No Reverso do Viés - Amélia Alves

Oi vocês,

Eu já comentei aqui que a Oasys Cultural é uma das melhores parcerias que já tivemos, pois eles sempre nos enviam livros lindos e com conteúdos apaixonantes. Dessa vez não foi diferente, há um tempinho atrás eles mandaram No Reverso do Viés e hoje eu venho falar sobre ele.

Título: No Reverso do Viés
Autora: Amélia Alves
Páginas: 116
Editora: Ibis Libris
Sinopse: "No reverso do viés" é o 4º livro de Amélia Alves, poeta e educadora, nascida em Campos dos Goytacazes, RJ, graduada em Letras, em Português-Inglês, pela Faculdade de Filosofia de Campos (UNIFLU). Mestre em Educação pela UERJ, publicou Vácuo e paisagem (Grupo Uni-verso, 1978), Atrás das borboletas azuis (Oficina do Livro, 2005), e o vol. 49 da coleção 50 Poemas escolhidos pelo autor (Galo Branco, 2009). O livro recebeu o 2º lugar no Concurso Internacional de Literatura da UBE-RJ, do Prêmio Pizarro Drummond, em 2009, na categoria poesia de livros inéditos. Prefaciado por Olga Savary e ensaio de Ivan C. Proença.




Escrito pela poetisa e educadora Amélia Alves, No Reverso do Viés ficou em segundo lugar no prêmio Pizarro Drummond para Livros Inéditos, na categoria Poesia e foi lançado pela Ibis Libris. O livro é dividido em duas partes: “Reverso” e “Viés” e seus poemas são escritos de uma maneira incrivelmente envolvente.



Amélia dedica alguma de suas obras à personagens já conhecidos como Geraldo Vandré, Drummond e Gonzaguinha, mas também pessoas que fizeram parte da vida dela como uma aluna-amiga, Olga Savary entre outras. 
Passando por diversos assuntos, a autora brinca com as palavras nos deixando encantados com o poder que a escrita pode ter em nós. Eu sempre acho difícil resenhar um livro de poesia pois normalmente são obras tão profundas que nos deixam sem palavras. É o caso de No Reverso do Viés. 



Esse é o quarto livro da autora e eu estou muito feliz e, porque não, honrada em poder conhecer a escrita dela através dessa obra. A leitura é ágil e marcante, impossível não se sentir tocada com os jogos de palavras da autora e da pureza descrita por ela. Leitura mais do que aconselhada. 

Beijinhos,

5 comentários

  1. Olaaaaaa
    Já me chamou atenção: poemas.
    Simplesmente AMOOOOOOO. Também escrevo poemas e me chamam muito a atenção pois vmos muito do poeta/poetisa em cada linha, cada palavra... também porque as vezes lemos um poema na hora em que precisamos, ou muitas vezes achamos sem graça na hora, mas no momento certo, se encaixa como uma luva naquele momento da nossa vida. Dica mais que anotada. Bjus

    Jis Rocha
    Blog Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  2. Oii! Confesso que poesia não é muito o meu forte. Mas que bom que o livro te deixou tão encantada e conseguiu, de alguma maneira, tocar o seu coração, penso que esse é o objetivo de todo poeta, alcançar mentes e corações.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ana, sabe que eu nunca li um livro inteiro só de poemas? Não é o meu estilo favoriro, acho que nunca os aprendi a ler. Mas acho que já está na hora de me aventurar nesse universo. Obg pela dica.
    Bjs.
    Amanda Nery
    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Ali, você não é a única que sente dificuldade em resenha livros de poesias, eu também tenho este problema. Não conhecia o livro, mas suas palavras me deixaram mais do que curiosa em conhecer a escrita da autora
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. Não leio poemas com frequência, acho até que faz muito tempo que nem leio um livro só com poemas. Mesmo assim curti o fato de ser uma leitura mais ágil!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com