Exposição Castelo Rá-Tim-Bum no MIS


Klift, Kloft, Still a porta se abriu!

  Não tem como começar esse post de outra forma, oi vocês! Tive que mudar toda a programação dos posts para encaixar esse aqui. Claro que era pra postar na quarta que foi o lançamento da exposição, mas ainda não tinha as fotos de divulgação do evento. 
  Esse ano foi comemorado 20 anos do programa infantil Castelo Rá-Tim-Bum e o MIS junto da TV Cultura/Fundação Padre Anchieta prepararam um tributo para o programa.



  Se você me disser que nunca assistiu esse programa, abra uma nova aba e clique aqui AGORA! HAHA é sério!
  Eu tenho 23 anos, posso dizer que realmente fui criada por toda a programação da Cultura/SBT/Globo (na ordem de importancia). Cresci assistindo O Fantástico Mundo de Bobby, aprendendo com O Mundo de Beakman (você pode encontrar algumas temporadas no Netflix), Três Espiãs DemaisPokémon, dando tchau pra turma do Júlio no Cocoricó, viajando no Mundo da Lua com o Lucas Silva e Silva e tentando descobrir que som era aquele no Castelo Ra-Tim-Bum (e muitos, muitos, muitos outros). Olha só, não vou perdoar se você disser que não conhecia porque tá tudinho linkado no youtube. Alias está sendo muito bom fazer esse post porque eu estou revivendo uma parte muito boa na minha vida. 
  Vou confessar que sou muito "infantilóide" para desenhos e filmes, e se estiver passando eu assisto os episódios antigos de Sunny Entre Estrelas, Os Feiticeiros de WaverlyPlace, Hannah Montana e outras séries que passavam no Disney Channel (tudo bem que eu não era mais criança quando passava essas séries buuut), mas hoje eu não consigo compreender os desenhos infantis, e nem é porque a "minha época" já passou ou algo assim, é porque eu não consigo entender a mensagem que eles querem passar para as crianças. Enquanto fazia o post e via os eps. no youtube pensava "gente, será que tem um box de tudo isso? Quero educar meus filhos com esses desenhos e séries" (quando digo filhos, assim que um milagre acontecer e o Quixote mudar a ideia de não termos filhos ou parar de insistir em ter só cachorros ou um dragão). Não sei pra você, mas a TV era melhor naquela época. 
   Acho que hoje, o mundo está criando mini adultos, é muito difícil ver crianças sendo criança, cada dia com mais tecnologia e com menos brinquedos, programas com assuntos que devem sim ser tratados, mas de uma forma mais leve. Não sei se é porque eu não tenho nenhuma criança mais em casa, nem na família, não vejo mais tantos programas infantis na TV aberta como tinha quando eu era criança. E isso é muito triste. Mas como eu sei tem mamães lindas aqui, por favor digam que eu tô errada. Agora vamos falar do que importa - não, não é TecPix.

Sobre a exposição

  Castelo Rá-Tim-Bum foi um programa educativo voltado para o público infanto-juvenil - que conquistou muitos adultos - transmitido pela TV Cultura entre 1994 e 1997 (muito, muito pouco). Ele foi inspirado em outro programa educativo da mesma emissora, o Rá-Tim-Bum (seeenta que lá vem história) e deu origem ao Ilha Rá-Tim-Bum (sempre para frente, em lugar nenhum, Ilha Rá-Tim-Bum). O Castelo foi criado por Flávio de Souza e Cao Hamburger (que eu achava que era hambúrguer), contava com a colaboração de 250 profissionais e foi eleito o melhor programa infantil de 1994 pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), ainda em 1994 e 1995 recebeu medalha de prata na categoria de melhor programa infantil do Festival de Nova York, em 1995 ganhou o Prêmio Sharp de Música pelo melhor disco infantil. A audiência na época era média de 12 pontos, o que jamais fora alcançados por uma série educativa ou programa de qualquer emissora CHUPAGLOBO e de 1999 e 2001 a série foi exibida pelo canal a cabo Nickelodeon para toda a América Latina. Merecia ou não ter uma exposição?
  Como disse no começo do post a exposição está no MIS (Museu da Imagem e do Som) com o apoio da TV Cultura/Fundação Padre Anchieta para comemorar os 20 anos da série, olha só eu tinha 3 aninhos, realmente cresci assistindo. A exposição ocupará os dois andares do Museu e será dividida em duas partes, em uma os visitantes terão o prazer de conferir as peças originais do programas, objetos de cenas, fotos, trechos do programa e muito mais coisas, em outra parte, vamos poder conhecer como era dentro do Castelo (coração palpitando), mais de 10 ambientes foram recriados e os bonecos como o Gato Pintado, o Mau (), a Celeste, o Relógio e o Tap e Flap estarão lá.
  Vai ter também uma programação paralela nos finais de semana, onde serão apresentados espetáculos com alguns atores do elenco, como a Morgana e a Penélope, não pera, Rosi Campos e Angela Dip. Também haverá oficinas gratuitas voltadas para o publico geral e professores. O MIS também vai oferecer cursos relacionados ao Castelo, e entre eles está o Stop Motion: Ratinho Castelo Rá-Tim-Bum (meeeu pé, meu querido pé que me aguenta o dia inteeeeiro) esse curso será de 13 de agosto á 5 de setembro.
   Deu pra perceber que vai ser super completa a exposição, e super vai dar tempo até de quem mora no Sul chegar aqui pra assistir. O que mais me deixou louca pra ir acompanhar foi as fotos publicadas. Chorei ao ver todo o preparo, o cuidado e a perfeição que ficou. Vou no comecinho de agosto, então se alguém tiver afim de ir me avisa.

Fotos



Salão Principal


Enquanto isso, no Lustre do Castelo...


Banho é bom, banho é bom, banho é muito booom (8)



Passarinho, que som é esse?



É só o Mau correndo pelos encanamentos do Castelo. Com o Godofredo.

 Todas as fotos foram tiradas do site da Veja e é de autoria de Rodrigo Antonio.

Informações

EXPOSIÇÃO DE 16/07/2014 Á 12/10/2014
Ingressos:
R$10,00 (inteira)
R$5,00 (meia) * Com o comprovante
Local de venda:
Exclusivamente na Recepção MIS - de terça a sexta, das 12h às 21h30. Sábado, domingos e feriados das 11h às 20h30.
Localização:
Museu da Imagem e do Som de São Paulo - MIS
Avenida Europa, 158 - Jardim Europa
São Paulo - SP CEP: 01449-000

Telefone: (11) 2117-4777
  Toda e qualquer informação desse post (tirando minha opinião, claro) você encontra no site do MIS clicando aqui
  Ok, eu sei que me empolguei no post, desculpa ser tão grande, mas é que foi tão importante para o meu desenvolvimento que nada mais justo do que essa homenagem... E ai o que acha da exposição? O que você mais sente falta da sua infância? Vamos conhecer o Castelo? Assim que for, vou fazer um post com as fotos *-*. Por favor eduquem as crianças com Castelo Rá-Tim-Bum!

Beijinhos,

48 comentários

  1. Nossa, eu choroooo só de ler teu post. Ahhh q sonho seria ir a essa exposição e levar a minha princesa pra ela conhecer de perto esse mundo que tem tanto da minha pré adolescência hehehe.

    Amo amo amo !

    Infelizmente moro longe e não posso ir :(

    Bjo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
  2. Hahaha, adorei esse post Ani =D
    Castelo Rá-tim-bum faz parte da infância de muita gnt, é inesquecível!
    Concordo com vc, os desenhos de hoje não são mais os msms, infelizmente =/
    E cara, que show essa exposição! *-* Pena que é em SP :( rs
    Ps: tbm via Três espiãs demais, adorava! kk
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gente que legal! Adoraria fazer uma visita a exposição. Tenha uma semana abençoada, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo bem?
    Está noticia é maravilhosa haha nossa que nostalgia, O Castelo foi minha CIA durante muito tempo da minha infância e me deu belos ensinamentos!
    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu adoroooo programas infantis, tenho 24 anos mais passo tempão assistindo desenhos com minha filha..
    Makeeando

    ResponderExcluir
  6. Oi Paulinhaaaa,
    eu não assistia muito o castelo Rá-Tim-Bum, mas sempre fui fascinada por desenhos infantis, tenho só 17 anos, mas quando estiver com 40 ainda vou querer ver desenhos.
    E eu simplesmente amo Hannah Montana hauha
    E concordo com você, o que eu mais gostava na tv aberta era a tv globinho cara (hauah) e nem tem mais. POR QUE TIRARAM A TV GLOBINHO?

    Adorei o post parceira!
    Beijorejas <3

    Blog: http://cerejamutanteblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu tô doiiiida pra ir, mas infelizmente terei que esperar até agosto, pois está tudo tão lotado! Exposição tão linda que nem dá pra acreditar que é real. <3

    Adorei seu blog.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Aniiii!
    AMEI O POST! eu fui criada com os mesmos desenhos e tenho medo do que meus filhos vão assistir! Quero salvar todos os ep de dragon ball, sakura, pokemon, cocoricó, ATÉ a porcaria de Teletubies! Melhor que ser essas criançar certinhas, de gravata e lancheira!
    Ameeeei o ratinho do "Meeeeeeu pé meu querido pé que me aguenta o dia inteiro!".
    Espero que esta expo venha para Curitiba! Não iria perder de jeito nenhum!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu assistia o progama, mas não era fã (pelo que me lembre)
    mas, achei muito legal essa exposição.beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu amava assistir hehe se eu morasse perto com certeza iria a essa exposição, beijos.

    http://cidocemulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Sou dez anos mais velha que você, mas amava o programa. Meu desejo era morar num lugar igualzinho hehehe. Gostaria muito de ir, mas moro muito longe. Parabéns pela postagem.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Ai como eu queria ir nessa exposição ç.ç Sortuda!!!
    Seu post me deu uma nostalgia tão grande que quase chorei!! AII QUE SAUDADEEEE hahahahahahaha.
    Sou como você, até hoje vejo todos os desenhos que puder. Ontem mesmo eu vi As três espiãs demais <33333 hahahaha. E sinto mt pena das crianças de hoje, pq os desenhos são um lixoooo, como pode?? hahaha.
    Beijoss

    fantasiand-o.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ahh que legal *--*
    eu amava Castelo Rá tim bum , rs

    Beijos, http://www.paaradateen.com ♥

    ResponderExcluir
  14. Amei o post !!
    Também amava o castelo rá tim bum !
    Sou da época que passava Telletubies , o pequeno urso, Os camundongos aventureiros e etc , eu não me cansava de assistir haha ^^
    Pena que eu não posso ir , é infância <3
    Beijinhos
    http://creativitymakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oii Aninha!
    Nós vamos nessa exposição.. Mês que vem né?
    Diz que siim, não seja má.. Siiim?
    :D

    ResponderExcluir
  16. Oi, Ani!
    Não sabe como estou maluca pra ir nessa exposição! Tambem fui criada pelos programas da cultura, e castelo ra tim bum era o meu favorito!
    Estou pensando em ir semana que vem!
    Beijos, Ana do dia

    ResponderExcluir
  17. Quem nunca assistiu ficou gloriada porque você arrasou nesta publicação deste post eu mesmo amei tenha uma semana abençoada.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  18. Oi, Ani! Menina, acabei de comentar em uma postagem com esse mesmo assunto!
    Tipo, acredita que nem me lembro se já assisti a esse programa educativo? Mas assim, gostei da notícia da exposição e das fotos. Tudo bem colorido e o cenário impecável! Minha irmã que deverá gostar.

    Um beijo enorme,
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita!

    ResponderExcluir
  19. CHORANDO :~ Quero muito ir ver essa exposição, um amigo já tinha me dito, cara. Eu era a maior fã do Castelo, AMAVA DEMAIS


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  20. eu amo/sou Castelo Rá-tim-bum e tudo o que a Cultura exibiu até um tempo desses porque, infelizmente até a própria Cultura decaiu de qualidade quando o assunto é público infantil. eu também assisti tudo que vc viu, menos os da Disney, aí só faltou o Caillou, que é genial!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Eu gostaria de ir na exposição, mas moro longe. Eu gostava de ver castelo ra tim bum e muitos outros desenhos. Infelizmente agora não tem mais desenhos e programas infantis como antes. É uma triste realidade. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Olá Ani, que legal seu post eu gostaria de ir, pena que moro muito longe.
    Beijos

    meus-dezesseis-anos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Vou ficar torcendo para que esta exposição venha pra BH/MG eu também passei a minha infância acompanhando as aventuras do Nino e sua turma... adoraria reviver estes momentos.
    Bjs - www.uaiquecharme.com

    ResponderExcluir
  25. OMG! Que legaaaaaaaal. Essa exposição deve ter sido ótima, super interessante.
    Nossa, eu amava as três espiãs, haha. Não cansava de ver, mesmo que fosse episódio repetido.

    ResponderExcluir
  26. qd fiquei sabendo dessa exposição fiquei LOUCA! castelo foi um marco na minha infancia! adorei o post e to doida pra ir!

    www.tofucolorido.blogspot.com
    insta:liviaalli

    ResponderExcluir
  27. Assim como você, minha infância foi preenchida pelo mundo encantado dos desenhos desse canais! Castelo Rá Tim Bum era maravilhoso, a exposição deve ser emocionante e memorável.
    Excelente dica!
    Beijos, Cyn.
    http://ograndetalvez.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Ameeeei, eu podia morar mais pertinho pra visitar a exposição né? :(
    http://estantedorefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Que legal uma exposição tributo ao programa! Adorei as fotos, eu amava esse programa quando era criança. Deu até uma nostalgia kkk
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oi, tudo bem?
    Que notícia maravilhosa! Também passei a minha infância assistindo a Tv Cultura e ainda assisto, de vez em quando, quando está passando os desenhos/séries que você citou.
    Castelo Rá-Tim-Bum é incrível e agora estou louca para ir nessa exposição. Pelas fotos, vi que o cenário ficou perfeito. E como vai até o outubro, vou tentar convencer meus pais a me levar haha!
    Beijos!
    http://borboletasliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. aaaah quem me dera se fosse aqui em Brasilia! Castelo Ratimbum me lembra muuito a minha infância, sério <3

    Beijoos, Ana Carolina
    Simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  32. Eu tb cresci assistindo todos esses desenhos, amava três espias demais rs :)
    E claro, assisti anos Castelo Rá-Tim-Bum.. clássico das nossas infâncias!!
    Beijos, Té
    www.bloglola.com.br

    ResponderExcluir
  33. Olá!!! Sou de 1996, mas de alguma forma conhecia quase tudo o que citou no comecinho da postagem. Eu adorava a programação infantil de antigamente. Confesso que ainda assisto alguns desenhos, mas nada como aqueles que passavam de manhã no canal Futura. Será que ainda passa? Qualquer dia confiro.
    Enfim, já tinha lido algo sobre essa exposição no facebook, mas nem me aprofundei no assunto. Obrigada por me dar essa oportunidade. Infelizmente, não tenho ir à SP :( Mas seria um sonho. Ai que saudade que me deu! "Passarinho, que som é esse?". Que amooor *-*
    Adorei a postagem!! Adorei mesmo. De coração.
    beijos
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Certeza um evento legal, lembro muito do programa.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  35. Também cresci assistindo esses programas, mas só preciso adicionar Madelanie à lista, que era um dos meus programas preferidos. Concordo, as crianças não são mais crianças, um tempo atrás vi uma menina de 3 anos mexendo no celular como gente grande, fiquei de boca aberta. Queria muito (muito mesmo) ir nessa exposição, mas não morro em São Paulo

    Bjos

    http://emmeumundodiferente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Eu quero MUIIIIIIITO ir, mas está tudo lotado e esgotado!
    E adorei a parte de 'viajar com Lucas Silva e Silva', quem nunca fez isso, não teve infância! hahahaha
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Minha infância *---* (LLLL
    Queria poder ir! ):
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Adorei o poste, vi sobre isso no site da uol, fiquei morrendo de vontade de ir, mais é dificil levando em conta que moro em outro estado.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. Quero muito ir! Castelo rá-tim-bum marcou minha infância haha ♥♥
    Beijos
    http://queencami.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Oi Ana, como está?
    Nossa, se eu morasse em São Paulo, já estava lá, hahaha.
    Era muito bom assistir quando era criança, deve ser mágica essa exposição. ADOREI a dica!

    www.enquantoestavalendo.com

    ResponderExcluir
  41. Ana, eu passei minha infância inteira sendo criada pela TV Cultura, e Todos os programas da emissora, assisti Rá-Tim-Bum, Castelo Rá-Tim-Bum, O Mundo de Beakman (e esse é especial, porque era o momento que eu ficava com meu pai, e um dia ele fez uma das experiências pra mim, e fez surpresa, nossa você não faz ideia do quanto isso foi importante pra mim), aprendi tanta coisa, foi culpa desses programas e de todos os desenhos que eu tenho uma cabeça que vive no mundo da lua hahahahaha sério eu inventava cada história, acabava o programa, mas eu continuava ele com as minhas histórias, era um mundo mágico, era especial, sabe, eu nem estou conseguindo escrever isso direito, enquanto escrevo, lágrimas escorrem do meu rosto... Eu sinto falta da ingenuidade que tinha, de todo o encanto que era, das brincadeiras saudáveis, de inventar brinquedos com coisas simples que eu tinha em casa, de fazer roupas para as minhas bonecas, de inventar histórias e viver num mundo paralelo, um mundo mágico onde eu entrava e saia a hora que quisesse!!!!! Hoje as crianças tem tudo muito fácil, é tudo muito fácil, acho tão importante instigar a imaginação, mas infelizmente não vejo mais isso, nem em escolas, estão mesmo criando mini adultos, infelizmente... O Castelo foi o melhor programa que assisti, e tenho certeza que não chega nem perto dos que tem hoje em dia, nunca mais (infelizmente) irá existir algo parecido!!!!!! Ahhhhh e também aprender ciências com O Mundo de Beakman é demais, né, sensacional!!!!!! Eu nem preciso dizer que amei esse post, mas eu digo: EU AMEI ESSE POST!!!!!!! Acho que vou pegar minha trouxinha e vou ai ver essa exposição, de verdade, seria o máximo, não sei se consigo, mas quem sabe, né hehehehe Estou vendo de novo, pois esta passando a reprise dos episódios, em dois horários: 11:30 e 19:30 (acho que é isso), quando dá eu assisto hehehehe Bjsss

    ResponderExcluir
  42. Meu deus, sessão nostalgia e velhice chegou. Vou tentar conferir quando for pra sp essa semana. Ai quero ir logo

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. ia amar ir, castelo ra-tim-bum fez parte da minha infância!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Oi Ani, tudo bem? Que lindo o post (momento nostalgia mode ON) o castelo fez parte da minha infância e eu adorava!! Sei que também fez parte da vida de muitas pessoas, por coincidência ontem no meu estágio uma colega começou a cantar uma das músicas do programa e logo em seguida todos nos lembramod de várias músicas e foi um momento tão bom, afinal é sempre bom lembrar daquilo que, em um determinado momento, nos fez felizes.
    Enfim, realmente gostei do post, pena que não moro em Sampa :/
    Beijos,
    Andréia - StarBooks

    ResponderExcluir
  45. Oi Ani,
    AAAAAAAAAAAAH eu estou louca pra ver essa exposição!
    Foi o programa que mais marcou a minha infância. E como eu gostava de Castelo Ratimbum *---*' Estou me programando pra visitar em breve. Vi algumas poucas fotos, mas espero que eu esteja errada. parecia pequeno. Vi que eles recriaram os cenários e tal, mas sei lá... não senti que estavam exatamente iguais. Eu já fui a uma exposição do Castelo Ratimbum - o filme e foi o máximo. Faz muitos anos, mas era extremamente detalhista. Espero que seja parecida com essa.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  46. Oi Ana Paula, tudo bem?
    Indiquei esse post no blog http://www.starbooks.com.br/2014/06/links-bacanas-1.html
    Beijos

    ResponderExcluir
  47. Oi Ani, tudo bem? Adorei esse post e me identifiquei com tudo o que você falou. Aliás, assisti a todos os programas que você disse, e ainda hoje vejo as séries que passam no Disney Channel.

    Nossa, essa exposição deve ser perfeita *-* mas pena que não tenho como ir a SP. Vou ver se perturbo meu irmão para ir comigo... rsrs. Deve ser muito legal!! Aguardarei para ver as fotos :)

    Vi seu post no blog da Andréia do StarBooks.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com