa leitura porque curto essas histórias em que os personagens abandonam tudo em prol de algo maior.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ana Paula,

    O livro tem tudo pra ser uma ótima leitura, uma trama cheia de adrenalina e mistério na dose certa. Não conheço o livro, mas já vi muita gente comentando e claro, não vou deixar de anotar para lê-lo quando puder! Obrigada,
    Abraços,
    Drica.

    ResponderExcluir
  14. Ani, amo quando os autores mesmo não desejando demonstrar nos passam a sensação de que foi feito um belo trabalho de pesquisa para a obra. Ainda não li nada da autora e sua resenha simplesmente aguçou a vontade de ler e conhecer a escrita simples de muita beleza, quero conferir isso.

    O livro traz um tema interessante e que merece reflexão que é autoconhecimento e medo, sem falar no fato de que episódios inesperados transformam a vida das pessoas, principalmente episódios que nos colocam no limiar entre vida e morte, eu imagino o susto e desespero da M.

    Bjo
    Tânia Bueno
    Faces da Leitura

    ResponderExcluir
  15. Helloo, tudo numa nice?!
    Como você, meu primeiro contato com a escrita da autora foi Eu estive aqui. Tinha assistido Se eu Ficar e apesar de ter gostado, fiquei com preguiça de ler o livro. Bem, no momento não sinto real vontade de ler esse livro da autora, estou preferindo dramas mais adolescentes ahahaha.
    Ótima resenha, by the way. É palpável o quanto gostou da estória.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  16. ADICIONANDO AOS DESEJADOS AGORA!
    Sua resenha está maravilhosa e fiquei super curiosa para saber o que vai acontecer, como será essa fase de autoconhecimento para a Maribeth. Amei esse lano de fundo e tema.
    Dica anotada!
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  17. Oi Ana!

    Eu tenho muita vontade de ler os livros da Gayle. Aqui em casa eu tenho dois, Se eu ficar e Para onde ela foi, mas ainda não li. Eu adicionei o Se eu ficar na minha meta de leitura para este ano, se eu gostar dele, vou adicionar este livro que você resenhou para ler também, pois gostei da sua opinião sobre ele e fiquei interessada na história.

    Bjos

    ResponderExcluir
  18. Olá! Adorei a sua resenha, pois não conhecia a história! A capa do livro é fofa e eu amo a escrita da autora, então acho que vou gostar dessa leitura. Essa história de fugir porque não aguenta mais aquela vida é promessa que todos já fizemos, eu acho. Se, nessa "fuga" da própria vida, ela consegue se mudar a ponto de não mais se reconhecer naqueles antigos comportamentos, imagino que seja mesmo uma ótima leitura. Vou incluir agora mesmo na minha lista.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá, gostei da ideia do livro trazendo uma personagem em busca de si mesma e de seu passado. A escrita da autora é algo que me chamou bastante atenção, no que se refere a construção dos cenários e personagens. A capa é muito linda.

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem? Por mais que a Gayle tenha uma fama considerável aqui no Brasil, confesso que nunca tive vontade de ler nada da autora por causa do gênero trabalhado por ela. E isso remete também aqui em Quando Eu Parti. Apesar dos elogios, ainda não chegou meu momento de fazer a leitura.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olha que livro diferente! Nunca li nada de Gayle. Nunca me chamou a atenção nenhum livro. Já esse, me encantou!
    Ser mãe, dona de casa, profissional é por varias vezes esquecer de si. A mais pura realidade.
    E a vontade de largar tudo, existe sim. Mas o amor, não permite.
    Adorei a resenha e o livro!

    #Ana
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  22. No início da resenha achei que esse seria um livro que eu não iria gostar, com a mãe abandonando a família em busca de paz. Entretanto, quando você ressaltou que ela não fez isso por egoísmo, mas para tentar se recuperar e descobrir se era hereditário o problema, para poder tentar procurar prevenção para a filha, meu conceito mudou. Pensando seriamente em dar uma chande para a leitura.

    ResponderExcluir
  23. Nunca li nada da Gayle, embora todo mundo fale da escrita de Se eu ficar. Esse me chamou até mais atenção que o primeiro livro, então creio que quando eu começar a me enveredar na escrita da autora, irei começar por esse com toda certeza. Beijos

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Ainda não tive a oportunidade de ler nada do autor, mas morro de curiosidade porque sempre vi críticas muito positivas de suas obras. Achei essa de certo modo diferente e mais gostosa de acompanhar, acho que vou seguir a sua dica e ler ela em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Oie, Ani.
    Eu nunca li nada da Gayle, mas sinceramente de todos publicados no Brasil até o momento o único que me chamou atenção foi esse, acho que por tratar da correria que todos estamos e dos cuidados que não tomamos. Acho que finalmente darei uma chance a escrita da autora.
    Bjus

    ResponderExcluir
  26. Oiee, tudo bom? Gostei muito da sua resenha <3 Já li dois livros da autora e adoro sua escrita. Quero muito ler esse também, pois só de ler sobre ele eu já vejo que irei me ver muito na Maribeth. Espero gostar tanto quanto você <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bem?
    Essa premissa me pegou, e sim já vou providenciar a compra.
    Parabéns pela resenha.

    Abraços


    http://www.viciadosemleitura.blog.br/

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com