EC&M Entrevista - Clara Savelli

Oi vocês,

   Dia de EC&M Entrevista!!! Oba! Autora de Mocassins & All Stars, Clara é parceira aqui do blog desde Novembro de 2014 e eu adorei ter lido a obra dela por me lembrar muito a escrita da minha musa Meg Cabot, estava devendo essa entrevista faz muito tempo, acontece que me enrolei com a faculdade e depois acabei esquecendo. Minha memória é horrível e eu tenho que sair anotando tudo, então depois de muuuuuito tempo, hoje eu trago a entrevista que fiz com a Clarinha.
   Savelli fala um pouco do inicio da carreira, projetos do futuro e da emoção de assinar com uma editora. Então, pega um café, chá, suco, Coca-Cola ou Guaraná e traz uma coxinha pra mim e confira a entrevista na integra.

Ps: Espero de coração que você leia o post até o final - a própria Clara falou que eu poderia editar as respostas, mas eu achei que não havia necessidade pelo simples fato de: um blog foi feito para ser LIDO, então parem de preguiça.




Entre Chocolates & Músicas Entrevista: Clara Savelli

Entre Chocolates & Músicas: Quando e como foi seu primeiro contato com a leitura?

   Clara Savelli: Eu realmente não me lembro da minha vida antes da leitura. Logo, foi bem cedo mesmo. Meus pais não são exímios leitores, mas tiveram um grande cuidado em me inserir no mundo da literatura e sou grata eternamente. Lembro que um deles sempre lia pra mim antes de dormir (lembro que lemos Robson Crusoé, A Volta ao Mundo em Oitenta Dias e várias fábulas nem tão conhecidas) e eles sempre iam comigo na Bienal. Enfim, eu gosto de ler desde que me lembro por gente.

EC&M: Você é bem novinha, quando começou a escrever? 


   CS: Eu sempre gostei de escrever e acho que isso tem relação direta com eu sempre ter gostado de ler. Minha mãe diz que antes mesmo que eu aprendesse a escrever, eu desenhava e pedia para que ela “legendasse” meus desenhos, formando uma historinha. Ela guarda esse meu “primeiro livro” com o maior carinho até hoje desde os meus três anos de idade.
   Quando fui crescendo, continuei escrevendo. Fazia histórias para dar de Natal para minha família, escrevia o Jornal da Família quando havia alguma festa comemorativa, enfim, inventava um mundo de histórias, mas normalmente elas acabavam engavetadas. O primeiro (e até agora único) livro que eu terminei de escrever foi Mocassins e All Stars, ainda que ele não seja, MESMO, a primeira ideia para livro que eu tive. Quem sabe qualquer dia desses eu consigo terminar as engavetadas? Eu sempre disse que queria ser escritora. Desde uns 5 anos. Sempre foi um sonho e agora é uma realização. Não existem palavras para descrever como é gratificante.

EC&M: Quais são suas inspirações para escrever? Tem algum autor, livro ou situações como referência?


    CS: Eu sempre gostei de escrever e acho que isso tem relação direta com eu sempre ter gostado de ler. Porém, meu primeiro contato com a leitura que me influenciou diretamente a escrever alguma coisa “para valer” foi quando eu conheci a Meg Cabot. Comecei a ler as obras dela por Diário da Princesa e nunca mais parei. E nem vou parar. Com certeza ela minha diva e inspiração número 01. Quando crescer, quero ser igual a ela.
  Entretanto, muita coisa me inspira. Músicas me inspiram muitíssimo. Quando escrevo algum projeto, faço uma playlist com músicas que me lembram os personagens ou as situações e fico ouvindo sem parar. Situações vividas por mim e por conhecidos, conversas que entreouvi na rua...       Enfim, qualquer coisa mesmo é material para obra literária e eu anoto tudinho. Mesmo que não use no projeto que estou escrevendo no momento, pode ser que sirva para outro. Ou pode ser até que seja a ideia inicial para um novo.

EC&M: Mocassins e All Stars começou em uma comunidade no falecido Orkut, de onde surgiu a ideia para a história? Os personagens ou situações do livro foram inspirados em alguém que você conhecia?

   CS: Essa história é muito louca, mas acho que algumas pessoas já conhecem. Eu tive a ideia de Mocassins e All Stars lavando louça. Todo mundo me olha como se eu fosse louca quando eu digo isso e tenho certeza que quem está lendo também não está me achando muito normal no momento. Pra ser sincera, isso me acontece muito. Lavando louça, escovando o dente, tomando banho... Vai ver é algo com a água? Não sei. Só sei que é verdade. Mocassins e All Stars surgiu quando eu estava lavando uma panela de batatas. Eu achei que o cheiro parecia muito com o cheiro da casa da minha avó que, na época, sempre cheirava a batatas porque ela sempre estava fazendo nhoque. Achei muito estranho o cheiro da casa da minha avó estar em outra casa e pronto: já tinha uma cena montada na minha cabeça, com direito a nome dos personagens. Continuei lavando a panela e, no final, já tinha até o título do livro pronto. Larguei a louça de lado e corri para anotar, antes que tudo se perdesse.
Claro que algumas coisas do livro são inspiradas em mim mesma, em colegas, conhecidos e gente totalmente desconhecida também. Não é uma história sobre mim ou sobre qualquer outra pessoa em específico, mas um apanhado de acontecimentos de diversas vidas aliado a uma alta dosagem de criatividade.

EC&M: Vi que você assinou com a Garcia Edizioni e M&A vai ganhar uma segunda edição, qual foi à sensação de assinar o contrato? Você pretende modificar alguma coisa?


   CS: Nossa, foi maravilhosa. Eu quase não tenho mais exemplares da primeira edição do livro e estava muito preocupada, sem saber o que fazer. As pessoas continuam querendo o livro, meu antigo colégio vai adotá-lo como livro paradidático esse ano e as livrarias continuavam pedindo para reposição.     Quando fui para a Bienal de São Paulo, no ano passado, fiquei no estante da Garcia Edizioni, que estava recebendo outros autores. Fui super bem acolhida e nos demos bem de imediato, o que ocasionou um convite da parte deles para fazer a segunda edição.
   Não haverá nenhuma mudança significante. Os erros de revisão que passaram na primeira edição serão devidamente corrigidos (graças ao bom Deus), mas o conteúdo da história não mudará. A princípio, a capa também será a mesma. As modificações mais importantes serão na sinopse, na minha biografia, na minha foto e nas frases dos leitores, que ficam na primeira orelha do livro. Estou com um concurso aberto para selecionar as três frases que aparecerão na nova edição! Para participar, é só acessar o link e dar seu depoimento aqui


EC&M: Vejo que você tem alguns contos publicados, de onde vem inspiração e tempo para as obras? E como surgiu a parceria com a Thati Machado e a Aimee Oliveira?


   CS: Eu tenho uma infinidade de contos terminados e um dos meus projetos esse ano é publicá-los em forma de coletânea pela Amazon. O tempo é, hoje, um grande problema. Quando escrevi a maior parte desses contos, tinha bem mais tempo livre.
   Vocês podem conhecer “25 de Dezembro: Sonho de Uma Noite de Verão” que está no Wattpad e também “Caneta na mão, problemas no coração (ou algo assim, mas menos brega)” que faz parte do livro “Papel, Caneta e Ação” que eu escrevi em parceria da Thati Machado e da Aimee Oliveira que está na Amazon.
   Conheci a Aimee porque nós duas fomos publicadas pela mesma editora, Com-Arte (e agora vamos fazer a segunda edição juntas novamente). Como nossa caminhada com a primeira edição foi muito árdua, acabamos nos unindo muito no processo e ultrapassando em muito o limite de “colegas de profissão” para nos tornarmos amigas de coração mesmo (olha a breguice). A Thati era amiga da Aimee e nos conhecemos no meu primeiro evento literário, a Semana do Livro Nacional de Niterói. Nos demos bem de imediato e só fomos reforçando nossos laços, especialmente quando ela também lançou seu livro. Tenho as duas em altíssima estima e, além de amiga, sou fã de verdade do trabalho de ambas. Foi incrível escrever “Papel, Caneta e Ação” com elas e nós vamos ter uma surpresinha para a Bienal do Rio deste ano. Fiquem de olho.

EC&M: Quais dicas você daria para os novos autores?


   CS: A primeira dica é: sente e escreva. A gente só melhora com a prática. Eu acho que escrever é tipo andar de bicicleta: no início, é tudo meio esquisito, você não consegue segurar o guidão direito e anda muito em zigue-zague... Quando você pega a prática, tudo é mais fácil. Com a escrita é a mesma coisa. No início, talvez você tenha vontade de pegar tudo que você escreveu e jogar fora, mas não desista. Ao mesmo tempo, não fique muito tempo sem escrever porque, assim como a bicicleta, a gente nunca desaprende a escrever, mas perde a prática. Fiquei um bom tempo sem escrever (anos, até) de Mocassins e All Stars até hoje por diversos motivos (faculdade, decepções com o mercado editorial, falta de tempo, etc.) e quando resolvi retomar meus projetos, tive muita dificuldade. Ou seja, não pare de escrever! Escreva pouco, se não tiver tempo, mas escreva sempre.
    Outra dica importante é: ande sempre com um caderninho, o celular ou qualquer outro local para anotar suas ideias. Eu já contei aqui que tenho ideias nos lugares mais inusitados e nos momentos mais inoportunos, então tento estar sempre pronta. Claro que as vezes não dá, então improviso. Já anotei ideias na mão, em notas fiscais de restaurantes, já gravei no celular com sono e depois não entendi nada... Enfim, o importante é você tentar anotar tudo que puder, porque, acredite em mim, você vai esquecer. Não adianta pensar que não vai, porque você vai sim. E depois vai ficar se xingando pelos cantos da casa e lembrar de mim.
   A última dica (tem muitas outras, mas preciso ser concisa ou ninguém vai ler esse post) é: Se exponha! E, se der medo, vai com medo mesmo. Eu só fui “descoberta” porque postava Mocassins e All Stars no Orkut. Quando comecei a escrever e publicar a história na comunidade, nem sonhava que algum dia tudo aquilo fosse virar um livro, no sentido material da palavra: com capa, folhas e letrinhas impressas. Hoje não temos mais Orkut, mas temos tantas outras plataformas! E, melhor, específicas para isso. Vai publicar sua história no wattpad e ver como é bom trocar ideias diretamente com os leitores! As editoras estão de olho no nessas novas plataformas. Conheço um monte de histórias de novos autores que surgiram por elas. Trocar ideia com o leitor é tudo de bom e faz sua escrita amadurecer muitíssimo. Expor sua obra na internet é o primeiro passo de um longo caminho de exposição, que você continuará percorrendo quando for publicado. Eu sou extremamente tímida, mas tive que superar isto muitas vezes em prol de divulgar meu livro e realizar meu sonho. Então, mete a cara e vai. Vai logo. Tchau. Não, mentira, espera. Quando você terminar de ler a entrevista você vai.

EC&M: Quais são seus próximos projetos? Tem novo livro vindo por ai? Vamos ter continuação de M&A?

    CS: Com certeza tem novo livro vindo por aí... Mas não é uma continuação para Mocassins e All Stars. Quando escrevi Mocassins e All Stars nem sequer cogitei em fazer uma continuação. Acho que o livro conta uma história que tem um fim e meu medo é que, caso eu venha a fazer uma continuação, ela fique sem sentido algum. Na época do Orkut eu tinha dois projetos que envolviam a Julie e o Arthur, mas eram livros colaborativos com outras autoras que também publicavam os livros na rede social e fazíamos só pela brincadeira, sem grandes pretensões. Então, gente, desculpa, mas não tem segundo livro. Porém, prometo contos comemorativos em algumas datas especiais, pode ser? Fiquem de olho!
    O livro novo que está vindo por aí ainda não tem nenhuma estimativa de lançamento. Ainda estou escrevendo, mas se Deus quiser termino em breve. Em linhas gerais, também é um romance adolescente, onde a protagonista tem uma melhor amiga aficionada por um ator adolescente e as duas acabam tendo uma oportunidade para vê-lo. Porém, nada sai como o esperado. Apesar do tema central ser este, o livro dá conta de muitos outros temas adolescentes também, mas eu prefiro não falar nada agora para não estragar a surpresa!
    E ah, tem um livro novo sendo postado no wattpad! Se chama “Acampamento de Inverno para Músicos (nem tão) Talentosos” porque eu adoro nomes grandes. A princípio não tenho pretensões de publicar Acampamento não. Estou escrevendo apenas porque amo o wattpad e quero utilizá-lo mais frequentemente nesse ano. Já tem quatro capítulos publicados e eu posto coisas novas toda terça feira! Passem lá para ver, vou ficar muito feliz.

EC&M: Clarinha, ler seu livro foi um presente. Me senti lendo as obras da minha musa Meg Cabot, acho que a sua escrita é incrivelmente deliciosa como a dela. Deixe uma mensagem convidando os leitores do EC&M para conhecer Mocassins & All Stars.


   CS: (Pausa para choro por ter sido comparada a Meg Cabot. Nunca achei que isso fosse acontecer e toda vez que você – ou qualquer pessoa – fala isso eu quero realmente chorar de emoção. Já sei que essa diva suprema vem pro Brasil esse ano e estou passando mal de ansiedade desde já).

    Oi leitores lindos desse blog maravilhoso! Obrigada por todos os comentários que vocês deixaram na resenha que a Ani fez do livro, li todos e fiquei muito feliz mesmo. Agora vou ler todos os comentários da entrevista, então comentem mesmo.
Queria convidar vocês para conhecer mais (ou qualquer coisa) sobre Mocassins e All Stars, um romance fofo, engraçado e surpreendente. Uma sobre mudanças e sobre superação, tenho certeza que todos vão se identificar com as situações vividas pela Julie nesse último ano do Ensino Médio, cheio de novidades e reviravoltas.
   Aproveitem pois a primeira edição está acabando e a segunda só sairá em Abril! E obrigada. Obrigada por acreditarem no meu sonho. Não desistam dos de vocês.
Para saber mais sobre mim, sobre o livro e sobre os pontos de venda: www.clarasavelli.com.


  Motivos pra amar a Clarinha: 
A) A escrita dela é envolvente até na entrevista;
B) Ela é super divertida;
C) Ela tá escrevendo mais livros <3;
D) Ela disse que o blog é maravilhoso.

   Já leu Mocassins & All Stars? Ficou curioso? Diga o que você achou da entrevista nos cometários.

Beijinhos,

42 comentários

  1. poxa que bacana! eu ainda nao a conhecia e adorei o nome do blog dela, hehe e conhecer mais sobre a vida dela com a leitura

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Oi Ani, finalmente consegui acessar :)
    Adorei a entrevista da Clara. Parabéns e todo o sucesso para ela. Que legal você dizer que a escrita dela é parecida com a Meg e ela ainda dizer que é mesmo a sua inspiração. :)
    Nunca li nada de nenhuma das duas autoras, mas estou com o livro em parceria com a Thati e vou ler em breve (breve quando der, porque tempo é complicado).
    Mais uma vez, todo o sucesso do mundo para a autora. Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela entrevista, ficou show. Adorei conhecer um pouco mais sobre a autora e achei super interessante onde ela teve a ideia para o livro. Imagine como ficou a panela hehe. Espero poder ler o livro logo e gostar como você gostou.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Amei a entrevista e achei a autora super fofa! Quero muito ler o livro! Parabéns pelo blog, mais uma vez! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Ótima entrevista! Só pela escrita dá pra ver que a autora é uma pessoa bem divertida e bem legal hahahaha vou esperar a segunda edição pra garantir o meu!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Puxa, a Clara é bem legal.
    Adorei a entrevista.
    É uma inspiração para todos nós.
    :)

    ResponderExcluir
  7. Adorei a entrevista, adoro conhecer mais sobre autoras!
    www.iamcamilakellen.blogspot.com
    www.facebook.com/iamcamilakellen

    ResponderExcluir
  8. Que legal a entrevista!
    Estou doida para ler o livro dela.
    :D
    E o mais legal de tudo é que a Meg Cabot é a musa dela! É minha diva suprema, hahaha.
    Amooooo os livros dela.
    E eu fazia igual a Clara: legendava os desenhos. Por que qual era a graça se não contassem uma história?

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  9. Oiiee,
    Novata aqui no blog... rsrs
    Ainda não conhecia a autora, mas adorei a entrevista ela parece ser muito simpática!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Heey!
    É engraçado como quando a gente gosta de escrever isso acontece desde bem pequena né?
    É claro que a autora deve ter muito mais talento que eu, mas ia ser legal poder ver essas estorinhas que ela escrevia ainda quando era bem pequenininha.
    Ainda não li o livro dela, mas se é igual aos da Meg, tem uma boa chance de eu gostar.
    Aliás vou atrás pra saber mais sobre!
    Beijos O Outro Lado da Raposa

    ps: a segunda e a terceira respostas começam com a mesma frase..foi de propósito?

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ana! Nossa, adorei conhecer melhor a Clara! Achei ela muito simpática e divertida! Anotei as dicas que ela deu aqui, pois tenho muita vontade de escrever um livro! Entrei em desespero aqui ao saber que a primeira edição de "Mocassins & All Stars" está acabando! :O Gente eu preciso ler esse livro logo, mas que bom que vão lançar uma nova edição! Se não conseguir comprar a primeira eu compro a segunda! hahaha Ah, quero muito ler esse outro livro dela em parceria com a Thati e a Aimee, ele parece ser ótimo! Parabéns pela entrevista, amei ela! :D

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Achei incrivel ela falar que não lembra da vida sem leitura. Acho que deveria ser assim com todo mundo. Eu, infelizmente, só fui descobrir o que era ler um livro e viajar nele por vontade própria com os meus 10 anos. Parabéns pela entrevista

    beijo
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Eu já tinha ouvido falar de Mocassins e All Stars, apesar de nunca ter lido nada muito aprofundado sobre a história. Gostei muito da entrevista, a autora é super bacana e carismática!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Achei a entrevista super fofa! ^^ Admiro pessoas assim. É bom ler e escrever e ainda mais quem faz isso desde cedo. Me identifique com ele também.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  15. Adorei a entrevista. Não conhecia essa autora.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  16. Oi Any,
    menina que entrevista legal, me diverti lendo e olha que não sou muito fã de entrevistas, mas esta foi a melhor de todos os tempos. A autora é muito simpática e isso me chamou muita atenção para ela e sua obra.
    Depois de conhece-la e das super dicas agora que eu quero ler o livro e conhecer melhor a obra dela. E sim, as inspirações vem sempre nas horas mais inoportunas, e nunca estamos preparados.
    Adorei a entrevista, amei conhecer a autora e quero muito agora ler a obra!

    ps: Por que sera que batata lembra sempre a casa de nossa vó. Pois eu também quando faço algo com batata sempre me lembro da casa da minha falecida avó <3

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  17. Oi Ani, adorei a Clara e as dicas que ela deu!
    Realmente a gnt n pode parar de escrever, rs.
    Tinha curiosidade de saber como surgiu a amizade dela com a Thati e a Aimeé, agora eu sei, rs.
    Bjs e parabéns pela ótima entrevista!
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Adorei a entrevista, a Clara parece ser muito fofa! E me deu nostalgia de ler porque meu pai lia Volta Ao Mundo Em 80 Dias pra mim quando eu era pequena <3

    Beijão, Guta!
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
  19. Olááá, Ana!
    MEEEEEEEEEEEU DEUS EU AMEI A ENTREVISTA!
    Nem preciso repetir o quanto super amei o livro dela, não é?! É tão bom ler uma entrevista de uma autora cujo livro me encantou.
    Achei hilário saber que a ideia para Mocassins e all stars surgiu enquanto ela lavava a louça UAHSAUSHAUSH A maioria dos meus textos e histórias surgem de momentos inesperados e eu acabo esquecendo depois. Tá aí a dica da Clara que eu tenho que usar: anotar, haha.
    Outra dica que achei super válida: Se exponha. Ainda não sou adepta, mas assim que eu não me importar com isso sei que as consequências serão maravilhosas.
    A entrevista foi grande e eu ainda quero muito mais *u* Sinta o poder de vocês kkkkkkk
    Amei!
    beijos,
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. gostei das dicas ^^ geralmente é difícil se expor sabe . as pessoas tem medo de não serem aceitas.
    curti a entrevista!
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  21. Oie!
    Não conhecia a autora.
    Muito legal a entrevista, =D
    Bj!
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia a autora. Adorei a entrevista. Senti falta de vê-la, queria uma foto..rs
    Gostei muito.

    cafeecomletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi, Ani!
    Super concordo que blog foi feito para ser lido! Não sei lidar com esses blogueiros que mal leem as postagens. tsc tsc
    Eu amei a entrevista e achei a autora muito fofa. Não imaginei que o livro dela começou a dar seu ar da graça pelo orkut! Achei isso super nostálgico, confesso.
    Quero muito ler Mocassins e All Stars. Parece ser uma leitura super despretensiosa e gostosa.
    Ah, e gosto muito da Cabot também! Hehe
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  24. Oi, Ani!
    Eu achei fofo demais ela falando da relação da família com a escrita dela, como a mãe influenciou e participou desse processo e guarda o livrinho desde a infância. Os pais são agentes de leitura e têm papel fundamental nesse prazer na vida dos filhos.
    Achei a entrevista bem divertida. E parabéns pela nova edição.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  25. Oi! Adorei a entrevista. Tenho muita vontade de ler o livro dela e foi muito bom saber como veio a inspiração. Nunca imaginei que ela teria tido a ideia enquanto lavava louça e achei super divertido esse fato. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi Ana!
    Como sempre arrasando nas entrevistas e com novidades, adorei!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi minha linda! Tudo bom?
    Que delícia ler que os pais foram essa ponte para o mundo da leitura para ela, percebo isso por causa da minha pequena, sempre me viu ler, e hoje ela vive com um livro na mão pela casa! Que fofa ela fazendo os desenhos e pedindo legendas pra mãe, olha agora o caminho que a vida dela tomou. Ai amiga, aposto que você ficou tão feliz [se não mais] quanto eu ao ler que a linda Meg foi quem incentivou e inspirou ela a escrever!
    Amiga, adorei a entrevista, a autora me parece ser muito simpática, centrada e saber o que quer, desde quando já planeja escrever o livro. Lembro quando vi você postando as fotos do livro no Instagram e fiquei super curiosa, por sua causa e dessa maravilhosa entrevista, vou procurar para adquirir meu exemplar <3

    Beijos minha linda!
    www.percepcoes.blog.br

    ResponderExcluir
  28. Poxa, eu nunca li nada da Meg Cabot, e ela serviu de inspiração e referência pra Clara, que bacana.
    E o conselho é ótimo: 'se der medo, vai com medo mesmo', incentivador.
    Ainda não li o livro da Clara, mas gostei de saber que ela teve ideia lavando louça, deve ter sido muito doido rsrs. Vou aproveitar a nova edição pra adquirir o meu.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  29. Bem legal a entrevista. Ela é bem divertida. Gostei das dicas dela para sempre ter algo pra fazer anotação, já que nem sempre dá para confiar na memória. Dá próxima vez que eu for lavar batatas vou me lembrar da Clara. Bjus!

    ResponderExcluir
  30. Oie Ani! :D
    Fiquei super empolgada para ler o Livro agora que conheci mais a escritora que pelo jeito é uma pessoa muito divertida, me identifiquei com ela! Também tenho ideias para histórias nos lugares menos esperados! haha :D
    Desejo muito sucesso para a Clara, e que ela venha com muitos Livros! To loca já para ter a minha edição de Mocassins e All Stars! *-* Eu ja havia comentado em outro post seu que estava ansiosa para ler o outro Livro dela em parceria com asoutras duas escritoras: Papel, Caneta e Ação!

    Beijooos e até!
    Ameeeei a entrevista! <3 Fez me sentir mais próxima da Escritora!
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  31. Bom dia florzinha, tudo bem?
    Adorei começar minha sexta feira com uma entrevista tão deliciosa, descontraída e envolvente! Não conhecia a Clarinha (olha só a intimidade) e não me lembro de ter visto seu livro, mas adorei (e MUITO) esse ~primeiro contato~.
    Quando ela citou o jornal da família, me lembrei que quando era pequena, acabava fazendo coisas desse tipo... E era tão legal! E vem cá: ter ideias lavando panela de batata? haha, essa é das minhas xD Fiquei contente em ver que o livro dela está fazendo sucesso e que uma nova edição está por vir: isso é prova de que ela realmente é talentosa ^^ E para finalizar com chave de ouro: é tão bom ver que os autores se ajudam, são amigos e estão lado a lado para o que der e vier.

    Desejo muito sucesso à autora e suas publicações.

    Mil beijos :*
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  32. Oi Ani, tudo bem??

    Entrevista com os autores é sempre muito gratificante, podemos conhecer um pouco dele, o que esperar de seus escritos e saber um pouco mais de sua personalidade.... eu me diverti muito lendo essa entrevista... adorei a agitação da autora e acredito que tudo isso foi transplantado para o livro e isso é muito bom!!! Contagia com certeza o leitor... que bom que sairá um nova edição... talvez eu venha comprar.... ando sem dinheiro... então só estou comprando livros de sequência das séries... e quando dá... estou meio pobre kkkkk, mas eu desejo sucesso a autora... percebi que ela superou a timidez... e acredito nela quando diz se quer algo mete a cara e corre... ando pensando muito nisso.... e as dicas dela foram super válidas pra mim... pode acreditar que me ajudou muito!!! Xero!!!!

    ResponderExcluir
  33. Também nem me lembro como foi que comecei a ler, desde sempre sou viciada em livros. Achei o máximo isso da mãe ter guardado o "primeiro livro" dela, de desenhos com legendas, coisa mais fofa! E isso é que é ter vontade e vocação pra seguir uma profissão, saber que queria ser escritora desde os 5 anos, que incrível!

    Ela te lembra a Meg Cabot e foi dela que tirou inspiração, adorei! Já queria ler o livro, e agora com a notícia da segunda edição com os erros de revisão corrigidos quero ainda mais.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  34. Olá
    Adorei a entrevista, apesar de não ter lido o livro da Clara ela me pareceu muito simpática e atenciosa. E muito legal conhecer novos escritores e sempre acabo pegando alguma dica nessas entrevistas.
    Abraços

    www.estantejovem.com.br

    ResponderExcluir
  35. Olá,

    Gostei muito da entrevista com a autora. O livro dela tem uma capa linda e parece ser incrível. Comigo não aconteceu tão cedo entrar no mundo da leitura, afinal, já estava na adolescência quando senti muito prazer lendo um livro. Meg Cabot deve ser uma autora muito boa, com uma escrita gostosa, é o que todos falam, então a Clara deve ter o mesmo estilo.

    Att,
    decarnasletras.bogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Oi, Ana Paula!

    Adorei a entrevista, a Clara é super simpática e divertida. Fiquei curiosa para ler "Mocassins & All Stars", parece ser uma ótima leitura!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Oi Aninha, tudo bem?
    A Clara tem um jeitinho tão gostoso de falar, definitivamente ela não estava respondendo perguntas, ela estava conversando com a gente. Me senti sentada em um café com ela. E quando ela contou sobre o jornal da família, o livrinho que fez quando criança e que a mãe dela guardou, percebi o quanto ela é sensível e o quanto a escrita flui dela. Eu me vi quando ela falou que anota em todos os lugares, Eu sou assim mesma, desde os tempos da escola, as ideias surgem em qualquer lugar e eu saio anotando.
    Eu tenho certeza, depois que a conheci, que irei adorar seu livro. Estou torcendo por ela.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Olá

    Gostei de conhecer um pouco mais da Clara. Essas entrevistas são sempre muito bacanas. Não sabia que ela havia começado publicando no orkut, acho que esse é um dos maiores problemas pra mim: me expor. As outras dicas eu já seguia, mas vou dar mais atenção a esta última.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  39. Oiiii
    Não conhecia a Clara, e não lembro de ter visto o livro dela, mas depois de ver que ela é tão simpática e fofa, fiquei com uma vontade enorme de conhecer a sua obra.
    Adorei as dicas para os escritores, com certeza não se pode parar de escrever.
    Amei a entrevista! Muito sucesso a autora e sua obra.

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Oi Flor!
    Não conhecia a autora e o livro, mas adorei acompanhar um pouquinho sobre ela através da entrevista.
    Eu não penso em ser escritora, mas adorei as dicas, e achei super interessante ela ter começado a divulgar no orkut.
    Desejo muito sucesso a Clara!!!

    Beijos !

    ResponderExcluir
  41. Olá tudo bem?
    Sempre achei entrevistas com autores bem legais, além de deixar o leitor mais próximo do autor elas são sempre bem descontraídas e interessantes. Gostei muito das respostas da autora o do fato dela se lembrar dos pais lerem Robson Crusoé para ela, acabei de ler um livro que tinha um garoto e ele adorava esse autor, achei muita coincidência rsrs.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com