Três Faltas e você será Foracluído - Nilo Barroso

Oi vocês, 
Há um tempo atrás eu fui convidada pela Oasys Cultural para conhecer a obra Três Faltas e você será Foracluído. Hoje eu venho contar um pouco da minha experiência com a obra. 

Título: Três Faltas e você será Foracluído
Autor: Nilo Barroso
Editora: 7 Letras
Páginas: 256
Sinopse: No espaço-tempo deste romance, Nilo Barroso consegue contrair e expandir o inimaginável: nestas páginas o autor mistura um amplo leque de referências da cultura pop contemporânea, desde livros, filmes e seriados de ficção científica, de Jornada nas estrelas a Blade Runner, da mitologia grega a a teorias de hiperespaço e das supercordas, passando por observações freudianas, grandes conspirações da CIA e por fatos históricos, como as guerras greco-persas, numa trama policial originalíssima que envolve ainda uma obsessão amorosa. A repetição de algumas cenas ocorre como recurso narrativo, numa espécie de metalinguagem da quarta dimensão, abrindo espaço para que o leitor embarque numa viagem no tempo junto com os personagens deste enredo fantástico.

Começo essa resenha muito triste, pois não gosto de fazer críticas negativas, mas entendo que esse é o meu papel como blogueira literária. E gostaria de informar que a obra não funcionou comigo, mas pode ser diferente com você. Em Três Faltas (...) nós conhecemos o brasileiro Coxo, funcionário de um Starbucks movimentado da capital norte americana, Hugo Mandrix, um homem disposto a modificar a ordem cronológica para viver uma paixão com Helena e o detetive Marion Crane que está responsável por um homicídio triplo.



A obra é dividida em partes e cada capítulo é narrado por um personagem. A história se passa em 1997 em Washington, e aí começa o meu problema com a obra. Não sei se o fato do autor ser um diplomata influi nisso, mas a escrita é tão rebuscada e culta que eu não consegui me conectar com o enredo. Eu entendo que em alguns estilos o português coloquial faça sentido, ou o período em que a obra se passa ou até mesmo quando o livro foi lançado, mas nesse caso não fazia muito sentido. Pelo menos para mim.

O livro é de 2019, a obra se passa em 97, então eu acho que é meio difícil que em uma conversa informal alguém se comunique com “(...) este deveria ser o epitáfio deste século atroz (...)” ou trechos como “e num instante, enevoaram-se-lhe os olhos. De modo inoportuno e violento, viu bracejar dentro de si a imagem de Helena”. 

E com a escrita tão rebuscada, a leitura acabou se tornando cansativa e complicada. O autor usa diversos elementos da cultura pop da época e em alguns casos adiciona notas para explicar o que é. Isso me atrapalhou um pouco, pois como não estava tão conectada com a história, era só mais um ponto de distração para mim.



Eu tentei de todas as formas me conectar com o enredo e com os personagens, mas foi muito difícil. E acredito que essa resenha está refletindo isso, eu realmente estou triste por não conseguir compreender a obra. Depois que terminei a leitura, fui em busca de outras opiniões e vi que não fui a única que não consegui entender de primeira o enredo. Creio que isso é um problema grave, pois se uma obra se torna confusa para mais de uma pessoa, há um ruído na comunicação.

A escrita pode ser rebuscada, mas o enredo não pode ser confuso a ponto de o leitor não sentir conforto durante a obra. Não sei se o fato de eu não ter costume de ler obras que falem sobre viagem no tempo tenha influenciado, mas como citei, acho que um livro precisa ter uma linguagem “universal” para que todos possam vivenciar aquela história.

Eu tô muito triste por não ter conseguido gostar da obra, mas como disse, isso foi algo que aconteceu comigo. Talvez com você pode ser diferente. Agradeço à Oasys Cultural pelo apoio e envio do livro, e principalmente por não ter desistido do ECEM durante seu hiato. 

Beijinhos,

17 comentários

  1. Oi! Tudo bem? Poxa vida... é muito triste quando não acontece essa conexão livro/leitor! :( Entendo bem esse sentimento. Fico triste que não tenha funcionado contigo, mas pela sinopse do livro eu confesso que darei uma chance a leitura sim. Depois venho contar o que achei!

    ResponderExcluir
  2. Com os exemplos de escrita que você colocou no post, se eu lesse esse livro ia achar que teria uma obra de Machado de Assis em mãos, haha. Também acho horrível quando a escrita do livro é rebuscada, mas não há objetivo nisso. Uma pena que a obra não tenha te cativado, aparentemente pela sinopse, o livro tinha elementos suficientes para ser bom.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  3. That's ok...sometimes it's hard to connect with a book. I just find a better one to read.
    I just followed your lovely blog :)

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? É uma pena que a obra nao tenha funcionado para você, entendo que esse tipo de narrativa possa mesmo soar um tanto quanto cansativa, a história tinha tudo para dar super certo.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ani!
    Não fique triste, porque de vez em quando acontece comigo também, todas passamos por isso em um determinado tempo. Uma pena que a escrita seja coloquial e deve ser difícil se conectar, mas está de parabéns por ter continuado e terminado de ler. Parabéns também por sua sinceridade, bjs!

    ResponderExcluir
  6. Confesso que eu não conhecia o livro e a premissa também não me despertou atenção. Uma pena que a narrativa não foi fluída e bem rebuscada, mas não fique triste por isso. É algo que pode acontecer com qualquer um. De qualquer forma, adorei do jeito que você trouxe a resenha.

    ResponderExcluir
  7. Oiê,

    Nunca tinha visto esse livro e mesmo só lendo a sinopse ele não me chamou muita atenção, gostei da sinceridade da sua resenha ao apontar porque a obra não funcionou com você, para mim isso é super normal e não deveria te entristecer.

    ResponderExcluir
  8. OI Ani!!

    Ahh meu bem, que pena que a leitura não foi proveitosa para você, eu também não gosto muito de livros com escrita rebiscada, para mim não faz sentido nenhum, s´´o serve para dificultar a vida do leitor e por isso que evito clássicos brasileiros, pois, em sua maioria tem escrita rebuscada!

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  9. Oie. :)
    Essa é a pior sensação que um leitor pode sentir depois de terminar uma leitura.
    Não conhecia a obra nem autor, mas já estou descartando a possibilidade de leitura do mesmo rs.
    Leitura cansativa não é comigo, eu passo longe de estórias assim.
    Gosto muito quando a resenha traz sinceridade e não somente o falso "eu amei a leitura..." pra agradar fulano e sicrano... enfim amei sua sinceridade, é por essas e outras que eu evito ler autores brasileiros, pq muita das vezes me desaponto.

    Blog Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que essa desaponto não tem muita relação com a nacionalidade. Já li muito autor gringo que não era tão bom, quanto os autores brasileiros... Nesse caso, eu não me identifiquei com a leitura, mas muita gente gostou da premissa :)

      Excluir
  10. Olá, tudo bem? Nossa, uma pena a obra não ter funcionado para você, mas como você disse, como influenciadora estamos aqui para dar nossa opinião sobre algo sendo positiva ou não. Acho que essa escrita rebuscada demais seria também um dos fatores que me fariam postergar e até odiar a leitura, pois tornando-se confusa, me desanima a tentar entender o contexto. Triste pois parecia um enredo promissor na sinopse. Ainda assim, parabéns pela resenha sincera!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Poxa, Ani.
    Que pena que o livro não funcionou para você, mas obrigada por fazer essa resenha!!! Eu amo o desafio de ler livros com textos mais elaborados! Para mim é uma delícia e uma ótima forma de enriquecer meu vocabulário. Eu tenho mais facilidade, mas entendo que pode ser frustrante... Além disso, adoro histórias que fazem essa jogada com o espaço-tempo!
    Parece que esse livro é pra mim!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Eu te entendo. Também tenho problemas com escritas rebuscadas, hoje em dia é mais fácil de ler, mas ainda assim é cansativo. Sobre não se falar daquele jeito naquela época realmente, se você não mencionasse o ano acharia que era bem mais antigo. Gostei da resenha sincera.

    ResponderExcluir
  13. As vezes a escrita afasta o leitor da obra né? Entendo seu sentimento, mas fiquei um tiquinho curiosa com essa premissa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. É, não dá para ganhar todas né?! Não foi dessa vez com você. Acontece!
    Eu também tenho certa dificuldade em ler livros com escritas rebuscadas.... Acho bem ruim.
    Enfim, bola pra frente que o próximo vai ser melhor!

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  15. É complicado quando não uma obra não atende nossas expectativas, mas isso é normal, faz parte da nossa vida literária. Espero que as próximas leituras sejam mais agradáveis e proveitosas.

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro, mas só pela sinopse já me pareceu um pouco confuso mesmo. Mas não se sinta culpada por não ter gostado da leitura. Às vezes a gente não se conecta mesmo com a história e é normal. Uma pena que a escrita do autor seja tão rebuscada e, principalmente, que a trama seja confusa. Mas adorei a sinceridade da sua resenha e espero que suas próximas leituras sejam melhores.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com