EC&M Entrevista - Amanda Ághata Costa

Oi vocês,

O EC&M Entrevista está de volta! E a entrevista de hoje é com nossa parceira Amanda Ághata, autora do livro A Escolhida, que já foi resenhado aqui. Estava esperando o layout novo para trazer essa entrevista para vocês, e espero do fundo do coração que vocês gostem.



Amanda Ághata Costa nasceu em 21 de Outubro de 1993, numa pacata cidade do interior de Santa Catarina. Estudante de Pedagogia e amante das palavras desde a infância, jamais imaginou que um dia sua voz seria ouvida. Com papel e caneta em mãos, espera poder tocar as pessoas com suas histórias, fazendo-as vibrar e amar cada fragmento das mesmas. De todas as coisas do universo, se aventurar nos mares da fantasia é sua maior paixão. A trilogia A Escolhida é seu romance de estreia.
Site Oficial | Instagram | Facebook



Entre Chocolates & Músicas: Se apresente ao público, quem é Amanda, quando e como foi seu primeiro contato com a leitura?

Amanda Ághata: A Amanda é uma pessoa diferente do que todos supõem. Sim, ela tem 21 anos, mora no interior de Santa Catarina e é formada em Pedagogia, mas a verdade é que, além disso, existem milhares de detalhes sobre a verdadeira Amanda. Ela demonstra ser sociável, só que treme durante horas se tem que falar com alguma pessoa que desconhece. É uma garota que pensa mais no futuro do que no presente, e exige muito de si mesma, de modo que sempre tenta fazer o melhor que pode. Começou a ler desde muito cedo, e descobriu na escrita um refúgio que jamais tinha encontrado em outro lugar. Assim como a Ari, ela também é uma incógnita, porém costuma ser muito mais dócil do que a protagonista em questão.

EC&M: Quando surgiu a vontade de escrever um livro? 
Amanda: Sempre digo que escrever um romance não foi uma decisão antecipada, devidamente estruturada ao longo dos anos. Nunca tive planos de escrever um livro, nem de me expor com qualquer coisa que viesse a pôr no papel. Sou uma pessoa tímida, completamente introvertida, e saber que várias pessoas estariam lendo textos que saíram da minha cabeça, me parecia meio assustador. Acho que ainda é, afinal de contas. É um desafio muito grande ter a consciência de que errando ou acertando, é a sua essência que está naquelas páginas. Se não gostarem, automaticamente, você entende como um: “Essa pessoa nunca concordaria comigo. Não gostaria de mim”. Só que ao mesmo tempo, precisa entender que ninguém aprova completamente as características alheias. É a diferença da humanidade que torna tudo mais interessante. Se todos gostassem das mesmas coisas, o mundo seria sem graça. Foi a partir de uma ideia mirabolante, que comecei a delinear todo o universo em que a história acontece e não me arrependo de ter mergulhado no corpo e cérebro da Ari. Escrever sobre a vida dela torna os meus dias ainda mais inspiradores.

EC&M: Qual foi a inspiração para escrever A Escolhida? O cenário? Os personagens foram inspirados em coisas do seu dia-a-dia, pessoas, momentos etc? E porque uma trilogia?
Amanda: Tudo foi muito repentino, na realidade. De repente eu me vi um com roteiro traçado, desde o início até o final da história (que no primeiro momento, seria contada em um volume único). Falar de inspiração é meio complicado, porque tudo me inspira, e livros sobre anjos sempre me encantaram. O cenário e os personagens foram definidos com certa facilidade, porque eu gosto de criar lugares novos e adoro determinar as personalidades. Tenho fascinação pela mente humana e pela forma que todos se comportam de maneiras distintas, mesmo que sejam semelhantes. Buscar mais a fundo sobre a veracidade dos personagens foi algo com que eu me preocupei bastante, ainda mais por eles serem inspirados em pessoas reais. Grande parte da história foi inspirada em situações cotidianas, mesmo que o livro seja firmado em um ambiente totalmente fictício e fantasticamente impossível. Devido ao rumo que o romance acabou tomando, a ideia de transformá-lo em uma série veio à tona. Não foi uma decisão fácil, pois como autora independente eu sei da dificuldade em conquistar o leitor e fazê-lo querer prosseguir com a leitura, além da própria dificuldade como escritora, em dar continuidade aos acontecimentos sem perder o fio da meada. No entanto, havia três opções pra mim: ou eu optava por novas sequências, ou fazia um volume único gigantesco, ou teria que cortar tudo pela metade. Os leitores não mereciam isso, então decidi investir no mais arriscado, porém mais justo.

EC&M: Quais foram as maiores dificuldades para publicar seu livro?
Amanda: A escolha dos profissionais que me ajudaram na editoração do livro foi uma grande barreira que precisei enfrentar sozinha, caindo e levantando, me virando para dar conta do recado. A escolha da gráfica e os preços altos também me fizeram desanimar no início, além da falta de estímulo de algumas pessoas que achavam que sendo autora independente, eu não conseguiria publicar o livro. Diante de um investimento tão alto quanto este, em termos emocionais e também financeiros, toda a falta de fé dos que estão ao seu redor, acaba abalando a estrutura psicológica como autor.

EC&M: Em conversa, você disse que o inicio do livro é um pouco confuso, porque resolveu utilizar esse método?
Amanda: Sim, o leitor inicia a leitura sabendo exatamente o que a protagonista sabe. O que é quase nada, para ser sincera. Quis que as pessoas se sentissem na pele da Ari, temendo pelo desconhecido e vivenciando todas as descobertas junto com ela. Pode ter sido um tiro no escuro, mas acho que foi uma boa forma para que todos se situassem aos poucos naquela realidade desestruturada, sem receber todas as informações de uma só vez.

EC&M: Qual sua opinião sobre as novas plataformas online de publicação – Watpadd e Widbook – tem planos para publicar nelas?
Amanda: Acho incrível! Aliás, publiquei pelo Wattpad antes de partir para a publicação do livro impresso. Tive uma recepção tão especial lá, que acabei me encorajando para dar um salto na minha carreira. Essas plataformas abrem o caminho para autores que não confiavam tanto no seu potencial, mas que acabam mostrando e provando pra eles mesmos que têm muito a oferecer.

EC&M: Quais dicas você daria para os novos autores?
Amanda: As dicas são simples e acabam sendo repetidas diariamente, mesmo depois de algum tempo. Todos os dias eu levanto, acordo, e penso mais uma vez: “O trabalho acabou... de começar”. Não tem tempo ruim, não existe crítica alguma, que faça um autor determinado a desistir do seu sonho. Motivação e persistência são âncoras na carreira e devem estar nos puxando para dentro da batalha, mesmo quando alguns e outros disserem o contrário. Se você quer, você consegue. Talento é questão de colocar a alma naquilo que se faz. Tendo foco e escrevendo com amor, o seu lugar no coração dos leitores estará bem reservado.

EC&M: Quais são seus planos futuros? Já tem previsão para continuação dos livros ou um novo romance?
Amanda: Até o primeiro semestre de 2016, a série (4 volumes) A Escolhida estará finalizada. Este é o plano. Em seguida, um novo projeto começará a ser escrito e vai fugir totalmente do gênero de fantasia. Não vou dar muitos detalhes por que eu adoro deixá-los curiosos, mas o próximo livro terá muito mistério, dramas bem peculiares, uma pegada meio policial e contará com um romance de tirar o fôlego. Espero poder dar mais detalhes em breve.

EC&M: Deixe uma mensagem aos leitores e os convide para ler sua obra.
Amanda: Antes de tudo, quero agradecer aos leitores que tornam a minha vida mais emocionante e intensa. Não existem palavras que expressem tudo o que eu sinto quando vejo um comentário a respeito do livro. O meu sonho se torna realidade todos os dias, e é por vocês e para vocês que eu continuo compartilhando o que eu escrevo. Tanto carinho não poderia ser mais bem recebido! Meu coração já está até inchado por causa de tudo o que me dedicam. Obrigada! E se você ainda não conhece o meu romance, o convido a permitir que a Ari encontre um espaço no seu coração também. Repleto de descobertas, A Escolhida vai te conquistar. Grande beijo!

Agradeço à Amanda pelo carinho que sempre teve com o EC&M, espero que gostem.

Beijinhos, 

32 comentários

  1. Não conhecia, gostei da entrevista.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Não a conhecia e adorei a entrevista <3
    Ela é linda!
    Um beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia também aiushaiushiuah achei legal, deve ser maravilhoso ser escritora de uma série, né? As pessoas ficam lá, super ansiosas, esperando vc lançar o próximo livro!

    Post novo no TDM ♥, vamos?
    Peixinhos,
    Blog: Talo de Maçã
    Fanpage: TDM

    ResponderExcluir
  4. Vim conhecer o layout novo e... AH MEU DEUUUUUUUUUS! Que fofura, que fofura <3 Olha você ali de braços abertos, rs!!! ADOREI!!! Ficou tudo lindo, parabéns!!
    Sobre a entrevista... Own, a Amanda é uma fofa. Super tenho vontade de ler o livro dela o// Espero que ainda esse ano :DD


    Beijo grande e boa quarta ♥

    >Thati Machado;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o trabalho dela, mas adorei a entrevista, amo ler posts como esse!
    Beijão <3

    estranhanoparaiso.com.br
    Snapchat: alineeb8
    Instagram: @aline_bianca

    youtube.com/estranhanoparaisoh

    ResponderExcluir
  6. Já conhecia a autora e amei essa entrevista com ela !
    Beijos !
    http://focadasnoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Percebi que a Amanda é uma graça de pessoa!!! Ela nem parece que é tão tímida!! Parabéns pela entrevista, muito bem feita! Espero que venham muitas mais!!!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Ani, também sou parceria da autora, mas infelizmente não tive tempo de ler o livro, estou babando por ele, parece maravilhoso! E sem contar que a Amanda é uma querida né?

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  9. Bem legal a entrevista com ela. Só é uma pena o livro ser uma trilogia, eu não gosto de livros assim, mas desejo muito sucesso. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  10. amei a entrevista ! deve ser tão legal realizar o sonho de escrever um livro.
    amei conhecer seu blog
    Beijos Gi
    Meu Blog: http://ginabero.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oiii
    Acho que uma das escolhas mais acertadas que fiz pelo blog foi a parceria com a Amanda, ela é super dedicada e competida com o livro e eu amei a estória. Aliás sempre que tenho qualquer dúvida quanto ao processo de escrita e publicação ela sempre me responde com a maior paciência.
    Enfim, amei ter fechado parceria com ela! <3

    Beijos!
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  12. Aniiii, seu layout tá show, parabéns!
    Me identifiquei com a Amanda! Ela demonstrou ser um amor de autora <3
    Nem sabia que esse livro seria uma série :O Baixei ele na amazon qnd ficou de grátis, quero ler logo!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ola Ani lindona ótima entrevista já estou com o livro dela para ler, o fato do começo do livro ser confuso, nos deixando da mesma maneira que a protagonista gostei dessa venda no começo, e pelo visto iremos descobrir junto na trama. Realmente o alto custo para Editar o livro não é fácil. Mas com certeza vale o sucesso. beijos e sucesso

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  14. Muito legal a entrevista!!!Gostei :)
    Lindo dia pra ti :*
    Beijokas da Carol e Camila:*
    Vamos Papear 

    ResponderExcluir
  15. Oi Ani! Nossa, que entrevista bacana! É sempre bom conhecer novos autores, especialmente os nacionais. Acho muito legal alguns deles conseguirem publicar o livro de forma independente, mas também torço para que as editoras os descubram.
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olha eu ainda não li o livro da autora, mas gostei bastante da sua entrevista.
    Achei bastante interessante conhecer um pouco mais sobre ela e espero que ela responda também as minhas perguntas, porque quero levar para os meus leitores um pouquinho sobre ela também. Enfim...Espero gostar da leitura do livro dela. =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-ate-eu-te-encontrar.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandei o LINK ERRADO - LINK CERTO é esse: http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/dia-de-quote-6.html

      Excluir
  17. Oi Ani,
    Não conhecia a autora, mas achei a entrevista bem legal!
    Parabéns pela parceria!!

    Até mais,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá :) Amei a entrevista, muito legal e informativa! *-* :D
    Nunca tinha ouvido falar na autora, gostei bastante de conhecer um pouco sobre ela, adorei a dica, ;)) nunca devemos desistir dos sonhos. :D :') "A Escolhida" deve ser um ótimo livro, a fantasia é instigante. :) Beijos!
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  19. Oláá!
    Creio já tido a respeito do livro, mas não conhecia muito a respeito da autora.
    Achei a entrevista bem legal. Realmente essas plataformas online estão fazendo uma grande diferença, acho que impulsionam o autor.
    Beijos!
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Ana,

    Amo ler entrevistas, não conhecia a autora e nem o livro, pelo que percebi o livro fala de anjos, e eu amo livros que falam de anjos eles são perfeitos. Até um tempo atrás eu nunca tinha lido nada no Wattpad agora já li vários, e eu achei um forma bem legal de divulgar os novos autores.

    Mayla
    Meulivromeutudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oie,
    Achei a Ághata é uma fofa, respondeu todas as perguntas tão amavelmente (*u*), que olha, difícil não gostar dela haha
    Ainda não li o livro, mas vontade é o que não falta ><
    Amei as perguntas e lógico, as respostas da autora ^^
    Beijos
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  22. Oi Ani!
    Haha, entrevista super legal.
    Autora uma fofa :3
    Não conhecia o livro dela e muito menos ela, mas fiquei curioso e vou me informar mais, embora série, neste momento, pra mim, não seja uma aposta. Vou terminar as minhas primeiros.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia a autora e nem a obra, mas mesmo não fazendo parte do meu perfil habitual de leitura acho que valeria a pena conhecer mais, nem que seja para poder recomendar ou presentar alguém. Bela iniciativa!

    Ace Barros
    Capitão do drakkar Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
    multiversox.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi Ani, tudo bom?
    Adoro essas entrevistas, pois assim conhecemos beeem mais dos autores e suas obras.
    Entendo as dificuldades que ela teve para publicar suas obras e adorei as dicas para novos autores. Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  25. Quando li a sua resenha de Escolhida fiquei super curiosa para ler o livro, geralmente, confesso, sou desligada com os autores. Caramba, a Amanda é muito novinha! Eu achava que ela seria mais velha, legal ver jovens escrevendo tão bem.

    ResponderExcluir
  26. Oi Ani, minha linda, tudo bem??
    Adorei a entrevista com a autora... ela fala tão bem e entendo quando ela diz que é muito exigente consigo, afinal já ser formada aos 21 anos, é saber realmente o que quer e correr atrás para conseguir... gostei do jeito dela, mas o livro e si não me chama atenção, mas confesso que me interessei pelo novo projeto dela... esse romance com uma pegada de mistério e algo policial, já me deixou cativada, vou procurar a página da autora, para que eu possa acompanhar as futuras novidades... Xero!

    ResponderExcluir
  27. Oi Ani, adoro essas entrevistas para conhecermos melhor os autores, não conhecia a Amanda e adorei ela. Muito sucesso pra vcs!

    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Olá Ani, tudo bem?

    Não conhecia a autora e nem sua obra. A Amanda parece ser bem simpática e descontraída mesmo se achado tímida. Adorei a entrevista, parabéns!

    Beijos, sucesso!
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Adorei a entrevista. A Amanda é uma fofa e merece todo o reconhecimento do mundo. Estou mega ansiosa para começar a leitura do livro dela, mais ansiosa ainda para a continuação sair, porque sou muito ansiosa haha

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  30. Oii!

    Não conhecia a autora, mas pela entrevista ela parece ser muito fofa! Vou procurar os livros dela e ler pois ela parece ser uma autora maravilhosa :)

    Beijos, Amanda *-*
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  31. Olá! Tudo bem?
    Eu já ouvi falar bastante dessa autora, mas, ainda não conhecia nada sobre ela. E que fofa que ela é! :3
    AMEI a entrê, ficou um amor e amei o layout novo!

    Beijos e até!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com