Depois de muio tempo finalizei a trilogia Abandono da Meg Cabot. Estava ansiosa para continuar a leitura, mas depois que comprei o livro acabei "esquecendo". Como fiquei com uma leve ressaca literária, não pensei duas vezes e corri para lê-lo. Hoje o post é sobre o desfecho da trilogia Abandono.
Título Original: Awaken
Autora: Meg Cabot
Editora: Galera Record
Páginas: 319
Sinopse: Em Despertar, a protagonista Pierce Oliviera, agora namorada do Senhor da Morte, John Hayden, precisa lidar mais uma vez com as terríveis Fúrias, quando estas descobrem que ele quebrou uma de suas regras mais severas: ressuscitar uma alma humana. Se o equilíbrio entre vida e morte não for restaurado, tanto o Mundo Inferior quanto o lar de Pierce serão destruídos. Mas há uma forma de consertar tudo: alguém precisa morrer.
Despertar é o último livro da trilogia da autora Meg Cabot, lançado pelo selo Galera Record. Para entender um pouco mais do enredo, vou deixar as resenhas de Abandono e Inferno aqui. Nesse volume, Pierce Oliviera se torna oficialmente a rainha do Mundo Inferior, ou se tornar namorada de John, o Senhor da Morte e seu trabalho é ajudar ele a organizar as almas e mandá-las para seu destino.
Porém, logo no inicio do seu trabalho, Pierce já encontra um problema e não sabe como resolver. Existe algum elemento entre os dois mundos que está causando um desequilíbrio em ambos e somente a jovem conseguirá restabelecer a ordem. Mas será que ela conseguirá?
"E agora, quando a tempestade vier, em vez de fugir, vou encará-la de cabeça erguida."
Quando eu ganhei de amigo secreto os dois livros, Despertar ainda não havia sido lançado, então fiquei um tempinho desejando a continuação da obra e finalmente consegui concluir a leitura da obra.
Para quem não conhece – e ainda não leu as demais resenhas – essa trilogia é baseada no mito de Persefones e Hades, mas especificamente, na obra A Mitologia de Edith Hamilton (publicações Dom Quixote, Lisboa, 1983) e isso é bem explicado durante o enredo. A autora teve um cuidado de utilizar como base a história fazendo com que os personagens buscasse mais sobre o mito e com isso, explicar ele.
A evolução dos personagens acontece gradualmente, Pierce não é a mesma adolescente do primeiro livro, agora é mais responsável, mesmo com um coração irritantemente bom. Meg tem o dom de escrever personagens apaixonantes, aconteceu com Jesse de A Mediadora, Cooper de The Heather Wells Series e agora com John. Ele é um jovem que tem como missão cuidar do mundo inferior, e por lidar apenas com mortos, seu jeito é um pouco bruto demais, ignorante e até mal educado, mas com o passar das obras, vamos acompanhando sua evolução e a forma como os sentimentos por Pierce vão te “moldando”.
"O tempo cura todas as feridas, sabe, Srta. Oliveira. Até mesmo neste lugar."
Mesmo com algumas partes mais tensas, o bom humor está presente e é impossível não rir dos diálogos deles.
Todos os questionamentos que vínhamos nutrindo durante a série vão sendo respondidas aos poucos e isso é ótimo. O final do livro é bem fechadinho, mas há um posfácio onde Meg explica sobre suas influencias e disse que:
“A pergunta que mais recebo por parte dos leitores quando termino uma série é: acabou mesmo?
É claro que Pierce, John e seus amigos podiam continuar a ter várias aventuras, e talvez um dia ouviremos falar sobre eles de novo, mas por enquanto me parece melhor dar um descanso a eles.”
Meg sendo Meg não é mesmo? Seria ótimo conhecer novas histórias do casal, mas preciso dizer que esse é o final mais perfeito para a obra. Como disse, tudo se encaixou no final e foi uma leitura rápida e prazerosa.
Sobre a parte gráfica, a capa está sensacional, não encontrei erros durante a leitura, a obra é dividida em capítulos e narrado em primeira pessoa. O único defeito é que a Record tem uma tinta muito forte, o que mancha algumas letras e falha em outras, não atrapalha a leitura, mas é um pouco desconfortável.
Vale ressaltar que de todos os livros da Meg, os únicos que ela afirmou que não escreverá mais nenhuma continuação foram: a duologia A Garota Americana, em que em um tweet ela disse que Sam e David estão muito bem e o Ela foi até o fim, que é um livro único.
Por fim, aconselho a leitura dessa trilogia para aqueles que gostam de mitologia e romances impossíveis. Tenho certeza que em breve reviverei essa história.
"Assim como Pierce, a minha amiga diz que é só quando se perde a vida que se aprende a vivê-la totalmente, e que a única forma de lutar contra a escuridão é levar um pouquinho de luz para as vidas daqueles que amamos."
Beijinhos,
Olá.
ResponderExcluirDos livros da Meg nessa pegada sobrenatural li somente A Mediadora. Esse já vi várias resenhas e na maioria ótimas, mas não sei, a premissa não me agrada e vendo só essa resenha entendi pouco sobre o que ele trás. Mesmo assim vendo sua opinião percebi que a Meg arrasou na construção da estória. Acho que vou ler suas outras resenhas para ter uma noção melhor e por via das dúvidas vou dar uma boa pesquisada antes de comprar já que não bem carinhos.
Everton Equipe Rillismo
Eu já li esse livro, ou melhor, a trilogia e amei. Sou suspeita para falar, já que amo a autora, mas nessa história ela soube desenvolver bem os personagens e de uma forma que não ficasse tão pesada. E é como você mesmo cita, o bom humor se mantem presente nessas páginas. Adorei sua resenha, especialmente porque consegue traduzir bem o que eu mesma senti com essa finalização.
ResponderExcluirBeijos, Fer
OI ANY,
ResponderExcluirEu nunca li nada da Meg Cabot e também nunca tive muita vontade, não digo que não leria, só não são o tipo de histórias que me atraem a primeira vista. Essa série em especial eu nem conhecia, mas achei a premissa mais interessante, mitos gregos me atraem bastante e por isso acabei nutrindo certa curiosidade sobre ela. A Sua resenha está tão bem explicada e demonstra que você gostou tanto da série, que acaba despertando interesse em fazer essa leitura, acho que esses livros poderia me fazer começar a escrita da autora.
Beijos
Oii
ResponderExcluirUm dia quando eu tiver tempo e dinheiro (até parece kk) quero ler essa série.
Ainda fico impressionada em como a Meg consegue escrever tantos livros e de gêneros tão variados (com isso quero dizer os gnomos dela claro).
Beijos
www.ooutroladodaraposa.com.br
Oi Ani, tudo bem?
ResponderExcluirÉ uma vergonha, mas eu nunca li um livro da Meg sequer. Tenho muita vontade de conhecer a escrita da autora, mas ainda não tive oportunidade de conhecer nenhuma de suas obras.
Achei a trilogia Abandono bem interessante, não são os livros dela que mais me chamam atenção, mas acredito que seja uma boa história para começar e conhecer a escrita da Meg.
Fico feliz que você tenha gostado da conclusão da história e que o final tenha sido bem fechadinho.
Beijos :*
http://www.livrosesonhos.com/
Oi Ani! Li essa trilogia e, mesmo que ela não tenha entrado para as minhas séries preferidas, gostei bastante. Adoro enredos baseados em mitologia e curti bastante a forma como a Meg abordou o mito da Perséfone. Sou apaixonada pelo John, adorei vê-lo "aprendendo a ser gente", e gostei bastante da Pierce. Confesso que torço para que a Meg não escreva mais livros da série, porque para isso os personagens teriam que sofrer mais e acho que já sofreram mais que o suficiente... rs...
ResponderExcluirBeijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
Olá,
ResponderExcluirEu nunca li nada da autora mas morro de vontade. Eu ainda não conhecia essa série mas já fiquei super curiosa com o que li na sua resenha. Me interessei mesmo por esse livro e achei a história super interessante e curiosa. Gostei de ver a sua opinião e também achei a capa bem bonita.
OI, ainda não li nada da Meg Cabot, em como Patricia, mas confesso que o seu blog me estimula muito a conhecer a escrita dela. Já conhecia este livro de ouvir falar, mas ainda não conhecia o enredo. Anotei a dica aqui e espero poder ler em breve.
ResponderExcluirMEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Oi!!
ResponderExcluirNunca li nada da Meg, mas essa trilogia parece bem interessante, adoro sobrenatural. Não conhecia o livro e o que me impede de fazer aquisição dessa leitura é o fato de estar tentando mudar e mesclar os estilos literários. Mais gostei bastante de toda a sua resenha, me levando a querer se envolvida por essa narrativa. Beijos e obrigada pela dica. :)
Amo essa trilogia, fiquei com um gostinho de quero mais
ResponderExcluirBeijos!
EsmaltadasdaPatyDomingues
Oi Ani
ResponderExcluirInfelizmente essa trilogia não despertou minha curiosidade. Adoro Meg, mas não curto muito esse lance mitológico e isso me afastou um pouco.
Mas fico feliz tenha gostado do livro. Muito bom quando a história nos envolve, os personagens amadurecem ao longo dos livro e o final nos conquista. Deu para perceber que você gostou já que quer repetir ;)
Valeu a dica.
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Eu amo os livros da Meg, e amei a premissa desse.
ResponderExcluirJá ouvi falar na trilogia, mas não sabia exatamente do que se tratava, e muito menos que foi inspirada em Perséfones e Hades (amo mitologia grega <3).
E você ter gostado do livro me fez ficar com mais vontade de ler ainda. Normal da Meg envolver o leitor com personagens maravilhos, haha.
Quero muito ler!
Virando Amor
sempre fico sabendo td sobre os livros da meg cabot por aqui hehe
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Nossa não imagina que a Meg Cabot tivesse esse outro lado é escrevesse um romance sobrenatural. Fui surpreendida agora pela resenha desse livro e dos outros da série. Eu nunca tinha lido nada dela e eis que surge um livro dela que finalmente eu quero!
ResponderExcluirAs capas são lindas também neh?!
Bj
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAmiga sempre tive receio de ler essa série sabia? Pensei que era algo mais terror e tudo mais e me enganei completamente, porque se contém isso de amor proibido e ainda mitologia, eu acho que provavelmente irei gostar. Eu só li até então 3 livros da Meg e tenho outros aqui como Garota Americana que você citou, por isso espero gostar. Mas eu gostei muito do que você disse nessa sua resenha e acho que vou comprar os dois primeiros livros pra ler, porque estou precisando de umas leituras diferentes dizemos assim. Só romance me deixou um pouco cansada, mas quando dá uma mistura fica ainda melhor.
ResponderExcluirhttp://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/05/resenha-orange-ichigo-takano.html
ei!
ResponderExcluirMuita gente fala SUPER bem dessa autora, então preciso muito ler algo dela logo. Eu iria começar por essa série, porque realmente muita gente fala bem e AMA. Eu não entendi algumas coisinhas de Despertar, mas achei LINDA a capa. Sua resenha também está ótima e falou do que eu precisava ler para me cativar. :)
beijo!
Já tinha visto as capas dessa trilogia por aí e achei que era bem focado no romance, mas gostei da premissa principalmente ao descobrir que é tipo uma releitura do mito de Perséfone e Hades (a louca das mitologias passando por aqui), com certeza vou ficar de olho nesses livros por aí, até porque pretendo conhecer a escrita da autora nas férias!
ResponderExcluirhttp://deiumjeito.blogspot.com.br/
Oi Ani, sabe que eu am os livros da Meg, e essa trilogia foi um dos poucos que não li ainda, com certeza pretendo ler o quanto antes eu conseguir, fico feliz em ver que você gostou da trama e do desfecho, isso me anima bastante, ainda mais com esse gênero!
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com/
Oi Any! Tudo bem , flor?
ResponderExcluirDeixa eu te contar um segredo: eu sou uma bitch da Meg Cabot. Tudo que essa mulher escreve para mim é simplesmente fantástico. Me impressiona o fato de eu não ter lido essa série ainda. Mas confesso que tive a oportunidade de ler "Abandono" logo que foi lançado, mas os ventos literários me empurraram para outro rumo.
Como eu já suspeitava, eu amei a premissa da história. A Meg nunca me decepciona. E esse terceiro volume parece fechar com chave de ouro a trilogia. Você me deixou ainda mais curiosa para ler a história e um pouco triste por não ter lido ainda. hahaha
Parabéns pelo trabalho.
Abraço.
Ingrid Cristina
Plataforma 9 3/4
Adoreeeei.
ResponderExcluirNão conhecia essas obras da autora e esse mundo de mitologia mexe com meu psicológico. Eu adorei a resenha e preciso demais entrar nessa história.
Já pode me dar de presente se quiser hahaha.
Parabéns pela resenha,bem escrita e muito elaborada.
Beijos
http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEssa autora é super bem comentada, mas confesso que não tenho muita curiosidade e animação com as obras dela, sabe? E como esse livro se trata do último de uma trilogia, não fiquei muito animada com o post, visto que não li os livros anteriores. Mas eu acho bacana livros que falem sobre a mitologia, porque não é algo que leio com frequência e fiquei feliz em ver que nesse livro a autora faz com que os próprios personagens expliquem esse assunto. Enfim, parece ser uma boa leitura mesmo, não é algo que lerei tão já, mas quem sabe um dia.
Beijos :*
Olá, tudo bom?
ResponderExcluirConfesso que nunca li um livro da Meg (li o conto d'O Livro das Princesas, serve?). Sempre vejo recomendações super positivas, mas ainda não tive a oportunidade. Amo mitologia grega, então lendo sua resenha fiquei super curiosa para saber mais sobre essa história. Sim, agora tenho que acrescentar uma trilogia para a minha lista de leituras!
Obrigada pela dica ;)
Beijos!
http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/
Oi Ana,
ResponderExcluira parte gráfica dessa trilogia inteira é perfeita, além de possuírem capas divinas, eu tenho apenas o primeiro livro, mas ainda não consegui ler, na verdade não consegui ler nada da Meg, o que preciso fazer urgente e essa trilogia está na minha meta desse ano. Fiquei ainda mais animada depois de ler sua opinião positiva, fico feliz em saber que o desfecho foi o ideal para a série.
Abçs
Nosso Mundo Literário
Ani lindona a capa é linda ainda não li essa trilogia, mas acompanhei suas resenhas e adorei o desenvolvimento dos personagens, eu amo a escrita da Meg amei a série a Mediadora preciso reler, depois de encerrar com chave de outro essa trilogia pretendo ler com certeza. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com