A Pausa do Tempo - Valéria Martins


Oi vocês,

   E esse calor que está fazendo em SP?? Gente, eu fico tão insuportável nesse tempo :( Não vejo a hora de cair uma chuvinha aqui - e uma chuvona no Cantareira - para melhorar a situação.
   Faz um tempo que eu formalizei parceria com a Valéria Martins autora do livro A Pausa do Tempo, confesso que demorei um pouco para ler o livro por conta da correria do dia a dia, e me arrependo muito por isso.

A Pausa do Tempo

Título Original: A Pausa do Tempo
Autor: Valéria Martins
Editora: Jaguatirica Digital
Páginas: 156
Sinopse: Com "A Pausa do Tempo", Valéria Martins, jornalista, escritora, blogueira e agente literária, presenteia seus leitores com textos colhidos do seu blog, crônicas tecidas com sutileza e perspicácia, reflexões lúcidas acerca da vida e da morte, do amor e do tempo, do cotidiano, família, amigos, viagens, literatura, música, cinema. Sem sair da suavidade, sem nunca perder o tom, Valéria lança, sobre si mesma e sobre o outro, um olhar às vezes leve e divertido, outras vezes denso e doloroso, mas sempre cheio de confiança na vida, no ser humano e em Deus.

   Quando recebi a proposta de resenhar o livro da Valéria eu fiquei muito feliz porque estou amando livros de crônicas. A Pausa do Tempo é uma junção de crônicas publicadas no blog A Pausa do Tempo de 2007 a 2011, divididos por Reflexão, Amor, Literatura, Cotidiano, Viagem, Cinema e Amigos de Blog.
    Em todos os textos Valéria nos presenteia (como diz a própria sinopse) com grandes ensinamentos e com momentos vividos durante a sua vida de uma forma simples, a maneira leve da escrita nos transporta para o local que a autora descreve. Quando comecei o livro, realmente dei uma pausa no tempo para viver aquilo, me senti amiga da Valéria, como se estivéssemos sentadas tomando um café enquanto ela me contava um pouco mais da sua vida e espero um dia poder realmente encontrar a autora para poder conversar e conhecer mais histórias.
    A Pausa do Tempo foi um livro totalmente diferente do que eu já li, algo de cunho mais pessoal, me fez refletir sobre o que eu quero da minha vida, viagens que quero fazer, lugares que preciso conhecer, autores que preciso ler, filmes para assistir. A escrita é leve, simples e cativante, diagramação ótima. O único defeito do livro são as 156 páginas... Como só 156 páginas? Leria mais e mais.
   A resenha de hoje foi curtinha, mas o fato é que eu não encontro palavras para descrever o quanto eu gostei do livro e a vontade de viver que ele me despertou. Agradeço a oportunidade de ler essa obra e aconselho a leitura sem sombra de duvidas, separei alguns quotes para colocar - dessa vez - no final da resenha.

Quotes:

"A liberdade pode ser angustiante... Em certas horas eu pedia um sinal, algo que me indicasse qual direção seguir! Mas na maioria das vezes, esse sinal não vinha e eu tinha que decidir... Sozinha!"

"Concentra-te neste dia que desponta,
pois ele é a própria vida em seu breve curso.
Jazem nele todas as verdades e realidade da tua existência;
a felicidade de crescer, a glória de agir, o esplendor da beleza.
Pois o dia de ontem é apenas um sonho e o amanhã, uma visão.
Mas o dia de hoje, bem vivido,
torna cada dia passado um sonho de felicidade
e cada amanhã uma visão de esperança.
Concentra-te, portanto, neste dia.
Neste dia maravilhoso que desponta!"
(Saudação ao amanhecer - Autor Desconhecido)


"Não faça a sua felicidade depender do que não depende de você."


"[...] E sentir que a vida é mais suave e redonda, muito menos pontiaguda, porque a gente gosta de alguém."


"[...] O amor é a maior aventura da vida e não tem idade para começar."


"Isso me faz acreditar que quando a gente ama o que faz e tem um plano pode e deve investir nele, mesmo que os outros nos chamem de loucos, porque vai voltar. Em dobro, em triplo, multiplicado!"

"Nossas rotinas são tão frágeis. Tudo pode mudar de uma hora para outra, mas seguimos inconscientes disso, talvez porque a consciência seja insuportável."

  E para finalizar, deixo uma questão da Valéria para vocês:

"Uma parte de mim continua acreditando que tudo é possível... A maior parte, graças a Deus. Além de tudo, apesar de tudo. E você acredita?"
Eu sim.


  Beijinhos,


45 comentários

  1. Gostei e adorei os Quotes...
    Bjs
    http://meninadivadamodaoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adoreiii os quotes, amo cronicas de todos os estilos rs!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. adorei a resenha! e tbm nao to aguentando esse calor! eu fico mt de mau humor!

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Esse livro te deixou com vontade de viajar e isso me deixou com vontade de viajar também hahaha
    Ainda vou pegar um livro assim, baseado em fatos, pra ler.

    Beijo
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana, como vai?? Eu também tenho adorado poder ler livros de crônicas, sabia? A blogosfera tem me proporcionado isso, rs. Adorei a sua resenha e fiquei curiosa para ler mais sobre a obra. Os quotes que você escolheu são ótimos <3
    Grande beijo ♥

    Thati;
    http://nemteconto.org

    Sorteio de "As Sete Irmãs", de Lucinda Riley, no blog.

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro um calor rs, adorei a resenha, ultimamente não tenho lido muitos livros, infelizmente.
    Beijos

    http://diadespa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    O calor não é só ai em SP não, na Ba está demais também!
    O livro parece ser bom, só não sei se estou no clima para este tipo de leitura no momento.
    Gostei dos quotes.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook Tem promoção de Halloween lá no blog. Não fique fora dessa!

    ResponderExcluir
  8. Cada quote lindo =) até salvei alguns (mania de anotar na agenda sabe ahhaha)
    adoro crônicas e com ctza me interessei pelo livro

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante da resenha, não conhecia a Valéria.


    http://www.elaecrista.com/2014/10/paleta-sombra-3d-evening-fenzza-make-up.html

    ResponderExcluir
  10. "Nossas rotinas são tão frágeis. Tudo pode mudar de uma hora para outra, mas seguimos inconscientes disso, talvez porque a consciência seja insuportável." To apaixonada :OOOO Preciso ler o quanto antes, que perfeito!

    Beijorejas

    Blog: http://cerejamutanteblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Achei lindo, até a capa me encantou e sua resenha complementou rs.
    kkkk aqui em MG também está um calor insuportável e não chove também =/
    Eu não sou fã de crônicas, mas gostei pelo jeito que falou da autora colocar.
    Hahaha eu quero ler o/

    Beijos!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Estou curiosa para ler esse livro, gosto de ler crônicas...
    E quero muito ter esse sentimento de paz.
    Beijos
    http://amandastale.blogspot.com
    http://cartasparaoarcoiris.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Estou curiosa para ler esse livro, gosto de ler crônicas...
    E quero muito ter esse sentimento de paz.
    Beijos
    http://amandastale.blogspot.com
    http://cartasparaoarcoiris.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Ela fala em viajar, vc fala em viajar, eu falo em viajar. Que tal viajarmos? hahaha em tempo, adorei a resenha, mal vejo a hora de lê-lo!!!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Nossa, amei os quotes ! Só por eles já fiquei com vontade de ler esse livro :)

    Bjo sua linda !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Sorteios Na Web |

    ResponderExcluir
  16. Oi Ana, tudo bem? Nossa, gostei bastante do livro, parece ser maravilhoso... as vezes é bom ler algo mais simples mesmo, que nos faz sentir mais leve e nos faz pensar e sentir vontade de viver mais e mais intensamente. Adoro crônicas e essas me interessaram bastante e o título do livro é bem sugestivo. Espero que um dia você possa encontrar a autora e poder conversar com ela. Também adorei os quotes, são maravilhosos?

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  17. Oiiii!
    Tbm estou gostando de ler livros de contos e poesias, é bem legal, tem vários ensinamentos e são bem pessoais *-*
    Tbm gostei dos quotes!
    (jornalista, escritora, blogueira e agente literária, quero ser assim qnd crescer! hahaha)
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Desconhecia por completo esse livro, mas adorei a dica. Parece ser excelente.
    Dica mais do que anotada.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
  19. Não curto crônicas, então não leria o livro, mas gostei muito do terceiro e do quarto quote. Se ele te despertou essa vontade de viver e te causou tantas reflexões deve ter sido uma leitura maravilhosa para você. Beijo. Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  20. Oi, Ani!
    Preciso postar a resenha desse livro o mais breve possível.
    Eu tive uma opinião diferente da sua. Não gostei tanto da leitura por não ser o tipo de leitura que me agrade tanto. Esperava contos diferentes dos que realmente encontrei. Mas curti a escrita de autora e espero que ela escreva algo ficcional algum dia.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  21. Tem alguns livros que fazem isso com a gente né? Já aconteceu comigo e justamente de um livro de parceria e de um gênero que não era o meu preferido. Quanto ao livro não é um livro que eu leria no momento, mas quem sabe mais pra frente.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  22. Oi Ani.
    Eu não tenho o hábito de ler crônicas apesar de gostar, mas às vezes é bom respirar novos ares.
    E essa dica já anotei porque gosto de livro que me fazem refletir.
    O segundo e o terceiro quote chamaram minha atenção.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  23. Menina você acredita que nesse calor fica difícil até pra ler, mas gostei da resenha e da indicação, sem contar as quotes *-*
    beijoss

    http://semtempestade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Também acho que o calor está insuportável, e o pior são os mosquitos que verem junto no pacote de verão :/
    Não conhecia o livro, mas me interessei e muito, vou colocar na minha listinha.

    Bjos

    http://emmeumundodiferente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi, Ani! Tudo bem?
    Menina, arrasou com essa resenha! Amei! A Valéria também é parceira minha e recebi o meu exemplar já tem algum tempo, porém ainda não li. Pretendo fazê-lo em novembro e posso afirmar que estou ainda mais curiosa! Amei os quotes!

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita!

    ResponderExcluir
  26. Ola
    Nunca li uma crônica, mais esse parece ser legal =, não sei se leria, mais gostei dos quotes separados.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Faz tanto tempo que não passava aqui, que saudadeee <3 Ah teu blog está cada vez mais lindo! E sobre o livro, eu ainda nao conhecia mas parece ser envolvente! Fiquei curiosa pra ler!

    Beijoos, Ana Carolina
    Simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  28. Não é bem o tipo de livro que gosto, mas parece bem legal...
    Aqui em SP ta bem quente mesmo... mas de noite até que esfria um pouquinho. Também estou torcendo por chuvas. Não só eu né, acho que muita gente rsrsrs
    Sobre a frase final, também acredito que tudo é possível. Andei lendo o livro O segredo recentemente rsrsrs
    Bjs
    http://www.penseira.com

    ResponderExcluir
  29. pela sinopse me lembrou os livros da Bruna.. kkk adorei e fiquei com vontade de ler!
    http://geoaraujoand.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi,

    Estou me apaixonando por livros de contos! E esse já na minha listinha, amei os quotes eles, são bem reflexivos, e eu entendo, livros de contos e cronicas são bem fininhos mesmo, dar vontade de ter mais páginas, mas infelizmente não tem.

    Mayla

    ResponderExcluir
  31. Oi, tudo bem?
    Eu adoro crônicas, antes eu não gostava, na verdade nem tinha curiosidade em ler, dai com o blog tive oportunidade de conhecer alguns livros de crônicas e adorei, então fiquei interessada nesse, mais ainda ao ver que traz temas ótimos para fazer o leitor refletir, adoro livros assim *-*

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Tomara que esse calor dê uma trégua por aí :( Não tá fácil, né? Gostei da resenha e das quotes selecionadas <3


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  33. Acho que eu já comentei em outro post aqui do blog que eu prefiro romances. Contos, crônicas, poesias e demais textos pequenos não costumam me atrair, como foi o caso desse. Gostei dos quotes, mas ficaria muito mais feliz se eles estivessem inseridos no meio de uma história.
    Nunca tinha ouvido falar nessa editora! :O
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  34. Oiee, tudo bem?

    Eu li recentemente uma coletânia de cronicas. Gosto de livros ou textos que nos fazem refletir. Que bom que o livro despertou em você tantas sensações gostosas. Parabéns pela resenha tão inspiradora

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  35. Oi Ana!
    Os quotes chamaram minha atenção... não conhecia o livro e nem a autora. Parece ser muito bom!
    Entrou pra minha listinha!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Acho que vou gostar pois amo crônicas!

    http://alinenomundo.com.br

    ResponderExcluir
  37. Olá.... tenho que concordar com você sobre o calor. São Paulo está terrível e sempre oscilando durante o dia.

    Sobre o livro, acho que ainda não li nenhum de crônicas, ler esse livro seria uma experiência interessante. rsrs Quem sabe quando estiver com mais tempo. Dica anotada.

    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Olá

    Ah, eu adoro livro de crônicas e contos independente, na maioria das vezes, do gênero em que o conto/crônica se encaixa. Fiquei interessado no livro, pois não o conhecia e também porque gostei da proposta dele. Espero poder ler algum dia.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  39. Nossa esse livro parece ser otimo, poxa eu estou sendo uma nova apaixonada por livros não lia muito mas agora leio tantas resenhas de livro e isso me aguça aquela curiosidade para saber mais, e esses tempos ganhei um sorteio de um livro e estou lendo, achei que não leria mais confesso que amei, beijos linda http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Oi Ani. Eu adoro crônicas, então já fiquei interessada na leitura. A capa do livro me chamou a atenção e espero ler em breve.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  41. OI Aninha, tudo bem?
    Sua resenha me fez pensar nas coisas também, gosto muito de livros que me fazem parar e refletir. Essa ideia da pausa do tempo me levou para dois lados: primeiro, já percebeu que tudo é uma correria, nunca temos tempo para nada???
    E, segundo, o tempo, na verdade, não faz pausas, se nós não diminuirmos o ritmo, não fizermos a nossa própria pausa para a vida, será tarde depois.
    Gostei muito da resenha e da proposta do livro. parabéns para a autora.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Oi,
    Eu também estou vivendo um momento de amar crônicas e contos. Principalmente aquelas baseadas na experiência pessoal de alguém e que possibilita aprendizado, crescimento e reflexões ao leitor! Encontrar com essa possibilidade de refletir enquanto se lê é maravilhoso!
    Adorei a proposta do livro e pude sentir o quanto você amou o livro!

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Ola Ani gostei muito da premissa e contos sempre trazem mensagens positivas mesmo sendo curtos. Vou pesquisar mais para comprar. beijos lindona
    Adorei as quotes

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  44. Ani, confesso que cronicas não são o meu estilo de leitura favorito, mas as vezes é bom mudar e sua resenha me deixou bem tentada a isso.. Gostei das cronicas virem divididas por temática, assim podemos ler algo que tenha mais a ver com o nosso momento.
    Ahh, e um quote em especial me chamou a atenção: O amor é a maior aventura da vida e não tem idade para começar. Adorei <3

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com