O Lado Escuro da Madrugada - Roberto Giacundino

Oi vocês,

Há um tempinho eu recebi da Oasys Cultural um exemplar de O Lado Escuro da Madrugada e depois de ler algumas resenhas positivas, resolvi finalmente ler a obra. Hoje eu venho falar um pouco sobre o livro.

Título: O Lado Escuro da Madrugada
Autor: Roberto Giacundino
Páginas: 272
Editora: Pandorga
Sinopse: Sandra Garcia é uma jornalista conhecida por seu ótimo faro investigativo. Agora ela se encontra diante da mais intrincada trama de sua carreira: um colega de emissora é assassinado logo após receber um prêmio por uma campanha contra todo tipo de preconceito. Uma abotoadura com uma suástica em relevo é encontrada perto do corpo.
Esse é apenas o primeiro de uma série de assassinatos que desafia a polícia e a própria Sandra, que decide tomar o caso para si e passa a investigar por conta própria. Percorrendo diversos pontos da cidade de São Paulo, acompanhada de três aliados: o irmão da vítima, um suposto pretendente e um jovem hacker, Sandra vai destrinchando cada pista enquanto luta contra seu passado e recebe ameaças de morte.
Com uma trama repleta de suspense, reviravoltas e um final de gelar o sangue, 'O lado escuro da madrugada', é um romance vigoroso que ficará na memória do leitor muito tempo após virar a última página.

O Lado Escuro da Madrugada é o romance de estreia de Roberto Giacundino, a obra foi lançada pela editora Pandorga neste ano. Nele, nós conhecemos a vida da famosa jornalista Sandra Garcia. Vinda de uma família humilde e cheia de problemas, Sandra sofreu muito até decidir o que queria ser da vida. Por sempre gostar de ler e escrever, optou pelo jornalismo e não se acomodava com os problemas que a vida lhe impunha, sempre tentando ver o lado positivo, ela fazia o melhor para ser a melhor em todos os aspectos. E conseguiu. Depois de muita luta, ela estava em uma premiação onde seria nomeada a melhor jornalista investigativa quando um misterioso assassinato aconteceu. 



Seu melhor amigo, o publicitário Evandro Jordel foi assassinato com uma facada após receber o prêmio por uma campanha importante nomeada como “Somos Todos Iguais”, que retratava a luta contra a intolerância e preconceito nos mais diversos aspectos.
Logo a polícia chegou e começaram as investigações, a princípio, eles acreditavam que a morte de Evandro era consequência de um latrocínio. Sandra não consegue aceitar que essa seja a única resposta possível. Para ela, havia algo escondido nas investigações, por isso, ela resolve usar o seu faro de jornalista investigativa para tentar resolver esse caso, sem ajuda da polícia.



O livro possuí capítulos curtinhos e sempre com um gancho para o próximo, o que deixa a leitura mais ágil e envolvente. Achei muito bacana a forma como o autor pegou pequenos – grandes – elementos para disfarçar o real motivo do crime, isso que foi mantendo minha vontade de ler. 
Eu AMO livros que tragam o jornalismo no enredo, nem que seja uma pitadinha, e se for jornalismo investigativo então, é certeza que eu vou gostar. Só que Sandra até poderia ser a melhor jornalista investigativa, mas ela era muito fantasiosa e com a imaginação extremamente fértil. Além, claro, de ser irresponsável, mas eu falo isso por estar do lado de fora, se eu estivesse envolvida, provavelmente tomaria algumas atitudes parecidas com a dela. 



Sobre a escrita do autor, eu gostei bastante, mas tenho a mesma reclamação que vi em algumas resenhas: o uso excessivo de ponto de exclamação. Achei um pouco desnecessário ele aparecer três ou quatro vezes em uma frase sendo que em muitas vezes ele estava fazendo o papel de um ponto final. O autor também voltou algumas vezes em pontos que já havia sido narrado e como eu li a obra em sequência, achei um pouco desnecessário, mas não é cansativo nem nada, não atrapalha a leitura. É apenas uma observação.
O livro possui um mistério e adrenalina que vai desde a primeira página até a última. Outra coisa bacana, é que o passado de Sandra foi contado desde quando ela era criança e sofria na mão do pai bêbado, até depois quando se tornou uma jornalista famosa e consagrada. 
Em suma, O Lado Escuro da Madrugada é uma ótima pedida para quem gosta de romance policial. Leitura mais que indicada!

Beijinhos,

18 comentários

  1. Oi Ani tudo bem?
    Eu gosto de todos os livros que trazem assassinato em série, parece que sempre é um imã ahahahahahhaa sua resenha ficou fabulosa linda e conseguiu me incentivar a comprar o livro, gostei da escrita do autor e da capa, suas fotos ficaram lindas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Tinha lido, há pouco tempo, uma resenha desse livro e fiquei levemente intrigada. Agora, lendo a sua, fiquei com vontade de ler e acho que vou colocar na minha lista, apesar de eu ser do tipo que fica um pouco incomodada quando colocam muita pontuação exagerada (exclamação) na narração kkk

    Beijinhos.
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiê!
    Não tinha visto nada sobre esse livro até agora, mas gostei bastante da história desse livro, adorei esse tom de mistério envolvendo a morte de um ativista social. Dica anotada =)

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Achei a capa e diagramação linda, embora o tema central do livro não chame tanto minha atenção, mas adorei saber que os capitulos são curtos sempre deixando algo curioso para o proximo capitulo.
    Sua resenha ficou mara.

    ResponderExcluir
  5. Gente!!!! Adorei a sinopse e suas considerações me deixaram ainda mais curiosa. Não tinha conhecimento desse livro, mas quero ler assim que possível.

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu li esse livro faz algum tempo e mesmo tendo gostado muito dele algumas coisas me incomodaram. Eu não curti tanto assim o autor colocar muitas páginas consecutivas falando sobre o passado da Sandra e esquecendo o caso no presente, achei desnecessário colocar tanta coisa e se tivesse um resumo de tudo teria sido melhor para mim a leitura. MAs achei bem bacana ler a sua resenha e ver a sua opinião sobre a obra.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ani! Faz um tempinho que eu tenho curiosidade de ler essa obra, adoro o gênero e o enredo parece ser bem envolvente por conta das investigações. Sem deixar de mencionar essa edição que está lindíssima. Obrigada pela dica! Bjss.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ani, não conhecia o livro, mas desta vez o enredo não me chamou tanta atenção. Já peguei um livro assim também, cheio de pontos de interrogação, e também não gostei do uso excessivo disso.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Suspense policial não é meu preferido, mas fico feliz que a leitura tenha te agradado. Pena que o autor usa pontos de exclamação desse jeito.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Gostei bastante da sua analise, não é meu tipo de leitura, mas achei a premisse bem legal e vou indicar para uma amiga que curte muito. Quanto as observação não tão positivas acho que nada é 100% e em algum momento algo nos incomoda, mas faz parte dessa vida de leitor o importante é que o lado bom da leitura foi positiva.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Amei esse livro!!! Mesmo com minhas ressalvas (diferente das suas) o livro me foi uma grata surpresa, tudo bem que sou suspeita pra falar do gênero, mas espero que o Roberto continue na literatura nos brindando incríveis histórias!

    ResponderExcluir
  12. Olá! Que bom que o livro conseguiu te fisgar mesmo com esses pequenos pontos negativos. Infelizmente não me atraiu muito, acho que por que eu não curto tanto assim essa pegada jornalística. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Ana, achei o enredo muito interessante sem falar no fato de o autor manter a adrenalina do leitor em alta até o final. Gostei muito da sua análise final.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  14. Oieee, apesar de ter uma premissa bem interessante não leria por enquanto, estou procurando livros mais zen e fofinos haha

    mas obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  15. Amo romance policial, mas não conhecia este ainda, ou pelo menos não me recordo de já ter lido algo sobre ele antes.
    Gostei da sua resenha, pois me deixou com vontade de conhecer mais a fundo esta história e tentar desvendar os mistérios.

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Adoro livros com assassinatos em série e gostei da premissa deste livro, e gostei ainda mais de saber que tem capítulos curtos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem? Apesar de não ser muito fã de livros policiais, este me chamou atenção, primeiro por ser nacional e, segundo, pela trama principal ter uma personagem feminina. Adorei saber que ela é jornalista investigativa. Tô terminando a faculdade de jornalismo, mas minha área de interesse é bem longe de qualquer coisa tradicional da área. Mesmo assim, fiquei curiosa para saber mais sobre a área de atuação de Sandra, ela parece uma personagem muito interessante. Adorei sua resenha, me fez querer ler o livro :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem? Também já li uma resenha desse livro, e assim como você, a outra resenhista também gostou bastante da obra. Esse livro me chamou muito a atenção, primeiro a capa, a sinopse e as resenhas que tenho lido. Todo esse suspense deve prender o leitor, e gosto que se passe em São Paulo (onde moro) e retrate a realidade de muitas garotas brasileiras batalhadoras, buscando um lugar ao sol. ( e que venceu, como no caso dessa jornalista, que vai usar seu talento e experiência para solucionar o assassinato de um amigo). Se eu tiver a oportunidade, vou ler também. Um beijo.

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com