Azul da Cor do Mar - Marina Carvalho



Oi vocês,

Já falei 2500 vezes isso, mas vai que tem alguém que não sabe ainda... Eu faço jornalismo e em 23 de fevereiro começo o quinto semestre e se tem uma coisa que eu AMO é escritor que é jornalista e faz livro falando de jornalismo. A Marina além de ser uma linda é jornalista e em Azul da Cor do Mar a personagem principal é estagiária de jornalismo, me identifiquei sim ou claro? Com certeza. Adoro quando me apaixono por indicações e espero que vocês gostem da minha resenha.

Azul da Cor do Mar


Título Original: Azul da Cor do Mar
Autora: Marina Carvalho
Editora: Novo Conceito
Páginas: 334
Sinopse: Skoob

Qualidade EC&M:



Azul da Cor do Mar conta a história de Rafaela Vilas Boas uma jovem estudante de Jornalismo que tenta a vaga de ser estagiária no Jornal Folha de Minas. Quando mais nova, Rafa passava suas férias com a família em Iriri, no Espírito Santo. Todos os dias ela via um menino de mochila xadrez andando de bicicleta. Ela gostaria de ter falado com ele, pelo menos uma vez, mas nunca conseguiu, o contato mais próximo  foi a ultima vez que Rafa encontrou com ele na praia, ele estava com uma carta não mão, depois entrou no mar e quando ele estava indo embora, seus olhos se cruzaram... Desde então ela tem uma obsessão pelo garoto e escreve textos para ele. Essa obsessão fez com que Rafa “fracassasse” em todos seus relacionamentos amorosos.

"Mesmo sem saber quem ele era, vivi os dez anos seguintes com aquela imagem da praia na minha memória. Aquilo me marcou. Muito. Nem eu sei explicar por quê."


Aos 21 anos, ela era a melhor aluna da sala e com a indicação de uma professora foi fazer uma entrevista para estagiar no maior jornal de Minas Gerais. Depois de passar pelo processo seletivo, Rafa consegue a tão sonhada vaga na editoria de jornalismo investigativo. Mas nem tudo são flores, o seu colega e “tutor” no trabalho é a pessoa mais arrogante do mundo. Bernardo Venturini é um jovem com uma carreira promissora, um dos melhores jornalistas da Folha de Minas, premiado e SUPER mal humorado. Juntos, os dois vão ter que aprender a lidar com as diferenças para conseguir trabalhar juntos e Rafa terá que finalmente largar essa obsessão pelo garoto da mochila.

"Ser Jornalista, para mim, transcendia remuneração e reconhecimento. Era questão de escutar o chamado da minha vocação."


Comprei esse livro por ver todos os elogios que  minha amiga Ana – nova colunista do blog – fazia a autora. Confesso que queria muito o “Simplesmente Ana” e o “De repente Ana”, mas não tinha os dois na Saraiva, então como estava morrendo de curiosidade, escolhi o Azul da Cor do Mar. Realmente minha amiga tinha razão, a escrita da Marina (adoro esse nome) é maravilhosa, extremamente fluída e simples. O livro é muito engraçado, ri demais com vários termos utilizados pela autora.

"Posso ser chamada de tudo, menos de dramática. Quem não me conhece direito costuma dizer que sou fria. Mas não se trata disso. Eu gosto de guardar meus sentimentos comigo mesma para que não ganhem dimensões avantajadas."



O que eu mais curti, foi o jornalismo investigativo está presente na história, na verdade, sou apaixonada por qualquer tipo de jornalismo, mas esse faz meu coração acelerar. Ver Rafa e Bê (sou intima) fazendo as matérias, dando furos de reportagens me fazia ficar extremamente feliz. Achei a Rafa muito irritante no principio, o motivo?  Somos extremamente parecidas, somos ignorantes, estressadinhas e muito dificilmente assumimos quando gostamos de alguém. Fora os dois pés esquerdos dela né? Igual, igual.

"Portanto, cada vez mais entendo que o papel do jornalista extrapola a transmissão de notícias. Temos o dever de mostrar a realidade do jeito que ela é, sem subterfúgios."


Como eu disse a leitura é fluída e você consegue ler em um dia, demorei mais pois estava ajudando na ceia daqui de casa, então tive que parar um pouco. A diagramação está linda, a fonte, as folhas amareladas, as imagens que indicam um novo capitulo e principalmente, os trechos que foram retirados do Manual de Redação da Folha e do O Globo. Adorei isso, parabéns Marina !
Em suma, Azul da Cor do Mar é um romance com uma pitadinha de comédia que te prende do inicio ao fim fazendo você torcer para os personagens. Marina conseguiu me fazer visualizar todas as cenas do livro, a ingenuidade de Rafa e a super proteção de Bernardo  - quando este resolveu se mostrar mais humano – aconselho a leitura para todos que adoram um livro leve e gostoso de se ler.
Parabenizo a autora pela escrita incrível e já informo que quando voltar a comprar livros “Simplesmente Ana” e “De repente Ana” estão na lista de prioridade.
Ah, esse também está naquela lista de livros meus que meu pai gostou HAHAHA. E eu agora quero um cachorro – não precisa ser Pug – para chamar de Dom, mas Dom Jr. Por causa do meu namorado.

Beijinhos,


28 comentários

  1. O que me chama a atenção nessa obra é exatamente esse jornalismo investigativo. Acho que iria gostar da trama por causa desse detalhe.
    Excelente dica.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  2. Oii!!

    Colega jornalista, eu te entendo quanto gostar de livros sobre o tema e jornalismo no geral hehe. Bom, esse livro eu não conheço, só ouvi comentários positivos. Acho a capa uma graça, linda demais, e sempre que vejo fico com vontade de me aventurar por mais essa aventura. Já vai para a minha lista do skoob.

    beijos

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oii
    Sonho de qualquer um na nossa profissão trabalhar em um jornal assim.. ai ai
    Adoro histórias que envolvem jornalismo, mas até agora só encontrei nos filmes. Leria o livro com certeza!
    Quando eu li o título e vi a capa nunca teria adivinhado que a história na verdade é essa, pensei que envolvesse alguma coisa com praia mesmo, sei lá haha

    Beijos, O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  4. Oii tudo bem??? Eu estou com De Repente Ana para ler, mas ainda não consegui. Fico muito feliz que tenha gostado do livro (sempre adoro quando alguém fala bem de livros nacionais, ahhahah). Então somos três, também sou estressadinha, mal humorada e tudo mais, hahahah
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amei a postagem resenha maravilhosa eu aida não li, mais por
    causa da sua resenha super ótima eu amei o livro, bom final de semana.
    Vídeo Novo: https://www.youtube.com/watch?v=1LOCPg0HbTA

    ResponderExcluir
  6. Primeiro tenho que dizer que gostei do novo visual do seu blog, ficou mais bonito e mais limpo e em segundo com certeza essa resenha me deixou curiosa a respeito do livro, já tinha ouvido falar dele em resenhas de outros blogs, e gosto quando um livro tem leitura rápida. Acho que compraria este e leria sim.

    aguardandoocamaleao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oiee.
    Este livro é realmente demais né? Li ele ano passado eu acredito - risos! e amei a leitura. Devo dizer já o emprestei para 4 pessoas e ambas amaram a história por isso creio que seja bom mesmo. Amei sua resenha e saber que amou a obra

    Espero ler outros livros dela

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  8. Oie Ani! ^^
    Esse livro parece ser uma leitura muito agradável, já ouvi muitas coisas positivas sobre Ele! E essaaa capa, aaaah como não amar! <3 Não sou muito chegada a Praia mas amo a sensação da areia nos pés! *-*
    Beijinhos! :* Até logo!
    Amei o novo Layout! <3

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Já tinha ouvido falar do livro, mas nem imaginava que tinha a ver com jornalismo. Leria só pra saber a lógica do título com a história e sim, amo ver jornalistas escrevendo histórias de jornalistas como protagonistas rs

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Adoro leituras rápidas e envolventes <3
    Essa capa é lindaa
    www.iamcamilakellen.blogspot.com
    www.facebook.com/iamcamilakellen

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Olha, eu ainda não sou jornalista, mas tô tentando estudar muuuito pra passar na facul de jornalismo no próximo vestibular. Sério, eu sinto que tenho algo com essa profissão. Ela me atraí de um jeito que não consigo explicar. Então, um livro de uma jornalista sobre uma jornalista (com citações ao mar, que é uma das minhas paixões de menina do litoral)... Não resisto! uhauhauua
    Será que a autora faz parceria? Eu compraria o livro com certeza, mas não quero ter que esperar juntar o dinheiro todo e etc :(
    Parece ser exatamente o tipo de história feita pra mim. Sem falar que eu ia ver algumas situações cotidianas da profissão, que eu ainda não tenho muita ideia.
    Beijos, obrigada pela indicação!
    Expresso de Nárnia

    ResponderExcluir
  12. Ownnnn que fofiiiiinho! Não conhecia mas vou dar uma olhada, adoro conhecer novos títulos!

    https://vidagourmetblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. nao conhecia o titulo, a leitura deve ser bem rapida e gostosa, curti mt ver aqui ;)

    www.tofucolorido.blogspot.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  14. Oie Ani,
    Tudo bom?
    Eu já tinha lido o primeiro livro da Marina, mas Azul da Cor do Mar ainda não tive a oportunidade... Parabéns pela resenha, fiquei bem curiosa, e principalmente a parte de jornalismo investigativo. E outro ponto foi você mencionar dos momentos engraçados... Vou ver se leio... ;)

    Adorei seu blog... Já estou seguindo...
    Depois dá uma passadinha no meu cantinho para conhecer e se puder segui-lo ficarei muito grata...
    Beijos
    Relíquias da Lylu =D
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Quero muito ler esse livro. Já li os dois livros da Ana e Ela é uma fera e amei a escrita da autora e me apaixonei por ela. Até deixei um recadinho no face dela e ela foi super simpática comigo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  16. Oi, Ani!
    Estou muito curiosa para conhecer a escrita da Marina. "Simplesmente Ana" e "De Repente" já estão na minha lista de desejados há algum tempo, agora "Azul da cor do mar" também está na lista.
    Adorei a resenha.

    P.S: Te indiquei para receber um selo lá no blog.
    Beijos

    >> Vem participar do top comentarista de fevereiro. Está valendo um livro surpresa e um vale presente da Saraiva<<
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  17. Como pretendo cursar jornalismo, tenho certeza que vou AMAR o livro!

    Beijão, www.opinada.com

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li nada da Marina, mas pretendo começar por Simplesmente Ana.

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. que resenha muito boa! me deu muita vontade de ler [: a capa é mt fofa, né?
    estou te seguindo
    beijão,
    www.renatacaparroz.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Ana!
    Já corri na Saraiva para ver o preço e adivinha? Está indisponível!
    Já anotei aqui para comprar da próxima vez. Amei sua resenha.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi, Ani!
    Ahh eu li esse livro e outros da Marina, e confesso que adoro a escrita dela.
    Essa livro realmente me ganhou, e de cara temos essa capa linda, né!?
    Eu adorei essa capa!
    Fico feliz que você gostou tanto da historia.

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  22. Oi Ani,
    Gostei bastante da resenha! Fiquei curioso pra ler o livro... achei o título bem bacana.
    Admiro muito essa profissão e desejo sucesso pra você lá na faculdade.

    Até mais,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Ana, tudo bem? Li "Azul da Cor do Mar" faz pouco tempo também, e ao contrário de você, não curti muito a história. Gostei muito da Rafaela (acho um nome muito bonito na minha opinião =P), achei ela corajosa e determinada, e adorei algumas atitudes dela... mas sinceramente a obsessão dela pelo garoto me irritou e muito, não consegui me envolver por isso. Adorei o Bernardo e esse jeito mal humorado dele, mas depois vemos que ele é justo e leal e tem um grande coração.

    Achei muito legal a parte do jornalismo investigativo e os trechos do manual de redação... acho muito legal quando tem essa inter contextualização.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  24. Ani esse livro é lindo demais! Acho que todos os aspirantes a jornalista piram com as dicas no inicio de cada capitulo hahahaa
    Sou grande fã da Marina, a forma como ela escreve é gostosa demais! E sim, leia Simplesmente Ana *-*
    Eu ainda não li a continuação, mas está aqui esperando =D

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  25. Nossa, sua empolgação toda me deixou curiosa até. Admito que nunca liguei muito pra esse livro, não gostei muito de Simplesmente Ana então acabei por não me interessar por esse livro novo. Ainda assim, é sempre bom dar uma chance né, ainda mais quando está sendo tão bem falado :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Um Caso Perdido", vem conferir!

    ResponderExcluir
  26. Oii, tudo bem? Eu tenho urgentemente que ler um dos livros da Mariana. Sigo ela nas redes sociais, e perdi as contas de quantos comentários positivos já li das obras escritas por ela.
    Gostei da resenha e dos quotes <3
    É um sonho fazer jornalismo, mas um dia realizarei... Aproveita a oportunidade, mergulha na faculdade... Terei que sair da cidade onde moro, caso consiga jornalismo :\

    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Ani, tudo bem???

    Já li algumas resenhas desse livro... e até fiquei interessada, mas ainda na dúvida... a sua resenha deu um pouco mais de inspiração... parece ser um bom romance.. daqueles que como você disse podemos ler em um dia... não sei se vou ler... mas se chegar em minhas mãos não irei desperdiçar a oportunidade... ainda mais por ser um livro nacional.. o que é maravilhoso!!! Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Olá

    Não sou muito fã de comédias românticas, mas esse é um livro que parece mesmo ser bem despretensioso e pra ser lido pra descontrair e o bom é que rapidinho. Talvez leria se tivesse a oportunidade, afinal gosto de protagonistas em certas profissões, e jornalista é uma delas.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com