Gol Delas - Eve Jo

Oi vocês,

Hoje a resenha é feita por uma grande amiga minha. A Kamila resenhou a obra independente Gol Delas. Confira:


Título: Gol Delas
Autora: Eve Jo
Editora: Independente
Páginas: 24
Sinopse: "Gol Delas" é o primeiro independente a tratar meninas como protagonistas no futebol aqui no Brasil. 
A história se passa no momento atual, onde duas meninas de oito anos (Maria e Julia) querem fazer coisas que parecem comuns: praticar esportes. O preconceito acontece quando o esporte que eles querem praticar é o futebol. 


Gol Delas conta a história de Maria e Júlia, duas meninas totalmente diferentes mas com uma paixão em comum. Maria gosta de azul e de desenhos de ação, já a Júlia adora rosa e brincar de bonecas; em comum, o amor pelos esportes e, dentre eles, o futebol. Mas não a deixam brincar, porque dizem que “futebol não é coisa de menina”, então caberá a elas provar o contrário.



A obra, escrita e ilustrada pela mineira Eve Jo, é voltada para o público infantil que está começando a se alfabetizar. Os traços delicados e a mescla perfeita entre azul e rosa na colorização (não tem apenas azul e rosa nas cores, mas essas duas são predominantes e casam bem com todas as outras) faz com que o livro seja atraente aos pequenos leitores. 

Foto retirada do behance da autora

O livro é bem curtinho mas tem uma poderosa mensagem: não existe “brincadeira de menino” e “brincadeira de menina”. Todo mundo pode jogar futebol e brincar de boneca. E para mim, torcedora do futebol feminino, poder ler o livro da Eve, mesmo sendo adulta, foi uma grata surpresa. Sabendo que no Brasil não se produz conteúdos relacionados ao futebol feminino em larga escala, livros como o dela são muito necessários para levar a todos, principalmente as crianças, a mensagem da igualdade entre os sexos e do direito da menina e da mulher de jogar futebol – não só futebol, mas praticar o esporte que quiser.

Foto retirada do behance da autora

Vale ressaltar que o livro foi todo feito de maneira independente, ou seja, ela que o escreveu, ilustrou e publicou. E o meu pacote chegou com muito amor: junto com o exemplar vieram adesivos das personagens – e eu já colei os meus, claro, e uma mensagem de agradecimento na capa (escrito em papel-manteiga) com direito a uma caricatura do Gabriel Jesus, que chegou lá em Manchester! (Lembrando que o meu time estrangeiro é o Manchester City). E na compra do exemplar, ganhei um desenho do meu rosto e confesso que fiquei muito linda no traço da Eve, que nem preciso dizer que é incrível!



Eu já me tornei fã da Eve assim que vi seu Instagram e, agora que li o livro dela, me tornei mais fã ainda! Espero que publique muito mais livros e dê sequência à história da Júlia e da Maria! Fortaleça os produtores de conteúdo que são independentes.

Beijinhos,

14 comentários

  1. Quero agradecer a Ani e a Kamila por dar mais voz a Maria e Júlia. Vocês são incríveis :)

    www.instagram.com/evejoart

    ResponderExcluir
  2. Um livro singelo, simples e com uma mensagem sensacional. Não existe essa coisa de menino brinca com isso e menina com aquilo.
    Muito legal ver uma obra infantil educando de forma correta nossos pequenos

    ResponderExcluir
  3. Gostei do tema abordado neste livro. É um assunto muito relevante, embora pareça bobo para alguns. Gostei deste livro infantil, até onde você mostrou, porque rompe com tabus. Parabéns pela resenha e muito legal da parte da autora tocar em um assunto tão simples, mas ao mesmo tempo tão relevante.

    ResponderExcluir
  4. Olá meninas.

    Que delícia de resenha!
    Adorei conhecer este livro mesmo sendo infantil eu fiquei com vontade de lê-lo e receber essa mensagem poderosa. Temos que ensinar as crianças que não existe brincadeira de meninos ou meninas. Eu sou dessa época que meus pais ensinava essa separação porque fora criados dessa maneira. Eu tenho ensinado diferente porque vivemos um tempo de mudanças e nada melhor do que ensinar um assunto tão simples mas importante para o futuro delas. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oiiii

    Uau, que trabalho incrivel, escreveu, ilustrou, publicou e ainda deixou uma mensagem poderosa para todos. Não conhecia o livro, mas fiquei super admirada. A resenha ficou ótima, parabéns.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Ahhh, que incrível! Não conhecia esse livro ainda, mas parece ser maravilhoso. Adorei a resenha e a dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  7. qto carinho!!!! Amei o livro e a sua resenha, realmente livros com essa premissa é quase nulo...

    brubs
    https://quemevcbrubs.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem ?
    Achei o livro, a ilustração e o tema central maravilhoso. Adorei a forma de abordar o assunto. Muito legal e diferenciado para o público dessa idade.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Que história mais amorzinho e super importante né? Ensinar de formar lúdica as crianças que não existe isso de coisas de menino e menina. Estou apaixonada pelas ilustrações.

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Achei lindo a capa é um trabalho muito carinhoso e expressivo, não conhecia a autora, mas por seu capricho já ganhou minha admiração. Adorei a história assim como você enfatizou não temos muito livros que falam sobre futebol feminino (que eu conheço) parabéns pela resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ani.
    O livro parece ser uma gracinha!
    Hoje eu tenho 38 anos e pratiquei esportes a minha infância todinha. Apesar do meu foco ser o handebol, joguei basquete, volei, futebol e até rugbi. Curiosamente nunca sofri preconceito por parte dos rapazes! Quem sempre me olhou com mal olhos, me criticou e falou mal de mim por isso foram as mulheres!
    Já quero ler esse livro!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Que gracinha esse livro! Eu não conhecia ainda, mas amei a temática. Sempre gostei de assistir futebol, apesar de não jogar (sou sedentária mesmo hahaha), e sempre ouvi que mulheres não entendem de futebol ou as pessoas reagiam como se fosse uma aberração uma mulher gostando de futebol. Então, acho que muito legal ter um livro assim para mostrar que é perfeitamente normal uma menina querer jogar futebol ou fazer qualquer outro esporte. Amei a resenha e fiquei encantada com essa edição.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Ainda não conhecia essa obra, mas percebi a mensagem que ela quer transmitir. Acho que é perfeita para o público-alvo e mostra que realmente não há brincadeira de menino e menina. Gostei!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Que história bacana, é a primeira vez que vejo uma obra sobre futebol com personagens femininas. Essa história deve ser sensacional e conscientizadora, pois mostra que o esporte é para todos.

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com