Melodia Mortal - Pedro Bandeira e Guido Carlos Levi

Oi vocês,

Pedro Bandeira é famoso por seus mais de 20 milhões de exemplares vendidos para crianças e jovens (ou nem tão jovens assim). Em Melodia Mortal ele se arrisca em uma ficção adulta em parceria com o médico Guido Carlos Levi, a obra traz uma mistura de músicas, ciência e traz na narrativa os famosos personagens criados por Arthur Conan Doyle. Sherlock Holmes e John Watson, narram à investigação das mortes de diversos compositores famosos.


Título Original: Melodia Mortal
Autores: Pedro Bandeira e Guido Carlos Levi
Páginas: 240
Editora: Rocco
Sinopse: Será que Mozart foi assassinado por Salieri? Tchaikovsky morreu de cólera ou envenenamento? Chopin morreu mesmo tuberculoso? E Beethoven, foi vítima do alcoolismo? A resposta, ou, pelo menos, algumas hipóteses plausíveis para essas perguntas estão em Melodia mortal, estreia na ficção adulta de um dos maiores autores para o público juvenil do país. Escrito a quatro mãos por Pedro Bandeira com o médico Guido Carlos Levi, o livro examina, à luz dos conhecimentos da medicina contemporânea, os indícios possíveis sobre as mortes polêmicas de alguns grandes compositores da música clássica. E quem conduz a investigação é ninguém menos que Sherlock Holmes, auxiliado pelo seu fiel escudeiro, o doutor John H. Watson, que narra as aventuras do detetive na empreitada. Talvez não seja possível, tanto tempo depois, elucidar a causa dessas mortes que a medicina da época não foi capaz de precisar, mas a diversão é garantida neste romance cheio de teorias científicas e enigmas que formam um intricado quebra-cabeça, na tradição da melhor literatura policial.



Em paralelo a isso, a Confraria dos Médicos Sherlockianos, é formada por 12 especialistas de renomados, que se reúnem para conversar sobre o famoso detetive. Em um dos encontros, eles começam a dar inicio à análise de algumas aventuras escritas pelo próprio doutor Watson que foram esquecidas na Universidade de Londres. 



Eu solicitei essa obra para editora Rocco por dois motivos: sempre quis ler algo de Pedro Bandeira e obviamente porque eu sou muito fã da série Sherlock da BBC, estrelada pelo – lindo – Benedict Cumberbatch. E por isso, já posso adiantar, é possível sentir como se estivesse assistindo um episódio da série.
A obra é dividida em capítulos curtos e em cada um deles, um caso é solucionado. A escrita é extremamente envolvente e ressalto, é possível “ouvir” Sherlock e Watson falando enquanto lia.  A obra não possui muitos detalhes, então a leitura é bem rápida e envolvente. Li em algumas resenhas, que a falta desses mesmos detalhes acabou decepcionando os leitores, mas para mim, isso foi até um ponto positivo. 



Melodia Mortal é uma obra escrita a quatro mãos, mas se você parar para analisar, não parece! O enredo é bem escrito e como já citei, é muito fácil se sentir parte da história. Eu que me sinto órfã da série, consegui matar um pouquinho a saudade, então aconselho a leitura. 
A edição da editora Rocco está linda, me encantei pela capa e há pequenos detalhes que dão um certo respiro na leitura. Em uma entrevista, a dupla não descarta a possibilidade de escrever mais obras nesse estilo, o que nos resta então, é esperar.

“Às vezes eu penso que nós nunca vamos deixar de existir...”

Beijinhos,

9 comentários

  1. Oii, tudo bem?
    Já ouvi falar do Pedro Bandeira e até conheci (não li kkk) algumas de suas obras voltadas pro público infantil. Nem imaginava que ele tinha escrito uma ficção adulta, achei bem ousado da parte dele. Adorei saber que é uma história muito bem escrita, acredito que seria ótimo começar por esse livro. Vou anotar a dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    A Rocco tem uma lista fantástica de livros e autores em seu cast. Confesso que Sherlock não é meu predileto e a brincadeira de "como morreu" não é muito atrativa no momento, olha que sou apaixonada por suspense e policial.

    Interessante sua resenha, mesmo não tendo ficado muito claro para mim o que vc achou do estilo, como está a diagramação e se a leitura é fácil para quem tem algum problema de visão.

    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Olá.

    Não conhecia esse livro, mas amei a premissa da obra. Nunca li nada do Pedro Badeira e fiquei muito curiosa para conhecer sua escrita. Nao sabia que ele escrevia livros assim, muito legal! Já anotei a dica e espero ler em breve!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Já conheço o trabalho do Pedro Bandeira, um dos primeiros livros que li e amei loucamente foi dele, "A Marca de Uma lágrima". Infelizmente não li mais nada dele depois disso e quando esse livro foi lançado fiquei curiosa, apesar de não ser um que irá me atrair tanto pelo seu enredo.
    É muito bom quando dois autores se encontram em um livro e consegue passar para o leitor que não há uma diferença em sua escrita, que realmente foi uma parceria.
    A dica eu deixo anotada, afinal é muito bom sempre prestigiar nossos autores.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  5. Olha, também aaaamo o Benedict <3 hahahha
    Gente, Pedro Bandeira fez parte da minha adolescência! Amava os livros dele.
    Não sabia dessa obra. Fiquei bem curiosa pela leitura!

    beijinhos!!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. A capa do livro está realmente um encanto. Acho que sou uma das poucas pessoas que não leu nada do Pedro Bandeira na vida... rs... E nem posso dizer que é pq vivo em uma bolha, mas é porque desde muito nova, literatura juvenil ou infantil nunca fez muito a minha praia. Saber que o livro enreda mais para a ficção adulta muda a minha situação e instiga o meu interesse. Não conhecia a obra, então o pouco que contou me deu vontade de enfim dar uma chance para o autor, espero que isso não demore muito. :)

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  7. Olá! Que legal saber que os casos são rapidamente resolvidos. Confesso que tenho um pouco de preguiça de casos muito compridos ou que se demoram demais a resolver. Também achei interessante (assim como você) que não tenha excesso de detalhes. Acredito que assim seja ainda mais legal a leitura.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Você disse romance policial??? Apesar de eu amar o gênero, não consigo gostar de Sherlock, não sei porquê. Porém, só de saber que o Pedro Bandeira está se arriscando em novos gêneros, fico muito feliz. Essa capa é tão linda...

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Muito bom quando gostamos da história e curtimos muito. Nunca li um livro escrito por mais que um autor, ainda mais esse por quatro :O
    Parabéns pela resenha
    beijos

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com