O Safado do 105 - Mila Wander

Oi vocês,

Pode não parecer, mas eu sou bem velha no universo literário, há uns 5 anos atrás, o livro O Safado do 105 estava bombando – gíria de velha – na blogosfera. Sério, não tinha um blog que não estava comentando sobre essa obra. Eu demorei cinco anos para me render ao livro, mas hoje estou aqui para falar um pouquinho sobre essa obra muito peculiar de Mila Wander.


Título: O Safado do 105
Autora: Mila Wander
Editora: Essência
Páginas: 505
Sinopse: A analista de sistemas Raissa Magalhães finalmente compra um imóvel e realiza o sonho de morar sozinha. Assim que ela se muda para a casa de número 104, descobre que seu novo vizinho, que ela apelida de Calvin, é um chef de cozinha alto, bonito, jovem e sarado. Com o tempo, ela descobre que dormir em seu novo quarto será uma missão impossível. Da casa 105, geminada com a sua, chegam, noite após noite, gemidos e gritos de prazer das mulheres que visitam seu vizinho. A vocação do rapaz para a safadeza não só impedirá Raissa de dormir profundamente, mas irá incitá-la e excitá-la de tal maneira que ela, também, começará a frequentar o 105.
O desejo de Raissa se transformará em paixão. Só que a analista de sistemas sabe muito bem que se apaixonar por um homem com tamanho currículo sexual pode não ser a coisa mais sensata. Conseguirá Raissa mudar o jeito irresponsável e descompromissado de seu vizinho, fazendo-o se apaixonar por ela? Ou será que almejar um futuro amoroso ao lado de um safado convicto é pura ilusão? Descubra ao ler este romance de Mila Wander, o fenômeno brasileiro da plataforma digital Wattpad, com mais de 4 milhões de leituras, uma obra na qual erotismo e romantismo são dois bons vizinhos.




Como a própria sinopse diz, o livro se tornou um sucesso na plataforma Wattpad e teve mais de 4 milhões de leituras, com o estouro, a autora assinou com a Editora Essência e a obra seguiu sendo sucesso no mercado literário. Em 2015 – ano de seu lançamento – os romances eróticos estavam em alta. Confesso que por estar longe do universo literário, não sei se isso ainda e uma verdade, mas Mila conseguiu atrair e conquistar diversos leitores com a história de Raissa e Calvin.

O enredo traz o dia a dia de Raissa Magalhães, uma analista de sistemas que está em busca da sua tão sonhada liberdade, afinal não é nada fácil morar com seus pais, irmãos, avó e sobrinha em uma casa razoavelmente pequena. É horário para banho, gritaria, falta de privacidade e diversas outras coisas que incomodavam nossa protagonista. Esse incomodo fez com ela conseguisse dar entrada em uma casa simples e pequena, mas o suficiente para ela.

Raissa consegue sua privacidade e mobiliar sua casa do jeito que sempre sonhou, seu trabalho era cansativo, mas ela até gostava e ela não era muito baladeira, então tinha poucas amigas. Tudo estava indo bem até que ela conhece o seu vizinho do 105, um cara lindo de tirar o folego que se apresenta usando apenas uma cueca Calvin Klein (para ser sincera, eu não lembro que ele estava apenas de cueca ou com um short que mostrava a cueca). A princípio ela já percebe que ele não é flor que se cheire, mas é lindo demais para passar despercebido.

"Meu queixo caiu. E caiu mais ainda, acho que a minha língua se apoiou no chão de madeira da minha varanda, quando o sujeito se virou de frente pra mim, depois que as garotas foram embora, mostrando uma protuberância protegida pela cueca. Foi só isso que consegui visualizar. Juro. Não consegui tirar os meus olhos daquele belo volume."

A vida segue seu rumo e Raissa começa a perceber umas atividades peculiares na casa ao lado. Calvin é um cara fogoso, quase todos os dias havia uma mulher diferente em sua cama e Raissa conseguia ouvir cada detalhe das atividades através da parede fina de gesso que separava os quartos. 
Os dois passam a se cumprimentar todos os dias e levando uma rotina agradável – para ele – e incomoda para ela, uma vez que ela sempre ouvia as noites de sexo do rapaz. Raissa passou a dormir na sala – isso nas vezes que ela não se masturbava ouvindo o vizinho transar.

Com o passar dos dias eles começam a se aproximar um pouco mais até que rola a primeira transa do casal, já nesse momento ela se apaixona por ele, mas Calvin  sempre deixou bem claro que ele não vive de amor, ele não nasceu para isso. Raissa “não se importa” muito com isso, ela acha que pode salvar ele, dele mesmo. E daí eu já venho com minha primeira crítica, só no final do livro a gente consegue entender os motivos do rapaz, mas eu acho horrível quando uma personagem coloca na cabeça pode, quer e que vai salvar alguém, mesmo essa pessoa dizendo que não quer nada disso. Raissa não consegue respeitar as escolhas de Calvin e nem a ela mesmo, já que se colocou em uma situação em que não gostava para tentar conquistar alguém que estava bem na forma que vivia.

Essa atitude de Raissa, de seguir em um plano mirabolante para provar que ela era a mulher da vida de Calvin fez com que ela se dispersasse no trabalho e negligenciasse a família. 
Para ela, liberdade era uma exclusão. Pelo menos, a impressão que tive ao ler a obra é que ela precisava estar longe da família 100% do tempo. O trabalho passou a ser chato e cansativo pois tudo o que ela pensava era em como conquistar o vizinho ou como ele era bom de cama.

Além disso, ela tinha diversas atitudes machistas. Para ela, toda e qualquer mulher perto do Calvin era uma vadia – e xingamentos mais para baixo – e ele era o menino que precisava de salvação. Teve duas cenas absurdas que não vou contar pois seria spoiler. Mas chegava no ponto de a personagem achar ótimo um ciúme possessivo, pois gostava da sensação de ser importante. 
Enfim, acho que deu para perceber que não curti a personagem principal, né? E eu tô aqui falando da Raissa, mas Calvin também é péssimo. Se autoflagela o tempo inteiro, usa sexo como terapia e não sabe como tratar uma mulher. Tá na hora das pessoas pararem de usar idade como desculpa para falta de vontade de amadurecer.

Infelizmente a história não rolou tanto comigo, mas eu preciso parabenizar a autora pela forma como colocou tudo no papel. Por mais que tenha odiado os personagens, eu gostei da leveza da escrita. É um romance erótico, suas cenas de sexo são bem escritas e envolventes – embora eu não acredite que um corpo humano aguente tanto assim, rs. 

"– Eu preciso de você. Eu te amo. – Colocou os pontos finais nos lugares certos de cada frase. – Eu te amo, Raíssa…’Já era amor antes de ser’."

Em resumo, foi bom sair da zona de conforto. É compreensível entender o motivo pelo qual o livro fez e faz tanto sucesso, no meio de todos os clichês da época, ela criou algo bem diferenciado mesmo que não funcionando para mim. E você, já leu o Safado do 105? Tem curiosidade? 

Beijinhos,

12 comentários

  1. Oi, tudo bem? Eu li bastante esse tipo de literatura quando adolescente, mas, agora adulta, já entendendo a minha assexualidade, percebo que não gosto mais desse tipo de livro. Na verdade, eu sempre vi problemas, especialmente relacionados ao machismo e a glorificação do sexo. Fiquei sabendo desse livro, já o vi por aí, mas, realmente, não tenho interesse. Eu tenho certeza de que também não teria gostado das personagens, acho-as estereotipadas e carregadas de uma mentalidade muito machista.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina, muito obrigada por esse comentário, você disse tudo!

      Excluir
  2. Oi Ana.

    Às vezes é bom sair da zona de conforto literário e conhecer outros estilos de leitura. Eu ainda não tive a chance de ler essa história e mesmo sabendo um pouco dela. Ainda não senti vontade de lê-la,mas vou deixar sua dica anotada para ler em outra ocasião. Obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Eu li um livro da autora e não gostei por isso eu acho que não sou o público alvo dela. Mas tenho amigas que adoram seus livros e com certeza já devem ter lido esse aqui.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Realmente, há alguns anos atrás os leitores falavam muito desse livro, hahaha. Eu nunca tive muito interesse na obra porque não é meu estilo de leitura. E, nossa, lendo tua resenha, certeza que eu não iria gostar dos personagens também, haha. Adorei a resenha sincera!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Olá, como vão as coisas?

    Eu já li outra resenha acerca dessa obra anteriormente e confesso que nunca me interessei por ela, justamente por causa do gênero. Mas, como você mesma mencionou em sua resenha, é bom sair da zona de conforto, então, quem sabe eu deva começar a ler obras assim e, talvez, eu comece por essa. Dica anotada :)

    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ani.
    Me lembro de quando esse livro foi lançado e de todo o burburinho, mas acabei não conseguindo fazer a leitura! Uma pena que a história não te agradou tanto!! Eu ainda tenho vontade de ler um dia... Quem sabe?!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  7. Senti nos quotes uma pitada de suspense, não sei se me empolguei com a sinopse, mas seria uma leitura que daria uma chance se saísse da minha zona de conforto.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ani!
    Eu já tive curiosidade sobre esse livro, mas já li resenhas não tão positivas que me fizeram desistir. Pena que a leitura não fluiu com vc, mas isso demonstra que é uma história bem "bad trip" pra mim.
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  9. Oi Ani!
    Li esse livro depois de um ano que foi lançado, ele foi absolvido pelos leitores como o livro do ano em seu gênero, mas como sempre digo os livros tem sempre uma lição a nos dar, e esse é: como não ser como os personagens na vida, sei o final deu tudo certo, mas...
    Parabéns pela resenha, suas considerações foi bem ao ponto, disse tudo, bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Eu lembro que anos atrás esse vídeo era mesmo muito bombado, mas eu nunca me interessei por ele. Uma pena que seja assim e que a sua experiência com ele nao tenha sido tão boa quanto você esperava.

    ResponderExcluir
  11. Eu li esse livro, acho que em abril e gostei até da leitura, foi algo que fugiu dos livros do gênero que já conhecia, mas concordo quanto as atitudes dos personagens, não são todas louváveis, não

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com