Como vocês sabem, o EC&M faz parte do grupo de blogueiros de divulgação do Grupo Editorial Record e por isso estou recebendo alguns livros para divulgação e resenha. Um desses livros foi o Mentira Perfeita, da Carina Rissi. Na semana passada postei a resenha de Procura-se Um Marido e hoje vamos falar sobre a spin-off da obra.
Título: Mentira PerfeitaAutora: Carina RissiPáginas: 462Editora: VerusSinopse: Com Mentira Perfeita, Carina Rissi prova mais uma vez que o seu forte é contar boas histórias, com ritmo acelerado e repletas de paixão, humor e reviravoltas. Júlia não tem tempo para distrações. Ela é brilhante e sempre se esforça para ser a melhor naquilo que faz; por essa razão, sua vida pessoal acabou ficando de lado. Algo que sempre preocupou sua tia Berenice. Gravemente doente, a mulher teme que Júlia acabe completamente sozinha quando ela se for. Júlia faria qualquer coisa qualquer coisa mesmo! por tia Berê e, em seu desespero para agradar a única mãe que já conheceu, inventa um noivo enquanto torce por um milagre... E então o milagre acontece: Berenice se recupera e, assim que deixa o hospital, gasta todas as suas economias com o casamento dos sonhos para a sobrinha. Como Júlia pode contar a ela que mentiu, com a saúde da tia ainda tão frágil? É quando Júlia conhece Marcus Cassani. Ele é irritantemente cínico, mulherengo e lindo de um jeito que a deixa desconfortável. Marcus também está enfrentando problemas, e um acordo entre eles parece ser a solução. Tudo o que Júlia sabe é que deveria se afastar de Marcus. Mas seu coração tem uma ideia muito diferente... Mentira Perfeita é um spin-off de Procura-se Um Marido, uma história que se passa no mesmo universo da primeira. Aqui você vai conhecer novos personagens inesquecíveis, além de rever aqueles que já moram no seu coração.
Mentira Perfeita, romance da autora Carina Rissi é um spin-off de Procura-se um Marido e conta a história de Julia. Ela sempre foi à pessoa mais dedicada em tudo que se dispõe a fazer. Ainda pequena foi abandonada pela mãe e ainda sofre crises de pânico com medo de que ela voltasse. Juju foi criada pela tia Berê, uma senhora doce que sofre de uma doença cardíaca e precisa urgente de um transplante de coração.
Após uma crise, tia Berê é hospitalizada e o médico diz que sua situação é critica. Durante uma conversa com a tia, ela começa aconselhar Julia a ter uma vida mais movimentada, parar de viver apenas por ela ou para seu trabalho. É quando Dênis, seu melhor amigo, resolve intervir por ela e dizer que Ju tinha encontrado um grande amor. Como sua tia não pode sofrer nenhuma decepção, ela resolve seguir a diante com a mentira.
"O que importava agora era manter a minha tia estável e calma. Todo o restante se ajeitaria depois. Uma mentirinha de nada não podia ter consequências tão graves assim."
Marcus Cassani é um jovem cadeirante, irmão de Max que conhecemos no primeiro livro. Lindo e mulherengo ele está à procura de um apartamento para chamar de seu, afinal está cansado de viver a sombras da família. Mas para isso, ele precisa arrumar uma “babá” ou então não poderá se mudar.
Em uma noite, durante uma conversa no bar os dois resolvem fazer um acordo para resolver o problema de ambos (Marcus e Julia), mas quais as chances que dar certo?
"É engraçado como a vida muda em um segundo. Todo mundo diz isso, mas ninguém leva a sério de verdade. Não até que aconteça com você."
Narrado em primeira pessoa, Mentira Perfeita segue a mesma fórmula do primeiro livro. Os motivos e personagens são diferentes, porém, o rumo do enredo segue para o mesmo destino.
A escrita da Carina é algo viciante, a obra é muito bem conduzida e amarrada. O fato de Marcus ser cadeirante dá um tom diferente ao enredo, pois diversas criticas são apresentadas a nossa sociedade. O preconceito, a falta de acessibilidade e a dificuldade do próprio deficiente físico de aceitar sua condição é exposta de maneira sutil e correta. Os personagens são bem coerentes também, ou seja, podemos enxergar neles, nossos defeitos e qualidades, o que eu acho sensacional.
A obra é dividida em capítulos e narrada por diferentes ângulos, o que dá uma visão maior ao enredo.
O que eu não gostei muito foi do excesso de cuidado que Júlia tinha em relação a sua tia. Ok, ela estava doente e fragilizada, mas em momento algum ela parecia estar. A jovem se embolava e se boicotava por medo de algo sem ter necessidade. Acho que algumas atitudes dela foram muito desnecessárias. Outra coisa que não curti muito, mas isso é pessoal mesmo, foi o fato de Dênis chamar a amiga de florzinha constantemente. Sério, pior apelido.
"Ninguém aguenta bancar o durão a vida inteira. É preciso se entregar à fraqueza de vez em quando, para poder conhecer o tamanho da sua força."
Alguns elementos foram bem acrescentados nessa obra e a autora conseguiu conduzir bem. Talvez tenha uma continuação contando história de outro personagem, talvez não tenha. O final foi bem fechado, assim como o primeiro livro. E eu acredito que você possa ler esse sem ter lido o antecessor, afinal, várias coisas são explicadas durante o enredo sem se tornar cansativa.
Mesmo achando que a autora poderia ter ousado mais, eu aconselho a leitura para os fãs de um bom romance com pitadas de comédia.
"Às vezes você se sente tão sozinho que parece estar à deriva no meio do oceano. Nada à frente, nada atrás, nada em lugar nenhum exceto as ondas que quebram sobre você, ameaçando engoli-lo. Mas algumas vezes - raras vezes - um ponto negro surge no horizonte e vai crescendo até se tornar a silhueta de um barco, ate uma mãe se esticar em sua direção e você sair do inferno."
Oie...
ResponderExcluirAcredita que ainda não li nada da autora? Eu sei, é uma vergonha! Rsrs...
Como sou uma maníaca por comédias românticas, fiquei louca pra ler, porém, mesmo você tendo dito que não preciso ler "Procura-se um marido" acho que vou ler mesmo assim para ter uma experiência completa.
Parabéns pela resenha!
Beijos
Olá tudo bem??
ResponderExcluirGostei bastante da sua resenha e me deixou bem curiosa para ler esse livro, ainda não tive a oportunidade de ler alguma coisa dessa autora, mas desde que vi essa capa, fiquei pensando que poderia dar uma oportunidade.. adorei as fotos :)
Beijus
Camila Mazzetto
http://bibliotecaempoeirada.com.br
Oi. conheço a escrita da autora que faz um grande sucesso entre o público juvenil. confesso que não curto muito, mas acho válida. Do livro, gostei da parte que você disse que é tratado o preconceito vivido por pessoas com deficiência, pena que isso é de forma sutil. Ano passado, fiz uma pesquisa para ONU justamente nessa área, pessoas com deficiência e vi situações horríveis, então, acho que não é o omento de sutilezas, é hora de escrachar e chocar, mostrar o que realmente acontece. Mesmo assim, dar esse espaço no livro e a considerar a fama e sucesso da autora, é bestante válido.
ResponderExcluirAiii também recebi esse livro, mas tá difícil pra eu por as leituras em dia, como você bem sabe... kkkkk
ResponderExcluirMas que bom que gostou da escrita da Carina, ela é muito boa mesmo.
Ainda tenho que ler Procura-se um Marido! :o
Beijos
www.ooutroladodaraposa.com.br
Oie, tenho ouvido falar muito desse livro por isso já acrescentei o procura-se um marido na lista para depois ler esse, mesmo que dê para ler sem o outro. Acho um enredo bem bacana mas fico temerosa se a personagem seria madura ou não, ja que se enrolou tanto falando do casamento para a tia. Também achei ótimo a inserção de um cadeirante na trama, essas autoras praticando a inclusão mesmo com seus personagens é lindo de se ver. E acho que assim como você o apelido de florzinha me irritaria muito, sempre fico achando que soa meio falso.
ResponderExcluirOI Ani!!
ResponderExcluirNão li esses livros ainda, embora tenha se tornado o querido dos blogueiros e confesso que gostei da sua sinceridade. Esse negócio de muitos cuidados para mostrar um lado humanizado da mocinha, apelidos sem nexo e outros aspectos também me incomodam. Não lerei esses livros agora, vou deixar mais para a frente. beijos
Oi Ana.
ResponderExcluirEu li apenas um livro da autora e não me surpreendeu muito. Acredito que esse livro iria me fazer abandona-lo exatamente por causa da tia dela :(
"Florzinha"??? ai nem comento sério.
UHASHUSHAUHAUSHA
Beijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky
Amiga acredita que ainda não li nem Procura-se um marido?
ResponderExcluirEntão esse vai entra na fila de espera para leitura, mas eu já tenho os dois, sabe como anda corrido pra mim também, então sei que entende, rsrs
Mas amei ver sua animação com o livro.
Beijos
Oiee
ResponderExcluirEu fiquei sabendo por esses dias que esse livro é spin off de Procura-se um marido que eu adorei.
Estou querendo ler esse também, parece bom.
Acho que eu também ficaria incomodada como o florzinha kkkkkkkkk. Já estou irritada com um "linda" constante em um que estou lendo rs.
bjs
Fernanda
http://pacoteliterario.blogspot.com.br/
Olá
ResponderExcluirNossa esse livro está bombando, né?
Mas infelizmente ele não fez muito a minha cabeça, não sei os livros da autora não conseguem despertar muito minha atenção, mas quem gosta de livros de romance, parece ser um prato cheio para se lambuzar ^^
Beijocas
www.poyozodance.blogspot.com.br
Olá, eu li alguns livros da Carina e gostei bastante.
ResponderExcluirEsse eu achei muito bom, e apesar de você não precisar ler o Procura-se um Marido, acho importante a leitura. Eu sou suspeita para falar dos livros da Carina porque adoroooo.
Adorei sua resenha.
Beijos,
www.embarcandonaleitura.com.br
Eu estou louca para ler esse livro, tem tanta gente falando bem dele. Não li o primeiro mas sei que dá pra ler esse separado por ser um spin-off. Gostei da resenha e das fotos também =D
ResponderExcluirEu estou louca pra ler esse livro de verdade, mas ouvir que marcus é cadeirante me deixou meio em choque, porque não tive uma boa experiência com Como eu era antes de você e me deu um frio na barriga. Porém ainda quero muito ler . Da autora só li a Serie perdida! e ameii !!
ResponderExcluirAdorei a resenha. bjs
Blog Rascunhos da Lyh
Compreendo suas ressalvas e é uma pena que a autora não tenha arriscado mais no livro, pelo que puder perceber, segue o mesmo padrão de Perdida, o que é uma boa para quem é fã do estilo da Carina. Ainda não li nenhum dos livros dela, mas tenho certa curiosidade, mais por conta dos elogios que destinam a autora e seus livros. Sem mais, gostei da resenha, acredito que Mentira Perfeita é uma livro gostoso de ler, um bom romance apesar de ter alguns pontos a reservar.
ResponderExcluirDa Imaginação à Escrita
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu tô com esse livro aqui e, primeiro vou reler Procura-se um marido porque sou apaixonada por essa história, mesmo que não precise reler rsrsrs
Gente.. o Max, muito amor <3 Procura-se um marido foi meu primeiro contato com a escrita da Rissi e amei muito. Espero gostar como aconteceu com o outro, mesmo que a autora não tenha ousado tanto.
Beijos
www.leitorasempre.com
Olá!
ResponderExcluirEu só não li Carina ainda por causa do preço. Os livros dela acredito que seja bons, mas são caros demais! Eu diria que gostaria de conhecer a escrita dela por esse, mas acho melhor ler o outro antes, assim não caio de paraquedas na história. Adorei as fotos!
Li somente Perdida da autora e gostei da escrita e tudo mais, Procura-se um marido é um livro que quero muito ler e logico Mentira perfeita me ganhou pela capa, tão alegre, mas não sabia que era spin-off, ou muito atualizada kkkk gostei da premissa e mesmo a autora não tendo ousado, só pela pitada de comedia já iria gostar ;D
ResponderExcluirhttp://marifriend.blogspot.com.br/
Oi ani.
ResponderExcluirNunca li nada da Rissi mas sei que ela é tem um fã clube bem grande.
Achei interessante a história, um pouco comum talvez, mas achei legal ela colocar o personagem como cadeirante e ainda tecer essas criticas ao redor dele. Gostaria de ler um dia.
Ooi! Também fiz resenha desse livro, e os pontos que achei negativo foi o excesso de ingenuidade da Júlia, e eu gostei dela, mas isso me irritou um pouco. Sobre as preocupações dela para com a tia Berê, achei que por Berenice ter cuidado dela, ela não poderia perdê-la após ser abandonada pelos pais, entende? Então compreendi o seu medo. Achei que a Carina Rissi colocou obstáculos que não eram necessários e fez a leitura ficar um pouco lenta, mas eu curti o livro e o amor que se passa em relação as famílias e amigos. Porém, li Perdida e Encontrada, e definitivamente, ela me conquistou beeeem mais nesses livros, apesar de que sua escrita é sempre maravilhosa <3
ResponderExcluirBeeijos
Oiii, tudo bem?
ResponderExcluirEu sou louquinha para ler esse livro, acho a história maravilhosa e sua resenha só confirmou isso! Eu me irritaria muito fácil com a tia Berê, deixou de viver sua própria vida para isso? Que coisa, se foi assim que entendi.
Anotei a dica!
Beijinhos
Ani lindona esse livro ganhou um cantinho especial em meu coração, amei a protagonista, o mocinho então (suspiros) com uma escrita leve mais um vez Carina faz de um de seus livros o meu favorito. Capa linda. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Oi!!
ResponderExcluirAcredita que até hoje eu não li nada da autora e o pior tenho dois livros dela na estante, preciso ler eles logo para conhecer a escrita dela e espero gostar.
Eu não sabia que é um spin-off, então é legal comprar os dois livros né. Pelo visto o livro te conquistou, nossa legal de ter um personagem cadeirante isso faz o leitor refletir um pouco né.
Decididamente eu preciso começar a ler os livros da Carina, amei a sua resenha, aguçou a minha curiosidade em ler esse livro.
Beijão!
Oi
ResponderExcluirTudo bom?
Adorei esse livro, afinal é da Carina. Como não amar?
Mas concordo com vc, pra q esse cuidado todo com a avó?
Aquela coisa toda do casamento para mim foi absurdo.
Mas o que mais me incomodou nesse livro foi a absoluta semelhança com Procura-se um marido, não muda nada! Mesma mentira, mesmo drama, só mudou o irmão e adicionou uma cadeira.
Gostei do livro, mas teria gostado mais se já não soubesse tudo o que iria acontecer.
Adorei sua resenha
Bjos
Oi Ani, quando descobri que esse livro seria a história do Max eu quase sai correndo para livraria, adorei ele no primeiro livro e preciso conhecer sua história, mas sabe como é né, a grana está curta. Saber que o livro segue a mesma linha de Procura-se um marido eu já esperava e não me desanima mas tenho certeza que iria me irritar com esse apelido também e com o excesso de zelo da protagnista com a tia doente, mas vamos ver, assim que der eu leio
ResponderExcluirOlá Ani!!!
ResponderExcluirPosso dizer que eu sou fã da escrita da autora Carina Rissi, porém eu ainda não li esses livros da série e estou um tanto curiosa por eles.
Vi alguns quotes de Mentira Perfeita publicada pela própria autora e isso me chamou alguma atenção para o livro, além disso eu amo esses romances que fazem a gente ri e parece ser um tantinho clichês.
Todo mundo que já fez resenha sobre esse livro diz que realmente não precisa ler o primeiro para ler esse, então achei uma boa pegada da autora.
Adorei sua resenha e até uma próxima o/
lereliterario.blogspot.com
Oie, Ani!
ResponderExcluirEu gosto muito das histórias da Rissi, mesmo ela ficando geralmente em um "ambiente comum". As histórias dela são daquelas que mesmo com os clichês, nós aproveitamos cada momento. Eu estou louca para ler esse livro, bem como os outros da Série Perdida... mas confesso que esse "florzinha" é preocupante.
bjus
Anna - Letras & Versos
Olá, parabéns pela resenha. Eu ainda não tive a oportunidade de ler nenhuma das obras da autora, mas confesso que tenho bastante curiosidade. Gosto bastante de romances com um ar mais divertido, acho que aproveitaria bem essa leitura.
ResponderExcluirAbraços
Oee! Parece que , no balanço geral, o livro foi para ti uma leitura bem positiva, nao sei se pra mim seria igual, visto a minha alergia a romances, mas vou repassar a dica. Abraço!
ResponderExcluirEu nunca li nada da autora, apesar de ter ficado bem curiosa com a história. Só pelo mocinho se cadeirante já achei interessante, porque é algo que não se vê nos romances. Pretendo sim ler um dia, e espero curtir bastante a leitura.
ResponderExcluirBeijos, Gabi
Reino da Loucura || Participe do top comentarista de maio