Os 12 Signos de Valentina - Ray Tavares

Oi vocês,

Gente, como é bom pegar um livro despretensiosamente e se apaixonar de uma maneira única, né? Fazia tanto tempo que eu não sentia isso, que chego a suspirar ao lembrar da história. Hoje vamos falar sobre Os 12 Signos de Valentina.


Título: Os 12 Signos de Valentina
Autora: Ray Tavares
Editora: Galera Record
Paginas: 392
Sinopse: Isadora é ariana e seu ex namorado pisciano... Inferno astral! Em busca da combinação astrológica perfeita, ela cria um blog para relatar suas experiências. Isadora descobriu da pior forma possível que o namorado a traíra. E com sua melhor amiga, ainda por cima! A estudante de jornalismo entra numa fossa sem fim. Sem nenhum estágio à vista, ela se afoga em filmes feitos para chorar, pizza e em sua mais nova obsessão: stalkear o perfil do ex namorado no Facebook. Até descobrir exatamente o que deu errado entre ela e Lucas: seus signos são incompatíveis. Basta encontrar um rapaz de libra e seu mundo entrará nos eixos novamente. Com a nova obsessão e a desculpa do trabalho final de jornalismo online, uma reportagem investigativa sob um pseudônimo, Isadora une o útil ao agradável e cria um blog para relatar a experiência: Os 12 signos de Valentina. Já que precisa encontrar o libriano perfeito, por que não aproveita e experimenta os outros signos do zodíaco para ter certeza mesmo?



Lembro que a primeira vez que ouvi falar sobre a Ray Tavares, foi a Bienal do Livro, mas eu não me recordo o ano... Estava na fila da The Gift Box para falar com a Babi A. Sette e tinha uma menina na minha frente, a Duda, um amor de pessoa, estava preocupadíssima porque a bateria do celular estava acabando e ela precisava muito tirar foto e falar com a Ray. Foi questão de minutos para eu me encantar com a Duda, afinal só quem é fã sabe a importância de conhecer e poder falar, nem que seja por 5 minutos, com seu ídolo.



Desde então, eu fiquei com o nome da autora na minha cabeça, mas nunca tive a oportunidade de ler suas obras, até que finalmente isso aconteceu, e como eu me arrependo de ter demorado tanto para conhecer sua escrita.

Os 12 Signos de Valentina, traz a história da Isadora Mônaco, uma estudante de jornalismo que viu todo seu mundo desabar durante seu aniversário de 22 anos. Seu ex-namorado estava traindo ela com sua amiga de classe e Isa só descobriu durante uma exibição de fotos PARA TODOS OS CONVIDADOS da festa.

Ela entra numa fossa gigantesca, passou meses ouvindo músicas depressivas, comendo besteira e se recusando a viver, até que sua prima cansa dessa fase de auto piedade da protagonista e a arrasta para uma balada na Rua Augusta.

"- Você sabe que só outro amor cura um coração partido, não sabe?
- Isso não é verdade, e nós precisamos desesperadamente parar de espalhar essa "sabedoria antiga" por aí. Quero dizer, as pessoas devem se permitir sentir, sofrer e superar. Tudo no seu tempo! Ninguém precisa depender de outra pessoa para voltar a ser feliz"

Isa não queria ir de jeito nenhum, mas topou com a condição que voltaria cedo para casa, o que ninguém esperava é que ela iria afogar todas as mágoas no álcool e passar mal no banheiro feminino da balada.

Poderia ser um detalhe bobo se aquele momento não fosse decisivo para ela. A faxineira da casa encontra a jovem perto de uma poça de vômito no banheiro e Isa começa a contar para ela todos os seus dramas e avisa que nunca mais vai amar de novo, a mulher então pergunta qual o signo da jovem – áries – e do ex – peixes – e conclui que aquele relacionamento estava fadado ao erro pois um, era inferno astral do outro. Essa informação fica na cabeça da protagonista e ela começa a pesquisar tudo o que é relacionado a astrologia. 

Meu baby Angel estava boladíssimo enquanto eu improvisava para tirar uma foto para o blog.

Durante a melhor aula do semestre, Isa descobre que precisa fazer um trabalho final que consiste em criar um blog investigativo sobre qualquer assunto. O portal seria anônimo e valeria como a nota do semestre inteiro. Ela então decide unir o útil ao agradável e cria o blog “Os 12 Signos de Valentina”. 
Seria uma experiência antropológica onde ela ficaria com os 12 signos do zodíaco e falaria para seus leitores se a teoria e prática andam lado a lado. Enquanto estou escrevendo essa resenha estou pensando: cara não sabia que ia ser tão difícil falar dessa obra.

Os 12 Signos de Valentina é uma obra clichê, é verdade, mas é um clichê tão bem feito que havia tempos que não lia algo assim. A personagem vai evoluindo ao longo dos capítulos, a leitura é leve e quando você vê, a obra já acabou.

Para mim, foi fácil se identificar com a Isa, pois quando eu estava cursando jornalismo, eu também fazia trabalhos extremamente fora da caixinha. Lembro-me de um em que precisávamos fazer uma paródia, todos da classe foram para parte séria com músicas, denúncias e afins. Eu fiz um vlog parodiando o PC Siqueira que estava na moda. A professora não entendeu nada, mas tudo bem. Já me formei.

Confesso que nunca fui a louca dos signos, sei que sou canceriana com lua em leão e ascendente em áries, então Ray ou Isa, me diga o que isso significa, por favor!! Mas acho interessante com as pessoas se apegam em crenças para seguir seu caminho. 
Claramente sou contra quem só baseia a vida nisso, porque acho que não é o correto e muitas vezes a pessoa deixa de viver naturalmente para seguir algo ou alguém – e aqui eu quero registrar que não estou falando apenas sobre signos, mas crenças de modo geral.

"Talvez o seu namoro tenha mesmo ruído porque vocês dois eram muito diferentes, pode ser que a astrologia seja mesmo a culpada, mas você não pode esquecer de todos os outros milhares de fatores que permeiam as nossas decisões e suas consequências. Não é saudável focar apenas nisso, muito menos inteligente"

Foi muito bom poder acompanhar os posts do blog e a repercussão que isso estava gerando em com os alunos. Claro que algumas coisas me deixaram meio com o pé atrás, como por exemplo, em alguns posts, Isa detalhava totalmente o encontro, como alguém não ligou quem ela era? Tipo, que alunos de jornalismos são esses que não conseguiram apurar essa fofoca? Olha, na minha época, eu e meu grupo sabíamos tudo de toda a faculdade em poucos minutos, achei eles bem fraquinhos nesse quesito...

Mas brincadeiras à parte, como eu disse, a obra é um clichê adolescente delicioso de se ler, a escrita da Ray é muito sensacional, ela vai contando a história de maneira leve e instigante que faz você querer saber mais. E mesmo quando você sabe o que vai acontecer, ainda é gostoso de ler.
Fiquei muito feliz em conhecer a escrita da autora e com toda certeza já deixei anotado “Confidências de uma Ex-Popular” para ler. Ah, enquanto eu estava pesquisando a capa do livro para montar o post, encontrei um conto da obra no Unlimited. Então, em breve eu devo falar o que eu achei dele no Instagram @entrechocolatesemusicas.

"Apesar da nossa ânsia por histórias que inovem e fujam do clichê, não existe nada mais gostoso do que assistir a um final feliz"

E você já conhecia a obra? Lembrando que você pode comprar Os 12 signos de Valentina clicando no link e me ajudar a manter o blog funcionando.

Beijinhos,

12 comentários

  1. Oi Ani, tudo bem? Eu gosto do tema signos, mas me impressiona também como as pessoas se apagam nisso rs Eu não li nada ainda da autora, mas parece uma leitura divertida!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Leituras despretensiosas são sempre as melhores não é mesmo?! Eu já ouvi falar MUITO do livro, até porque teve projeto no catarse recentemente sobre um livro universo, porém ainda não tive oportunidade de ler. Pela sinopse não sei se seria algo que fosse gostar, no entanto a cada outro novo elogio fico mais tentada. Enfim, de qualquer maneira amei a sua resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Essa leitura com certeza deve ser muito gostosa e fluída. Não sou fã de romances clichês mas eu dei risada com a sinopse e com a resenha e me ganhou ai.
    Só quem já passou por uma situação assim sabe o quanto é desgastante, humilhante e parece que a gente nunca mais vai sair do fundo do poço, realmente entramos em desesperos e esquecemos como o mundo é grande e quantas pessoas vamos encontrar para nos fazer feliz (não me refiro somente a relacionamento, amizades são inclusas no nosso bem estar).
    Bom, eu falo por mim, estudante de Biblioteconomia e sei o quanto eu já entrei em furadas em estágio, cada coisa que pelo amor de Deus haahaha
    Um livro que entrou na minha lista de desejados e estou louca para ler.
    Ps: Não sou a louca dos signos, mas acredito muito.

    https://bibliotecandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ani, tudo bem?

    Não acredito em signos, mas a história me parece bem bonitinha e despretensiosa. Gosto disso!!
    E morando em SP gosto muito de ler histórias que acontecem aqui, parece que posso passear com os personagens pelos lugares que passam, já que muitos me são familiares...
    Acho que pode ser um lindo gostoso de se ler em época como essa!!
    Já anotado.
    Obrigada pela dica.
    Abraço,

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2020/05/resenha-as-tres-marias_5.html

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ani

    Eu só sei meu signo, Leão, e não sei nem lua, nem ascendente nem nada. Sou zero ligada nessas coisas, assim como você, e talvez por isso eu nunca tenha tido um interesse real por esse livro. Eu conheço a autora, a sigo nas redes social e tenho o outro livro dela aqui.
    Sabe aquele livro que a gente não compraria, mas leria se alguém desse de presente? Então.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  6. Já tinha ouvido falar do livro, mas não lembro se já tinha lido alguma resenha. Amei!!!
    Já vou correndo and no meu Skoob e olhar o valor dele na Amazon.
    Vc é jornalista, que legal, trabalha na área!? Estou no primeiro período e gostando muito 😍😍😍😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!

      Sim, eu sou formada em jornalismo e trabalho em assessoria de imprensa... É muito bacana, a parte de assessoria dependendo da faculdade é pouco explorada, mas é maravilhosa... Eu sempre gostei hehehe espero que continue curtindo o curso <3

      Excluir
  7. Olá, tudo bom?
    Comprei esse ebook tem um tempo já, mas nunca que começo a ler. Adorei saber um pouco mais sobre esse clichê cativante e divertido. Já fiquei curiosa para saber como vai ser essa experiência dela com os doze signos do zodíaco e todas as lições que ela vai tirar dessa experiência. Amei sua resenha, me deixou louca de vontade de conferir logo a leitura ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu acho essa capa tão fofa. Ainda não tive oportunidade para ler essa história, mas quero fazer isso futuramente. Gostei da resenha <3 me deixou curiosa


    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  9. Eu sou uma pessoa que não acredito em signos, astrologia ou horoscopo, por isso nunca tive muito interesse em ler o livro. Mas gosto desta premissa e acho que posso me divertir lendo essa história.

    ResponderExcluir
  10. Li esse livro um pouco depois do lançamento e sou apaixonada na história, eu adoro signo e a história ainda é mega divertida!

    ResponderExcluir
  11. Olá Ani!!!
    Eu estou com esse livro pra ler na minha estante, mas enrolando um pouquinho porque tenho que ler algumas coisas da minha faculdade e por isso ele ainda não foi lido.
    Eu me identifiquei um pouco com a personagem do livro em outras resenhas, e ela ter o nome Isadora também influenciou um pouco.
    Adorei a resenha e sério queria saber o que a personagem diria sobre seu mapa astral rsrsrs

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com