TOC: Transtornada Obsessiva Compulsiva

Oi vocês,

Esses dias eu fui ao cinema (depois de muito tempo) assistir TOC – Transtornada Obsessiva Compulsiva, dirigido por Paulinho Caruso e Teo Poppovick, o filme é estrelado por Tatá Werneck e é uma boa comédia para o final da tarde. Agradeço à Barbara Demerov, do Cinematecando, pelos ingressos cedidos.
Confira:

Título: TOC: Transtornada Obsessiva Compulsiva
Direção: Paulinho Caruso e Teo Poppovic
Lançamento: 2 de fevereiro de 2017
Elenco: Tatá Werneck, Bruno Gagliasso, Daniel Furlan, Vera Holtz, Luis Lobianco, Ingrid Guimarães e mais.
Sinopse: Kika K. é uma atriz que está em novelas, campanhas publicitárias e é idolatrada por milhões de fãs. Mas, por trás das aparências, está em crise com sua vida pessoal e profissional, enquanto precisa lidar com as limitações de seu Transtorno Obsessivo Compulsivo. Kika se depara com Felipão, um fã obsessivo, um namorado galã sem noção e os compromissos profissionais marcados pela sua exigente empresária.





Depois de conseguir sucesso em uma novela, Kika K, começa ganhar destaque em campanhas publicitaria e ganhar milhares de fãs. Um de seus sonhos era lançar um livro de poemas. E ela consegue! Porém, não é um livro de poemas, e sim um livro de auto-ajuda escrito por um ghostwriter. Por mais decidida em não levar essa história a frente, a atriz é obrigada por sua agente a seguir com a mentira e tratar bem aos fãs e a mídia que querem saber tudo sobre o processo criativo.
Durante o lançamento da obra, ela recebe diversos presentes, inclusive uma cópia do seu próprio livro autografada pelo ghostwriter. Kika resolve ir atrás dele, para conhece-lo e falar que ela não é tão fútil quanto a mídia pinta. Para isso, ela conta com a ajuda de Vladimir (Daniel Furlan), um atendente da FNAC – local do lançamento do livro – para ir atrás do escritor. 



A trama roda em dois planos, o primeiro mostra Kika tentando seguir o que a mídia quer e o que os fãs precisam, sua luta para conquistar um grande papel na mais nova novela e a disputa de contratos com uma atriz famosa – e mais velha – e o segundo, mostra uma Kika mais simples, que luta contra seu TOC, que sofre com seu namorado Caio (Bruno Gagliasso) que só pensa em sexo e em momento algum ajuda nossa protagonista em suas lutas.
O filme é uma comédia e conta como alguns momentos exagerados, mas se não fosse exagerado, não teriam colocado a Tatá no enredo. Ela é sensacional! Acompanho a carreira dela desde a MTV e vejo que em alguns momentos, a mídia tenta vende-la como algo que ela não é. Nesse filme é possível ver uma Tatá atriz, não apenas a comediante “sem noção”. 



Acredito que base da crítica inserida em TOC é relacionado ao surgimento instantâneo de subcelebridades e suas fórmulas: Surge > Propagandas > Filmes/Novelas > Livros. E nós sabemos que essas pessoas públicas precisam aproveitar enquanto são notícias para conquistar um espaço maior e mais fãs. 
TOC também possui uma trilha sonora ótima, além de fazer pequenas referencias a Timbalada e Cidade Negra, há “Nosso Sonho” de Claudinho e Bochecha, “EVA” de Rádio Taxi e o ápice em minha opinião de “Ouro de Tolo” de Raul Seixas. 

“Eu devia agradecer ao Senhor / Por ter tido sucesso / Na vida como artista / Eu devia estar feliz / Porque consegui comprar / Um Corcel 73 / Eu devia estar alegre / E satisfeito / Por morar em Ipanema / Depois de ter passado fome / Por dois anos / Aqui na Cidade Maravilhosa / Ah! / Eu devia estar sorrindo / E orgulhoso / Por ter finalmente vencido na vida / Mas eu acho isso uma grande piada / E um tanto quanto perigosa”

Essa canção passa durante a ascensão de nossa protagonista durante um período de depressão. Onde somente ela sabia o que estava sentindo e as câmeras só focalizavam o sorriso falso em frente a elas.
O filme foi gravado em São Paulo e traz algumas referências para os moradores da cidade como a Av. Rebouças, FNAC Pinheiros e a grande Osasco. Aliás as filmagens de Osasco começaram com Cachorro Quente e Pombos. Segundo os moradores da Terra de OZ é o que mais tem.



Werneck como já citei foi uma grande atriz durante o filme e se manteve bem durante toda 1h 36m, porém, é claro que as interpretações de Vera Holtz, Luis Lobianco, Daniel Furlan e Ingrid Guimarães não deixaram barato, aliás, sem eles o filme não teria a menor graça.
O final de TOC não é nada daquilo que estamos acostumados e esperamos depois de assistir uma comédia então, não fiquei no aguardo de um final feliz. Você terá um final real e eu gostei disso. Bem mais maduro, adulto e coerente.
Como é deduzido pelo título, também fala sobre a doença TOC. O que eu achei interessante, mas não curti muito a forma como “a cura” foi feita no decorrer da obra.



Transtornada Obsessiva e Compulsiva é uma comédia dramática que com base do que temos em questão de filmes nacionais cumpre bem com seu papel. Ele trata a necessidade de irmos atrás de nossos sonhos e que não há problema nenhum em ligar o foda-se uma vez ou outra.


Beijinhos, 

17 comentários

  1. Oi!
    Não sabia do lançamento desse filme e achei a abordagem dos temas que traz bastante interessante, principalmente por ser uma comédia. Se formos analisar, a questão do TOC assim como também a questão da fama instantânea são assuntos de relevância e por isso não cogitaria vê-los sendo abordados de tal forma em um filme de comédia, que agora fiquei bastante curiosa pra assistir.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Como assim? Eu estava louco para assistir esse filme e acabei perdendo a data de lançamento. A sua matéria me animou bastante para assistir ao filme, eu já tinha criado muitas expectativas com ele e agora recebendo alguns elogios e sabendo mais sobre o que acontece na história, me animou bastante! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  3. Ani, tudo bem?

    Não sou fã de comédia, embora o humor nacional esteja rendendo bons frutos. Vou anotar a dica ;)

    Grande abraço.

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Primeiro, obrigada pelo ingresso! Curti muito o filme, Tatá foi autêntica em sua atuação, além de ter abordado o TOC e ter mostrado várias imagens de SP, fazendo com que muitos de nós se identifiquem com alguma coisa.

    P.S.: Vera Holtz melhor pessoa hahaha

    ResponderExcluir
  5. To muito afim de ver esse filme... ainda não rolou, mas quero muito. Gosto de comédia nacional e ainda mais quando aborda um tema necessário com sarcasmo e humor.

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Nossa que filme mais interessante, não vi ele no cinema da minha cidade.
    Fiquei bem curiosa, dica anotada!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Filme brasileiro? Filme com Tatá Werneck? Filme tratando TOC e depressão como piada de fundo para diversão acerebrada? Depois de Monk e seu transtorno, que mostrava que para quem olhava era engraçado, mas para quem vivia era o inferno, achei que já tínhamos passado da fase de piadas sobre o tema.
    Acho a atriz fraca demais para me prender em um comercial, tentar assistir um filme inteiro com ela então não rola, mas fico feliz que vc tenha gostado tanto.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela dica! No momento, não está entre as minhas listas de prioridades - encabeçadas por A Bela e a Fera e Kong: Ilha da Caveira (esse por motivo de Tom Hiddleston). Mas é sempre bom saber o que está em cartaz!

    ResponderExcluir
  9. Oiee, não sou muito fã de cinema brasileiro e esse não parece ser meu estilo de filme tbm...

    Bjs Jany

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oiii Ani, tudo bem?
    Menina eu não conhecia esse filme e com toda certeza pretendo assistir, gosto muito do trabalho da Tata e sei que seria uma ótima pedida.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o filme, mas posso dizer que amo as comédias nacionais, sempre dou boas risadas. Essa me parece tratar de um tema bem atual, afinal tivemos vários livros de youtubers escritos por escritores fantasmas no ano passado. Fiquei curiosa para assistir.

    ResponderExcluir
  12. Acompanhei a divulgação do filme e nem imaginei que seria sobre isso, aliás, nem dei tanta atenção ao filme, mas gostei demais do que conheci através da sua resenha. Aliás, senti uma pequena crítica no fato de um ghostwriter ter escrito o livro por ela, afinal rolou isso nas notícias e tal.
    Enfim, eu gostei, mas não sei se poderei assistir nos cinemas agora.

    ResponderExcluir
  13. Olá linda,

    Eu gosto da Tatá atuando, mas não gostei da colocação do TOC nesse contexto "piadinha", porque tenho o transtorno e não é algo que seja curado da noite do dia ou que pode ser tirado automaticamente e sim carece de tratamento e muita força de vontade da pessoa a ter controle de suas próprias decisões.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá! Então, gostava mais dela na MTV, achava o máximo o programa que ela participava. Assisti ai trailer, mas não curti muito, mas só assistindo mesmo para saber o que vou achar, beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Bom saber que, ainda que de comédia, o filme é mais maduron
    Confesso que não pretendo assistir no cinema, mas quando ele estiver na TV fechada, pretendo. XD

    Beijo.

    ResponderExcluir
  16. Ani lindona gostei da dica, normalmente acho o humor exagerado um pouco exagerado as vezes, mas acompanho assim como você sua carreira, desde MTV. Faz tempo que não assisto um bom filme nacional. Dica anotada. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  17. Olá, não conhecia o filme, mas com certeza assistiria, gosto desses filmes, que não seja aqueles dramalhões, que seja um coisa mais light, apenas para curtir o momento e passar uma tarde relaxante.

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com